Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Desculpa André! - #1

 

Ontem, 35 anos e 2 dias depois do 25 de Abril, fui objecto de um julgamento Político, na sala de aulas do meu filho mais novo, que tem 7 anos e anda(va) na Escola Primária do Juncal. Logo agora que eu estava de saída da política, querem atrasá-la.
 
Primeiro vamos aos factos, a semana passada fomos convocados para uma reunião na segunda-feira. A minha esposa é(era) Presidente da Associação de Pais da Escola para além de membro da Assembleia Municipal de Porto de Mós, eleita pelo Partido Socialista, foi a 2ª da lista, logo a seguir ao Fernando Amado. Nunca houve entre nós, um problema pelo facto de sermos membros da Assembleia Municipal de Porto de Mós, por partidos diferentes.
 
Apesar desta proximidade e apesar de ter questionado o Vereador da Educação, na sexta-feira passada, do conteúdo da reunião, apesar da proximidade com a Directora da Escola Primária, nem eu nem a minha mulher sabia do assunto da reunião.
 
Na reunião, estavam presentes na mesa, 1 professor das AEC, 1 professora representante do Agrupamento, a Professora da turma do meu filho, a Directora da Escola, o Vereador da Educação e imaginem 2 Policias.
 
O assunto gravíssimo, que motivou esta reunião, foi o facto de 3 crianças, numa aula de Música das AEC, terem despido as camisolas e corrido à volta de uma menina.
 
Por este facto gravíssimo, segundo a Directora da Escola, a primeira atitude foi escrever um Relatório para a Policia de Escola, que os aconselhou a não escrever o dito relatório, pois implicava investigação, ministério público e tribunais, com os pais das crianças.
 
As 3 crianças, eram o A, o B e o André (meu filho), como reacção à tristeza de ver o seu filho na lista, uma mãe sorriu nervosamente. Ao que a toda poderosa directora da Escola, em cima de toda a sua autoridade, que não impõe em nenhuma situação, repreendeu a mãe:
- Não se esteja a rir que o assunto é muito sério!
Dois minutos depois a mãe da criança, com problemas de saúde, caiu na sala sem sentidos. A reacção da directora da Escola foi sorrir, acredito, que também nervosa, mas não resisti:
 - A senhora está-se a rir de quê?

 

(continua)

estou: na Idade Média
publicado por Luis Malho às 00:50
endereço do post | comentar | favorito
73 comentários:
De Irene Pereira a 29 de Abril de 2009 às 19:35
Só quero acrescentar aqui uma coisa... Dou aulas há 20 anos, interrompidos pelos 4 anos que estive na câmara.
Ao longo destes anos passaram por mim muitas turmas, muitos alunos, passei por várias escolas. Assisti a problemas disciplinares de maior ou menor gravidade.
Há turmas dificeis que requerem dos professores, dos pais e dos auxiliares muito mais empenho. Há professores excelentes em termos pedagógicos mas que têm muita dificuldade em se impôr, em fazer cumprir regras e depois as aulas são uma rebaldaria.
A turma das crianças em causa pode ser dificil, há tantas!!!! Agora senhor anónimo parece-lhe que se justifica chamar a polícia??????????? Nunca vi coisa igual! A poliícia por onde tenho passado chama-se para coisas graves, roubos, agressões, etc...
E neste caso a polícia até parece que teve algum bom senso porque a senhora professora valha-lhe Deus...Se tivesse algumas turmas de rapaziada que já me passaram pelas aulas só de cor po de intervenção!!!!!!!!
Hja bom senso, pelo amor de Deus!
De Outro Anónimo a 29 de Abril de 2009 às 21:34
Lá está. É aí que quero chegar quando falo em veracidade completa e não meias palavras. Polícia será sempre um termo demasiadamente forte em comparação com "Escola Segura".
Porque foi a Escola Segura que foi chamada.
E não considero isso um exagero. Muito pelo contrário. Pareceu-me bastante correcto e uma atitude de bom senso.
De Telma Sousa a 29 de Abril de 2009 às 23:53
Caro Otalivio Anastácio ou (sabe não me soou bem dizer Caro Outro Anónimo),

Pode dizer-me qual foi a acção pedagógica da Escola Segura (como diz e muito bem)? Quais foram as soluções e estratégias encontradas pelos professores, pais e Agentes da Escola Segura que saíram dessa reunião para que o mau comportamento das crianças diminua? Foi isso que discutiram na reunião?
Pelos vistos sabe bem que a função da Escola Segura é " Neste âmbito, o Programa Escola Segura contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem – no caminho para a escola, nos seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas. Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios.".
Por isso, responda-me é isto que se põe em prática quando se chantageiam os alunos, se usam ameaças, ou quando se usa o estalo como meio de "restabelecer a ordem"?

Repare, não estou em momento algum a legitimar a indisciplina e falta de educação! Pelo contrário! Mas eles são crianças por isso precisam que sejam os adultos a encontrar soluções de compromisso de todas as partes para que possam crescer melhor, mais felizes e futuros adultos responsáveis e educados. Ah e que não tenham receio de dar a cara pelas suas verdades, ainda que possam não ser verdades absolutas e inquestionáveis.

De Irene Pereira a 30 de Abril de 2009 às 01:11
A Escola Segura é a GNR ou PSP e costumam andar fardadas... Mas que medo de laguns nomes...
De Anómico a 29 de Abril de 2009 às 22:28
Já ouviu falar de Escola Segura? Consegue enumerar algumas das suas muitas funções?
É que essa coisa de se dizer que estiveram 2 polícias na reunião sempre dá mais impacto mas, de facto só serve para os ignorantes ou para aqueles que querem fazer dos outros parvos.
Mais uma vez o partido político fala mais alto do que a voz da razão.
A Srª que já foi vereadora da Educação e se é uma professora responsável, deveria ser a primeira a isentar-se de opinião enquanto não apurasse da veracidade dos factos.
Porque não fala com outras pessoas que estiveram na referida reunião?
Eu estive lá e fiquei deveras espantado quando li as palavras do pai do André que começou logo por aqui referir que foi "objecto de um julgamento político". Parece que o Sr. sofre da fobia da perseguição política. Isso é de quem tem o Ego muito elevado!
Mas quem é que lhe reconhece competências políticas para estar preocupado em derrubá-lo?
Por aquilo que tenho lido no Portomosense relativamente às Assembleias de Câmara, já tinha dado conta que o Sr. tem tido muitas dificuldades em dirigi-la; mas agora mais do que nunca percebo de que tipo de pessoa se trata.
E a senhora Irene não fale sem saber, porque já todos sabemos que a mentira é uma arma de alguns políticos.
De Pedro Oliveira a 29 de Abril de 2009 às 22:41
Peço,humildemente desculpa mais uma vez ,mas se em vez de estar tão incomodada com as palvras aqui descritas pelo Luís, se está tão atenta ao desempenho do Luís como Presidente da Am e faz juízos de valor sobre isso, porque é que tem problemas em assumir a sua identificação e dizer-nos claramente:
1- o que motivou aquela reunião com todos os pais da turma
2- porque foi convovado o Sr. Vereador
3- leia bem o pormenor, porque foi convocada a escola segura
4- É ou não verdade que foi reconhecido que aqueles 3 menisno se portam muito bem nas aulas menos nas AEc's
tenho mais dúvidas,mas por agora estes esclarecimentos já me chegavam.até porque amanhã também é dia....

Isso sim era porreiro,pá,permita.me a expressão, o resto desculpe ,mas só está a contribuir para o aumento de notoriedade deste blog,confundir as pessoas e confesse lá, não é bem o seu objectivo pis não?
Obrigado e peço desculpa se fui um pouco ousado de mais nas minhas palavras.

mas também comprrendo que queira esperar por mais amnahã e que chegue por hoje

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.connosco à mesa

Os nossos convidados

Dr. Miguel Horta e Costa

Eng. Cláudio de Jesus

Dr. Saúl António Gomes

Dra. Isabel Damasceno 

Prof. Júlio Pedrosa 

Cor. Valente dos Santos

 

Os nossos leitores

Ana Rita Sousa

Carlos Sintra

 

O nosso email

 

Siga-nos 

 

.podcast


Curvas do Livramento

oiça os nossos debates

Ed. Zero

Edição 1 - 04/Jun/009

Ed. 1.1 Europeias

Ed. 1.2 Autárquicas

Ed. 1.3 Casamentos Gay

Edição 2 - 30/Jun/009

com Clarisse Louro

Ed. 2.1 Pós Europeias

Ed. 2.2 Legislativas

Ed. 2.3 Autárquicas

Ed. 2.4 PMós 2º Clarisse Louro

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.Últimos Comentários

Special thanks to MrCosmos
The Feedburner expert

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.Quiosque

diários

semanários
  regionais
 
   

.Filme recomendado

 

 

Trailer

 

 

 

.Leitura em curso


A Revolução dos Cravos de Sangue

de Gerard de Villiers

Estamos em Portugal, no rescaldo do 25 de Abril, e Lisboa é um tabuleiro de xadrez onde CIA e KGB jogam uma partida mortal. Os serviços secretos americanos, desesperados por apenas terem sabido do golpe de Estado através dos jornais, esforçam-se para impedir que Portugal caia nas mãos do comunismo. Do outro lado, a KGB tem em mente um plano diabólico e põe em campo os seus melhores agentes. É então que um golpe de teatro promete desequilibrar esta guerra fria. Natália Grifanov, mulher de um poderoso coronel da KGB, está disposta a passar para o Ocidente e a relatar todos os segredos que sabe. Para organizar essa deserção a CIA escolhe o seu melhor agente: Malko Linge. Mas nem ele conseguirá levar a cabo esta missão sem evitar danos colaterais. E é então que, nas ruelas de Alfama e nos palácios da Lapa, entre traições e assassinatos, a Revolução dos Cravos mostra a sua outra face.

E, acredite, não é bonita!

Um thriller soberbo e original, passado no pós 25 de Abril de 1974.


Saida de Emergência

.Contador de visitas

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds