Nos últimos 4 anos, estive na presidência da Assembleia Municipal de Porto de Mós, eleito pelo PSD. Apesar de todas as dificuldades, provocadas provavelmente, pela minha inexperiência política, mas também pelo difícil cenário eleitoral de 2005, em que o PSD perdeu as eleições para a Câmara Municipal pela primeira vez em 34 anos de eleições livres, manteve a Assembleia Municipal.
Foi uma enorme honra, ter presidido a este órgão durante este mandato. Mantive sempre a independência do cargo, os meus princípios e as minhas convicções. Fui sempre fiel ao PSD, e muitas vezes teria sido muito mais fácil, assumir outras posições. Não me podem acusar de ser simpatizante do PS ou do Presidente da Câmara Municipal.
O tempo do balanço já passou e o de entrar em novas aventuras também. Teria sido fácil dizer ámen ao actual poder e aguardar calmamente por um lugar, teria sido possível criar uma alternativa, fora do PSD, e ir a jogo. Houve outros que dispensados, mudaram de campo, para tentarem manter-se no jogo.
As minhas convicções e os meus princípios prevaleceram, sobre isso tudo.
Claro, que este desabafo, vai ser interpretado, como um: “só falas agora porque não arranjaste nenhum tacho”, o que é legitimo para o quem quiser interpretar dessa maneira.
Mas como último eleito pelo PSD, para a liderança de um órgão autárquico, em Porto de Mós, gostava de ter tido algum feed-back do PSD.
Quanto mais não fosse que um simples:
- Não gostámos do teu trabalho e não contamos contigo no futuro!
Fica a honra de teres feito tudo segundo a tua consciencia.
Parabens
http://bacharelsocrates.blogs.sapo.pt/
Bom dia Luís,
Tenho imenso orgulho por seres meu amigo, és um Homem de principios e de sentimentos.
Forte abraço
Sair de um órgão político com a consciência tranquila e sem atropelar os seus princípios e convicções é um privilégio que só acontece a alguns. Merece o meu aplauso por isso. Eu resumiria assim esta passagem na sua vida cheia de potencialidades : perdeu poder: não perdeu autoridade. E vamos continuar a precisar de si: Porto de Mós não pode hostilizar os seus melhores cidadãos e o Luís Malhó é um deles.
De José Ferreira a 17 de Agosto de 2009 às 10:22
Meu caro Dr.Luis Malhó.
Fui eu que o convidei para ser o cabeça de lista do PSD à Assembleia Municipal.
Fi-lo por duas razões,
porque face ao desaparecimento do Dr.Licinio, você era de todos os membros da AM aquele que me parecia ser o melhor para o cargo;
porque via em si,uma reserva do PSD para mais tarde ser um dos potenciais candidatos à Câmara.
Na vida, podemos fazer juízos apressados, ou por outro lado, só muito tarde nos apercebemos de más companhias.
Mas alguns existem para quem palavras como INTEGRIDADE,HONRADEZ,FIDELIDADE a PRINCIPIOS,SOLIDARIEDADE e algumas outras mais,são como que farois, que apesar dos interesses imediatos, das forças de pressão e coacção,continuam a orientar o nosso comportamento,a indicar-nos o rumo a seguir.
Você é daqueles para quem aquelas palavras têm sentido.
Você tem uma carreira profissional feita sem o recurso á estratégia do golpe baixo, ou do desrespeito pelo OUTRO.
Para muita gente, esta forma de estar na vida, faz confusão, porque a única forma de se manterem onde estão, é o permanente recurso á tecnica do diz que disse.
Pela minha parte, enquanto cidadão e militante do PSD,não posso deixar de lhe agradecer o que fez pela condução da AM (orgão máximo do poder local) e simultaneamente com a consciência incomodada, pelo facto, de nem um simples Obrigado.
Ainda terá de presidir á A.M de Setembro.
Sabemos que quando o regimento que regula o funcionamento da Assembleia, não é respeitado pelos mesmos que o aprovaram,descredibiliza a democracia e torna mais dificil a realização de um bom trabalho na presidência do orgão.
A vida vai continuar e continuo a acreditar que você é daqueles que muito pode dar ao Concelho.
Ainda é jovem. Não desanime. Há mais marés que marinheiros.
Não se afaste nunca da coerência de principios.
Não ficava de bem com a minha consciência se não fizesse este testemunho público.
Obrigado, não só a si, mas a todos os que há quatro anos me acompanharam, e se souberam manter fiéis aos principios que sempre nortearam esta forma de estar na vida.
Não é fácil, mas é a única de podermos de forma franca e aberta podermos andar de cabeça levantada.
Em jeito de conclusão, aproveito para deixar desde aqui, um voto de felicidades para o candidato do PSD, à A.M. Eng. Virgilio Casimiro, amigo de longa data, esperando que seja ele o sucessor do Dr.Luis Malhó na presidência da Assembleia.
Tem uma carreira profissional notável, tem uma das melhores empresas do Concelho, ao longo da sua vida sempre colaborou em diversos cargos, em várias instituições da sua terra.
Um cidadão que serve de exemplo, e coerente com principios.
Provavelmente nem todos poderão dizer o mesmo.
Luis, um grande abraço, e a vida não acaba agora.
Obrigado.
José Ferreira
De Bicho do Mato a 17 de Agosto de 2009 às 11:34
Parece que este tratamento dado ao Dr. Malhó não foi caso único por parte do PSD, à mais casos, não é senhores vereadores?
As atitudes ficam com quem as toma.Não tenho forma de avaliar o trabalho do Presidente da AM a não ser pelo que li aqui e no jornal da terra, mas do que lemos foi tudo menos problema do Presidente da Assembleia, o problema é outro e que este tratamento prova: os politicos da terra não têm educação nem sabem o que é democracia, fazem confusão com xico espertismo e umbiguismo.
Fez bem em desabafar neste,também , seu blog e considero que foi em tempo oportuno: separar o trigo do joio é fundamental.O comentário do ex-Presidente José Fereira é explicito e tem muita coisa implicita, para mal deste PSD e em última instância do Concelho.
Até daqui a 4 anos...
De Maria a 17 de Agosto de 2009 às 12:04
Bom dia,
Não conheço pessoalmente o Dr. Luís Malhó mas pelo que se escreve aqui parece que será uma pessoa e um "político" que entra naquela pequena de percentagem de pessoas que interessam.
Interessam a alguém que como ele gosta de levar uma vida de trabalho, de honestidade, de convicções sérias, de coluna direita.
A outros, os dos tachos, os das politiquices, os das tretas, a esses interessa afastar, pois esses não interessam para a Administração Central ou Local, pois corria-se o risco de muita da incompetência, muitos dos corruptos, muitos dos tachos se perderem ..
Mas Dr. Malhó se fez o seu trabalho, se o fez bem e de consciência , então nada lhe haverá a apontar.
Se o PSD nada lhe disse, todos devemos reflectir e casa qual retirar as suas conclusões ...
Cumprimentos
O sucesso na busca pelo poder político depende dos apoios que se conseguem angariar.
O actual PSD de Porto de Mós além do normal interesse em angariar apoios/votos parece também estar interessado em limpar no curto prazo quem não lhe interessa. Nos imaginários pratos de uma balança entre o interesse por mais um voto/apoiante e o interesse em higienizar as listas terá mais peso a segunda questão.
Quem sou eu para questionar a legitimidade da opção, pois a vontade de quem decide será motivo suficiente para a legitimar, restando por isso, no meu ponto de vista, a vertente do respeito pelos outros numa vida em sociedade regulado por um conjunto de normas de conduta que se podem resumir na palavra educação.
Dizendo a simples frase sugerida no texto (convite por SMS para ir à apresentação do actual candidato à AM não é bem a mesma coisa) a questão não poderia ser abordada nestes termos.
De Miguel a 17 de Agosto de 2009 às 15:48
quando escrevi a semana passsda isto
De Miguel a 14 de Agosto de 2009 às 16:00
Se no PS temos um chefe de obras no PSD temos um tiranete.
E pelo que se sabe do PSD e amanhã do PS os capitães não serão mais do que uns lambe cricas.Alguém sabe explicar o que se passou entre Clarice Louro e o PSD Porto de Mós?É que depois do que se ouve no vosso podcast percebe-se claramente que tinha um projecto para o Concelho, sem ser preciso cá fóruns e de repente aparece em Leiria.Será que Porto de Mós não sabe cativar os competentes?Só cá fica a ralé!!
Há gente que sabe bem o que quer para Porto de Mós e não é preciso fazer folclore de fóruns como se fosse dificil saber o que o concelho e as pessoas necessitam, bastava lerem o Vila Forte rsrsrsrsrs
shalom!!
os cães de fila do dono vieram defender o chefe, afinal que conhece Júlio Vieira e sua tropa? São gente da bola, onde vale tudo e principalmente a terra queimada, falem com quem trabalhou e trabalha com eles na AFLeiria e vão ver que está tudo previsto e se eles ganharem então, é que os funcionários da câmara vão ver quem usa chicote....
Era porrreiro que a Drª Irene e o Eng.ntógio José nos falassem deste processo das listas, se calhar haveria muito que contar....
Quero deixar um bem haja ao Dr. Malhó,mas infelizmente creio que deu um trunfo a esta gentinha: vão acusá-lo de deslealdade e vão acusar o Vila Forte do que eventualmente correr mal nas eleições.Já foi ao seu correio hoje Dr., então leia o que o PSD vos enviou e diga se tenho ou não razão.Já arranjaram bobo da corte no Juncal, você e alguns dos seus colegas de blog serão os próximo,prepare-se.Esté previsto na cartilha....
p.s: os que me tentaram insultar a semana passada podem continuar, pois assim mostram ao que vêm.
De Rui a 17 de Agosto de 2009 às 17:03
Os Homens medem-se pelas atitudes e não por discursos mais ou menos inflamados e com efeitos especiais nas palavras.
No discurso da verdade e da verticalidade: Malhó dá abada à comissão politica do PSD.
Por muito que custe perguntar: onde anda o PSD do Dr. Licinio Moreira e de João Domingues?
O Dr. Malhó merece um abraço de reconhecimento pela sua coragem demonstrada nestas palvaras, um Homem que nada teme e a quem ninguém pode apontar o quer que seja na lealdade ao partido apesar das tropelias a que foi sujeito ao longo do mandato inclusive pela actual lider da comissão e sua colaboradora na mesa da Assembleia, entre outros. Prova que o facto de ser ou não militante nada tem que ver com capacidade e honra nos compromissos assumidos, isso não vem nos cartões ou se tem ou se não tem.
De Maria Antonieta Mariano a 17 de Agosto de 2009 às 19:05
Dr Luís Malhó o senhor foi vítima de uma injustiça e de uma falta de ética o que hoje em dia anda muito em moda pelos partidos.
A mim aconteceu-me o mesmo.
Dr Luís Malhó, o senhor exerceu com dignidade um cargo que nem sempre foi fácil.
È do seu trabalho. da sua ética que se tem de orgulhar.
Às vezes um pouco rebelde, rebeldia própria da exaltação dos momentos politicos,mas admiradora da forma como exerceu o seu cargo de Presidente da Assembleia Municipal, reconheço que é por causa destes comportamentos em politica por parte dos partidos, incluo o CDS que a politica perante os cidadãos cada vez está mais desacreditada e a abstenção aumenta em cada acto eleitoral.
O senhor não precisa de politica para nada, mas a todos sabe bem a gratidão e o reconhecimento.... e o senhor merecia-o.
De Anómico a 17 de Agosto de 2009 às 19:16
Esta Sr.ª só gosta do ainda presidente da AM porque ele sempre lhe deixou dizer o que queria nas AM, mesmo quando falava mis alto, por cima de outros e violando o regimento.
Antonieta, esta frase dá que pensar"A mim aconteceu-me o mesmo" . Pelo que conheço de si , este será o último comentário negativo que fará publicamente sobre o seu partido, mas terá aqui espaço para apresentar as suas razões sobre uma "história" que está longe de estar toda contada.
De Maria Antonieta a 17 de Agosto de 2009 às 22:38
È verdade Dra Ana. O CDS em Porto de Mós foi tomado de assalto por um militante filiado há cerca de uma semana e por um outro filiado há cerca de uma ano sem nenhuma experiência politica que abusam do simbolo do partido e o colocam numa varanda junto com roupa estendida num apartamento sem autorização da proprietária, sem autorização da nacional mas com o beneplácito do delegado distrital e do candidato ás autárquicas, pessoa que sendo candidato deveria ser uma pessoa exigente com estas coisas, á revelia de mim que na altura representava o CDS no concelho e que era candidata á Assembleia Municipal.
E ainda com outra agravante :
È que tudo isto é feito, segundo as declarações do senhor José Eduardo ,recentemente endossado pelo coordenador autárquico nacional Dr Hélder Amaral, Mandatário da candidatura do CDS em Porto de Mós, conforme prova procuração que chegou pelo correio á minha casa. È que tudo isto, como ia dizendo, se está a dar para ajudar a candidatura de Júlio Vieira de quem o referido senhor é, segundo palavras dele, amigo e compadre.
Devo acrescentar que Júlio Vieira se deslocou ao meu ginásio numa atitude muito digna dizendo que tais actos só estão a prejudicar a sua candidatura, aliás opinião que eu também partilho e que como eu já tinha a certeza, nada tinha a ver com o comportamento destes dois senhores( José Eduardo e Renato Cruz)
Por tudo isto, porque considero que as candidaturas não têm de ser contra ninguém, mas a favor do desenvolvimento sóco-económico do concelho, têm e devem ser a favor da população do respectivo concelho,porque sempre disse que não aceitava posturas menos dignas ou que se pautassem por golpes baixos ou falta de ética, estou demitida de todos os cargos do CDS-PP e retirei a minha candidatura á Assembleia Municipal.
A história está contada em poucas palavras e poderia ter como título " Tomada de assalto do CDS_PP em Porto de Mós" e agradeço este espaço que sempre para mim esteve dísponivel. Nunca o quiz utilizar com conteúdos acerca do meu partido, por respeito ao blog Vila Forte e aos seus editores. Fi-lo hoje porque a Dra Ana me convidou a fazê-lo . Obrigado ao blog, obrigado Dr Ana e na sua pessoa agradeço aos outros editores do Vila Forte.
Antonieta, os esclarecimentos são sempre bemvindos a este espaço. Tenho , contudo, uma dúvida: apresentaram listas aos órgãos concelhios?
Comentar post