Sexta-feira, 19 de Setembro de 2008

Balanço da 1ª Semana

A escola começou para o João  na segunda feira, lembram-se das minhas preocupações em relação à mudança de uma escola privada para uma escola pública?

 

O primeiro dia foi de apresentação da directora de turma aos alunos e pais, regulamento da escola, a eleição, auto-proposta,de um Encarregado de Educação para representante da Turma junto dos professores(eu próprio) e uma visita guiada à escola. Gostei do que vi, instalações em bom estado e as sauas de aula bem equipadas, mas não fiquei tranquilizado com o que ouvi: "Meninos tenham cuidado, pois durante o ano de certeza que vão desaparecer coisas,não tragam nada de valor para a escola,nomeadamente brinquedos electrónicos.Se alguém vos agredir ou tirar dinheiro façam o favor de dizer à director de turma". Escusado será dizer que em casa o João revelou toda a sua preocupação e insegurança.Vamos ter aqui trabalho de casa.

 

Felizmente que nos dias seguintes o João se mostrou satisfeito com o ambiente da turma e como 10 meninos vêm da mesma escola ,o grupo está formado.O resto vai ter de ser ele a aprender para lidar com o dia a dia.

 

Para além do aviso contundente por parte da directora de turma o que mais me chamou a atenção foi  o horário. Não sou pedagogo,mas penso que o horário do João tem alguns problemas se tivermos em linha de conta as disciplinas e as horas em que temos mais disponibilidade mental. O João à segunda feira nas duas primeiras horas tem ginástica e depois das 3 às 5 da tarde matemática, voltando a ter matemática logo na 3ª à primeira hora.

 

Na sexta tem às primeiras duas horas da manhã, educação musical e nas duas últimas(3 às 5) Inglês e Português.Parece-me a mim, que o mais lógico seria precisamente o contrário em relação ao começo e fim de um dia de aulas.

 

Para terminar, a questão dos livros, aí a culpa não é da escola, mas acho pouco compreensivel que fazendo a encomenda dos livros em Julho ainda faltem ao João mais de metade dos livros, a papelaria diz que o problema é das editoras e, a capa de hoje do Jornal de Notícias vem confirmar essa informação.Como é possivel? Não sabem há muito tempo o que têm de produzir?

 

Resta-me a mim  e à minha esposa, como Pais e Encarregados de Educação,acompanhar o João e ter esperança que o ano lhe corra bem em termos escolares e de adaptação ao mundo real.

 

Como foi com os vossos filhos?

publicado por Pedro Oliveira às 13:50
endereço do post | comentar | favorito
12 comentários:
De patti a 19 de Setembro de 2008 às 14:42
Não o quero preocupar, mas quanto a sobrecarga das disciplinas nos horários, só tende a piorar. E pouco poderá fazer. Os miúdos têm disciplinas a mais, para o tempo que estão na escola e para o tempo que têm em casa para estudar e fazer tpc's.

No 7º ano vão ter mais quatro: fisico-quimica, francês, educação tecnológia (que se separa de educação visual) e história (que se separa da geografia).

A minha filha é muito boa aluna, responsável e disciplinada. Mas não seria suficiente se não tivessemos, logo desde cedo aplicado o truque de rever todos os dias a matéria que foi dada na aula, ou dia sim, dia não. Assim a aflição de tantos testes seguidos é menor, porque já vão muito melhor preparados e o estudar de véspera quase não existe.

A matéria é muita, as disciplinas imensas, o tempo muito escasso, os tpc's aos montes, os miúdos cansados, os pais sem tempo .... se não se começar logo desde o início, a seguir com um método de estudo e organização.
Ele que procure pela maneira de estudar q mais lhe der jeito: ler alto, fazer resumos, sublinhar etc.

Comprei no ano passado, na FNAC, 3 livrinhos da Porto Editora, da autora Manuela Matos Monteiro, da colecção Sucesso Escolar. Muito simples, apelativos para eles e de leitura bastabte acessível e clara. A Beatriz gostou muito e tem-nos sempre por perto, até os colegas tiraram cópias.

. Como organizar melhor o estudo
. Tirar apontamentos e fazer esquemas
. Preparar testes e exames
e ainda um quarto qeu não comprei, mas que lhe pode ser útili: . Ajudar os filhos nos estudos.

Ela está no 8º. Vai óptima. Independente. Encarreirou o seu próprio sistema de trabalho e estudo e desde o meio do 6º ano, que pouco precisa da minha ajuda, a não ser para tirar algumas dúvidas e para que eu lhe faça perguntas das matérias para os testes.
Mas faz daquelas complicadas, como tu sabes mãe!

Vai tudo correr da melhor forma. É só estarmos atentos e investirmos tempo neles. Depois eles fazem o resto.
De patti a 19 de Setembro de 2008 às 14:47
Excedi-me não foi?

Quanto aos livros, é normal estarem esgotados. Ouviu bem. É normal é. Infelizmente.
Politiquices de editoras. A Escola nada tem a ver com o assunto.
De Pedro Oliveira a 19 de Setembro de 2008 às 15:58
Patti,
é um gosto ler o que escreves no teu cantinho e as dicas que aqui escreveste vão ser muito uteis não só para o João.
Obrigado.
De patti a 20 de Setembro de 2008 às 12:21
Se calhar já leu, mas aqui fica:

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=BB35C60B-BDBC-40CE-9183-D7EB8955FE1B&channelid=ED40E6C1-FF04-4FB3-A203-5B4BE438007E
De MªJoão Gomes a 19 de Setembro de 2008 às 19:32
Caro Paulo,

Escusado será dizer q, como mãe de dois estudantes, me debato quase com essa mesma realidade. No entanto tenho ainda a agravante de quase nada me agradar no que vejo na escola q o meu filho mais velho irá frequentar: uma escola com 40 anos, que poucas obras de melhoramento sofreu, salas insuficientes e mal equipadas, um pavilhão desportivo q tanto deixa a desejar e uns balneários que... enfim!!!

Embora lamente profundamente a situação do meu filho e dos outros 500 e tal meninos que por lá irão andar mais um ano, lamento muito mais as politicas educativas q teem sido adoptadas ultimamente que se esquecem de um direito básico a uma escola decente e depois veem para a rua com medidas extravagantes de atribuição gratuita de computadores portateis (sobrevivem a bobardeamentos não é?ainda bem!) a crianças do 1ºCiclo que em muitos casos (que eu bem conheço) nem uma refeição em casa teem, nem condições fisicas de uma escola onde possa aprender a escrever e sobretudo a viver!

Enfim...Cá andamos!!

MªJoão

De carlosbarbosaoli a 19 de Setembro de 2008 às 22:12
Parabéns pelos 200 mil e pela mudança para o sapo.
Agora já posso comentar mais vezes!
Em relação aos livros escolares, Pedro, se compararmos com uns anos atrás, as coisas estão mais transparentes. Pelo menos já não é tão fácil " manipular" os profs na escolha.
Ao que julgo saber, a situação deve-se ao facto de os profs terem ainda um leque de escolha alargada quanto ao livro a adoptar e as editoras não arriscarem muito, com medo de ficarem om muitos monos em stock.
Abraço
De Paulo Jerónimo a 19 de Setembro de 2008 às 22:46
Pedro, passe a publicidade, para evitar as chatices de falta de livros, nada como encomenda-los online, webboom.pt ou mediabook.pt, de a 3 anos a esta parte, cá em casa não se quer outra coisa. Se bem que este ano as roturas de stoks chegaram a todo lado, o meu mais velho também aguarda o de Matemática e química para o 10º, mas diz-nos a experiência que quando chegam a casa pelos correios ainda demoram uns bons dias antes de estarem disponíveis nas papelarias.
Resumindo: prático, eficaz, e ligeiramente mais barato...
De Sónia Pessoa a 20 de Setembro de 2008 às 13:20
Olá Pedro, claro que o ano vai correr bem para o João, até porque o mais importante de tudo é as bases que ele leva da primária e a "bagagem" que leva também de casa que tenho a certeza de que é a melhor, pelo menos a melhor qjue nós pais tentamos dar. Em relação ao alerta feito pela directora de turma, acho que não deves ficar muito preocupado, mas atento, pois esse é um alerta feito não só nessa mas em todas as escolas. Também ouvi isso no 5º ano da Rita e, passados 5 anos, nunca aconteceu nada, nunca houve nenhum problema. É um alerta que as escolas fazem por precaução,aconselhando os alunos a não levar coisas valiosas para a escola, e porque obviamente há sempre um ou outro furto... não vivemos numa sociedade perfeita, as escolas não são perfeitas.
Em relação aos horários, concordo contigo, os horários são muitas vezes feitos em função de outros factores que não o interesse e bom proveito do aluno... mas as nossas crianças têm uma boa capacidade de adaptção e o João, com o apoio que sei que lhe darás, irá vingar com sucesso nesta nova etapa da sua vida.

Beijinhos para o João e para o pai do João.
De Paulo Sousa a 20 de Setembro de 2008 às 14:18
Pedro,
Como diz um amigo meu, nós não criamos os filhos para nós mas para o mundo. Por nós eles nunca tinham contrariedades, nem doenças, nem motivos para chorar. Mas se educação tem por objectivo prepara-los para um mundo imperfeito nada melhor que terem contacto com esse mundo algo desequilibrado, com carências e excessos. O esforço tem de ser deles e poupa-los à realidade não é dar-lhes uma boa educação.
Mas que custa... custa.

De Sónia Pessoa a 20 de Setembro de 2008 às 13:25
Ah e confirmo a informação dada pelo MrCosmos, eu uso o mesmo método. Bjo
De Ana Narciso a 20 de Setembro de 2008 às 19:50
Infelizmente , a Escola não é diferente do que se passa no país ( que não é tranaquilizador)e tudo se reflecte na escola. Os directores de turma sabem isso melhor do que ninguém: há fome, inveja, violência famílias desorganizadas pais sem tempo , alunos com sono, necessidades especiais tratadas como se não fossem especiais.... e depois também há meninos e meninas que nos animam todos os dias, porque gostam de estar connosco e muitas vezes é o único oásis que têm nas suas vidas !!
De Gi a 21 de Setembro de 2008 às 19:40
Se o João for bem acompanhado pelos Encarregados de Educação, não téra grandes problemas em singrar.
Aprenderá a optimizar os problemas que se lhe vão deparar.
Na 1ª página do meu blogue, caso esteja interessado, estão vários posts sobre o regresso às aulas, e que serão para continuar.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds