Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

CASA VELÓRIO - O ÚLTIMO DEVANEIO

Afinal a CASA VELÓRIO DE PORTO DE MÓS vai ter nova localização, aprovada na última Reunião de Câmara SEM votos contra.

Será construida na Praça Arménio Marques!

Exactamente a Praça onde recentemente foram gastos algumas centenas de milhares de euros em obras de requalificação apoiadas no âmbito do Urbcom e com o objectivo de animar aquela zona de comércio tradicional (Depois da inauguração já ali decorreram diversas iniciativas).

A Casa Mortuária será construida nesta Praça junto ao Mercado Municipal e de frente para o Cine Teatro de Porto de Mós.

 

LOCALIZAÇÃO MAGNIFICA!!

É PIOR A EMENDA QUE O SONETO!

 

Depois de tantas "certezas", tantas decisões "dificeis"...

Passados mais de dois anos a utilizar uma Casa Velório miserávelmente provisória;

depois do compromisso do Presidente que uma nova Casa Velório iria dar lugar à anterior com a maior brevidade...

depois de, perante a Comunicação Social ter dado o assunto da sua localização por encerrado...

eis que caiu a máscara a Salgueiro e a todos os que o acompanham.

Esta é mais uma decisão sem sentido, tomada às escondidas, por politicos sem palavra!

E os Portomosenses, conformados lá vão encolhendo os ombros, havendo alguns mais informados satisfeitos porque dizem que o projecto até é bonito...

Pronto e assim se decide mais uma vez em cima do joelho o futuro da vila de Porto de Mós. Esta é uma obra que pela sua natureza irá condicionar qualquer opção de utilização futura do actual Mercado Municipal, irá continuar a colidir com a actividade deste espaço e agora também com a hipotética animação das Avenidas de santo antónio e sá carneiro, há algum tempo eleitas pela Câmara, como as mais importantes da vila para revitalização e dinamização do comércio tradicional.

A tudo isto Salgueiro chama estratégia, planeamento, cumprir com a palavra e honrar um compromisso com os Portomosenses.

A tudo isto eu chamo ENGANAR os Portomosenses.

 

Há cerca de um ano estes Senhores andaram a entreter-nos com reuniões em que participaram Presidentes de Junta, Comissões da Igreja, etc. tudo isto devido à necessidade de ser tomada a decisão sobre a localização da Casa Velório de Porto de Mós.

PARA QUÊ?

Apenas para dizerem como disseram na Assembleia Municipal que estavam a promover o DIÁLOGO para ouvir a opinião dos representantes do Povo?

De que serviu?

Algùém sugeriu o local agora escolhido?

Esta localização foi debatida na Assembleia Municipal?

Os comerciantes foram consultados?

A "festa" diária dos alunos da Escola Secundária à espera dos autocarros vai para outro local?

 

Como se não bastasse Salgueiro fez juras à comunicação social que

"...depois de ponderadas várias opções, decidiram pelo morro de Santo António...

...Salgueiro declarou que o que o seu dever é decidir e que, para si, este era um assunto encerrado"

regiao de leiria

 

E ainda aqui  e aqui

 

E para o Jornal "O Portomosense" em Junho de 2008 este assunto estava também encerrado;

A "novela" da casa velório

"Em Abril águas mil". O ditado bem pode aplicar-se à escolha da localização da nova casa velório de Porto de Mós. Foi preciso "correr muita água", vários avanços e recuos para se chegar à confirmação da escolha do Morro de Santo António, em Junho.
Jornal o Portomosense

 

Como já referi no vilaforte, pela sua natureza e necessidade de recato a Casa Velório deverá ser construida numa zona apropriada e nunca, mas nunca poderá ser um implante numa zona com caracteristicas antagónicas.

Afinal esta é uma obra que se pretende para várias décadas, por isso deverá ser construida nessa perspectiva e não, como está a acontecer, num local onde apenas a inexistência de custos com o terreno será argumento para esta tomada de decisão.

 

Provavelmente agora Salgueiro vai dizer que nunca disse o que disse à Comunicação Social, provavelmente Salgueiro e seus comparsas vão fazer juras que esta é a ultima oportunidade para Porto de Mós ter uma casa velório;

porque não há outro sitio, porque o projecto que custou uns milhares de euros não cabe no morro de Santo António, ou outra conversa fiada qualquer... e os Portomosenses, "anestesiados" de tanta lenga lenga lá se vão conformando à espera que isto passe.

 Até quando?

publicado por Jorge Vala às 00:04
endereço do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Jorge a 27 de Abril de 2009 às 00:27
Isto é mentira de 1 de Abril, Jorge? É que só pode!
De Rafael Marcelino a 27 de Abril de 2009 às 04:05
A ser verdade é de muito mau gosto o local. Fica numa zona urbana-comercial, da melhor posicionada na Vila em todos os sentidos.
Penso que deveria ficar um pouco mais ao lado do Centro-Vila e ainda com um projecto que inclui-se a possibilidade de um aproveitamento de exploração comercial para suporte da mesma . Exemplos escritórios de serviços administrativos em andar superior, floristas e agência de Serviços Funerários de onde se poderiam retirar dividendos de rendas-para custos.
Isto era pensar Grande...penso eu. Mas como existem tantos carolas aí nesssa comarca de alta qualidade...acho que dentro de dias o plenário da Pastelaria vai dar o veredito final e tudo vai ficar contente.
Como fizeram UMA, agora vai outra e como não há duas sem três, irão fazer outra depois justificando que é para alargar a zona do Mercado (Desculpas).
Não se admirem muito que o JUNCAL tem uma bem exemplar...quando um dia tiverem as crianças da Catequese em cima ou em recreio atràs da Igreja (Vergonha) com um Velório vai ser bonito também.
Na altura das Festas de S. Miguel então melhor ainda. Que Tristeza de cabeças (pensadoras).
Já agora quando fala no projecto em que se calhar não cabe no Morro de Sto. António, não se admire muito que a Obra de ex.-Casa do Povo do Juncal aconteceu o mesmo. Fizeram um projecto que não cabia no espaço que dispunha o terreno. É Gente INTELIGENTE. Eu fico parvo.
De Irene Pereira a 27 de Abril de 2009 às 08:50
O Jorge sublinhou o SEM votos contra... Não houve votos contra, houve três abstenções do vereadores do PSD. E porquê?
Os Vereadores do PSD participaram em várias reuniões a propósito da Casa Mortuária, com comissões fabriqueiras, com população, empenharam-se no estudo de locais alternativos. Sempre foram contra a localização da Casa Mortuária junto à Santa Casa da Misericórdia e isso foi manisfestado em actas, nos jornais.
Na última reunião de câmara fomos surpreendidos com a apresentação de um projecto de arquitectura para a Casa Mortuária para um local inteiramente novo e inesperado.
Perante o inaudito da situação de ter andado meio Porto de Mós a discutir a localização ideial e de o Executivo Socialista ter defendido sempre como óptima a solução acima referenciada, perante a palhaçada que sentimos ter sido todo este processo, solicitámos qie fosse retirado este assunto da reunião, para que o pudessemos estudar melhor.
Perante a recusa do Executivo Socialista decidiram os Vereadores do PSD, mal ou bem, ali na hora, que não podiam votar a favor ou contra um projecto que pura e simplesmente desconheciam, bem como as suas vantagens e desvantagens.
De Pedro Oliveira a 27 de Abril de 2009 às 09:37
Caro Jorge Vala, ao fazer menção ao teu texto pela twitlândia, fiz uma "piquena " alteração ao título: Casa Velório em Porto de Mós- Último(?) devaneio de João Salgueiro

É que provavelmente ainda não vamos ficar por aqui.
Só poder ser para gozar com os Portomosenses.Só pode.Lamentável
De Paulo Sousa a 27 de Abril de 2009 às 10:55
Não me manifesto a favor ou contra esta ou aquela solução, sublinho apenas o eterno zigezag deste executivo. Todas as possibilidades em que já tropeçaram, foram apresentadas como resultado de muitas ponderação e, como tal,definitivas.
Logo depois, o que era verdade passa ser mentira, quem criticava é porque não tinha aceite a vitória deles, e de repente voltam a mudar de opinião.
Qual será a próxima localização?
De Anómico a 27 de Abril de 2009 às 13:21
Com esta solução do executivo conseguem ter mercado em cima e animação em baixo na praça.

Estes gajos são mesmo bons.

Mas quem disser mal, leva .. isso leva.

Portanto Sr. Jorge, se ainda tens alguns "depositos" no teu banco, prepare se para ter menos ainda...ou então "lixam-te " noutro lado .. isso podes ter a certeza..

Bobi e tareco andam mais assanhados que nunca.

È O PIOR EXECUTIVO QUE TEMOS DESDE O 25 DE ABRIL.

PS indignado e frustado .. este não é o meu PS.
De Rua Direita a 27 de Abril de 2009 às 17:13
O PSD absteve-se porque foi apanhado de surpresa?Então mas não têm opinião sobre a melhor localização,pelo menos nos escritos de sua eminência Júlio Vieira parece que sim.Se têm opinião qualquer sugestão em contrário a essa só pode merecer o chumbo do PSD,ou estarei errado?Vá lá perceber-se este PSD.
Gostei le ler o mandatário do PSD ás eleições autárquicas a dizer no fórum que não era vira casacas ,mas o homem do fraque, quem é que lhe deve alguma coisa?Era interessante saber.
Ai PSD,PSD do que é que estás á espera?
De anonimo socialista a 27 de Abril de 2009 às 17:34
Até quando as pessoas aceitam este despudor,irresponsabilidade, falta de seriedade'
Como se manda fazer um projecto,depois de tantas reuniões para decidir bem com as pessoas,juntas,etc e agora sai mais um coelho da cartola?
Porto de Mós não reage?
O espaço de lazer e vitalidade urbana, para apoio ao comercio, como se compatibilizam com a casa velório?
Cada vez mais se atrofia o espaço de descargas do mercado. Como descarregar as camionetas?
E à 6ªfeira sai o funeral ao som da cassete pirata?
Ou será que se vão calar os feirantes?
Pobreza de decisores, mas a indiferença das pessoas ainda mais aborrece.
Assim se vão gastando os dinheiros públicos.
De Puck a 27 de Abril de 2009 às 17:58
Vocês não têm visão de futuro.
A animação da praça vai ser maior, em homenagem ao Arménio.
Não era o Arménio Marques o homem do teatro, das marchas, da música?
Salgueiro vai modernizar os funerais.
Vai fazer como em Nova Orleãns, no Estados Unidos.
Contrata uma banda de jazz/soul music com aqueles musicos e bailarinos negros para acompanhar os funerais e dessa forma,faz animação musical e anima o comércio. Brilhante.
O cartaz do Vital Moreira que está em frente diz: SOMOS EUROPEUS.
O Salgueiro manda pôr um cartaz que dirá:SOMOS AFRO-AMERICANOS.
E depois os dois, mandam pôr outro cartaz que dirá:
FOMOS OS DOIS A FÁTIMA.
Um foi da direita para a esquerda.
O outro veio da esquerda para a direita.
Vão os dois juntos sem vergonha.
Digam lá que as vendas dos comerciantes da zona não vão aumentar???
De Antonio Pires a 28 de Abril de 2009 às 00:48
Será possível que o executivo camarário ainda não percebeu que a casa velório não deve ser localizado em volta do mercado? O PSD apresentou alternativas, pelo que me é dado a perceber os seus vereadores foram apanhados de surpresa com esta alteração. No entanto, esta alteração é sinal que a maioria PS também não concordava com o que estava a propor mas como não sabe ouvir as propostas da oposição, demorou a dar o braço a torcer. No entanto, nenhuma das propostas que a oposição PSD apresentou lhe serviram. Parece que a única hipótese de não ser feita junto ao mercado, é o PSD vir assumir publicamente que aquela é a melhor localização. Talvez assim o eles ainda mudem de localização, contrariando a proposta da oposição.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds