Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Futebolês #27 Linha

Linha é um dos mais discretos mas também dos mais utilizados termos do futebolês. Entra nas maiores controversas do futebol e na maioria das expressões que animam a discussão falada em futebolês.

Desde logo porque o jogo se desenrola dentro de quatro linhas, mesmo sabendo que é fora delas que muitas coisas se decidem. Depois porque o próprio campo, o espaço delimitado pelas quatro linhas, é também ele dividido por linhas: é a linha de meio-campo, onde se situa o círculo central, é a linha lateral, a linha final, que no seu espaço ocupado pela baliza se passa a chamar linha de golo. Mas é ainda a linha de área, da grande e da pequena!

Tudo linhas de grande discussão: discute-se exacerbadamente se uma bola saiu pela linha final, ou mesmo pela linha lateral, e quem lhe tocou em último lugar, uma discussão que começa com os próprios jogadores que, para o efeito, criaram até uma sinalética própria: levantar o braço. Invariavelmente levantam-no ambos, reclamando para si a legitimidade da recuperação da bola.

O tom sobe frenética e muitas vezes dramaticamente quando em discussão estão as linhas de área ou a de golo. São as linhas das grandes decisões: da bola que entra ou não, da carga sobre o guarda-redes que é ou não faltosa, da falta que dá em penalti ou num simples livre directo

Mas se a controvérsia é grande quando se trata de linhas traçadas a branco sobre o tapete verde, ela sobe exponencialmente quando essas linhas deixam de estar traçadas a régua e esquadro e passam a simples linhas imaginárias, como a linha do último defesa, que determina o fora de jogo e que continua a ser a maior fonte de discussão, e a decisão de mais difícil acerto e de maior influência no desenrolar do jogo.

A linha é de uma riqueza vocabular ímpar no futebolês e, por isso, não se esgota à volta do xadrez geométrico do campo. Atinge ainda a própria geometria interna das equipas: a linha defensiva, a linha média e a linha avançada. Ou a dimensão táctica do jogo, com a defesa em linha, também ela desenhada em função de opção táctica relativa ao fora de jogo. Ou a própria constituição da equipa, também ela designada de linha. O treinador faz ou apresenta a linha. O jogador alinha na equipa.

Também aqui há, como sabemos, lugar à polémica. Raramente o treinador faz a linha em linha com o adepto. Nós, adeptos, que só vemos os jogadores ao domingo, chegada à hora da constituição da equipa, sabemos sempre muito mais sobre os jogadores do que o treinador que com eles trabalhou toda a semana. E é sempre evidente que a nossa linha é muito melhor do que a do treinador, uma verdade indiscutível que raramente consegue ser sujeita a prova!

Já quando se trata da linha do seleccionador nacional a coisa é ligeiramente diferente. Aí estamos em maior igualdade de circunstâncias! E por isso temos muito mais razão para achar que ele é uma besta

Como é, agora com a convocatória para o mundial da África do Sul, o caso. Nem é necessário questionar os convocados: Quem é aquele guarda-redes que ninguém conhece? Porque é que o Beto jogou todos os últimos jogos no FC Porto? Onde é que o Deco tem andado a jogar? Onde é que estão médios construtores de jogo para levar a bola aos avançados? Basta lembrarmo-nos da trapalhada de uma pré-convocatória com 50 nomes, que ninguém conseguiu entender para que serviu e que não serviu mesmo para nada. Da rábula da convocação de 24 em vez dos 23 da convocatória final, quando a FIFA permitia ainda convocar 30. Os mesmos 30 que, um ou dois dias depois, seriam encontrados com mais 6 convocados a título provisório, um dos quais nem sequer constava do primeiro grupo de 50! Confuso? É que é assim mesmo: uma confusão! Criada sem qualquer nexo por Carlos Queirós que, assim, perdeu – creio que definitivamente – a oportunidade de conquistar o apoio popular que nunca conseguiu fazer por merecer, e de que a própria selecção se ressente.

Ao fim da linha chegou o campeonato da I Liga. Com o Benfica a fazer finalmente a festa há muito anunciada e sucessivamente adiada. E que festa! Nunca visto!

Foi um campeonato com um justo vencedor e com um tão surpreendente quanto justo segundo classificado. Tão justo que é injusto que o treinador do Braga o tenha ofuscado com um discurso descabido, ultrapassado e sem sentido.

O evidente abuso do discurso à volta do castigo a Vandinho nota-se claramente por dois pormenores: a recuperação de Andres Madrid, que brilhou no lugar de Vandinho na última fase do campeonato quando, depois do regresso do FC Porto, onde estivera emprestado (!) na época anterior, estava completamente perdido no plantel; e a quebra de Hugo Viana, a estrela maior da primeira volta do campeonato que, na segunda, praticamente não jogou. Que seria dito se tivesse sido castigado como, de resto, me pareceu ter feito por merecer?

Foi um campeonato da confirmação de uma estrela: Di Maria. Mas de duas grandes revelações: Fábio Coentrão, transformado por Jesus num grande defesa esquerdo, e Falcao – que Pinto da Costa, como já fizera com o Álvaro Pereira, roubou ao Benfica – um grande ponta de lança mas, acima de tudo, um grande jogador de futebol! Capaz de alinhar em qualquer dos gigantes europeus!

 

 

publicado por Eduardo Louro às 08:00
endereço do post | comentar | favorito
|
14 comentários:
De Pedro Oliveira a 14 de Maio de 2010 às 10:59
Ontem escrevi isto no FB:
Depois de anunciados os 23+1 que vão ao campeonato do mundo, o ambiente em torno da selecção ficou tão gelado que hoje nevou na Serra da Estrela, na véspera inicio do estágio na Covilhã....
De Paulo Sousa a 15 de Maio de 2010 às 10:31
Queiroz como sempre, faz gosto em jogar desalinhado com a expectativas do país.
Gostei quando quando também o fez num célebre SCP-SCP 3-6.
De Anómico a 15 de Maio de 2010 às 15:28
O sonhador com a Selecção Manuel José também era mais alinhado como foi nos 7-1.
Mas este é burro demais...mas com orelhas pequenas. Bom..Bom..é ele a fazer contractos de tabalho.
De Eduardo Louro a 15 de Maio de 2010 às 17:39
Acabei de assistir (via TV) à final da Taça de Inglaterra, conquistada pelo Chelsea, a equipa que se tornou no maior "fornecedor" da selecção nacional. E o que vi? Vi um português - Ricardo Rocha - na equipa vencida, o Portsmouth, e nenhum entre os 14 utilizados pelo Chelsea. E entre os 18 convocados vi dois: Paulo Ferreira e Hilário. Bosingwa e Ricardo Carvalho lesionados estão fora. Mas Deco continua desaparecido em combate e só Queirós sabe do seu paradeiro...
Em campo, e a fazer o resultado através de um livre directo soberbo, Drogba. Se calhar a cnvocatória de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco é para dar informações ao seleccionador sobre como parar Drogba no primeiro jogo do mundial!
De Rafael Marcelino a 15 de Maio de 2010 às 19:31
Ora viva...falar de selecção está na moda..e consequentemente de Carlos Queirós.
Por outros lados diz-se;
Em Espanha, falam que pior que trocar Moutinho por Zé Castro, só mesmo trocar Cristiano Ronaldo por Nunes. Por cá, não somos só nós, os Sportinguistas. Braguistas, Portistas, Benfiquistas… enfim, Portugueses, todos estranham.
O Rui Patrício, que é a “promessa” do futuro, foi preterido a um tipo desconhecido, de 27 anos, sem lugar no Bochum e que em 9 jogos no Iraklis sofreu 7 golos… um Guarda Redes que nem com os pés sabe jogar. Também quanto a Quim diz (CQ)ser do presente e não um futuro.Parece que o Queiroz também prefere um tipo com o cabelo estranho, outro de bigode estranho e outro…. todo ele estranho, ao Carriço, que fez todos os escalões da selecção na Selecção e uma época bastante sólida no Sporting.
O Ruben Amorin, que joga em duas posições do meio campo e a defesa direito, sempre sem comprometer, também não teve lugar… vai o Miguel, que pouco defende, ataca cada vez pior e a única habilidade que tem é a pontaria para acertar nos peões e o coleccionismo de processos disciplinares. Vai também o Paulo Ferreira, com 31 anos, suplente do Chelsea, interveniente em vários golos sofridos pela selecção, como por exemplo, frente à Alemanha. O Deco, que não faz 90 minutos seguidos desde 2007, vai ser o único Médio organizador digno desse nome. Para o substituir, vai tentar adaptar-se um Danny, que é extremo ou um Simão, que é outro extremo… Talvez até Tiago, o Bidón de Ouro Italiano, trinco, que foi para o Atlético de Madrid coxo, esteve lesionado meia época e apareceu agora para fazer a ultima meia dúzia.e justificar a chamada. Nada de Moutinho e Carlos Martins….

Resumindo e baralhando. Levamos centrais para fazer de trincos. Trincos para fazer de médios. E extremos para fazer de organizadores. Para alem disso, levamos o Pepe, pois segundo parece, existe um centro de fisioterapia muito bom em Cape Town que lhe vai dar ritmo de jogo em 6 horas.

Mas uma coisa é certa e da qual eu tenho a certeza, se alguma coisa correr mal o ENORME C. Ronaldo a que vai pagar a factura enquanto o CQ vai continuar na Selecção.
Por mim e como sugestão era despedi-lo como a Africa do Sul lhe fez ao CQ e alugar o BIG Mourinho ao INTER M. a ver se fazia-mos uma boa figura.
De Rafael Marcelino a 15 de Maio de 2010 às 20:02
Tenho alguma dificuldade em perceber a justeza do Campião uma vez o S.C.Braga liderou 20- das 30-Jornadas perdendo-a com os famosos castigos e depois de ter fechado as inscrições do jogadores na Liga.
Fazemos de conta que nem foi de propósito ao anunciar os castigos pós-data.
Foi uma vitória (Final) adiada jornada após jornada como se estivesse escrito desde a primeira que o Campeão era ou tinha de ser um tal clube.
Mas é e foi tudo limpinho. Admiro-me muito é a impresa tão caladinha com o caso Karlec em ter jogado em 3-clubes. Ai..se fosse ao contrário...
Por outro lado o Jogadores Falcão (excelente) e Alvaro Pereira nem sei se foram roubados pelo FCP-de PC ao SLB ou se foram roubados ao Jornal A Bola.
Casos destes tenho a certeza que este ano vai haver mais.
De Eduardo Louro a 17 de Maio de 2010 às 14:40
Sr Rafael,

No seu primeiro comentário, sobre a convocatória para a selecção, vejo um análise crítica objectiva e com aderência à realidade, não especulativa. Neste seu segundo comentário estou a ver o Estádio de Alvalade eufórico, a festejar os golos do Porto e a gritar por Domingos Paciência enquanto os seus jogadores, lá em baixo no relvado, perdiam o jogo com a Naval... Mas era cá uma festa!
De Rafael Marcelino a 17 de Maio de 2010 às 20:07
Eu também não gostei nada dessa festa.Podiam-na ter guardado para o Tunel, assim ninguém via ou ouvia. Mas deve de ter sido por terem escapado a uma humilhação grande de um 6º lugar como aconteceu noutras paragens da 2º circular em 2000/2001. Digo eu...
De Marco a 17 de Maio de 2010 às 22:18

O primeiro comentário do Sr. Rafael é sem dúvida um comentário correcto, lúcido , eu diria que até poderia ter acrescentado mais alguns pontos.

Já o segundo ... será que a análise lúcida do primeiro comentário teve alguma coisa a ver com a distância de 28 ponto do primeiro? Tamanha distância não lhe permite ver com clareza tamanha justiça no campeão.

A conversa do túnel já cheira mal e cheira também a pouco honesta:

Pontos concretos: F.C.Porto ganhou mais pontos sem Hulk do que com Hulk .
Primeiro jogador, arrisco-me a dizer, em todo o mundo que agride um Segurança, um adepto, um espectador, um ser humano, chamem-lhe o que quiserem e apanha 3 jogos de suspensão (e não tem pelo menos um processo civil), mais toda a gente viu o que se passou no túnel , pelo que não há dúvidas. (Nem falo na imoralidade que é o F.C.Porto em falar em túneis .</a>
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<BR>O primeiro comentário do Sr. Rafael é sem dúvida um comentário correcto, lúcido , eu diria que até poderia ter acrescentado mais alguns pontos. <BR><BR>Já o segundo ... será que a análise lúcida do primeiro comentário teve alguma coisa a ver com a distância de 28 ponto do primeiro? Tamanha distância não lhe permite ver com clareza tamanha justiça no campeão. <BR><BR>A conversa do túnel já cheira mal e cheira também a pouco honesta: <BR><BR>Pontos concretos: F.C.Porto ganhou mais pontos sem Hulk do que com Hulk . <BR>Primeiro jogador, arrisco-me a dizer, em todo o mundo que agride um Segurança, um adepto, um espectador, um ser humano, chamem-lhe o que quiserem e apanha 3 jogos de suspensão (e não tem pelo menos um processo civil), mais toda a gente viu o que se passou no túnel , pelo que não há dúvidas. (Nem falo na imoralidade que é o F.C.Porto em falar em túneis .</A> <BR><BR class=incorrect <a name="incorrect">Tunel</A> de Braga, mais uma vez toda a gente viu o que se passou, Di Maria provocou o banco do Braga, deveria ter sido expulso por ter cuspido em direcção ao banco, depois, Ney , Mossoró, Vandinho , Leone , agrediram vários jogadores do Benfica e treinadores, as imagens mais uma vez falam por si, pelo que o único jogador a ser castigado foi Cardoso, o único a nem mexer uma palha, mais uma vez as imagens a provar. <BR><BR>Timing da suspensão de Vandinho ? Ridículo , deveria ter sido suspenso logo, mas justamente suspenso. <BR><BR>E nem preciso de falar da forma como o Braga ganhou ao Maritimo , ao Guimarães, ao Paços de Ferreira ..... temos de ser sérios .. reduzir a vitória do Benfica neste campeonato a dois casos de túneis .</A> tão claros como as imagens e no mínimo injusto ... <BR><BR>Tal como seria dizer que no ano em que o Sporting foi Campeão com a dupla Jardel JVPinto a arrasar defesas, independentemente dos 20 golos de penalti de Jardel, muitos deles bem sabemos como, foi injusta... não foi ... nem por sombras ... <BR><BR>
De Rafael Marcelino a 17 de Maio de 2010 às 23:16
Por acaso o Vandinho ( e os outros)foi castigado e informado depois de acabar as inscrições na Liga. Deve ter sido por azar ou outros valores se levantam.
O relatório dizia:Vandinho por tentativa de agressão o que nada é ou diz Agressão.
Realmente eu NUNCA vi qualquer imagem a mostar Agressão. Imaginem se agredice...
Mas quem quer dizer que viu, diz.
É por isso que eu nunca acredito nas imagens da nova tecnologia ser implatadas no Futebol.
Outro deu uma afoga para todo o Mundo ver a um Arb Auxiliar e deu multa de 1500-euros.
Talvez eu veja isto com olhos verdes e daí falhar em cheio na objectiva.
De Anómico a 17 de Maio de 2010 às 23:28
A Benfica TV a que é legal. Tudo isto com declarações de guerra que envergonham a Nação Benfiquista eo desporto em Portugal pelo Sr.Dr. Antonio Pragal Colaço.
Assim perecebe-se melhor o que anda a ser feito nos tuneis.
Depois os outros a que são malfeitores.
De Rafael Marcelino a 17 de Maio de 2010 às 23:58
Um senhor esse tal Colaço.
http://www.publico.pt/Local/familias-de-vitimas-mortais-de-cheias-em-belas-acusam-advogado-de-abandonar-processo-sem-aviso_1425179
De Marco a 18 de Maio de 2010 às 11:23

Sr. Rafael,

A visão verde que tem das coisas não lhe está a permitir ser objectivo ...

A pergunta que se impõe é a seguinte: foi ou não foi o Benfica um justissimo campeão...

Tudo o resto são desculpas ....
De Rafael Marcelino a 18 de Maio de 2010 às 20:47
Caro Marco

Desculpe mas nem me tinha apercebido dessa tal pergunta estar em cima da mesa que como diz... se impõe. Mas deve de ter sido talvez pelo olhar esverdeado.É bem diferente do avermelhado. Mas digo-lhe que sempre que se encontra um campeão é porque correu para ser justo.
Devia ser bonito se aqui disse-se que entendia não ser justo..devia devia.
Limpinho como é apanágio do SLB, porque apenas e só os outros a que são corruptos ou menos sérios etc.
Precisa-se de MUITA verdade, mas calculo que vai continuar mais do mesmo.
Portugal é um paraíso Ceciliano.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.connosco à mesa

Os nossos convidados

Dr. Miguel Horta e Costa

Eng. Cláudio de Jesus

Dr. Saúl António Gomes

Dra. Isabel Damasceno 

Prof. Júlio Pedrosa 

Cor. Valente dos Santos

 

Os nossos leitores

Ana Rita Sousa

Carlos Sintra

 

O nosso email

 

Siga-nos 

 

.podcast


Curvas do Livramento

oiça os nossos debates

Ed. Zero

Edição 1 - 04/Jun/009

Ed. 1.1 Europeias

Ed. 1.2 Autárquicas

Ed. 1.3 Casamentos Gay

Edição 2 - 30/Jun/009

com Clarisse Louro

Ed. 2.1 Pós Europeias

Ed. 2.2 Legislativas

Ed. 2.3 Autárquicas

Ed. 2.4 PMós 2º Clarisse Louro

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.Últimos Comentários

Special thanks to MrCosmos
The Feedburner expert

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.Quiosque

diários

semanários
  regionais
 
   

.Filme recomendado

 

 

Trailer

 

 

 

.Leitura em curso


A Revolução dos Cravos de Sangue

de Gerard de Villiers

Estamos em Portugal, no rescaldo do 25 de Abril, e Lisboa é um tabuleiro de xadrez onde CIA e KGB jogam uma partida mortal. Os serviços secretos americanos, desesperados por apenas terem sabido do golpe de Estado através dos jornais, esforçam-se para impedir que Portugal caia nas mãos do comunismo. Do outro lado, a KGB tem em mente um plano diabólico e põe em campo os seus melhores agentes. É então que um golpe de teatro promete desequilibrar esta guerra fria. Natália Grifanov, mulher de um poderoso coronel da KGB, está disposta a passar para o Ocidente e a relatar todos os segredos que sabe. Para organizar essa deserção a CIA escolhe o seu melhor agente: Malko Linge. Mas nem ele conseguirá levar a cabo esta missão sem evitar danos colaterais. E é então que, nas ruelas de Alfama e nos palácios da Lapa, entre traições e assassinatos, a Revolução dos Cravos mostra a sua outra face.

E, acredite, não é bonita!

Um thriller soberbo e original, passado no pós 25 de Abril de 1974.


Saida de Emergência

.Contador de visitas

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds