Estamos a cerca de duas semanas das eleições autárquicas. É tempo de reflectir e de decidir em quem votar.
Como cidadão independente, de centro direita, simpatizante do PSD, voto quase sempre no PSD, mas já votei em branco, no CDS do saudoso Lucas Pires e até no PS, numas autárquicas em que fiz parte da lista à junta de freguesia do Juncal.
Nas Autárquicas a maioria dos eleitores dão mais importância às pessoas (aos candidatos) do que aos partidos. Mas o projecto apresentado também é importante, até porque o projecto diz muito às pessoas, que conhecem e sentem muito bem as principais lacunas das suas terras. Propor um Parque Infantil para o Juncal é mais fácil para atrair um eleitor do Juncal, do que prometer reduzir o défice ou sermos mais competitivos no futuro.
Nas Autárquicas as propostas para o Concelho são importantes, mas as propostas para a Freguesia em que residimos, ainda são mais.
O próximo mandato vai ser um mandato “gordo”, pois o QREN atribuiu uns milhões de euros para cada município “gastar” em “desenvolvimento”. Os milhões atribuídos ao Concelho de Porto de Mós já têm destino, e a grande maioria são para “gastar” na sede de concelho, com excepção do “obrigatório” saneamento de Mira de Aire. Quem ganhar as eleições, daqui a 4 anos é que terá OBRA em Porto de Mós, veremos como os eleitores das freguesias do Concelho, julgarão as opções tomadas há um ano atrás.
A cerca de duas semanas das eleições, as propostas ainda não “chegaram” à minha caixa de correio, com excepção de 3 infomails do PSD’s (esclarecimento sobre o candidato do Juncal, o que João Salgueiro não cumpriu, e apresentação do candidato) e um Postal do candidato João Salgueiro.
Desconheço as propostas definitivas, mas conheço genericamente aquilo que cada partido propõe, sendo que o PS, presumo que irá “encher” o seu programa com as tais obras do QREN e mais umas quantas migalhas para as freguesias. O PSD lançou os fóruns onde apresentou e recolheu propostas para as freguesias do Concelho, ouvindo as pessoas, naquilo que foi uma boa iniciativa.
A questão que se coloca, é se devemos de dar mais importância aos programas ou às equipas?
(continua)
Meu bom amigo Luís,
Nós por deformação profissional sabemos que uma coisa não funciona sem a outra, temos muitos exemplos nas organizações que dirigimos e com outras com quem trabalhamos, a nível politico a situação é idêntica.Depois para além do projecto e da equipa, há o líder.Mas sobre liderança já falámos muito...
abraço
De Anómico a 24 de Setembro de 2009 às 09:23
Mais importancia ás pessoas.
Á 4 anos o Sr. Salgueiro prometeu muito e não compriu.
De que adiante um bom programa se não é para comprir.
Eu voto na pessoa, COMPETENTE, SERIA, HONESTA, HUMILDE e com VISÃO, a obra depois aparece.
É que com as obras que se iniciaram no ultimo mês, e da forma como foram iniciadas, pode não haver dinheiro no futuro.
De LR a 24 de Setembro de 2009 às 09:41
A obra depois nasce, nasce de onde?
O PSD pensa que é a fazer comunicados e enviar para blogs de cataventos, que hoje estão com uns amanhã com outros, e com o teor que têm que lá vai?
Leiam os comunicados e vejam se não podia ter sido o Salgueiro a fazê-los, é assim que se mostram todos, blá,blá,mas depois utilizam as mesmas armas para fazer campanha, afinal qual é a diferença?
Um qualquer projecto cheio de coisa nenhuma palpável?
Estou curioso para ver o final deste texto,estou estou.
Acho que alguém se vai arrepender de ter tratado o presidente da AM como tratou, é um pressentimento.
De Anómico a 24 de Setembro de 2009 às 10:49
Catavento é o Sr. Salgueiro ontem PSD hoje PS.
Catavento é o Sr. Presidente da Junta do Juncal anteontem CDS ontem PSD hoje PS.
Toda a gente critica d direcção do PSD pela forma como tratou algumas pessoas da antiga direcção, e alguns deles como é que trataram a actual direcção?
Blá Blá Blá tem o Sr. João Salgueiro que prometeu mundos e fundos e não cumpriu quase nada, hoje diz uma coisa amanha diz outra.
O Sr. Julio Vieira ainda não falhou com ninguem, por onde passou compriu, e eu acredito que tambem vai cumprir na Camara Municipal.
De Bicho do Mato a 24 de Setembro de 2009 às 11:06
Há também quem acredite no Pai Natal e que quem morreu foi o irmão gémeo de Michael Jackson...............
O facto de não concordar minimamente com a politica de Salgueiro e Cª, não me faz votar em pessoas que não acredito, como tal já disse, votarei em branco ou nulo,depois do que vi escrito num outro texto....e com esta gente nunca se sabe.
É como bem diz o Dr. Luís Malhó este mandato vai ser para executar o QREN . O PSD descativou muita gente não foi só ao Jorge Vala, dia 11 vamos ver se valeu a pena hostilizar toda a gente tipo terra queimada, é que nem todos têm o estômago do José Ferreira....Mas isso é outra conversa.
De Anómico a 24 de Setembro de 2009 às 11:59
O texto escrito traz à discussão uma boa discussão. Fala-se muito de candidatos (só cabeças de lista), fala-se muito da asneira que fez, vão-se buscar elementos das vidas pessoais, etc,etc, é nisso que está transformada a política do Concelho. Estou certo que haverá muita obra nos próximos 4 anos muita dela devida ao QREN e ao trabalho lançado este mandato. Não podemos ignorar o trabalho feito tal como não podemos ignorar o trabalho não feito e acima de tudo aqueles pontos onde deveriam ter sido introduzidas mudanças "radicais" e não se mudou uma vírgula.
Neste espaço de pré-campanha vê-se acima de tudo muito poucas propostas, fala-se de linhas estratégicas mas ver isso num programa acessível ao comum dos cidadãos considero que ainda ninguém conseguiu. É pena por exemplo que ninguém tenha a coragem para assumir perante o eleitor que esteja como poder ou oposição vai lançar o debate - Pedreiras, PDM//Expansão ou aposta na recuperação do património construído nos centros, relação com o PNSAC, posição S. Jorge/Fundação Batalha de Ajubarrota, renda dos Parques eólicos, Parques industrias, prioridade ao saneamento básico (ou falta dela) questão da água/SIMLIS/"privatização da rede de água, Educação/Polos escolares/escola por Freguesia, Funcionamento interno/organograma/funcionários da Câmara, relação com as Juntas/colocação de funcionários municipais em algumas e noutras não, Protocolos com as juntas, etc. Como se vê são assuntos de mais muito pouco debatidos as acções de campanha estão resumidas ao envio de papelada e mais papelada com obras de regime. O resto é para ir À net ver e assim continuamos a viver num mundo virtual.
De Maria a 24 de Setembro de 2009 às 12:08
Bom dia,
Realmente a 15 dias das eleições autárquicas e ainda não se sabe nada dos programas dos partidos concorrentes à C.M . Porto de Mós.
Aliás também pouco se sabe das equipas dos partidos concorrentes, apenas alguns poucos cartazes.
Quando vou votar com o objectivo de eleger alguém para uma autarquia local, olho para os nomes de quem integra as listas concorrentes, procuro analisar a pessoa que ali está, o seu percurso pessoal e profissional e se dará ou não um bom autarca, seja ele líder de uma equipa, membro integrante de uma equipa, ou depois a equipa no seu conjunto.
Depois analiso os ditos programas, tento com os meus limitados conhecimentos, tentar perceber o grau de "executabilidade" desse programa, se é realista, se é executável, se é o melhor para a minha freguesia e concelho, ou se é um programa eleitoralista, cheio de demagogia e promessas eleitoralistas ... e depois cumpro o meu dever enquanto cidadão vou votar na lista que me parece melhor servir os interesses da minha freguesia ou concelho, independentemente do partido, se o melhor projecto e equipa forem do meu partido (o que é costume) tanto melhor ...
Cumprimentos,
De anónimo da ADP a 24 de Setembro de 2009 às 17:20
Maria,
Todos deveríamos ser assim e permita-me dizer que deve ser caso único.Eu irei abster-me, não há razões objectivas para votar em quer que seja nesta terra.
PS é o que sabemos, CDU só se preocupa com a Mira, o CDS é uma candidatura para não levar a sério e o PSD ao fim de 4 anos de oposição(?) chega a 15 dias das eleições e o melhor que produz são manisfestos por causa de cartazes,de som dos salgueirinhos e cunhas na Câmara, uma nulidade.Foram 4 anos perdidos a todos os niveis, portanto não merecem a minha perca de tempo.Sublinho que é a primeira vez que me abstenho nas autárquicas, nas legislativas já é hábito.
De Couteiro Mor a 25 de Setembro de 2009 às 11:56
Caro anónimo se não vai votar entam faça como o rei D.Juan disse ao Chavez " porque non te calas"
De Miguel a 24 de Setembro de 2009 às 19:54
Podemos concluir que há um enorme desalento das pessoas pela politica praticada em Porto de Mós quer pelo executivo liderado por Salgueiro (one man show), quer por parte do PSD que pouco fez para merecer o beneficio da dúvida. Aqui chegados é confrangedor ver que há reais hipóteses de Salgueiro ganhar novamente e quiçá com uma maioria ainda mais alargada que em 2005.Lendo as entrelinhas do texto do Jorge Vala e quem cativa e deixa de cativar, este texto do Dr. Luís Malhó e do Pedro Oliveira, "Carlos", não será dificil prever que o PSD vai ter uns quantos votos a menos que em 2005.
Eu sinceramente estou tentado em encher os quadrados todos, mas ainda estou à espera de ler os programas, mas as expectativas são poucas pelo que nos tem chegado, quer pelos jornais quer pela internet.
Porto de Mós, está e vai continuar cada vez mais pobre, disso tenho poucas dúvidas.
Acabei de ver mais um debate que deveria ter sido a 4 , mas foi a 3; o candidato do CDS não compareceu. O Júlio teve hoje um dos momentso altos : seguro , determinado, e apaixonado pelas suas causas. Do outro lado mais do mesmo; papeis que ninguém percebia do que se tratava, um conselho de ministros que não sabemos se reuniu a 4 de Junho ou a 4 de Julho ( Júlio - 4 de Julho, João Salgueiro 4 de Junho no palco, 4 de julho na Rádio) ;um emprestimo de 600 mil que afinal não serviu para pagar as contas " opacas do mandato anterior" como dise numa das Assembleias Municipais.
Soubemos também que Joaõ Salgueiro está terminar uam cadeira na Universidade em Ambiente. Poderia colocar nessa sua"cadeira universitária " ;como proporcionar bom ambiente numa sala de espectáculos? Foi mais uma noite de asfixia ambiental ; sauna na sala e no palco.
Sobre o candidato Luís Carreira pede sempre o mesmo: mais infra-estruras, mais saneamento e transportes. Até tem razão.
Gostei, também de ouvir, que se Júlio Vieira ganhar as eleições construirá um espçao com ateliers para os jovens, não construindo ali a casa velório. Gostei de saber!.Vou gostar de votar PSD!
Comentar post