Quinta-feira, 13 de Maio de 2010

PEC(ADOS) III

Ninguém se entende. De um momento para o outro tudo muda. O que era verdade passa a ser mentira, e o que era mentira passa a ser verdade!

De um dia para o outro, literalmente de um dia para o outro, os grandes investimentos passam de opção estratégica inadiável a qualquer coisa perfeitamente dispensável, que bem pode esperar. De opção estratégica de crescimento e maior instrumento de retoma, a qualquer coisa de irrealizável e perfeitamente desaconselhável nas actuais condições financeiras.

Tão rapidamente que nem o próprio ministro das obras públicas notava, continuando a mergulhar, decidida e corajosamente, nas ondas de umas águas que já não existiam!

Então mas o que é que se passou para possamos entender uma inflexão de 180 graus num primeiro-ministro (PM) tão teimoso (obstinado, dizem eles!), de “antes quebrar que torcer”, sempre pronto a negar as evidências?

Terá sido aquela excursão a Belém (mais uma das nossas muitas originalidades) de antigos ministros das finanças? Eram tantos e de tanto peso que assustaram o PM?

Não, nada disso. Não foi, nem poderia ser!

Terá sido em Bruxelas? Será que lhe conseguiram abrir a cabeça e meter lá dentro que aquilo não era boa ideia?

Não foi bem assim. Devem ter-lhe dito que com a ajuda do FMI se arranjavam uns 750 mil milhões para salvar (?) a eurolândia e que, para termos direito à nossa parte, ele teria que mudar de ideias. Antes, na sexta-feira, já o presidente do Grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, indefectível do PM e da sua estratégia, e defensor máximo dos grandes investimentos, por cá tinha dito que, afinal, a ideia não era lá grande coisa…. Quer dizer, que tinha já percebido que não havia dinheiro para aquela brincadeira. Percebe-se que mais vale um simples aviso de Ricardo Salgado do que o de todos os antigos ministros das finanças juntos, mesmo quando alguns deles têm mesmo muita lata!

Só que a mudança soa a falsa. Soa a: “porreiro pá, mas é contrariado …”!

É que ninguém conseguirá perceber como é que o TGV avança sem a ponte. Toda a gente percebe que a ponte, a terceira (!) travessia do Tejo, não poderá parar. Só pára, não para inglês ver, mas para europeu ver!

Os impostos, que também não aumentavam, – ainda na semana passada o PM com o sua habitual arrogância (também há quem lhe chame vigor) respondia a uma deputada na AR perguntando-lhe se via no PEC algum aumento do IVA, – afinal aumentam, como todos há muito sabíamos. Mesmo sem estar previsto no PEC! Onde o défice tem mesmo que baixar já neste ano, como também já sabíamos. Aumenta o IVA (1 ponto percentual) em todas as taxas (reduzida, intermédia e normal), aumenta o IRS (1 ponto até ao rendimento de 18 mil euros anuais e 1,5 pontos para os rendimentos superiores) e aumenta o IRC (de 25 para 27,5%).

E, à conta das exigências do PSD para acompanhar o governo nesta patriótica cambalhota, os vencimentos dos titulares de cargos públicos de gestão e regulação serão cortados em 5%! Não estávamos habituados e ficamos surpreendidos com este rasgo. Mas, com mais atenção, pouco veremos para além do mero alcance político. É que toda essa gente tem a faca e o queijo na mão! Podem ir buscar com uma mão o que a outra lhe retirou.

E parece que quanto à despesa pública, improdutiva e não social, essa óbvia frente de ataque ao défice, ficamos por aqui! Isto é, não se lhe toca…

Já vamos no PEC III e percebemos que ainda não é assim que lá vamos. Que se pode privatizar os CTT e a REN, mas não se pode, por exemplo, mexer na RTP. Que recebeu do Estado 2 mil milhões de euros entre 2003 e 2009 (tanto quanto os efeitos de todas aquelas medidas de agravamento de impostos) sem que isso tenha evitado uma situação de falência técnica (capitais próprios negativos em perto de 600 milhões de euros). Que, apesar de todas as subvenções que recebe do Estado, e este ano serão mais 300 milhões, ainda apresentou no ano passado 14 milhões de prejuízo.

Esperemos pelo PEC IV. Talvez aí se ouça então falar de 13º mês!

Para já, não só escapamos a essa ameaça de nos irem ao bolso sacar o 13º mês como ainda temos a boa notícia do crescimento do PIB em 1% no primeiro trimestre, que levou o nosso PM a declarar Portugal “campeão europeu do crescimento económico”.

E ainda há quem diga mal deste homem… Livra-nos de ficarmos sem o subsídio de natal e ainda nos faz campeões do crescimento! Com notícias destas quem é que precisaria do Benfica e do Papa (papas e bolos) para enganar os tolos?

publicado por Eduardo Louro às 14:00
endereço do post | comentar | favorito
21 comentários:
De Paulo Sousa a 13 de Maio de 2010 às 14:29
Olhando para o passado recente bastaria estarmos em eleições para que o défice regressasse a valores na casa dos 3%, mas o xadrez político não o permite...
De Eduardo Louro a 13 de Maio de 2010 às 15:22
Quis o acaso que este post tenha sido publicado pouco antes da conferência de imprensa do PM onde anunciou as medidas de austeridade. Confirmaram-se as medidas aqui antecipadas com dois pequenos ajustamentos: o corte de salários em 5% abrange também os políticos, e o aumento de IRC é apenas para rendimentos tributáveis acima de 2,5 milhões de euros, que é onde, na prática, se situam as empresas que pagam IRC.
E nada mais de novo. Nem na retórica política, onde o contraponto para o aumento em 20% da taxa reduzida de IVA, abrangendo os bens alimentares essenciais e os medicamentos, é que também a Coca-cola está sujeita à mesma taxa. O que na opinião do PM não é justo, esquecendo-se que, se o não é, é porque deveria estar sujeita a outra taxa que não a reduzida, coisa que, evidentemente, a Coca-Cola não veria com bons olhos. Para não dizer mesmo que não permite!
De anonimo´s a 13 de Maio de 2010 às 16:30
.... isto nada tem a ver com o xadrez politico. Nao se confunda! Nem se faça confundir! Primeiro, pensa-se.

...olhando aos meus catrapázios escrevi em 2000 que uma moeda única não podia sobreviver a 15 orçamentos díspares, baseados em ideologias de governo ora mais estatizantes ora mais liberais.

Não sou nenhum astrólogo. Mas há meses que reafirmo a grande questão: a verdade por factos, e nao por pessoas. Lembram-se?

Pois mantenho a ideia que escrevi noutro lugar: iestas medidas valem pouco, É tímido. O governo de portugal está com medo da convulsão social, só.

Manuel Ferreira Leite dizia verdade.
Paulo Rangel dizia verdade.
Paulo Portas dizia verdade.
Em alguns momentos (qt ao financiamento),
Francisco Louçã disse a verdade.

Ou nao percebem onde está o lixo em que repetidamente votam?
Só deve ir para a politica quem não precisa dela! E quem tem conhecimentos! Haja elite em coisas relevantes.

É OBVIO que nao percebem! Vê-se. Elege-se um poltico armani, um lider de oposição light, um troca-ideias-quando-a-faculdade-lhe-abriu-portas, um mole. Isto é assim desde 1995!
De antonio carvalho a 13 de Maio de 2010 às 17:30
Não gosto e digo já, que no seu caso, não comentarei mais qualquer opinião sua, com este anonimato.
Começo por o alertar que os seus reparos " Isto nada tem a ver com o xadrez politico" é uma expressão mesmo manipuladora e expressiva de falta de rigor cientifico e politico. Então as medidas agora referidas pelo PM/ Passos Coelho, não têm que ver com xadrez politico !? O que você quer é fugir de dizer o que sabe ser verdadeiro, mas não o quer afirmar que é "isto não tem nada a ver com o xadrez partidário" pois a lógica do sistema presente onde se inclui o PS; PSD; e CDS, estão todos de acordo no mesmo caminho politico . Maximizar o capital, ridicularizar o trabalho e atacar rápidamente e em força os direitos conquistados com o 25 de Abril.
Interessante, é você afirmar que M. F. Leite. P. Rangel, P. Portas e ainda Francisco Louçã, têm todos razão e dizerem verdades. Só de facto, de dentro do P.C.P. não aparece uma única razão, nem nenhuma verdade acerca da situação do País. Curioso, é também os seus estudos e catrapázios (como você lhe chama) já dizerem que isto ( PEC) é fraco para as necessidades, mas como a gente não sabe quem é você, a gente também pode duvidar da autoria desse sua tão importante tese económica.
Deixe que a gente também diga uns disparates sobre economia, mas olhe que essa coisa de dizer sempre a mesma coisa desde 1995, pode ser complicada para si. Há por aí uns maldizentes, que a isso chamam "dogma", uma coisa que dizem ser usada permanentemente pelos comunistas do PCP, mas se a gente traduzir bem o que significa dogma segundo o dicionário, temos: " é uma proposição apresentada como incontestável e indiscutível". Diz ainda que dogmatismo é " o sistema dos que não aceitam discussão do que alegam ou afirmam".
Repetem-se a propósito desta e doutras crises (soluções ?) as explicações do costume -falta de nível dos politicos europeus, gestores gananciosos, pouco atitude federalista da UE, etc.
Imediatamente as soluções aritméticas : Impostos sobre o trabalho, corte ou redução do mesmo, aumento de impostos sobre o consumo, reduções sociais. É verdade, desde 1995 que ouço isto dos mesmos (politicos do PS/PSD e CDS) e de economistas de renome que enquanto ministros das Finanças fizeram rigorosamente o mesmo. Infelizmente, hoje, até o Sr. Presidente da República lhes dá ouvidos e crédito. Simplesmente lamentável.
De Anonimo´s a 13 de Maio de 2010 às 17:54
Tem razão A. Carvalho:
Catrapázios: Leia toda a obra de Samuelson...estude-a. Nao a invoquei porque há pessoas que dizem a verdade sem proclamar o nome.
Eu n disse a mm coisa desde 1995 (..."também diga uns disparates sobre economia, mas olhe que essa coisa de dizer sempre a mesma coisa desde 1995, pode ser complicada para si."...o que é isto de complicada?! Escreva bem...)!
Eu sei é um capitalista. Leia Olsin, Leia Fridman. Está lá! A partir da sua ignorancia, nao comente!
Quanto ao resto...bom esforço.
De Anonimo´s a 13 de Maio de 2010 às 18:05
O seu nivel é baixo. Compare-se o seu 1º e o 2º paragrafos. ..
Vá à Coreia do Norte e beba ginseng.
É bom para a crise "de ideologia derrotada" em 1989.
Termino por aqui por respeito aos editores , outros comentadores e a si.
De Marco a 13 de Maio de 2010 às 17:41

Boa tarde,

Na minha opinião, estas medidas de austeridade são o mais violento ataque à classe média que há memória ...

A classe média, a classe que realmente trabalha neste país, que produz, que paga impostos, que luta mensalmente para pagar contas é ela quem vai pagar esta crise ... e crise porquê?

Porque em 1986 alguém se lembrou UE aqui é que estamos bem ... nós entramos ... e chovem milhões e milhões ... para quê? ... para os chulos que aparecem na política no pós 25 de Abril ... todos aqueles que pertencem a classes sociais altamente privilegiadas e que ao longo destes anos tem vivido à conta do orçamento de estado ...

PPC diz ... está em causa o futuro do euro ... ridiculo ... o euro que tanto lucro deu a Portugal ... tudo mais caro ... custo de vida a subir em flecha ...




Mais 1% menos 1% ... mais 13.º mês menos 13.º mês ... tanto me faz (diga-se que em Portugal trabalha-se 11 meses por ano e recebe-se 14 ...!!!!!!!!) ... eles continuam lá ... as pessoas competentes deste país ... a verdadeira massa cinzenta fosse do país porque não lhes permitem servir o país ... ou também não querem ... o lodo é tanto que não vale a pena ...

Virá TGV ... virá pontes ... virá aeroporto ... e lá vão entrar milhões de alguns ... e sair muito de quem trabalha ... o IVA terá de voltar s subir ... o IRS também ... os 13.º mês e subsídio de férias taxados ou cortados ... os salários congelados ... o IRC a aumentar as pequenas e médias empresas a fechar ... é normal ...

Não consigo perceber ... ou se calhar consigo ... melhor claro que consigo ....

Estou a ver uma cerimónia da RTP1 (privatizar e já pois não faz serviço público ... por isso ...) que se está a realizar numa basílica que dizem custou muitos milhões, a igreja não pagou NENHUM IMPOSTO ...
Hoje na missa estiveram 350 mil pessoas ... se cada uma deixar no Santuário 10€, são 3 milhões e 500 mil euros (se não estou em erro) quanto entra nos cofres do estado? ZERO ... porquê esta excepção?

Porque razão os investidores na bolsa continuam a ser pouco taxados?

Porque razão a Banca null menos impostos que os demais?

Porque razão é que aumentam as receitas com a indústria do sexo e nem um único cêntimo entra nos cofres do estado? Ser profissional do sexo é socialmente vergonhoso ... desviar ... roubar ... já não ...

Porque razão a Santa Casa da Misericórdia continua com o Monopólio do Jogo, quando há casas de apostas on-line que dariam milhões aos cofres do Estado ...????

Se calhar muitas mais medidas haveria parar ajudar a pagar a crise ..... mas paga classe média ... paga trabalhador ...

VIVA SOCRATES VIVA PPC
De Anonimo´s a 13 de Maio de 2010 às 18:20
Cfr. Nogueira Leite em Albergue Espanhol com link neste blogue.
a. Carvalho vá lá e tb para si (só...com abraço, vá, nao se chateie...)veja comentário de "DireitaNacional" no post seguinte de João Villalobos.

De antonio carvalho a 13 de Maio de 2010 às 19:00
Tenho coisas bem mais importantes do que ler as suas provocações continuadas
Peça ao Papa que lhe ensine a dar a cara, porque pode estar a adorar um Deus que não sabe quem é ou que não existe, mesmo que corporizado em Cristo !
De Anonimo´s a 13 de Maio de 2010 às 20:09
Ideias?Argumentos? Factos?

*
O ocidente criou luxos à sombra de expectativas e esqueceu-se do valor do trabalho e da produção. A deslocalização do capital para a India e a China cria serios desafios...nao temos produção que acompanhe o fluxo unidimensional.
*
É um novo paradigma de economia o que está a nascer!
Venha a novidade!
Junte-se a nós ACarvalho...
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 10:18
"PARADIGMA DE ECONOMIA O QUE ESTÁ A NASCER" Na Índia e na China? ou será mão escrava? trabalho por um naco de pão. Eu não quero isso para mim. Fechem as fronteiras á China ou então que comprem também , não é só vender á custa da miséria do povo.
De Anonimo´s a 14 de Maio de 2010 às 12:57
Nao cultive o seu umbigo.
Os outros têm direito ao desenvolvimento.
No Ocidente do Luxo também já passamos pelo trabalho escravo no sec XIX...só que a competição era diferente.
Na India e China a mao-de-obra é barata, mas deixa de o ser dentro de alguns anos...a nossa é que gosta de luxos como pensões e subsidios.
Sabe sao diferentes relógios...
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 15:02
Eu quero o desenvolvimento da China. Sabia que actualmente as maiores fortunas pessoais estão na China, pais onde em 2009 os mais ricos duplicaram as suas fortunas . Eu quero o desenvolvimento da China mas não feita por CHULOS que se servem da mão de obra barata, sem o mínimo respeito social pelo seu povo. Cá em Portugal as desigualdades asentuaram-se também á custa desse desenvolvimento, somos o pais com o ordenado mínimo mais baixo, mas onde os gestores são os que mais ganham. Eu gosto do luxo, mas não acredito como o Sr. que para eu ter luxo outros tenham de passar fome.
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 15:12
Sei, mas tb sei que sao bilioes os chineses...
E entao? Qual é a conclusão q quer tirar, para além das intenções bondosas?
É a de que a China e a India têm de ter pensões, RSIs, etc.? Se assim fosse nao conseguia pular...
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 15:57
Não falo em pensões, mas sim numa melhor distribuição dos dinheiros, para que os Chineses também tenham poder de compra e uma vida com mais luxos, e não poucos a "roubar" biliões e muitos a ganhar tostões. Então podemos ser competitivos com eles. Porque também sabemos trabalhar, mas não acho justo abdicar da nossa qualidade de vida, porque o sistema deles os obriga a trabalhar quase de graça. Isto não tem a haver com regimes políticos , porque a China diz-se comunista e a Índia é chamada a maior democracia do mundo.
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 16:22
Para distribuír, é preciso ter, produzir.

Se ganham tostões é porque a vida e eles assim o escolheram.

Os ricos nao andam por aí a assaltar. Para ter fizeram alguma coisa....é bom nao esquecer que nem todos temos os mesmos talentos...há melhores do q nós.

Se nao quer abdicar da suia vidinha, ficará mais triste...
De Anómico a 14 de Maio de 2010 às 17:29
Não o sei com quem falo nem me interessa, mas posso lhe dizer trabalho á mais de 20 anos, num tive um dia de baixa nem seguro, sempre paguei os meus impostos, trabalho em média 12 a 13 horas por dia, mas não sou capaz de pisar nem maltratar ninguém Há muita forma de roubar sem assaltar, não pagar impostos, gastar o dinheiro em festas e carros topo de gama e não pagar aos empregados, subornar, enganar, usar a desgraça alheia para ganhar dinheiro, não pagar a fornecedores e empregados e mandar o dinheiro para o estrangeiro, etc. Como pode ver anda muito rico a roubar sem assaltar. Se pensa que vou passar a trabalhar 18 horas por dia para estas coisas continuarem a acontecer ? Pode ser que um dia haja não um 25 de Abril mas um 26 de Abril.
De Anonimo´s a 14 de Maio de 2010 às 16:25
A reflexºão a fazer será a de saber se isto basta até 2011....
De RATAPLAN a 15 de Maio de 2010 às 15:08
a malta quer é futebol e visitas papais! com pompa e circunstancia! e é sempre o mesmo a pagar! aos tres f's só falta o fado...ou não, uma vez que o fado está na alma portuguesa. mas isto são lirismos...a factura está aí para ser paga e calha aos mesmos, áqueles que não têm dinheiro para meter em offshores, porque esses até são considerados os desfavorecidos da sorte, são tidos como carenciados, recebem subsidios de reintegração social, os seus filhos têm subsidios para tudo e mais alguma coisa e depois vão de férias para a neve. mas não cá dentro. lá fora mesmo. no minimo na suiça. abrem falencia, desaparecem do mapa e depois as empresas aparecm com outro nome num qualquer principado ... árabe de preferencia. é o chico espertismo no seu melhor! nem o lucky luke consegue esmagar o polvo...
e depois há os inteligentes que fazem análises macro e micro económicas ou outras porque é bonito e fica bem e têm que dizer que existem....
De Anómico a 19 de Maio de 2010 às 02:55
...e uns comprimidos para a azia?
e para a inveja? nao há...franchising?
De Eduardo Louro a 15 de Maio de 2010 às 17:51
Lamentável, absolutamente lamentável, a reacção do aparelho do PS e do governo à declaração de Pedro Passos Coelho já "classificada de perdoa-me". É de uma arrogância, de um mau gosto, de uma deselegância e de uma irresponsabilidade inaceitáveis.
Nuno Assis pelo PS (com a agravante da posição ridícula que tomou no caso "roubo" dos gravadores) e Vieira da Silva pelo governo, ao dizerem o que disseram, mais não fizeram do que deixarem-nos envergonhados por termos gente desta a representar-nos!

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds