Quem não se lembra do "construam-me Porra!" que existia escrito em Alqueva por causa da demora da construção da barragem?
Pois parece que os "Juncalenses" vão ter que fazer algo semelhante em relação à " Casa dos Calados".
Depois de uma caminhada pela freguesia do Juncal no domingo, passeio que recomendo, parámos em frente "à famosa Casa dos Calados". O Presidente teve a feliz ideia de nos mostrar o que resta da "Casa dos Calados" e o sentimento de quem visita é de profunda tristeza e indignação:tristeza porque daqui a pouco só vão restar ruínas e indignação pela incapacidade do poder local em gerir prioridades.
O espaço é fantástico, edifcio principal, casa criados, cavalariças, lagar azeite, adega e espaços envolventes, dava para fazer algo de emblemático e grandioso na Vila do Juncal, Vila que pela sua história, domingo aprendi mais, merecia que aquele espaço fosse recuperado.Infelizmente, temo que em breve no "OPortomosense" a noticia não seja ESTA, ainda haver possibilidade da sua recuperação ainda que tardia, mas sim que a "Casa dos Calados" teve de ser demolida porque já não havia hipotese de a recuperar.
Estamos próximos de mais uma campanha eleitoral, seguramente que este património vai ser alvo de promessas e mais promessas, mas o que é necessário é os politicos terem vergonha na cara e serem sérios para com as populações.Apartir de Domingo, somos mais umas dezenas atentos a esta situação:"Recuperem-na PORRA!"
De
patti a 12 de Maio de 2009 às 09:22
Penso que é dos maiores flagelos do nosso país; a degradação do património.
Em Elvas sempre que há eleições vem à baila o tema da candidatura a Património da Humanidade... Mas até hoje nada!
Em 2007 o Orçamento da Câmara tinha previsto mais um milhão de euros para a recuperação destes espaço. Grau de execução zero.
De LR a 12 de Maio de 2009 às 14:05
Este espaço custou a nós,municipes, 78 MIL CONTOS.
De anonimo a 12 de Maio de 2009 às 17:38
Há ideias porreiras por aqui........................................
De Maria Antonieta a 12 de Maio de 2009 às 19:02
A Casa dos Calados não pode ser tabu para ninguém.
Não é poitiquice falar este assunto.
Pelomenos para mim não é nem nunca vaiser.
Coloco este assunto ao nível da recuperação da antiga Central Eléctrica em Porto de Mós.
A Casa dos Calados tem de er ecuperada e tem de o ser em tempo útil.
Hà edifícios que pelo passado que encerram, pela história que representam, não podem cair no esquecimento.
O actual Presidente do Município . então Vice- Presidente á altura da aquisição desta Casa mostrou-se satisfeito por ela ter sido adquirida.
Eu própria na Assembleia Municipal tive ocasião de me mostar de igual forma feliz pelo facto.
Ora bem O Juncal e os Juncalenses merecem essa recuperação.
Mas o concelho é um todo e portanto os habitantes de Porto de Mós enquanto concelho merecem a recuperação da Casa dos Calados assim cmo a da Antiga Central Eléctrica e ficremos felizes pelas duas.
Nunca aceitarei que seja tabu falarmos do património da nossa terra ( esta terra qu esinto como minha) e no próximo executivo seja ele composto por quem quer que seja, esas duas obras terão de ser feitas.
Pode-se perguntar:
Com que dinheiro?
Eu responderei:
Compete a nós todos juntos sem divisões sem politiquices que a nada conduzem, sem susceptibilidades, encontrar as soluções e agilizar os meios.
Será um desafio ás nossas capacidades, será um desafio para que consigamos transcendermo-nos, mas tem de ser um propósito vivido por todos.
Tenho a certeza que seremos capazes.
De Juncalense a 12 de Maio de 2009 às 19:52
Perguntem ao Presidente o que foi feito ao recheio da casa. Onde está o piano?
De anonimo a 12 de Maio de 2009 às 23:27
Como qualquer piano tem pernas.
Parece que subiu a ladeira.
Será que ninguém sabe ?
De Juncalense a 13 de Maio de 2009 às 00:13
Subiu a ladeira e cansou-se mesmo antes de chegar à freg das Pedreiras.
De Maria a 13 de Maio de 2009 às 11:04
Talvez algum do dinheiro gasto no pavilhão desse para ajudar a recuperar o espaço "Casa dos Calados".
Diga-se que não é só o poder local (junta e câmara municipal) os principais culpados da degradação da casa.
Parece-me a mim que antes do Município de Porto de Mós adquirir a casa, alguém era proprietário da imóvel, esse alguém deveria de ter vergonha em tratar o seu património da forma que tratou.
Talvez uma medida semelhante à das matas e pinhais, mas para aplicar mesmo, onde se aplicariam multas ALTÍSSIMAS , para quem não zela-se pelo seu património.
Não há dinheiro, dizem muitos ... essa família será tudo, mas pobre, não sei!!!!!!!!!!!!!!
Há fundos para tanta coisa ... poderia e deveria haver fundos para ajudar os proprietários a manter este tipo de património, sendo do Município mais grave ainda ...
Cumprimentos,
De Rafael Marcelino a 13 de Maio de 2009 às 15:12
Fui criado a poucos metros deste local. Lembro-me de tudo isto ser vivido e trabalhar a 100%. Ver o estado em que se encontra é lamentável. De que valeu a autarquia comprar?!
Quanto a familias, bom isso é o refelexo dos velhos e certos ditados populares. Uma Casa Grande tem 3-gerações no máximo..., Uma constroi, a segunda mantém e a 3° destrói.Foi o que aconteceu, no entanto, a Camara e BEM resolveu acionar a compra para património da Autarquia.É tempo de ter vergonha e dar-se um projecto digno e de execução rápido.
Infelizmente gostei de ver estas fotos.Existi ali espaços enormes, para Museu, Sede da Junta, Parque, Jardim, Casa de Velório, Sala de Congressos com entradas e saídas para duas Ruas.
E porque não adquirir o que está ao lado do Dr. Calado da Maia e fazer um Jardim Infantil com parque de animais ao lado?!
É que o existente Jardim Infantil podia ser aproveitado para pertença do Lar da Terceita idade para Zona de acamados,
Tudo isto pensado e conversado era uma mais valia para a Vila que cada vez mais é uma VILA Urbana sendo por isso de se pensar no que a Vila tem de apostar uma vez que a Industria e serviços tem cada vez menos actividade.
Deixem-se de Politiquices e de partidarite aguda.
Quando o Sr.João Salgeuiro diz que o Juncal tem tido muitos apoios, neste seu mandato..bom é melhor ficarmos caladinhos e se olhar-mos ao passado entre o Deve e o Haver tinhamos muito que atirar.
A VILA do JUNCAL tem um défice enorme em relação ao Concelho.
Já todo o Concelho tinha alcatrão em muitas das suas ruas e o JUNCAL foi o último a ter. Foi preciso ter a inciativa o Sr. Comendador João Lopes Coleho da Silva dispor dos seus ($$$) e préstimos de maquinaria e pessoal. É bom que todos saibam disso.
Terminou-se as grandes vias de acessos nas Ruas do Juncal e suas Ruelas no Mandato de Sr. José Ferreira.
Agora faço uma pergunta a quem de direito..Alguém fez ou sabe do Inventário da Casa dos Calados para se saber o que lá existia e aonde se encontra..??????
De Rafael Marcelino a 13 de Maio de 2009 às 15:17
Essa história do Piano,património da Casa e outra coisas mais gostaria de saber.Estou Curioso.Temos de denúnciar e chamar os Bois pelos nomes. Que raio de feitio que eu tenho...Puxa.
Comentar post