Segunda-feira, 30 de Março de 2009

A contribuição do futebol na (de) Formação dos jovens

A Associação de Futebol de Leiria, as Arbitragens e o Motor Clube de Monte Redondo*


Exmos. Senhores
 
Apresento os meus cumprimentos.
 
Na qualidade de Pai de um dos Jogadores inscritos na AFL, a disputar o II Torneio Distrital Infantis Sub-12, não posso deixar de mostrar a minha mais profunda indiganção pela forma como a Associação de Futebol de Leiria (AFL) encara as arbitragens nesta Categoria.
Em concreto, o jogo que passo a comentar, decorreu hoje - 21.Mar.2009 - no qual se defrontaram as Equipas do "Motor Clube" (871) e "E A S - Escola Academia Sporting Marinha Grande" (5163).
 
O que está em causa não é propriamente o resultado, pois esse é consequência directa da (falta de) arbitragem, mas sim o procedimento do "pseudo-árbitro" que o Motor Clube "contratou" para apitar este jogo.
É certo que ninguém é obrigado a ser "profissional da arbitragem", mas também é certo que os Clubes terão a obrigação de arranjar árbitros que saibam o mínimo que se lhes é exigido.
Como todos sabemos, a obrigação de providenciar árbitros para todos os jogos de um Torneio organizado pela própria AFL, é da responsabilidade da própria AFL.
Mas como todos também sabemos, face à inoperativadade da AFL, os Clubes "sentem-se" obrigados a contratar esses mesmos árbitros, nem sempre se preocupando com a qualidade/isenção dos mesmos.
 
O árbitro ("pseudo-árbitro") em causa, acabou por confessar a pelo menos um dos jogadores, que "não percebia nada de arbitragem".
Isto é incrível meus Senhores - alguém que pode determinar se uma Equipa ganha ou perde, não percebe nada de arbitragem!!!
Não "percebia nada de arbitragem" ... sempre que a bola estava no campo do "visitante", pois sempre que a bola estava do lado do "Motor Clube" até conseguia ver coisas que não existiam - assinalou 4 penalties (sendo que apenas UM deles deveria ter sido marcado) a favor da "casa", mas não conseguiu ver, por exemplo, que um dos jogadores da "casa" (numa jogada de ataque) parou a bola com a mão e prosseguiu a jogada como se nada fosse...
As suas atitudes não eram própriamente de um "deficiente", pois esses não têm culpa, mas sim de um INSUFICIENTE...
O que é mais incrível é que (de acordo com comentários dos Pais dos jogadores do Motor Clube), invariávelmente é este "pseudo-árbitro" que apita os jogos...
 
Para além deste "pseudo-árbitro" temos também o Treinador do Motor Clube que usa de uma linguagem imprópria, nada adequada para crianças ... mas isso é outra história, pois quem nunca teve "berço" nunca vai poder ser "formador" de jogadores/Homens.
 
A responsabilidade por estas situações é de quem? Do Motor Clube? Da AFL?? De ninguém?!...
 
Face ao exposto, é urgente a AFL rever a sua posição no que diz respeito às arbitragens dos Torneios das camadas de Formação.
Mas para isso precisa de definir o que é importante para a AFL, e para a Formação:
- Remeter-se ao silêncio e deixar que as coisas aconteçam por si só?
- Prosseguir o caminho do "amadorismo" e deixar que sejam estas "ilustres e aberrantes personagens" a cuidar da imagem da AFL?
- Nivelar o "profissionalismo" da AFL por valores mediocres, ou olhar para o nível acima e tentar fazer mais e melhor?
Porque é que a n/ forma de estar se pauta por ver sempre que "existem situações piores" ao invés de copiar/ultrapassar "as situações de excepção"?
Seremos (... a AFL...) assim tão maus, que não temos qualquer interesse no Futebol de Formação??
Não serão estes Sub-12, Sub-13, etc, os Homens de amanhã? Não terão direito a algum respeito pelo seu "trabalho"? Ou trata-se apenas de "pura diversão"??
É que se for apenas "pura diversão", não se justifica que os Clubes tenham que pagar para competir!!!
 
Felizmente tenho termo de comparação.
O meu filho, jogou dois anos inscrito na Associação de Futebol de Coimbra e em nenhum jogo, repito em nenhum jogo, faltou um árbitro nomeado pela AFC.
Desde que o meu filho está inscrito na AFL, ainda não vi nenhum jogo, repito NENHUM jogo em que houvesse um árbitro nomeado pela AFL.
O que estou a referir não é exigir o impossível - é simplesmente pedir o razoável!
 
Na qualidade de Organismo responsável pela organização e supervisão dos Torneios/Campeonatos de Futebol no Distrito de Leiria, a AFL tem responsabilidade no recrutamento de árbitros com qualidade suficiente para que situações como a que se viveu hoje não se repitam nunca mais.
Com a passividade da AFL, estamos a voltar ao tempo do "puro amadorismo" e não a formar jovens que  possam vir a saber o que é jogar sem se sentirem violentados e/ou roubados na sua dignidade.
 
Certo de que este mail possa servir para que as Entidades Organizadoras de Campeonatos Desportivos reflitam sobre este assunto, reitero os melhores cumprimentos,


Rui Ribeiro


* este post, é cópia integral de mail enviado à AFL pelo  Pai, Rui Ribeiro, de um jovem que joga na mesma equipa do meu filho.

tags:
publicado por Pedro Oliveira às 07:47
endereço do post | comentar | favorito
14 comentários:
De Pedro Oliveira a 30 de Março de 2009 às 08:36

Muito se fala do estado do futebol Português: dirigentes,árbitros,jogadores,...., mas raramente se fala da formação no futebol.
Como muitos sabem, após 7 anos de judo o meu filho pediu-nos para ir jogar futebol, sendo ele um aluno exemplar e encontrando nós local com horários compativeis com os nossos, a nível de treinos, fomos de encontro á sua vontade.
Tem sido uma desilusão, não pelo local onde ele joga, tudo gente 6 estrelas, desde os "donos" da Academia do SCP Marinha Grande, á equipa tècnica chefiada pelo Senhor João Rocha, passando pelos Pais, mas o que temos assistido por esse distrito fora, mostra que ,mais uma vez, o País sofre de um só mal: EDUCAÇÃO.
O que relata neste mail o Rui Ribeiro, é só mais um, o mais grave,dos tantos casos de irresponsabilidade de quem está à frente de clubes e associações.
Como já escrevi e como já li por exemplo no blog da ADP, estas situações são recorrentes e ao que parece muita gente se refugia num, "sempre foi assim" ou num " se não gosta mude de modalidade".
Para além do que relata o Rui, incomoda-me saber que a AFL, até hoje, não tenha respondido ou acusado a recepção deste mail, em meu entender mandava a regra da boa educação alguém da AFL responder a este mail, afinal estamos a falar da formação de atletas e de um Pai preocupado com os nossos filhos.O que pensa a AFL destes casos? É para AFl importante a formação, ou é somente importante dizer que é uma das maiores a nível nacional e com mais praticantes?
O Rui Ribeiro refere a questão do árbitro, situação lamentável e recorrente, mas eu gostaria de centrar a minha indignação em relação aos treinadores.
Nesse jogo fui delegado da equipa da Academia do SCP e tive o "privilégio" de assitir a mais uma situação que me revolta e que já vi em muitos campos esta época neste escalão. Mais uma vez vi um treinador a incentivar à agressividade dos seus jogadores(houve jogadores que não queriam entrar para jogar com medo de serem magoados pelos adversários), a pressionar o árbitro(4 penaltis e várias faltas durissimas), chamar nomes aos próprios jogadores durante o jogo( desde cabr..., filhos da p...,vai lá cara...., o que é isso fo.. .., .....) sem que os pais que estavam no campo dissessem algo.Tudo normal.

Estas situações não me parecessem nada normal nestas idades e os exemplos dados por treinadores, pseudo-árbitros e alguns pais, mostram que o nosso País está muito atrasado na exigência dos seus cidadãos em relação a quem manda.
Será que para a AFL basta organizar uns jogos, receber as inscrições e o resto que apareça por geração expontânea?
Sabemos que os politicos gostam de lavar as mãos às suas responsabilidades e são pouco ou nada exigentes com as organizações que deviam supervisionar, mas estas instituições não deviam ser mais zelosas e exigentes com os clubes?
Felizmente que há organizações que fazem bem o seu trabalho, que têm na formação uma mais valia para o futuro e cultivam os valores da solidariedade,aprendizagem e educação, realço destes meses a :ADP, Andorinhas,Pousos e Academia do SCP Marinha Grande.Nos restantes clubes vi a "ganância" de vencer a todo o custo, o incentivo à agressividade, o mau receber o adversário e principalmente a falta de sensibilidade por parte dos treinadores/clubes do que é formar jovens.
Nós ,Pais, devemos ser mais exigentes com quem manda nos clubes e nas instituições que deviam proteger as crianças, AFL é uma dessas instituições.
Para quem gosta de futebol é triste tanta preocupação com "Lucilios Batistas" e nenhuma preocupação com o futuro, é o nosso futebol a morrer e a necessitar de cuidados paliativos, para que a morte seja lenta e sem sofrer....para o bem de quem?

Ficam alguns links onde se falou deste tema,mais houve basta procurar no histórico do Vila Forte e do blogue da ADP:
http://vilaforte.blogs.sapo.pt/73237.html#comentarios
http://adportomosense.blogs.sapo.pt/37096.html


Boa semana
De Ferreira-Pinto a 30 de Março de 2009 às 12:54
Ele há coisas das quais muitos não gostam de ouvir falar ou de verem debatidas na praça pública porque as mesmas apenas ilustram o muito que por aí vai de laxismo e falta de exigência.
Como aqui fica bem demonstrado.
Falta de rigor de uma instituição que, salvo qualquer lapso, até deve gozar do estatuto de interesse público e que o trata a tratos de polé.
De exigência por parte de quem gravita no mundo do futebol, nos mais diversos escalões, que não devia aceitar ou pactuar com situações destas.
De LR a 30 de Março de 2009 às 14:28
Quem devia lidar com estes assuntos está mais preocupado em eleições autárquicas.
Fico satisfeito por verificar que no Portomosense se preocupam com os jovens.
A culpa é dos pais que querem que os filhos sejam todos Cristianos Ronaldos e pensam que com gente sem capacidade pedagócica a lidar com os seus filhos é que chegam a ser gente.
O que vai ser destes jovens no futuro?Que tipo de alunos devem ser na escola?Depois a culpa é dos professores, é uma pescadinha de rabo na boca.
Sr. Júlio Vieira, em vez de se preocupar com o Presidente João Salgueiro e outros assuntos de politica, que tem a dizer sobre a instituição que lidera,AFL, e sobre estes casos? Será que dorme bem ao saber que está a contribuir para a deseducação dos nossos filhos?
Bem haja quem tem coragem de afrontar os poderes deste país.Não tenham medo!

De Anómico a 30 de Março de 2009 às 16:13
O Julio Vieira sei quem é com defeitos e virtudes, o Sr LR é que eu não sei quem é.

Mas pelos comentários que vai colocando por aqui, deve ser uma pessoa "importante", a dizer mal e secalhar nunca fez nada de jeito na vida. Pelo menos os comentários que por aqui coloca, são de quem realmente percebe muito da "coisa".

Já agora eu tambem posso assinar LR, é só mais um.

Beijinhos
De Pedro Oliveira a 30 de Março de 2009 às 16:34
Agradecia que esta discussão não fosse fulanizada, porque o que está em causa vai para além da pessoa que lidera a AFL, em meu entender.
Agradeço aos dois comentadores(LR e anonimo), que a quererem contribuir para a discussão que o façam com o intuito de trazer valor acrescentado à mesma.
Obrigado
De Rio Mondego a 30 de Março de 2009 às 14:31
http://pardalitosdochoupal.blogspot.com/2009/03/in-blogue-vila-forteo-futebol-e-sua.html#links
De salvoconduto a 30 de Março de 2009 às 15:12
Até em infantis a arbitragem cai em desgraça!...Pobres crianças.
De Luis Malho a 30 de Março de 2009 às 17:12
Quero deixar o meu testemunho, relativamente à Academia da Marinha Grande.
Também os meus filhos jogam futebol nas camadas jovens, não na Academia da Marinha Grande, mas na ADP e no Andorinhas.
O meu filho mais, velho joga no Andorinhas há 3 anos e este ano a equipa tem tido muitas dificuldades, por falta de jogadores. Jogam 7, e equipa só tem 7 jogadores, o problema é que na semana passada um deles lesionou-se com gravidade e no último Sábado foram jogar à Academia da Marinha Grande. Apareceram com os 6 jogadores que restavam para se baterem pelo jogo, sem muitas ambições.
Queria aqui registar o verdadeiro desportivismo da Academia, que prontamente disponibilizou um dos seus jogadores, para jogar pelos Andorinhas. E não foi um jogador qualquer, marcou 2 golos à sua própria equipa.
Porque acima de tudo está a formação destes jovens, como homens e não a vitória a qualquer preço, que é o menos importante.

Esta história dos palavrões e dos gritos também acontece com outros clubes. Este ano assisti a um jogo do meu filho mais novo (7 anos - escolinhas), na ADP contra os Nazarenos e a forma como o treinador e os próprios pais gritavam com os seus jogadores / filhos era incrível. Disseram-me depois, que este treinador era muito calmo, que o ano passado é que foi a sério...

O Fair Play é uma treta, dizia um treinador da Primeira Liga, mas não é só na Primeira Liga, é em todo lado, com honrosas excepções.
De Pedro Oliveira a 30 de Março de 2009 às 17:23
Efectivamente assim foi meu caro Luís,
O Sr. Basilio(lider da Academia), em conjunto com treinadores e pais presentes falou com os jogadores sobre a situação, os jogadores compreenderam e aceitaram sem qualquer problema, salvo erro rodaram 4 ou 5 jogadores para os Andorinhas terem sempre sete jogadores, na segunda parte entrou o nosso melhor goleador que ao marcar 2 golos colocou o resultado,na altura, em 5-4 e ficou até ao fim a jogar pelas Andorinhas, foi um exemplo para todos e ficámos muito satisfeitos com a reacção dos nossos jogadores.
De Portomaravilha a 30 de Março de 2009 às 22:31
Tem piada porque aqui tem havido um grande fuga dos jovens do futebol. Não só estou a pensar no meu filho que deixou o futebol para o ping pong , como também em muitos outros.

Após uma primeira experiência no futebol, cada vez mais jovens abandonam o futebol. Salvo erro meu, um dos primeiros textos que publiquei no "bibo porto carago" comentava o renascimento do raguebi e as razões que concorriam para esse renascimento.

Melhor dizendo : Hoje em dia, em França, é possível ir ao estádio com a família para ver um jogo de raguebi. Os adeptos estão misturados. Ir ver um jogo de futebol em família é suicidário.

Os aspectos que são citados no texto em cima não diferem muito do que aqui conhecemos. A incivilidade dos pais. Pais que ainda não entenderam que é mais fácil ser-se engenheiro que se ser Zidane. Assim, por estas terras, tem havido uma grande demissão dos formadores, na maior parte benevolos, que não aceitam o comportamento dos pais que estão sempre a insultar o arbitro ou os adversários, quando não os meninos da própria equipa.

A minha modalidade preferida sofre. E a este ritmo terá muitas dificuldades em poder concurrenciar quer o raguebi, andebol, ping pong, hoquei sobre gelo, etc. Modalidades que vão aproveitando o não saber viver do mundo do futebol.

Penso que o futebol, nos seus moldes actuais, tem os dias contados na Europa. Note-se : onde estão os viveiros dos grandes clubes Europeus ?

Mas se amanhã de manhã , tal como vai acontecendo, a mediatização apostar noutras modalidades, o que será do futebol ?

Ficarão os estádios como os hipódromos onde se só aposta ?

Haveria muito que escrever sobre o assunto. Só que seria muito longo para este espaço.

E Viva o Porto !
De Gil Garcia a 30 de Março de 2009 às 23:25
Este ano no Blog da Associação Desportiva Portonosense já escrevi sobre o tema. Tenho dois filhos no futebol um já com onze anos de formação e o outro com cinco, e como é meu habito gravar os jogos para que eles e os colegas mais tarde possam recordar, tenho por isso um vasto leque de imagens e som. Já no passado entreguei um dvd na AFL com imagens que retratam o final de um jogo com os atletas a "mando" do treinador a agredir a soco e pontapé o arbitro.
Este ano, com muita pena minha, tem sido igual à anos anteriores, à grande diferença que sinto, é que cada são mais pessoas a mostrarem a sua indignação, com a falta de formação de quem gravita nos clubes/ associações que são de utilidade publica.
De Pedro Pereira a 2 de Abril de 2009 às 15:28
Simplesmente concordo! O que se passa na AF Leiria, pelo que li, é uma vergonha. Há cinco anos que jogo em Clubes de vários escalões da AF da Guarda e esta situação aconteceu uma, duas vezes, no máximo.
Já senti na pele o que é ser "roubado", injustiçado" e "revoltado" devido à interferência directa do árbitro no resultado e tenho a dizer que isso não é nada bom, não nos ajuda a crescer e incute em nós, jogadores, sentimentos como raiva e frustração que nos irão acompanhar em muitos mais momentos da nossa vida, infelizmente.
De Pedro Oliveira a 3 de Abril de 2009 às 10:20
Não querendo acreditar que este texto,no vila forte, tenha sido o catalizador da resposta da AFL ao Rui, informo que a AFL já respondeu ao Rui Ribeiro.Por respeito à AFL não publico a sua resposta ,nem a resposta do Rui, à resposta da AFL. Mas, em termos genéricos, gostaria que as instituições em Portugal aceitassem de uma vez por todas que é nosso direito, cidadãos, reclamar, sugerir e criticar, sem que as instituiições vejam nesses direitos qualquer tipo de afronta pessoal ou tentativa de ganhos pessoais em relação a elas,instituições que devem e merecem o nosso respeito pelo trabalho que executam.Também é dever dos cidadãos cumprir com as suas obrigações, no caso zelar pela melhor educação dos seus filhos, onde está incluido o desporto.
abraço

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds