Quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

És socialista ou não?

A poucos dias das eleições, tenho ouvido várias pessoas, que não associo a uma orientação partidária de esquerda, a dizer que João Salgueiro não é nada socialista. Uma delas garantiu-me que ele próprio lho confessou.

Conversas como estas, off the record, a existirem são dirigidas a um ouvinte particular e destinam-se a tentar ganhar mais um voto. Podem até nem chegar a ter a forma de diálogo verbal, pois a uma pergunta do género, és socialista ou não? basta responder com um sorriso irónico, ou um piscar de olho que a resposta está dada.

O objectivo de uma conversa como esta, é fazer com que alguém que não é de esquerda, pondere todos os arranjos de fachadas que tem sido feitos nas últimas semanas e vote à esquerda.

O eleitor menos atento, pode esquecer-se de todas as leituras políticas que resultam do seu voto.

Numa dessas conversas lembrei o meu interlocutor que votar PS, mesmo no Juncal ou em Porto de Mós é de facto apoiar o PS, é apoiar o encharcamento do país de subsidios ao não trabalho, é apoiar o TGV no vale do Ribeiro, que sabemos ter o apoio do Sr. Salgueiro, é apoiar os temas fracturantes tão apreciados pelo PM e pela esquerda urbana. Fazer a cruzinha à frente do símbolo do PS, é e será sempre votar à esquerda.

Estas eleições autárquicas trazem algo que nunca antes aconteceu no nosso concelho e que se prende com a quantidade de arranjos que se concentraram e estão decorrer desde há três ou quatro semanas para cá.

A título de exemplo o arranjo da primeira rotunda concelho para quem vem da A8, foi pedido repetidamente pela Junta do Juncal à Câmara desde 2005. Nunca foi feito. Há dois dias até relva em tapete levou, e sabemos a diferença do custo da relva semeada e atapetada...

O público tem de escolher entre, quem pode recorrer a recursos que são públicos e não se preocupa em desbarata-los, e quem não o pode fazer porque simplesmente não está no poder. As obras eleitorais, que sempre existiram, mas cá entre nós nunca na dimensão que agora observamos, são por isso algo que podemos classificar de concorrência desleal.

Será que basta negar que se é socialista e arranjar o degrau à frente da porta, pintar o chão de preto e arranjar as rotundas para fazer alguém que discorda do modelo do rendimento mínimo, que acha que devia haver menos Estado, que não quer o TGV a passar no Juncal, que não gostou do autoritarismo e da arrogância do executivo do Sr. Salgueiro, que acreditou que a Casa dos Calados e o Salão Paroquial iam ser recuperados e foi enganado, que se envorgonhou com a Tourada nas Festas de São Pedro, e mesmo assim irá votar PS?

 

publicado por Paulo Sousa às 07:34
endereço do post | comentar | favorito
18 comentários:
De Varatojo - Livramento a 7 de Outubro de 2009 às 09:36
Bom dia, como portomosense que sou, interessado no que se passa no meu concelho, tento estar informado sobre o que nele acontece. Não sou filiado em partido algum, embora me identifique mais com a politica de centro-direita. Ou seja, como o candidato do CDS-PP é uma "anedota politica" (como se pode comprovar no debate no cinema) seria normal que o meu vota fosse para o PPD/PSD e para o SR. Julio Vieira. Estava intusiasmado com a ideia de mudança, ainda mais quando vi o lema de campanha "Fazemos diferente, fazemos melhor", contudo depois de observar a mesma verifico que este lema nada tem a ver com a campanha realizada e afinal não passa de uma imitação da campanha do PS. Vejamos: Fazem-se "porcos no espeto" por todo o lado, tal como o PS; tem carros equipados a rigor como o PS; andam a fazer pip pop em caravana como o PS; fazem campanha porta a porta como o PS, aproveitando para colocar os numeros de policia e placas identificativas das ruas esquecidas em armazem ( embora critiquem esse tipo de campanha apelidando-a de mendigagem de votos); até arranjaram uma carrinha para ser parecido com o camião do PS; embora critiquem o SR. Salgueiro de cumprimentar toda a gente, em todo o lado, o Sr. Julio faz o mesmo; vi escritas aqui palavras criticando a caravana do PS que estava a ocupar os lugares do clientes de uma superficie comercial, o Sr. Julio Vieira fez pior e noutra superficie comercial não ficou pelo estacionamento, entrou pela referida superfice e andou a fazer campanha; criticam alguns projectos do Sr. Salgueiro e alguns deles aparecem nos programas das juntas, vi no blog criticas ao jantar do Sr. Salgueiro, porque tinha sido cobrado um preço muito abaixo do que seria necessário para pagar o mesmo, neste caso posso dizer que fui convidado para os dois e o preço era exactamente o mesmo. Por tudo isto meus senhores, estou novamente desiludido, e tal como foi referido num post anterior, já que as grandes obras estão aprovadas ao abrigo do QREN, possivelmente mais vale deixar estar quem está para acabar as mesmas.
Apelo contudo a todos os portomosenses para votarem dia 11, votar é um direito adquirido com muito esforço, mas também é um dever que temos por quem tanto lutou por esse direito.
De Conhecido do Varatojo a 7 de Outubro de 2009 às 11:54
Oh Varatojo, tu votas é no Salgueiro pelas coisas que ele te prometeu directamente. Já me disseram.
Olha mas é para os programas e para o conteúdo das candidaturas, pah!
Pensei que fosses mais esperto...
De Maria Antonieta a 7 de Outubro de 2009 às 16:58
Sr Varatojo sei da sua simpatia pelo CDS.
Quantas vezes falámos sobre isso.
Hoje há novo debate no cinema e já me perguntam quantos gabinetes quer o candidato do CDS colocar na Camara.
È qu no último debate houve quem contassea meia dúzia.
O CDS sempre foi no concelho um partido estimado, respeitado e com um eleitorado certo.
Concorreu sempre ás 13 freguesias. Agora concorre em 3 e tem uma lista paraa Assembleia Municipalcujo número de candidatos a deputados se conta pelos dedos das mãos.
Atribuio toda a responsabilidade destasituação ao delegado distrital e ao delegado autárquico e considero que por dignidade o Presidente do Partido Dr Paulo Portas, deveria exigir que se retirasse esta candidatura.
Corre-se sériamente o risco de não ser só esta candidatura uma anedota politica, mas o próprio partido cair em ridículo.
Dei a cara por este partido 30 anos neste concelho.
Execi no partido cargos desde Conselheira Nacional até simples militante,passando pela Distrital, pelaConcelhia e ainda muitas vezes delegada ao Congresso
Representei ainda o CDS como Deputada na Assembleia Municipal.
Respeitei a ética partidária e os valores humanistas do partido.
Lutei pelos interesses de quem me elegeu e de quem em mim não votou, como se provou quando estive ao lado dos homens da pedra e dos agricultores no caso das quotas de leite.
Defendi o Património do concelho quando chamei variadissimas vezes a atenção para a recuperação da Central Eléctrica , da fonte do castelo, dos fontanários espalhados pelas nossas aldeias, etç..
Muitas outras coisas defendi como captação de empresas e bons acessos.
Fui sempre contra ao encerramento de escolas e de postos médicos, porque faziam falta ás populações e são as pessoas quem para mim mais conta
Entristece-me hoje toda esta situação do CDS.
As estâncias máximas do CDS representadas nasua Comissão Nacional ,devem uma explicação ao eleitorado CDS no concelho e vão ter de a dar.


De Couteiro Mor a 8 de Outubro de 2009 às 13:31
Amigo Varatojo conhecendo eu como o conheço, não quero acreditar que o que está a dizer o sinta, só lhe peço se foi alguma promessa que o Sr. Salgueiro lhe fez em relação a sua empresa acredite em mim ELE NÃO VAI CUMPRIR, se foi pessoal ELE NÃO VAI CUMPRIR dê a oportunidade a gente nova sem vícios políticos e com ideias para os nossos filhos e netos. Um grande abraço para si PSD
De ritinha a 8 de Outubro de 2009 às 14:24
Caro Couteiro Mor, como é que aconselha a votar em "gente nova sem vícios políticos", quando um dos membros da lista do Sr. Júlio se trata do Sr. José Vala (já nem escreve Gabriel para não o reconhecerem de imediato!!!). Foi Presidente da Junta de S. João Baptista durante 8 anos e nada fez. Quer dizer... fez o que lhe convinha a ele e aos amigos!!!! Mentiroso compulsivo, que prometia descaradamente mas que não cumpriu! Por isso, não me venham com a lenga-lenga da "gente nova sem vícios", porque se é este tipo de gente que nos querem impingir...NÃO OBRIGADO! Prefiro o Salgueiro!
De anonimo a 8 de Outubro de 2009 às 15:50
prefere mal. H´gostos para tudo.
Há quem goste de ser gozado, embora sem gozar.
De Couteiro Mor a 8 de Outubro de 2009 às 17:21
Cara amiga, não sei a que se refere em relação ao Sr. Gabriel Vala, mas eu também não estou aqui para o defender, mas deixe-me dizer-lhe uma coisa ,olhe que foram alguns amigos do Sr. Gabriel que o ajudaram a fazer alguma coisa de bom pela freguesia, eu pessoalmente ,conheço um que fez algo para o bem da população e tenho a certeza absoluta que nada quis em troca, não menciono o nome porque sei que ele não o permitia. Mas se é só por essa razão que escolho o Sr. Salgueiro lamento pela sua falta de informação é que se houve alguém que beneficiou os amigos e ele própriofoi o Sr. Salgueiro, fez o que quis e lhe apeteceu, se é por algo que ele lhe prometeu NÃO VAI CUMPRIR e o que eu conheço da Ritinha penso que é suficientemente inteligente para não cair em logros desse Sr..Ainda está a tempo de reconsiderar é que senão vai tê-lo mais 4 anos e a sua promessa não vai SER CUMPRIDA.>Cumprimentos Ritinha pense bem.
De Ritinha a 8 de Outubro de 2009 às 18:08
Mais uma vez boa tarde!
Olhe, não me querendo alongar nesta questão, apenas lhe posso dizer que a mim, nem o Salgueiro, nem nenhum outro da sua lista, alguma vez me prometeu alguma coisa, a mim, particularmente. Espero, enquanto munícipe, que ele continue a desenvolver o concelho. Se alguma vez ele ou algum dos seus amigos saiu beneficiado, não sei, mas o que eu acredito é que apesar de todos os defeitos (eu própria lhe reconheço alguns!!!) que lhe possam ser apontados, foi sempre foi muito coerente na postura! Cumprimenta-me hoje, tal como sempre o fez! E repare... ele faz isso a toda a gente! É certo que não vivemos de cumprimentos, mas quero apenas referir que não acho justo apelidarem o Salgueiro de falso!Quanto ao Sr. Júlio, não o conheço o suficiente para poder fazer juízos de valor! Apenas posso referir que foi muito infeliz na escolha do Sr. Gabriel Vala para a sua lista!Porque esse conheço eu! E esse Sr. demonstrou-me, a mim, particularmente, que era mentiroso! Porque ao contrário do Salgueiro que a mim nunca me prometeu nada, ele prometeu e nunca cumpriu! E sabe... eu também falo com outras pessoas e muitas delas se queixam do mesmo: PROMETEU MAS.... NÃO CUMPRIU!!!!E arrisco a dizer, que a escolha desse senhor pra nº4, lhe pode vir a custar a eleição de Presidente. Não sei se recorda das eleições de há 4 anos? A história pode muito bem repetir-se! O povo não estava contra o Dr. José Ferreira, mas sim contra a corja que o rodeava! $ anos passaram e parece que o PSD ainda não aprendeu a lição! Nem a nível nacional e nem ao nível do concelho! É pena! Por isso lhe digo, embora a minha intenção de voto não esteja totalmente tomada, uma certeza já tenho: NÃO AO SR. GABRIEL VALA!
De Anónimo a 7 de Outubro de 2009 às 10:02
Bom dia a todos os dignos visitantes deste blog.
Ao visitar pela primeira vez este espaço deparo.me com uma cambada de frustrados que vomitam toda a sua frustração de 4 anos na esperança de poderem voltar ao poder camarário... tenham dó meus senhores ... os vossos 30 anos bastaram para regressões ,,, !!!!
Vão mas é trabalhar...
De Pedro Oliveira a 7 de Outubro de 2009 às 10:07
Para primeira visita e a rapidez com que a fez, é de louvar a sua capacidade de análise de um blog com 3 anos de existência.Volte sempre.
abraço
De Paulo Sousa a 7 de Outubro de 2009 às 12:32
Obrigado pela visita. Mais um!!
De Varatojo - Livramento a 7 de Outubro de 2009 às 11:50
Desculpe este lapso, mas esqueci-me da musica que agora a carava do PSD tambem têm para estas eleições, que por sinal não se percebe a letra, já que anda sempre em altos berros nos carros de campanha, mais uma imitação do PS. Mais uma vez peço desculpa pelo esquecimento, se calhar estou com amnésia, como alguem que aqui já foi referido e que se lembrou agora que é portomosense!!!
De Sol a 7 de Outubro de 2009 às 20:43
É muito triste que se julgue as pessoas, pelos carros, apitos, músicas......informe se, Sr Varatojo!!!! Evitava se ao trabalho de dizer tanta "coisa" sem pés nem cabeça, para chegar à conclusão que vai votar no Sr Salgueiro!!!!!
De Maria a 7 de Outubro de 2009 às 11:57

Bom dia,

Passei nessa rotunda que fala e sim tem relvinha nova, tem também dois montes que tapam a visibilidade, ou pelo menos alguma, mas para além disso há a a estrada em mau estado, desde os Montes até ao Juncal, há o mau cheiro que contínua a pairar no ar, etc. etc.

Mas Paulo, no Juncal ......... ui ui ui ......... tanto há ou haveria para escrever ...

O TGV a passar pelo Ribeiro, que havemos de fazer, o Sr. Engenheiro Socrates tem de dar a ganhar algum dinheiro ao amigo Jorge Coelho, será essa empresa uma das que irá concorrer e ganhar a obra ... se não for a do Sr. Jorge Coelho será de outro amigo qualquer, mas isso também é norma seja lá qual for a cor política.

O TGV é mais uma obra daquelas que só interessam a quem vai construir, a quem vai ganhar dinheiro muito sendo gestor na empresa que ficar com a concessão , pois ao contribuinte, ao utilizador, a quem fica sem os terrenos, ou em alguns casos sem casa, a esses o TGV enoja ou devia enojar, mas com esses ninguém se preocupa pois são o zé povinho.

Quem fala em TGV fala em Aeroporto de Lisboa em ALCOCHETE :):):) obras que dão milhões a alguns e prejuízo a milhões ....
De Rafael Marcelino a 7 de Outubro de 2009 às 13:22
Diz bem. No JUNCAL muita coisa se podia inúmerar. Mas vai uma aposta que depois das eleições vamos ter mais do mesmo e o desprezo vai continuar?!
Quanto a TGV, lembro que nos EUA ou CANADA, Países de enormes dimensões aonde as distancias é de milhares de Kms, não existem. Existem sim, muitas companhias aeras com preços e horários apeteciveis para solucionar distâncias.
Depois de feito o TGV vai ser igual em Portugal.
Temos o Alfa muito Bom, onde poderia ser melhorado.
Diz bem, vai ser tacho para o Jorge Coelhone ou outro igual e mais fortunas para uns novos ricos que se avizinham.
O José Eduardo dos Santos de Angola (Ex-Comunista e Agora amigo e democrata bem como a sua filha aguardam o arranque do Aeroporto (O qual eu concordo com a sua construção)
Uma questão pretinente,Teria a nosso Staff do PDM-de-Porto de Mós força para impedir tal obra como faz no JUNCAL em zona urbanas em proibir a construção do mesmo?!
O Sr.Salgueiros também foi derrotado no seu apoio ao Novo Aeroporto. Ele queria na OTA.Sabe-se lá porquê...
Mas olhe que o tal cheirinho a PORCOS no Juncal se for o PSD a ganhar vai continuar.A familia é amiga.
De Maria a 7 de Outubro de 2009 às 14:20

Novo Aeroporto? Necessário? Em Alcochete? Na OTA? ... tenho dúvidas que o actual aeroporto em conjunto com o que recebe as figuras de estado (figo Maduro, espero não estar a cometer alguma gafe) não seriam suficientes ...

Terá Portugal assim tanto tráfego para que se necessite de um novo aeroporto? Ou será interessante a especulação imobiliária para os terrenos do actual aeroporto?

De Maria a 7 de Outubro de 2009 às 14:24

P.S. - O desprezo pela Freguesia do Juncal ou pela Vila do Juncal, ou em qualquer outra freguesia ou vila do país, sempre aquele que os eleitos locais o quiserem.

No caso do Juncal, como em outras situações se quem for eleito, se se limitar a mensalmente receber os duodécimos, se se limitar a orientar o pessoal para limpeza de ruas, se se limitar a assinar uns ofícios e cheques de ordenados ... então caro Sr. Rafael será no Juncal, será em qualquer freguesia/vila de norte a sul do país ...

Sem aparecer ... sem pedir ... sem iniciativa ... sem trabalho ... sem dedicação ... e principalmente sem promessas ocas ... sem compadrios ... sem favores nenhuma freguesia/vila conseguirá evoluir ...

Cumprimentos,
De D.C. a 7 de Outubro de 2009 às 14:27
Não posso deixar de expor também a minha opinião, relativamente a esta temática que é tão discutida nestas alturas pré-eleitorais.
Em relação aos partidos, pessoalmente, quando decido tanto ao meu voto, não me assento em nenhuma cor de partido em particular, prefiro basear-me nas pessoas que os representam (é mais fiável, uma vez que, agora a maioria dos candidatos não têm orientação partidária definida, mudam de partido como de cuecas), sobretudo nas obras que constam nos seus percursos anteriores ou, no caso de candidatos principiantes, no potencial que têm ou que demonstram ter para exercer o cargo.
Em relação à palhaçada (campanha eleitoral) a que todos assistimos nestas alturas, é realmente exagerada (principalmente, este ano, pelo PS), inútil e um destino bastante pouco proveitoso para esforços físicos, mentais e sobretudo para dinheiros públicos. O que é certo é que, infelizmente o Zé Povinho alimenta-se de brindes, falsas promessas, sandes de porco no espeto, ambientes de festa, buzinas de carros de propaganda política, jantares, entre outros...., tudo em troca de uma cruzinha "naquele" quadradinho.
No passado domingo, ouvi dizer que o Sr. Salgueiro tinha prometido pela n-ézima vez, alcatroar a estrada que liga a rotunda da cruzinha ao Juncal...era de alguém com coragem mandar-lhe um tomate podre, pois, essa promessa já é foi feita à 4 anos atrás, e s alguém teve oportunidade para a cumprir foi ele!!! Começo a perceber que lhes é conveniente não cumprir com o que prometem pois assim têm programas eleitorais cada vez mais ricos!!!!!!!!!!!!
E o que e mais ridículo é que ainda há pessoas que os aplaudem!
É impressionante verificar que, neste período pré-eleitoral quase como por magia, tudo se faz, e se regista um nº de obras anormal relativamente aos restantes 3 anos e meio de mandato (tanto nos cartazes como no terreno) umas a serem concluídas outras a serem iniciadas e, na maior parte das vezes despendendo o dobro dos recursos financeiros (como é o caso da relva em tapete colocada numa das rotundas do Juncal).
Neste contexto, venho também aproveitar esta altura, em que todos os pedidos são atendidos, solicitar aos futuros membros das assembleias de Freguesia e Câmara, que que têm mais voz do que um mero juncalense, para que lembrem durante os próximos 3 anos os respectivos executivos, das promessas que agora divulgam com tanto êxtase, para que não as tenham que repetir nas próximas campanhas. Alerto, sobretudo, para duas situações que julgo serem da máxima urgência.
A primeira, é acerca da estrada rotunda da cruzinha e Juncal, que é mto falada mas continua cada vez pior há anos....e considero, acima de tudo, uma vergonha para uma freguesia que festeja, em 2010, 450 anos da sua existência!! Se pretendem que as pessoas nos venham visitar, devem criar bons acessos antes de qualquer outros ambientes festivos. Para além da dar mau aspecto, o estado da via propicia acidentes e, para quem tem que a usar todos os dias, está sujeito à degradação constante do seu veículo automóvel.
A outra situação diz respeito ao cruzamento nos Casais Garridos, que considero bastante perigoso, pois observo constantemente acidentes ou quase acidentes. A resolução penso que pode passar pela construção de uma rotunda, ou então, pelo menos, até que as verbas sejam suficientes, a colocação de lombas para quem vem da Calvaria, que normalmente, passam a uma velocidade estonteante.
Que a resolução destes problemas seja um bom ponto de partida para o grupo que exercer o próximo mandato e que não deixe tudo para daqui a 3 anos e meio.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds