Sábado, 12 de Setembro de 2009

Debate – Manuela Ferreira Leite – José Sócrates

MFL surpreendeu, depois de ter passado pela questão da Madeira, bem diga-se, esteve muito bem na parte da crise, do TGV, na parte Fiscal, na parte social entrou em grande, na segurança social concorda mas… malhou na mesma e bem.

 
Sócrates melhorou na parte social, apresentou obra (salário mínimo e equipamentos sociais), mas voltou ao passado e o salário mínimo quem o paga são as empresas e não o Estado.
 
A Postura de Sócrates enquanto MFL fala foi sempre de um enorme nervosismo, com gestos reveladores, ao contrário de MFL que se manteve sempre de Pedra e Cal.
 
Sócrates encostado às cordas levou o debate a justificar-se e MFL a atacar.
Sócrates trouxe papeis e papeis, foi ridículo, um gráfico ainda se aceita, agora resmas de documentos. MFL não precisa de documentos para debater está bem preparada. Ainda lhe explicou como deve utilizar o Programa do PSD, a propósito do SNS.
 
Pena é que não tenham apresentado uma única proposta para o futuro.
 
Comente aqui o debate.
estou:
publicado por Luis Malho às 22:28
endereço do post | comentar | favorito
10 comentários:
De CBO a 12 de Setembro de 2009 às 23:07
Pean foi eu não ter visto ese debate, meu caro. Talvez o meu televisor estivesse avariado, não sei...
Não votando em nenhum desses dois partidos, digo com todo o à vontade que Sócrates ganhou o debatae. Claramente. Desmontou , um a um, e com provas, a falsidade de MFL.
Para mim, repito, pouco importa, mas se a minha opção fosse por um dos dois, não teria dúvidas em votar Sócrates.
De António carvalho a 13 de Setembro de 2009 às 00:18
Não vi o inicio do debate. Como também não voto em nenhum deles, as propostas, ou antes a omissão delas, parece ter sido o ponto comum do debate.
Sócrates parece-se mesmo muito com Marcelo Rebelo de Sousa- sabe falar de tudo e trás bloco notas, onde refere permanentemente que não fez mais porque houve crise. Qual crise? A que ele e o seu governo PS provocou ou a que ele diz que veio de fora? Manuela Ferreira Leite mais espontânea, não tem o dom da palavra feita e o programa politico que fez, ou mandou elaborou, é tão aligeirado ou tão mal assumido com o País real, que quando confrontada com os comentários e propostas de Sócrates, apenas teve que concordar que o seu programa estava no fundamental, igual ou parecido com o do PS, apenas com ligeiras nuances.
Como disse hoje o meu camarada Jerónimo de Sousa, este debate era muito dificil para os dois, pois demonstrar as diferenças das propostas politicas a executar pelos 2 , era a parte mais didicil do seu desempenho televisivo, já que estruturalmente não se diferenciam nos objetivos, mas apenas nos métodos.
Mais sóbria, mas menos preparada e sem truques, foi a fotografia que tirei a MFL. A Sócrates aquilo a que me habituou nesta campanha: manhoso, preparado para todos os cenários, um ar contraído mas bem dissimulado e uma nova postura -menos arrogante e menos confiante. Ganhou em imagem e preparação , não se em votos para as eleições.
Por último, o País com Sócrates ou MF Leite, não mudará.- Os eleitores podem escolhê-los, mas depois não venham reclamar que não prestam e que não governam bem. Têm a experiência dos desempenhos politicos de governação de ambos os partidos sózinhos, ou coligados com o CDS. Se querem de fato mudanças, não podem continuar a votar nos mesmos, sob pena de os considerar masoquistas.
De José Ferreira a 13 de Setembro de 2009 às 00:08
Sócrates demonstrou a sua determinação em prosseguir as mesmas politicas.
Erradas,axfixiantes dos portugueses e das empresas, e facilitadora em tudo prometer atrvés de novos subsidios.
Mas o país não produz riqueza e cada vez mais se endivida.
Logo teremos de pagar e bem ,quando os juros voltarem a subir.
E vão subindo á medida que a UE e os EU forem saindo da crise.Só que iremos demorar o dobro ou o triplo do tempo.Mas pagaremos.
Diz que apoiou 40000 empresas, MAS fecharam 150000.
E algumas que receberam apoios fecharam(Quimonda,por ex) outras nem chegaram a abrir.
Este homem que se diz defensor da iniciativa privada, mete cada vez mais o Estado em tudo.
Até áqueles que não querem casar, quer impôr as regras daqueles que livremente querem.
De facto,devemos separar bem as águas.
Com a gestão Sócrates, do tipo cartão de crédito,viaje agora, compre agora, logo paga.
Até ao dia que o homem do fraque bate á porta.
E vai bater de certeza.
De Anómico a 13 de Setembro de 2009 às 10:17
Então o Presidente Salgueiro passa a vida estacionado em frente da sede de campanha do candidato Salgueiro com o carro da câmara??????? Tanto que os socialistas têm criticado Manuela por causa de andar no carro oficial de Jardim na Madeira!
De Pedro Oliveira a 13 de Setembro de 2009 às 10:43
Como diria Pedro Correia,DO, aquando do debate Sócrates-Louçã, a nossa visão de quem está melhor ou pior depende muito das expectativas e como tal a minha expectativa era é que ML não conseguisse transmitir e demonstrar que Sócrates é um politico de plástico: um dia critica Louçã por causa dos PPR's(sistema privado), com Manuela Ferreira Leite critica o facto do PSD querer "compensar" a parte que se perde via reforma de Sócrates,mal explicada por ele,com uma parte num sistema paralelo.Num dia acusa louçã de tudo querer nacionalizar, ontem criticou o facto do PSD defender privados no sector da saúde e educação como se não já existisse hoje,caso para perguntar onde Sócrates tirou o cursou...
MFL esteve mal nas Scuts, mas esteve muito bem, em meu entender,no IMI,PEC e no explicar que a única forma de ajudar quem precisa é crescer e não só deitar dinheiro para cima dos problemas.
MFL "safou-se" razoavelmente bem em relação à Madeira, não no assunto em concreto,mas ripostando com as 12 000 queixas dos funcionários públicos.
Esteve muito bem a dizer que não quer nada com Sócrates.
Pena que MFL não tivesse aproveitado a entrevista de Belmiro de Azevedo que diz, preto no branco, que o governo intervem em negócios que deve ser o mercado a regular.
Em conclusão diria que quem está farto de Sócrates,ontem ficou claro que tem alternativa e não é o BE, ficou também claro que quem tinha dúvida que entre MFL e Sócrates há uma diferença de CARÁCTER e isso faz toda a diferença em politica.
Acabando como comecei, a expectativa era que MFL podia perder este debate e isso poderia lesivo para o País mais que para o PSD, como acho que MFL esteve bem,podia ter estado melhor,acredito que o PSD tem todas as condições para mandar Sócrates ás malvas,bem merece.
De violeta a 13 de Setembro de 2009 às 11:18
Olá pedro
Não vi o debate todo mas do que vi não concordo contigo. MFL esteve insegura, S. também.
O debate veio reforçar a minha opinião de que a política não tem quem levo o país a bom porto.
E olha que sou PSD, mas ter uma candidata que se vendeu e touxe á ribalta Santana Lopes e todos os "senhores" com processos não é um bom agouro.
A ver vamos, dizia o cego.
um bom domingo!
De Ana Narciso a 13 de Setembro de 2009 às 12:48
A SIC não mostrou, embora tivesse as seguintes mensagens ; nenhuam delas foi revelada pela SIC.

"Manuela Ferreira Leite ganhou claramente o debate. sem papeis, sem baixa política, frontal e segura. José Sócrates continua com o espírito de um Director Geral ... fraco."

"Gostei de saber, em directo, que Maria de Lurdes Rodrigues vai deixar o Governo."

"Sócrates insiste nas políticas erradas, resolve os problemas prometendo subsídios, endividando cada vez mais o país ; o povo vai pagar uma factura pesada se continuarmos neste rumo. "

Nenhuma delas mereceu a aprovação da SIC. Porquê?
Contudo, contrariamente ao escrutinadora/a das mensagens apenas e só favoráveis a Sócrates, a sondagem via telefone foi favorável a MFL.
A sic este ao nível do adágio popular" uma no cravo outra na ferradura"
De NC a 13 de Setembro de 2009 às 14:20
Tenho uma certa dificuldade em acreditar e reconhecer capacidade num líder partidário que escolhe para cabeça de lista gente com processos judiciais. Dizia Sá Carneiro (fundador do partido), que os políticos devem estar acima de qualquer suspeita. Chamo a atenção para a palavra QUALQUER. Até ao fim dos processos em que os escolhidos se encontram envolvidos, não deviam/podiam concorrer a CARGOS POLÍTICOS, fica assim desacreditado quem os escolhe (Dra. Manuela F. Leite convidou esta gente). Voltas deve dar Sá Carneiro no seu túmulo com as escolhas da líder do partido de que foi fundador e, descrédito lhe damos nós os que queremos e acreditamos que não é tudo farinha do mesmo saco. Ou todos vós que defendem a Dra. Manuela só a defendem por ser do PSD.
Então...
Também sou PSD, não sou é farinha do saco deles.
De José Ferreira a 13 de Setembro de 2009 às 15:16
Não deixa de ter razão.
Mas a questão agora é outra.
Apesar de tudo MFL tem uma ideia daquilo que não quer.
Tem um percurso de vida sem mácula conhecida.
Sócrates mantem-se debaixo de um conjunto de dúvidas quanto ao modo como tem singrado na vida.
Ou acredita na cabala?
Sócrates disse-nos até Novembro de 2008 que iamos passar ao lado da crise, porque tinha feito o trabalho de casa e posto as contas públicas em ordem.
Afinal não é verdade e pelo contário seremos das países em que mais vai ser dificil saír da crise.
E isto, porque é teimoso em prosseguir prometendo tudo a todos,cumprindo com alguns, mas acima de tudo continuando a insistir que com mais endividamento público e com projectos desnecessários, sairemos da crise.
Só com ruptura tal será possivel .
De Miguel a 13 de Setembro de 2009 às 17:13
Lamento,mas não concordo com o Luís Malhó nem com os demais apoiantes de MFL, ela mostrou muito nervosismo,exagera no ódio a Sócrates o que não lhe permite desferir ataques que o possam beliscar o PM, muito mal naquela alusão em que compara Sócrates a aquele que mata Pai e Mãe para ficar orfão, é de uma insensibilidade que não se justifica.
Sócrates permitiu que não se falasse do seu governo e quando falou só falou de questões que era impossivel Ferreira Leite criticar, o inglês nas escolas, as listas de espera e até as famosas sctus se viraram a favor de Sócrates, incompreensivel a tentativa de justificação de MFL.Por muito que custe lá vamos ter de gramar Sócrates por mais 2 anos pelo menos e a culpa é toda do PSD que não soube aproveitar a má governação e arrogância de Sócrates.Ao ver o debate de ontem só me lembrava do frente a frente na Cister entre Julio Vieira e João Salgueiro, como é possivel o PSD não conseguir acertar no alvo?

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds