Domingo, 26 de Outubro de 2008

Obrigado Prof Dr. Julio Pedrosa

 

Como era de esperar a palestra foi interessantíssima, pela excelência do orador, pela clareza das questões que connosco partilhou, assim como pela interactividade com o público que encheu a Ecoteca.

Logo que possível Iremos colocar online todo o registo audio.

 

Deixo-vos com uma foto e com uma frase do Prof. Júlio Pedrosa:

 

"Devemos pensar o que será a escola quando deixarmos que cá andar. Eu não me acredito no fim da escola."

 

Obrigado pela presença e participação a todos os que assistiram à palestra.

estou:
publicado por Paulo Sousa às 23:58

editado por Autores do blog em 28/10/2008 às 15:15
endereço do post | comentar | favorito
23 comentários:
De Pedro Oliveira a 25 de Outubro de 2008 às 08:20
Em primeiro lugar quero agradecer ao Professor Júlio Pedrosa pelo excelente serão que nos proporcionou,foi Fantástico, quero agradecer também ás pesssoas que encheram por completo a Ecoteca e que claramente estão interessadas noutra forma de ver a escola e de como se faz poltica.Ontem ficámos diferentes,nós que tivemos presentes na Ecoteca,não vamos de certeza absoluta olhar para as promessas eleitorais que aí vêm da mesma forma.Ficámos a saber que há gente que pensa na Educação como a única via do desenvolvimento económico e humano das suas pessoas.Foi um sério aviso para os politicos da nossa terra.
Quero também agradecer à CINCUP(D.Fuas,oPortomosense e ZonaTV), Agradecer ao região de Leiria e à RTP, na pessoa do Luís Castro.Luís, O professor confidenciou-nos,no jantar, que ficou muito surpreendido por ter visto a "publiciddae" em rodapé do Telejornal.
agradecer a aqueles amigos que fizeram a promoção deste evento quer a nível particular,quer nos seus blogues.
A palestra, resumindo,pois vamos passar na integra o que se passou, foi uma lição de e para a vida.Houve um enquadramento do atraso que tivemos e temos na educação,em termos de pessoas bem EDUCADAS.o Professor falou-nos da questão do ambiente que rodeia as nossas crianças,em casa,na escola,e nas outras actividades.Deu especial relevância ás conversas que temos com os nossos filhos, na tipologia das conversas e a relação directa no seu melhor ou pior desenvolvimento como pessoas,falou-nos na necessidade absoluta das escolas estarem alinhadas com os pais e vice-versa, não chega de maneira nenhuma só ir à escola para saber as notas e do comportamento dos filhos.Relatou-nos casos de sucesso em que as autarquias apostam tudo,mas mesmo tudo na felicidade das crianças,porque assim vão ter pais felizes e seres humanos com valores.Há Autarcas que se juntaram e em vez de fazerem um QREN para campos da bola,rotundas,pavilhões,.... Fizeram QREN's para formar pessoas com boa EDUCAÇÃO.
O debate foi muito bom, as pessoas fizeram perguntas pertinentes, não se falou sobre avaliação de professores, as pessoas ,pais e porfessores presentes, estavam muito mais interessadas em saber como é que elas próprias podem se envolver num projecto comum para termos no futuro Homens e Mulheres com BOA EDUCAÇÃO, capazes de desenvolverem a sua terra, trazer riqueza material e de valores.Foi uma excelente noite e Agora todos percebemos o caminho para termos vilas e cidades criativas.Tenho a certeza que apartir de ontem pelo menos aquelas pessoas não se vão mais deixar levar por conversa da mesma,sem valor acrescentado para o futuro dos nossos filhos, e que vão ser bem mais exigentes na altura de colocar a bem-dita cruzinha.

Não há bela sem senão

Falando em nome pessoal e porque ultimamente tenho sido atacado pela "direita e pela esquerda", baixas, sabe bem ouvir aquilo que alguém me disse ontem; acusam-no de não fazer nada pela nossa terra,mas com a conferência do ano passado e esta agora digo-lhe muito sinceramente quem não faz nada por nós, são estes senhores que nos governam há 30 anos e que nos querem governar.Pelos vistos sabem o que querem para Porto de Mós,nem uns nem outros cá puseram os pés, mas não é de certeza o que apartir de agora eu quero.Obrigado Vila Forte.Acreditem, fiquei emocionado e de consciência tranquila.AFINAL VALE A PENA PENSAR DIFERENTE!!

Vamos ao Trabalho Porto de Mós MERECE!
Bom fim de semana com muito Sol e felicidade
OBRIGADO
De Ana Narciso a 25 de Outubro de 2008 às 19:29
Ás vezes a emoção leva-nos a cometer pequenos lapsos espero que me desculpem qualquer "coisinha".Contudo, ainda falta agradecer aqui as "flores em forma de vela" (lindíssimas!) gentilmente oferecidas pela Manulena . Agradecer também ao director da Ecoteca Dr. João Ribeiro, que mais uma vez nos acompanhou e à D. Emilinha que está sempre disponível para nos acompanhar fora de horas.
Depois ao Marco que gravou a sessão para a Rádio D.Fuas, à Patrícia que gravou para a Tvzon e para o Jornal Portomosense. Sem o apoio e o trabalho de todos não seria tão visível a palestra com o nosso convidado. Mais uma vez obrigada a todos.

De Luis Costa a 25 de Outubro de 2008 às 09:45
Bom dia

Agradeço a todos vós o forte empenho na realização desta palestra.
Foi com agrado que pude presenciar o conhecimento profundo de alguém, que teve e continua a ter um papel determinante na Educação do nosso pais, sendo bem esclarecedor quanto aos reais problemas que se deparam a nós, dia após dia.
Foi de facto uma noite bem passada, onde todos os que estiveram presentes de certo sairam mais enriquecidos.
Obrigado
De patti a 25 de Outubro de 2008 às 10:27
Já se estava à espera que fosse um sucesso. Agora aguardo o audio. Parabéns.
De Ana Narciso a 25 de Outubro de 2008 às 11:49
Eu quero encontrar o" detonador" que originou aquela revolução junto ao Vouga. Eu quero formar aquela comunidade educativa e criativa de que ontem ouvimos falar: primeiro porque é possível , segundo porque afinal não é tão difícil : basta conversar à volta de uma mesa sobre o que é educar. Eu acredito que ainda é possível.
Não sei se concordo com Pedro sobre a falta de discussão sobre a avaliação dos docentes , porque durante toda a palestra o assunto de fundo foi : o que estão a fazer os professores para serem os "detonadores" desta mudança? Isto é uma avaliação poderosa!! Infelizmente, Pedro vi lá muito poucos. E sem ouvir outras pessoas que pensam a educação de forma diferente, a mudança é mais problemática. O Professor deixou-nos mais um desafio : criar as condições para o aparecimento de uma vila educativa e criativa. ;deixou-nos caminhos e pistas que a partir de hoje já não temos desculpa para dizer que não sabemos.!!
Obrigada Professor Júlio Pedrosa um químico que ( não percebe nada de educação, como afirmou várias vezes), mas que dedicou a sua vida à química das relações humanas sem deixar ninguém para trás.
Numa sexta-feira à noite depois de uma semana de trabalho intensivo à volta da (tal !) avaliação que interessa muito pouco, foi um momento de descontracção e aprendizagem absolutamente notável.
De irene pereira a 25 de Outubro de 2008 às 16:08
Também gostei muito de ir. Sai mais rica, sai a pensar... Por isso é tão importante ir a iniciativas desta natureza, porque com toda a gente se aprende, mas com pessoas com esta experiência e riqueza, aprende-se muito.
Tive pena de não ver lá ninguém do executivo camarário, as iniciativas, mesmo que sejam levadas a cabo por gente que não pensa como nos, não contra nós. Teriam gostado e teriam aprendido, talvez se pense que são iniciativas para dizer mal dos poderes instituidos, não é o caso. Falou-se de educação de uma maneira séria, sem se dizer mal da ministra ou da câmara, portanto foi mau não ter visto muito mais gente , porque todos tinham a ganhar em ter estado: professores, pais, dirigentes de escolas, dirigentes em geral, autarquia e outros, afinal, como ficou expresso nas palavras do Professor, educar é uma tarefa de todos.
Das palavras do Professor Júlio Pedrosa, retive algumas coisas que me tocaram mais. Primeiro que, quem pensa educação em Portugal já chegou à conclusão que não basta gastar muito dinheiro na educação, construir novas escolas, meter as crianças todas na escola. O sucesso das aprendizagens não ttem sido mais alto por isso, quem pensa educação, concluiu que é preciso aplainar heterogeneidade com que os alunos chegam à escola e que reflectem a educação e o meio sócio-económico donde são oriundos. E esas diferenças esbatem-se com investimento na escola em apoios suplementares a esses alunos, mas sobretudo, e aí a maior novidade, em trabalho realizado junto das famílias, levando-as mais à escola, mais a participar na vida educativa dos seus educandos. Achei muiti interessante a tal candidatura ao QREN.
Em segundo lugar, confirmei a convicção que tenho que pensar a educação em termos autárquicos passa, hoje em dia e face às crescentes responsabilidades nesta área, por uma estratégia global em que construir equipamentos novos é importante, mas não o mais importante.
Finalmente, como mãe e como professora, colhi informções muito importantes e tentarei melhorar o meu desempenho, num e noutro campo, ate já tenho aqui algumas ideias... Partilharei mais tarde, depois de pôr em prática.
Estranhei a ausência da maior parte dos dirigentes partidários ... Esta gente já sabe tudo?????
De Pedrosa a 25 de Outubro de 2008 às 16:45
Não é possivel falar do que assistimos ontem e no ano passsado e esqucer o que tem sido o Vila Forte.
O Vila Forte tem sido um espaço diferente em Porto de Mós, conversamos, não nos conhecemos, a maior parte de nós, apesar de alguns pensarem que têm de conhecer toda a gente,ou seja tentativa de manipulação e condicionamneto de opinião.Os editores colocam-nos questões,textos e demais post's de interesse, a resposta é muitas vezes eu não participo porque são anónimos.Eu sou anónimo para todos, como é a patti, ou o João Afonos ou o Platypus, ou mesmo para mim o Rafael Marcelino, mas o que importa? Para mim,penso que para a maioria de nós, o que importa é aprendermos uns com os outros, pensarmos e não ir em ondas, dizem por aí que é por isso que somos,Homem, diferentes do tal macaco Chico que o Paulo Sousa nos trouxe no outro dia. E quero mesmo falar no chico, ontem o Professor Júlio Pedrosa, como no ano passado o Professor António câmar,a fizeram questão de falar das coisas básicas, não de teoremas e teorias da relatividade , do caos, ou mesmo da porca e do parafuso, falaram de coisas concretas que podem fazer as gerações futuras, pessoas mais capazes e sobre tudo melhores homens e mulheres.
Para mim um dos momentos altos foi quando o Professor em resposta ao ex-presidente Ferreira, demonstrou de uma forma tão simples, que Porto de Mós não teve,não tem nem vai ter,a continuar com estes protagonistas,ausentes dos dois lados,uma real politica de educação e de desenvolvimento.Quando o ouvi dar a resposta só me lembrei do porco no espeto e no copo de vinho.

Porque me fazem confusão as injustiças e porque ontem sem querer ouvi algumas conversas, só queria,mais do que lamentar as ausências do executivo, lamentar as ausências daqueles que querem ser alternativa, é muito triste saber porque não estiveram presentes.Demonstra bem que Porto de Mós ,infelizmente,vai continuar a ter mais do mesmo e por incompetência e muita inveja.Lamentável, senhores recém eleitos da comissão politica do PSD.Assim não vão lá e podem continuar a assobiar para o ar, estes 5 valem muito mais que vós neste momento e como diz o povo: no aproveitar é que estáo ganho...

agradeço ao Vila forte este serões que mudam e muito a nossa maneira de ver o dia a dia.Faço minha a pergunta da Vereadora Irene. Vocês já sabem tudo??
De carlosbarbosaoli a 25 de Outubro de 2008 às 19:00
Não me surpreende o sucesso, mas congratulo-me mais ma vez pela confirmação e lamento não ter podido estar presente.
Cá estarei, atento ao audio.
Abraço
De Rafael Marcelino a 25 de Outubro de 2008 às 19:19
Felicito antes demais o êxito alcançado neste colóquio sobre a Educação. A todos os protagonistas com especial relevo e admiração para toda a equipa deste Bolg Vila Forte. Parabens. Para o ano há mais?!..certo?!
Sempre defendo e continuarei a defender como um dos padrões-mors do desenvolvimento de uma sociedade passa pelo ensino.Outra é, e em primeiro lugar a Justiça, depois e sempre a Saúde.
Pelo que acabo de ler sobre os vossos testemunhos faltou gente que se diz Responsável pelos destinos e desenvolvimento desta sociedade Portomosense e ao mesmo tempo Nacional.
Para eles nem mais uma palavra. Merecem o silêncio.
Uma Tristeza, o Orgulho destroi e mata.
Desditosa Pátria que tais filhos tem....

Afinal todos os que participaram na Conferência saíram satisfeitos e mais ricos com uma visão mais ampla de futuro.
Para todos sem excepção, Parabens.
Bom Fim-de-Semana
De rui fonseca a 25 de Outubro de 2008 às 20:53
Pois eu faço parte dos para aí 60 ignorantes que se fizeram representar na palestra.Tenho que dar razão ao PS, que foi para uma eleição renhida, candidato único, da comissão politica distrital dos rosinhas e, dar também razão ao PSD ,versão elite, que sem dúvida sabe muito disto.
Só ontem percebi o que António Pires, suponho que com o aval do PSD ,versão elite, quis dizer há umas semanas quando aqui afirmou que existia um PSD de 1ª e de 2ª, eu acrescentaria a "ralé".Ir a uma palestra de um homem que diz que não percebe de educação, que só pega nas questões básicas e que diz que rotundas só as da educação, não merece o minimo de credibilidade do PSD elite, esse PSD de quem todos conhecemos a sua estratégia e trabalho nesta área. Depois como se não bastasse, a palestra foi organizada por 2 PSD de segunda e 3 da ralé,pois nem militantes são.Já viram , os do PSD de elite,é só sabedoria,que nem se dão ao trabalho de os convencer a filiarem-se, pela amostra que fazem no blog eram sem dúvida uma menos valia,nem mesmo o facto de um deles ser Presidente da Assembleia Municipal lhes vale.Os outros 2, esses que se juntaram ao PSD da ralé, que andam a fazer oposição ao PSD de elite e que nem valorizaram um comentário num blog anónimo pá.Eles, o PSD de elite, que nem participam em blogues,porque é tudo anónimos, não perdoam aos do PSD de segunda o facto de não participarem no linchamento de um aspirante a politico e ainda por cima do PSD da ralé, daqueles que nem vale a pena ter trabalho em lhe apresentar uma proposta de militante. Está mais que sabido que este PSD de elite tem um projecto para Porto de Mós que não se pode juntar com ignorantes nesta matéria, com ex-ministro que assume que não é especialista em educação e que só nos fala em questões básicas.E do que dizer das perguntas dos do PSD de 2ª e dos da ralé?Perguntas de pessoas só com preocupações básicas em relação às nossas crianças,Deus nos livre dessa gente. Ainda bem que no PSD de elite e no PS já só se fala em questões muito mais à frente, estes básicos pá!
De anonymous a 26 de Outubro de 2008 às 10:02
Estou em pé a aplaudir este comentário.Merecia ser publicano no nosso jornal! É isso mesmo.
Sei quem se deve ter rido a bom rir ao ler este comentário, não é senhores editores do Vila Forte?
Bravo Sr. Rui Fonseca.
De Anómico a 27 de Outubro de 2008 às 09:08
antropófagos!
De Fatima a 25 de Outubro de 2008 às 23:23
Cá espero o vídeo. O sucesso era esperado, nem se poderia questionar.
Parabéns!

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds