Segunda-feira, 13 de Julho de 2009

Um País eternamente adiado:Novas Oportunidades e o Ensino Superior

Não sou contra, antes pelo contrário, que as pessoas se valorizem ao longo da vida e estudem para melhorar os seus conhecimentos por forma a serem cidadãos mais competentes.

Mas, para quem se esforça e esforçou para estudar e conseguir as notas necessárias para tirar um curso superior, ou quem se esforça e esforçou em ter formações pós laborais de qualidade é um pouco chocante o que se passa neste País, duas histórias reais:

A "Maria" tem 53 anos e o 5º ano, está no programa das novas oportunidades, começou o mês passado, vai ter de fazer um trabalho escrito sobre a sua vida, ler uns textos que lhe vão fornecer e 2 horas de aulas à sexta feira até final do ano (menos Agosto), durante essas aulas vão falar,ela e os colegas, das suas experiências de vida e dar um pouco de matemática,mas "da simples",um pouco de Português através dos trabalhos e o que o Professor vir que precisam.No Final do ano ficará com o 9º ano. Já a convenceram a tirar o 12º ano em 2010...

 

O "Jardel", joga na primeira divisão e já foi internacional, atleta de alta competição, fez o 12º ano pelo programa novas oportunidades e já se candidatou para Medicina via "quotas" para atletas de alta competição...

 

Em vez de se apostar na validação de competências profissionais e aí sim fornecer competências em áreas que as pessoas precisem para serem melhores cidadãos e depois dar equivalências, aposta-se forte nas estatisticas, as pessoas ficam na mesma e o País também.

 

Hoje sabemos que há 52 000 vagas no Ensino Superior para o próximo ano lectivo, como trabalhamos para a estatistica, o que interessa é que aumentaram o número de vagas, agora se os cursos têm ou não saída pouco importa, basta ver que aumentaram as vagas em Enfermagem e Direito, dois cursos com imensa empregabilidade como sabemos.

 

Chego á conclusão que o País se rendeu ao "estudar para quê?".

publicado por Pedro Oliveira às 10:34
endereço do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Maria a 13 de Julho de 2009 às 11:36

Bom dia,

Portugal deixa de ser um país de analfabetos para um país de analfabetos com habilitações de doutores ...

Quando às vagas, Cursos de Direito, Gestão, Educação e de certo mais alguns, não só não deviam aumentar as vagas como deviam encerrar os cursos ...

Cumprimentos e viva as novas oportunidades ...
De Maria Antonieta a 13 de Julho de 2009 às 19:09
Sem dúvida, foi das melhores frases que li sobre as Novas Oportunidades e as suas consequências.
Parabéns Maria.
È isso mesmo.
De Ferreira-Pinto a 13 de Julho de 2009 às 11:50
Sou um dos reaccionários que, desde a primeira hora, se questiona sobre a oportunidade das NOVAS OPORTUNIDADES.
Admito, tal como aqui é feito, que há quem por mérito e esforço próprio tenha conseguido colmatar as lacunas e a ausência de um percurso académico. Conheço pessoas que não sendo licenciadas sabem mais que eu de História ou de Astronomia. E eu até sou um apaixonado por História.
Agora, o que não concebo, é que se nivele por baixo e em escassos meses se dê um diploma do 9º ou 12º ano a qualquer um que se inscreva num desses centros.
Porque uns sabem para isso, mas a maior parte não. E se não sabem, não aprendem em dois ou três meses.
Quanto ao Ensino Superior é de facto de temer pelo futuro dos nossos filhos. Manter assim abertas as portas em cursos como os mencionados serve a quem? Ao País? Ou às faculdades e aos professores?
De ricardo a 13 de Julho de 2009 às 12:11
Duas realidades......

Há 10 anos eram as pessoas que precisavam da escola para se tornarem licenciados, académicos, alunos do superior.

Hoje são as escolas que precisam dos alunos para se manterem abertas, continuar a dar alguns (bem pagos) postos de emprego.



Há 10 anos existia o ano zero apenas nas privadas (As tais que precisavam de alunos)

Hoje há os CET em todas ( Porque a escola precisa de número para se manter sustentável, dentro do possível )
De ricardo a 13 de Julho de 2009 às 12:44
A questão...

Um aluno que faz os exames nacionais ( Dantes temíveis, agora já não sei ). Tinha de passar ás 10 disciplinas (Nota + Ex. N ) / 4 e ter uma nota melhor nas disciplinas especificas necessárias para poder entrar no curso que queria.
Não consegue a média necessária, não entrava.

Um aluno que entra através do Sub 23 pode ter o 9ª ano e tem vagas reservadas para esse efeito no curso que quer apenas tem de concorrer com os outros sub 23 que queiram entrar.

Não consigo ver justiça.

Atenção não sou contra o sub 23, apenas acho qeu deviam de ter outros parâmetros. Na minha opinião os sub23 só deviam de poder entrar na terceira fase e apenas nos cursos e escolas onde as vagas não foram preenchidas.

Exemplo (Enfermagem)

A Ana anda desde os 15 (10ºano) a tentar ter boas notas para que a sua média seja melhor e consiga entra onde quer quando acabar o 12ª ( Aos 18 ). Depois dos exames nacionais.

O Rui tem 24 e não vê escola há 5 anos se fosse fazer o exame nacional provavelmente não iria tirar uma grande nota.


A Ana tira 14,3 de média

A escola em questão tem 60 vagas. Dessas 1/3 é reservado para os sub23.

Sobram 40 vagas

A Ana vai concorrer para elas a nível nacional com os seus 14,3. O universo em questão é de uns milhares.

Infelizmente a Ana não consegue O último aluno(a) a entrar teve uma média de 14,9. Ela ficou para tráz.

O Rui vai concorrer para as 20 vagas com ele foram mais 50 o universo em questão é bastante mais animador 20 vagas 51 concorrentes. O Rui conseguiu entrar, bom para ele.

Agora digam-me se os 14,3 da Ana entre os 51 concorrentes Sub 23 não lhe davam uma garantia bem melhor de ela poder entrar no curso que queria na escola que pretendia.

E isto na minha opinião é bom para o Rui ( Que de certeza o merece ) Mas desolador para a Ana. ( Será que ela o merecia? )

A isto eu chamo injustiça.






De LR a 13 de Julho de 2009 às 13:54
Há aqui uma questão que é um pormaior e que hoje vi no Continente em Leiria, dezenas de pessoas que vim a saber estarem nas novas oportunidades na fila para comprarem a 150 euros portateis, HP, Toshiba e com com contratos de fidelidade nas operadoras de net móvel,15 euros/mês.É este o País Socialista que temos,nada como as novas oportunidades para ter um canudo e um portátil, trabalhar, estudar, só para totós como eu.
País de merda este.
De Maria a 13 de Julho de 2009 às 15:09

Não é só no acesso ao ensino superior que existem injustiças, os sub-23 é um exemplo, do facilitismo vigente neste país.

Mas as escolas precisam desse tipo de aluno, pois em grande número dos casos o chumbo é real, e os valores pagos em propinas mais reais ainda ...

Além disso permite manter alguns muitos professores pagos a peso de ouro e que em alguns casos as suas aulas metem dó ...

O não encerrar dos cursos cuja oferta é largamente superior às necessidades da sociedade, serve o interesse de alguns, mantêm escolas abertas e professores principescamente pagos.

Mas disto não se lembra o Sócrates, pois os jovens licenciados no desemprego não contam para as suas estatísticas , a UE não vem questionar estes números, a UE só se preocupa com o fim dos analfabetos...

Depois dos 150 mil empregos. ... Sócrates promete 5000 estágios na Função Pública para jovens licenciados, algo aqui não bate certo ... onde entra a reforma na Administração Pública? Redução do número de funcionários? Como ficam aqueles que como eu estão a contrato a termo certo e com pouca esperança de estabilidade profissional? E que faço com 30 anos no desemprego ... velho para o mercado de trabalho?

Este amigo do amigo dele (não inclui familiares) está descansado, se não for como primeiro ministro vai para outro lado qualquer como "engenheiro" ...

Cumprimentos,


P.S. - Outro exemplo, eu por algum motivo esqueço-me da carteira em casa, sou parado pela polícia sem documentos: resultado multa e tenho de apresentar documentos na esquadra.

Os condutores que conduzem os chamados papa reformas ... alguns nem ler sabem ...

De Paulo Sousa a 13 de Julho de 2009 às 21:04
Não fosse o programa Novas Oportunidades tão ridículo (não na essência, mas na forma) e o PSD também poderia inscrever-se nel simbolicamente na campanha para as próximas legislativas. O país precisa de dar uma nova oportunidade ao PSD.
De Ana Narciso a 16 de Julho de 2009 às 19:50
Nas novidades que vão debitando , destaca-se a possibilidade de os professores das AEC's serem contratados pelas Câmaras Municipais!! Irra que são teimosos. Há pelo menos dois anos que proponho essa medida!!!! As eleições , às vezes, abrem as mentes!!!!
De Sandra a 30 de Março de 2010 às 22:45
eu estou a tirar o 12º ano nas novas oportunidades, ok nao se aprende vamos lá para mostrar conhecimentos! o facto é que se serve ou nao para alguma coisa nao sei porque ainda nao terminei mas pelo menos faz com que muita gente aprenda alguma coisa sobre cultura geral, conhecimentos que as pessoas nem se lembram. e quantas pessoas só agora é que aprenderam a mecher no computador? isso tambem conta. e se dao bons ordenados aos formadores ainda bem eles merecem porque nao é facil ter de levar com os ditos analfabetos.
De Anómico a 19 de Abril de 2010 às 16:26
Antes de existir os maiores de 23 anos existia o ADOC, desde o 25 de Abril que existe essa oportunidade.
Só critica as novas oportunidades que tem medo de perder um taxo que ocupa e para o qual não tem competencia, existem muitos licenciados que nada sabem apenas assinam o que pessoas competentes mas sem acnudo fazem.
È justo que quem sabe fazer o trabalho se deve assumui como responsável por ele e não ter um qualquer doutro a assinar.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.connosco à mesa

Os nossos convidados

Dr. Miguel Horta e Costa

Eng. Cláudio de Jesus

Dr. Saúl António Gomes

Dra. Isabel Damasceno 

Prof. Júlio Pedrosa 

Cor. Valente dos Santos

 

Os nossos leitores

Ana Rita Sousa

Carlos Sintra

 

O nosso email

 

Siga-nos 

 

.podcast


Curvas do Livramento

oiça os nossos debates

Ed. Zero

Edição 1 - 04/Jun/009

Ed. 1.1 Europeias

Ed. 1.2 Autárquicas

Ed. 1.3 Casamentos Gay

Edição 2 - 30/Jun/009

com Clarisse Louro

Ed. 2.1 Pós Europeias

Ed. 2.2 Legislativas

Ed. 2.3 Autárquicas

Ed. 2.4 PMós 2º Clarisse Louro

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.Últimos Comentários

Special thanks to MrCosmos
The Feedburner expert

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.Quiosque

diários

semanários
  regionais
 
   

.Filme recomendado

 

 

Trailer

 

 

 

.Leitura em curso


A Revolução dos Cravos de Sangue

de Gerard de Villiers

Estamos em Portugal, no rescaldo do 25 de Abril, e Lisboa é um tabuleiro de xadrez onde CIA e KGB jogam uma partida mortal. Os serviços secretos americanos, desesperados por apenas terem sabido do golpe de Estado através dos jornais, esforçam-se para impedir que Portugal caia nas mãos do comunismo. Do outro lado, a KGB tem em mente um plano diabólico e põe em campo os seus melhores agentes. É então que um golpe de teatro promete desequilibrar esta guerra fria. Natália Grifanov, mulher de um poderoso coronel da KGB, está disposta a passar para o Ocidente e a relatar todos os segredos que sabe. Para organizar essa deserção a CIA escolhe o seu melhor agente: Malko Linge. Mas nem ele conseguirá levar a cabo esta missão sem evitar danos colaterais. E é então que, nas ruelas de Alfama e nos palácios da Lapa, entre traições e assassinatos, a Revolução dos Cravos mostra a sua outra face.

E, acredite, não é bonita!

Um thriller soberbo e original, passado no pós 25 de Abril de 1974.


Saida de Emergência

.Contador de visitas

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds