Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008
A actual crise financeira, teve origem no crédito hipotecário americano, que permitiu a muitos americanos de baixo rendimento adquirir casa. O preço das casas, com a facilidade do crédito, aumentou muito, para valores especulativos que duraram 2 ou 3 anos. Depois, as casas desvalorizaram e os créditos hipotecários, de repente, passaram a ser muito superiores ao valor das casas. Como estes empréstimos estavam a ser financiados por bancos de investimento, fundos de pensões, etc… Quando os americanos de baixo rendimento deixaram de pagar,foi como que um castelo de cartas…
A explicação simplificada, mas que vale a pena ver aqui.
estou:
Esta crise, como qualquer outra, tem que ter sempre culpados, pessoas normalmente, sem escrupulos que são ricas e vivrem à "nossa" custa.
Alguns mitos sobre os bancos / banqueiros e esta crise:
- O Estado com o dinheiro dos contribuintes, está a salvar os bancos. Ora, o Estado em primeiro lugar, está a salvar os contribuintes, clientes dos bancos. Depois ainda está a fazer um excelente negócio, comprar acções em saldo que irá vender mais tarde com enormes mais-valias "beneficiando" os contribuintes.
- Os gestores são uns "ladrões" com os seus salários enormes a coberto da crise. É falso, por norma uma parte significativa dos seus salários são acções, do próprio banco, logo os seus salários/poupanças mingaram com a queda das acções.
- A banca não perde dinheiro. Falso a banca tanto perde como ganha. Normalmente, ganha por ser mais bem gerida.
- Os particulares tem que pagar os seus empréstimos até ao fim. Nem sempre, há aliás mais particulares a ficarem insolventes do que bancos o que é normal. Nestes casos os particulares não pagam.
- etc, etc....
De Rafael Marcelino a 15 de Outubro de 2008 às 03:36
Caro Luis, como diz e muito bem a crise tem sempre culpados, o problema é serem sempre os mesmos a pagar. Sublinho o seu comentário em jeito de visão ao meu, sem concordar, mas como se diz..come-se.
Acrescento em relação seu ponto de vista dos salários de gerentes bancários, quero dizer que afinal até nem são mal pagos. repare no que tocou a Paulo Teixeira Pinto, 46-anos, reformou-se com invalidez (veja-se?!) 35.000-euros/mês, mais 10-Milhões de indeminização do BCP-Millénio.Isto é um exemplo de como vai estas anomalias do realismo. Outro caso o Mira Amaral da CGD com 18000-mês, depois o Constâncio do Banco de Portugal em que por exemplo e quando se referiu a Acções é dele um exemplo que passo a citar e só como referencia a 2004/5, veja-se; Os rendimentos do trabalho dependente de Vítor Constâncio totalizaram os 280 889,91 euros em 2005. Neste ano, só em aplicações financeiras e contas bancárias, o governador do Banco de Portugal declarou um montante global de 570 454,00 euros.
Estes são alguns dos números que se podem retirar da declaração que o governador do banco central entregou no Tribunal Constitucional (TC), relativas aos anos de 2005 e 2004.
Vítor Constâncio é ainda titular, nalguns casos a meias com a sua mulher, de uma habitação em Oeiras, 25% de um outro apartamento e de quatro prédios urbanos na zona de Estremoz.
Em comparação com 2004, a situação económica do governador não se alterou significativamente: ganhou nessa altura 272 628,08 euros, não tendo modificado a carteira patrimonial ao nível imobiliário.
Belos exemplos.
Afinal esta familia é bem paga e como tal temos o direito de exigir responsabilidades, e a quem?!
O Governo injectou 20-mil-milhões para segurança de dividas aos bancos, por acaso, poderia fazer o mesmo ao seu Pai com o seu estabelecimento, ao Merceeiro etc. que podiam fiar aos clientes com dificuldades e se não pagassem, pagava o governo, né?!
No que toca a segurança de cobranças de Bancos, nos EUA e CANADA, existem as seguradoras para outros tipos de empréstimos (Privados) em que o Banco nunca perde. No mercado habitacional aí joga a hipoteca, mas como é sabido que esta crise estalou pelos nominativos das mesmas inflacionados pelas empresas geradoras de mercado.Aqui a que residiu o problema maior, agora e aonde rebentou o mal que até é maior e mais abrangente. Sempre disse que a guerra no Iraque havia de ser paga pela comunidade internacional e que os reflexos dela deveriam rebentar por algum lado.Foi por este como poderia ser outro. Veja-se o mercado de petroleo, como ele começou a querer rebentar tudo e todos, abrandou para saltar este agora.Vamos aguardar novas...mas não prevejo coisa boa e o Novo Presidente dos EUA vai ter tarefa dificil para gerir.
Sempre fui e sou favorável ao sistema dos EUA, mas sempre fui e sou contra a politica externa dos EUA.
Os bancos nunca perdem, deixam normalmente de ganhar.Até porque quem criou o problema gerado nos EUA foram as empresas do mercado habitacional e a Bolsa. Muito longo e muito complexo. Veja-se que no CANADA em nada mexeu o mercado habitação pela lei de mercado completamente diferente.
Saudações patrioticas.
De Rafael Marcelino a 15 de Outubro de 2008 às 03:45
Vale a pena ver este site para ver como vivem os nossos altos cargos Públicos.
http://dissidentex.wordpress.com/2008/03/04/banco-de-portugal-vitor-constancio-ordenados-dos-administradores/
Comentar: