Sábado, 28 de Fevereiro de 2009
Na sequência da greve marcada pelos professores das AEC's (Actividades de Enriquecimento Curricular) do nosso concelho, alguns pais receberam esta informação.

Clique para ampliar
Tenho acompanhado o assunto com a confortável distância de quem não tem filhos nas AEC's, mas de facto o assunto está a chegar ao pouco racional.
As queixas dos professores relativamente aos atrasos de pagamento por parte da empresa Ludicoideias, prestadora do serviço contratada pela Câmara, não terminam.
A Câmara cumpre o seu papel pagando a tempo e horas. As justificações que apresenta para não denunciar o contrato com a empresa, dão a entender que o dia-a-dia deste serviço não é acompanhado.
- Será que as obrigações da Câmara terminam passando um cheque?
- Não existe um caderno de encargos que obriga ao cumprimento por parte da empresa das suas obrigações pedagógicas?
- Quem é que deve salvaguardar o seu cumprimento?
- Já nem falo de eventuais falhas para com o fisco por parte da empresa, estando ainda assim a Câmara a proceder aos pagamentos, pois isso são questões legais que me ultrapassam.
- Até que ponto deverá chegar a situação para que a Câmara tome uma atitude?
Obrigada Paulo pela ajuda ( para não ser sempre eu )a queixar-me, mas deixe acrescentar mais estes pontos: segundo o nosso Primeiro Ministro/ Secretário Geral do PS, registou-se na educação a maior refomra de sempre; uma delas foi a iclusão no primeiro ciclo das AEC's . Aqui está o resultado : crianças sem AEC's, Pais aflitos, professores sem vencimento.
Esta poderia ser uma das grandes bandeiras nacionais do PSD a nível nacional e também a nível local: alterar completamente este cenário contratando directamente os professores e eliminar de vez este monstro com três cabeças que se instalou em particular neste Concelho ou seja : pagamento, pela Câmara, contratação e projecto a cargo de outra entidade, supervisão pedagógica a cargo de outra . Is to não faz qualquer sentido.
Volto a insitir: estes professores têm família, trabalharm , devem receber o seu vencimento.
De Agostinho Pereira a 28 de Fevereiro de 2009 às 23:20
http://www.cincup.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5450&Itemid=103
Mais uma vez o Vereador "lava dali as mãos". Não tem nada a ver com isto. Até parece que foram os pais que excluiram a ADP do concurso em favor desta Empresa...
A Câmara nã sabia antecipadamente dos salários em atraso? Não era justo quando foi efectuado o ultimo pagamento tentar salvaguardar os interesses dos desprotegidos professores?
E o que vai fazer a Câmara daqui em diante? Continuar a fazer como pilatos?
Não há aulas porque a Empresa não paga aos professores e estes naturalmente não querem nem podem trabalhar de borla... E os alunos? Não é responsabilidade do Municipio? E os Pais, muitos deles já com empregos precários, como vão fazer com as crianças? Não é responsabilidade do Municipio preocupare-se?
Julgo que este fado vai durar até final do ano lectivo.
Acredito também que no próximo ano lectivo, com este executivo, se esta empresa voltar a concorrer volta a ganhar!!
E O POVO CONTINUARÁ SERENO.
De AL a 1 de Março de 2009 às 11:00
Só acontece porque o vereador Neves é amississimo do dono da Ludicoideias.....................
Aliás, quem o diz é uma das coordenadoras da empresa, para os professores não dizerem mal de um senhor Albuquerque..............
Até quando sr.Rui Neves isto vai durar???????????
Se o vereador não consegue fazer nada de jeito na Cultura, no Desporto, na Acçaõ Social, na Educação,...............chega, vai embora!!!!!!!!!
Sinceramente , espero que estes desabafos sejam lidos por quem de direito neste Concelho.
Estes desabafos não servem como documentos oficiais neste processo, paralelamente devem ser entregues a outra entidades e responsáveis pela monitorização deste processo. Como já escrevi noutro comentário; desabafar aqui é bom mas não chega. Entreguem oficialmente, em correio com aviso de recepção, todas as queixas aqui apresentadas: a cada elemento do Conselho Pedagógico ao Presidente do Conselho Geral Transitório, ao Conselho Municipal da Educação e aos Coordenadores das AEC's ( 3) na EB2 dr Manuel de Oliveira Perpétua. Todos em conjunto teremos de encontrar uma solução rápida para este problema as crianças merecem!
De Jorge a 1 de Março de 2009 às 16:25
Testemunhado por fonte que me merece toda a confiança... Um amigo, de um concelho aqui bem perto, que há tempos se candidatou a trabalhar para a Lúdicoideias na área de Inglês foi chamado para dar... Música. Uns dias depois de se ter iniciado nessa actividade, convocaram-no para substituir um colega em Educação Física... Perante a sua estranheza e o seu pedido de orientações as respostas foram extraordinárias: "Ó pá, deixa-te disso! Só tens que guardar os putos, mantê-los ocupados!... Então, e não há programas a seguir, materiais para utilizar com os miúdos? Não, basta fazer qualquer coisa durante aquele tempo em que estiveres com eles... não te rales!"
Só mais um pormenor: esse meu amigo sabia da parte da manhã que teria de ir dar Música ou Educação Física à turma X na escola Y... A quem as nossas crianças estão confiadas! Valha-nos Deus que parece que ninguém de direito parece querer pôr mão nisto. Entretanto, a nossa Ministra promete, lá para Cascais, manter vivo o sonho de uma escola do 1º Ciclo de qualidade, como se bastassem mais meios, mais projectores, mais quadros interactivos para o sucesso e a qualidade aumentarem... E o nosso primeiro também se gaba de ter mudado completamente a escola primária nestes 4 anos. Sim, não sei é se foi para melhor! Daqui a uns anos veremos que adolescentes e jovens teremos!
Só não percebo como o Vereador e Executuvo que o acompanha só deu por este facto agora ao terminar um mandato de 4 anos.!! Por onde andaram? Os relatórios entregues á Câmara não indicam os constrangimentos e falhas deste processo? Ou servem apenas para cumprir a agenda?
Comentar post