A pouco mais de 4 meses das eleições autárquicas, só o Partido Socialista já anunciou o seu candidato, a recandidatura do actual Presidente.
Inevitavelmente, as eleições europeias baralharam todos os cenários existentes. Foi com muita alegria que vi o PSD, recuperar a liderança eleitoral no concelho, interrompida, nas últimas autárquicas. Se projectarmos o resultado das europeias nas autárquicas, teríamos 4 vereadores do PSD, 2 do PS e 1 do PP. O 4º vereador do PSD seria eleito por 34 votos, em detrimento do BE.
Este resultado e o trabalho que está a ser feito, deixam uma enorme esperança na recuperação da Câmara de Porto de Mós, para o PSD. É o que todos esperamos e até o facto de não haver ainda candidato, poderá ser similar, ao que aconteceu no PSD nacional que também apresentou o seu candidato tardiamente.
Segundo a imprensa local, o PSD já teve uma candidata, que também segundo a imprensa local, deixou de ser. É pena, era uma candidata que vinha de fora dos actores políticos locais e que seria uma excelente escolha. Mas não será esta desistência que causará problemas à candidatura social democrata, que tem privilegiado e bem a auscultação das populações e a seu tempo apresentará o seu candidato.
O PS ainda não apresentou a sua equipa, para além do actual Presidente, mas não se esperam grandes novidades. O PS para ganhar teria de recuperar de uma votação baixíssima, 1702 votos nas europeias (23%), para mais do triplo dos votos. Tem ainda a ameaça do BE que provavelmente apresentará um candidato que irá retirar bastantes votos ao PS.
O PP, que teve um excelente resultado nas europeias, também ainda não apresentou candidato e dificilmente manterá este resultado nas autárquicas, o que beneficiará o PSD.
O BE, teve 11,4% dos votos nas europeias e nunca se apresentou nas autárquicas. Com a votação nas europeias teria ficado a 34 votos de eleger um vereador, e deverá por isso apresentar um candidato, que retirará votos ao PS o que também beneficiará o PSD.
Ou seja, aquilo que parecia difícil de acontecer, depois das europeias, deverá de acontecer, a Vitória do PSD.
Há no entanto um pormenor, que poderá voltar a baralhar todas estas contas, a eleições legislativas serem no mesmo dia ou antes das autárquicas.
Eu cá por mimi , aposto que o PS não vai desperdiçar a oportunidade de adiar as eleições autárquicas... já todos percebemso porquê... não é o o seu "terreno"
.
De Jorge Oliveira a 16 de Junho de 2009 às 17:25
Esta análise quanto a mim está completamente errada e se o PSD(Porto de Mós) for por aí acontece o mesmo que nas ultimas eleições, pensava que eram favas contadas e viu-se no que deu.
É que as poucas pessoas que votaram nestas eleições, tinham várias motivações, ou são aqueles que votam sempre no mesmo, logo os do PS e do PCP já sabemos quantos são (não são muitos é verdade) mas depois são aqueles que votaram no PSD ou CDS porque nunca na vida votariam BE ou PCP, mas que unicamente estão contra este governo e os que votaram BE porque está na moda, não querendo dizer que em autárquicas quando as caras são as do vizinho, ou daquele com quem temos uma qualquer relação comercial, esse voto utilizado como de protesto contra este governo não seja utilizado agora para eleger aquela pessoa para Presidente da Câmara. Nunca esquecendo todos aqeueles que não votaram ou votaram em branco, porque essas pessoas defenitivamente vão fazer toda a diferença.
E quanto a mim o PSD ainda tem um longo caminho a percorrer.
De LR a 16 de Junho de 2009 às 21:19
Dr.Malhó,
Sabemos todos que confundir eleições dá jeito para quem ganhou e é sinal de alerta para quem perdeu.
O que realmente preocupa os eleitores de Porto de Mós é saber se há alternativa a estes senhores, e não me venham dizer que os resultados de 7 de Junho são o garante de uma vitória nas vindimas, até porque basta falarmos com os presidentes de Junta para perceber que algo vai muito mal por detrás dos fóruns e conselhos consultivos.Tudo seria correcto se como alicerce houvesse fundações bem cimentadas do que se pretende fazer e dar apoio incondicional aos actuais Presidentes de Junta e a aqueles que estão dispostos a lutar pelas suas terras, fazer dessas pessoas, pessoas dispensaveis e só precisar delas para festas e romarias é passar um atestado de menoridade que as pessoas não entendem.O PSD rapidamente tem de passar a mensagem que está mais preocupado com o concelho que com os rotários e que conta com os humildes votantes para ganhar eleições, porque se assim não for quem vai beneficiar dessa postura elitista é Salgueiro, e é no terreno onde ele se move melhor.
Temo que o PSD esteja a cair na mesma postura de á 4 anos, nós é que somos os bons, não precisamos de ninguém, depois foi o que se viu e há-de ver, até Sócrates já fala em humildade politica........................................................................
Comentar post