Domingo, 15 de Novembro de 2009

Paralelismos

 

 

 

 

 

 

Confesso: os paralelismos a que me vou referir ocorrem-me um pouco na onda do futebolês que aqui trago aos sábados. Mas também pelos acontecimentos que marcaram a semana que está a acabar.

De facto notam-se uma série de paralelismos entre o país e o Sporting.

País e Sporting andam altamente deprimidos. Ambos estão com níveis miseráveis de desempenho e, no entanto, até estão, na actual conjuntura, com bons resultados na II Divisão da Europa. O Sporting, num grupo muito fraquinho da liga Europa, está no primeiro lugar e com grande avanço. Portugal também. Com um crescimento de 0,9% no III trimestre, que se segue aos 0,3% do segundo, e com o crescimento negativo previsto para este ano para 2,9%, contra os 4% da média europeia, o país também apresenta um bom resultado nesta altura desse campeonato. O pior é depois, o que vem a seguir. Mas é bom recordar que estamos a falar da actual conjuntura…

Mas há mais. Se nos virarmos para a governação, do país e do Sporting, então encontramos muitos mais paralelismos. Com uma única diferença: enquanto toda a gente sabe quem manda no governo, ninguém sabe muito bem quem manda no Sporting.

Ambos gostam de se vitimizar. São vítimas de tudo! São vítimas dos jornais, da opinião pública, da oposição…

José Eduardo Bettencourt (JEB, para simplificar) só vê “terroristas” no Sporting. E “cretinos” pagos para fazer oposição. Pois não é precisamente disto que Sócrates se queixa? Mas com uma vantagem: é que Sócrates, ao contrário de JEB, identifica os terroristas – os jornais (alguns) e as televisões, também algumas. Mas o JEB também se queixa da perseguição dos media.

Um jornal deste fim-de-semana faz manchete com a notícia de que Sócrates mentiu ao Parlamento quando ali referiu desconhecer o propósito da PT comprar a TVI. Parece que, nas famosas escutas das suas conversas privadas com o amigo Vara, lá falavam do negócio. Mas Sócrates reage: isso não é notícia, é calúnia. Bem, depois vem a pequena nuance: afinal o governo é que não tinha conhecimento oficial… Ah…daí a calúnia!

Durante a semana os jornais davam conta da decisão do JEB contratar o treinador da Académica – André Villas Boas. Sem dinheiro para mandar cantar um cego (sem ofensa aos inivisuais, é apenas uma consagrada expressão popular), tal como o país, o Sporting falha a contratação e expõe-se ao ridículo, uma vez mais. É então que surge o inefável JEB a dizer que nunca lhe passou pela cabeça a contratação daquele treinador. Que tudo não passou de uma invenção dos jornais. Pois, só que se esqueceu que nem foram necessárias escutas para ficar claro que estava a mentir (é verdade que não era no Parlamento)! É que, poucas horas antes do presidente da Académica anunciar o falhanço das negociações, tinha emitido um comunicado para a CMVM informando-a que se encontrava a efectuar, e cito, «contactos (…) com o representante do treinador André Villas Boas».

A salvação deste país é que é maioritariamente benfiquista! Com o Benfica a ganhar até a economia cresce 0,9%!

 

publicado por Eduardo Louro às 08:16
endereço do post | comentar | favorito
14 comentários:
De anónimo a 15 de Novembro de 2009 às 10:59
Abstenho-me de comentar futebol.
Nunca percebi as segundas feiras no comentário de factos irrepetíveis de algo que acabou (90 mins), percebendo quem vai ao estádio ou vê em directo, pois é o momento propulsor da emoçao
Respeito o gosto dos outros pela "bola".
Cingir-me-ei ao primeiro segmento do discurso.
O País.
Há crescimento económico na Alemanha. Há cá.
É natural que assim seja, a Alemanha é o maior parceiro copmercial de Portugal.
Contudo, há o problema estrutural.
Vem da Governação Guterres.
--a baixa qualidade do poder politico é neste momento o mais grave.
------------quem vê os actores do poder politico nesta coisa do Sr. Manuel Godinho e quem tenha a preocupação para se inteirar do assunto (o melhor livro em português: Benjamim Rodrigues, "Das Escutas Telefónicas, Coimbra ed., avisando desde já que tem centenas de notas de rodapé, e páginas, excelente resumo em Guedes Valente, "Das Escutas Telefónicas, Almedina) percebe duas coisas:
a) má-fé: sao pessoas que sabem ler, e aproveitam-se da ignorância dos outros para dizer o que não é verdade em propveito próprio.
b) chantagem: usar factos politicos num âmbito de um processo é a prova que este país nao tem assunto.
-Os assuntos de Estado tratam-se como tal: no Parlamento. Os senhores deputados só têm que cumprir o regimento. E nao falar em frente ao microfone pois há um nao há contraditório imediato.
De Paulo Sousa a 15 de Novembro de 2009 às 11:57
Gostei da comparação e de facto ambos estão na maré baixa, sem saber quando chegará a preia-mar.
Há ainda um outro paralelismo que podia ser explorado, e que se prende com a formação. A do SCP, em termos futebolísticos, é das melhores do país na criação de estrelas, mas que depois não as consegue aguentar, fazendo grandes negócios com a sua saída.
O ensino em Portugal por sua vez, e apesar de estar mal classificado nos rankings internacionais, ainda vai assistindo ao surgimento de alguns crânios nos nichos de excelência do ensino que, embora em reduzido número, existem. O país também não tem forma de os reter e é vê-los a ir trabalhar para o exterior. Os que insistem em ficar, têm a sina lida: não passarão de umas promessas nunca cumpridas, tipo Moutinho.
De Anómico a 15 de Novembro de 2009 às 17:09
O sporting não é pra aqui chamado,deixem-nos em paz
De Rafael Marcelino a 15 de Novembro de 2009 às 23:01
Estava eu a ler o post com alguma atenção quando me deparo com algumas comparações engraçadas e pensava eu que íria questionar de onde e como o SLB foi ou anda a arranjar tanto ($$$) acabo com este final

A salvação deste país é que é maioritariamente benfiquista! Com o Benfica a ganhar até a economia cresce 0,9%!

Como é que prova estes Números.?!

Ou este crescimeto foi uma boa sugestão ao facto da Manuela Ferreira Leite enquanto Ministra das Finanças ter perdoado uma divida com papeis (Titulos obrigacionistas-falsos) no valor de 8-Milhões de CONTOS. cerca de 16-Milh. de euros ao SLB.
É claro que comparações destas até vem em tempo propocional ao ciclo dos temas.
Muita coisa se poderia calcular, mas percebo o interesse de querer fazer guerras clubistas e suas comparações para aumentar as visitas ao Vila Forte.






De Marco a 16 de Novembro de 2009 às 12:29

Bom dia Sr. Rafael,

É tão importante saber como e onde o benfica tem arranjado dinheiro para investir ano após ano, como o facto do seu Sporting, ano após ano não ter dinheiro para investir.

Porque para um clube que ano após ano faz grandes vendas de futebolistas, ganhou mais campeonatos, esteve consecutivamente na liga dos campeões, recebeu dinheiro do Estado e CML (ou vai receber), vendeu terrenos, vendeu património e Continua com um passivo parecido com o do benfica e sem dinheiro para investir ... não o preocupa???

Cumprimentos,
De Rafael Marcelino a 16 de Novembro de 2009 às 19:59
Caro Marco.respondo-lhe por cordialidade a sua questão muito breve. Este meu comentário atraz deveu-se se bem entendeu ao autor do Post e logo admiti cenários deste que estou agora a fazer como já viu outro do P. Oliveira.
É que mandam a bicada e fogem da questão (ões).
Isto veio com todo o propósito de o seu SLB andar na mó de cima porque caso contrário ninguém falava disto como em outros anos atraz.
Mas relativamente à.sua questão, eu digo-lhe por respeito que tenho por si que me preocupa isso e muita coisa mais. É Portugal no seu melhor.
Sabe que este ano nem control anti-doping existe na Liga Portuguesa?!
Apenas no Ciclismo..porque será?!
Imagino que é por os Grandes clubes não se fazerem representar.
É evidente que teria muita coisa para lhe responder nestas matérias e o questionar noutras, mas devo de me privar. Hoje estou assim,,mas olhe que se a coisa continuar assim ainda vai haver mais posts de Futebois aqui.
Quando correr mal vem aqui dizer que não ligam muito a futebois e até são mais modestos,
que são do ADP-ACC, UL, FCP,etc...
Primo pela boa educação para quem o é comigo.
Oh Marco... Cumpts.
De Marco a 17 de Novembro de 2009 às 11:06

Bom dia Sr. Rafael,

Julgo que na minha resposta ao seu post não fui mal educado, aliás como sempre, pois má educação é coisa que a minha personalidade/educação não tolera.

Quando ao meu SLBenfica , das duas uma ou ganhamos e ninguém fica a saber que grande buraco financeiro que ali está, ou o não ganhamos nada e o barco vai ao fundo em três tempos, pois são largos milhões de euros que anualmente estão a ser investidos, apesar das receitas fixas não serem comparáveis com nenhum clube em Portugal.

Há claro uma terceira hipótese, o gestor da SAD do Benfica Domingos Soares de Oliveira ser um financeiro/gestor de gabarito internacional e as contas serem de excelência , mas assim de certo não estaria no Benfica ...

Veremos Sr. Rafael ...

Quanto aos números, se estão correctos ou não, a verdade é que quando o Benfica ganha, o clube do povo, não um clube de elites (Sporting) ou clube regional (porto) sente-se um clima diferente no país, não digo que com isso dê origem a uma melhoria económica no país, parece-me que isso é exagerado, mas que o povo anda mais alegre lá isso anda ...

Cumprimentos,

P.S. - e viva o Carlos Carvalhal, mais uma prova provada que neste país só se safa quem tem cunhas.
De Rafael Marcelino a 17 de Novembro de 2009 às 13:49
Marco, você diz julgar que não foi mal educado na referência ao meu comentário, etc.. Claro que não foi como nunca o reconheci como tal em outros, foi apenas uma observação.
Mas como vê naquilo que me referia de este post dar elevação de trocadilhos não falhei nada, pese o facto de sermos nós agora os previcadores...eheheheh
Foi como disse mandam o mot e depois afastam-se.
Quanto às referidas interpretações clubistas, olhe que eu apesar de reconhecer um Benfica mais popular e com mais adeptos (Até ver pois o FCP tem mobilizado muitos jovens em todo o lado, olhe que eu sei do que lhe digo) o FCP começa a ser mais Geral e não regionalista. Quanto ao SCP, bom essa do elitismo, não me entra bem, até porque eu sou anti-Elitistas, ainda é a 2° força mobilizadora de adeptos em Portugal e lusofonia.
No que toca a contas, olhe, ainda bem que é sensato no reconhecimento do deve e do haver do seu SLB.Isto com resultados positivos é verdade que escondem muita coisa, mas um dia voltam a aparecer. O exemplo dos fundos publicitários da Sagres já consumidos até 2020 este ano não vai haver depois retornos.
Mas pronto..vamos andando cada um com o que pode e consegue.
Já agora seria interessante saber como na próxima AG do SLB o Presidente vai dizer do que (Consta) como e porquê aparece no relatório de contas de 2008 a compra de resto do passe de Mantorras ao Alverca (Clube inactivo)) por 2-Milhões de euros.É um dado curioso, mas se o SLB continuar a ganhar este caso passa ao lado dos SLBs, certamente.
Bom, tenha um Bom Dia e os meus Cumpts.

NB;Como dizia, vale a pena ter cunhas, é verdade...e unhas.eheheh
De Rafael Marcelino a 17 de Novembro de 2009 às 13:54
Oh caro Marco..agora deu-me vontade de rir e partilhar consigo. Se os adeptos-Sócios do SLB questionar o LFV na AG acerca do caso que referi do Mantorras e contornos de compra por os tais 2-milhões ainda os vai apelidar como resposta de Terroristas como foi e disse o (meu) JEB aos contestatários da politica desportiva do SCP.eheheheh
Estamos bem servidos...livra...
De Marco a 17 de Novembro de 2009 às 14:22

Pois é Sr. Rafael, de Presidentes estamos mesmo muito mal servidos, o meu com os seus negócios menos claros ... diz-se à boca pequena que o negócio dos pneus, tem como base pneus brancos se é que me entende eh eh ...
Mas deixe dizer-lhe que o seu não está melhor, deixa um salário milionário no Santander, salvo erro para pouco fazer, para ir para o Sporting por amor à camisola, vive de quê o homem?
É vê-lo a desdobra-se em campanhas populares, que, na minha opinião só ridicularizam o Sporting, mas enfim cada qual como cada qual...
A última ... preparem-se que o próximo treinador do Sporting será uma surpresa, então não é que foi mesmo, reconhecidamente um dos maiores "coveiros" do futebol português, tirando Setúbal e Leixões, foi vê-lo "enterrar", Beira-Mar, Setúbal, Marítimo , Belenenses, Braga e Asteras Triplolis na Grécia ... que currículo .... eh eh

Quanto ao negócio do Alverca, apenas um reparo, o clube não está desactivado, está inscrito na 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa, isso não invalida é claro que o Benfica no Total tenha pago 7 milhões de euros (salvo erro) pelo passe do dito Mantorras , estranho no mínimo , mas enfim Portugal ...
De Rafael Marcelino a 16 de Novembro de 2009 às 00:24
Apenas um palpite..para quem se disponibilizou em apresentar um texto sobre o Futebolês , em cada semana, este tema é dentro dessa linha (Mudou-se-lhe o titulo) apenas com 24-horas . Tudo vem a calhar para abrir guerra de opiniões . Segunda-F.. vai aquecer por aqui com este mote , penso eu..
De Pedro Oliveira a 16 de Novembro de 2009 às 17:53
Só uma bicada, muito pequena,com todo o fair play..., o tal da treta... aos meus amigos Sportinguistas.
O que é lindo é ver o Sporting com o treinador que a AAC iria ter caso ficassem, o SCP, com o André VB. Caso para perguntar quem é que luta pela manutenção e pelas provas da UEFA?...
De Rafael Marcelino a 16 de Novembro de 2009 às 19:43
O AVB se fosse pretendido pelo FCP ía de borla, mas para o SCP tinha de ser 2-Milhões e mais 3-jogadores...é o que dizem as más linguas, digo eu...
O raio dos favores nos poderes de decisão da Liga fazem muita coisa.
Vamos ver o futuro...é só preciso esperar mais um bocadinho porque eu já vi e lembro-me de muita coisa engraçada.
Vamos ver para onde vai o AVB mais adiante.
O Salgueiros também quis mamar 30-contos por cada bilhete aos Sportinguistas para assistir ao último jogo do Campeonato que o SCP -foi Campeão e como o grau de exigência foi tal desceram até hoje nunca mais os Vi.
Muita gente nem se lembra disto já. O Alverca de LFV coitado ... também foi...
De Marco a 17 de Novembro de 2009 às 11:09

Bom dia Sr. Rafael,

E não continua a dar exemplos porque não quer, olhe para o Boavista, olhe para o Guimarães, olhe para a União de Leiria, olhe para o Setúbal, e veremos o que irá no futuro acontecer ao Leixões, à Académica, e ao Braga que por hoje andam de braço dado com o FCP e quando deixarem de andam. ........... que grande queda será ...

Cumprimentos

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds