De Bluevelvet a 9 de Outubro de 2009 às 13:28
Como deves calcular, estou aqui aos pulinhos de contentamento.
Só não é maior porque queria estar lá em vez de estar aqui a assistir ao enxudioso do Costa a ganhar Lisboa. Nhac!
Beijinhos
De
patti a 9 de Outubro de 2009 às 14:11
Só politiquices; este prémio é uma forma de condicionar Obama a portar-se bem. O homem ainda nem pôs cortinados nas janelas e já recebe um Nobel da Paz? Não tarda nada, é imortal.
Acho isto tudo um exagero, uma grandessíssima conveniência política e económica.
Não concordo... talvez quando Fechar Guantanamo e autorizar que os prisioneiros ilibados entrem no Estados Unidos, quando sais do lodo em que se converteram as guerras no Iraque e no Afeganistão, quando e se conseguir virar a página na politica americana... talvez aí. .se poderia pensar nisto... neste momento, o que fez ele para merecer o prémio?
E conste que eu até gosto do homem.
Jorge Soares
De Rafael Marcelino a 9 de Outubro de 2009 às 15:27
Indiscutível que as próprias reações negativas sobre a politica externa dos EUA sanaram bastante com a sua tomada de posse como Presidente dos EUA, mas daí a este prémio vai uma longa distância.
Pode ser para o moralizar e incentivar a sua conduta, no entanto os Falcões das Guerras ainda permancem no Senado Americano.
Certo é que o Mundo acreditou neste Homem como uma mudança.
De Maria Antonieta a 9 de Outubro de 2009 às 17:51
Esperemos que um dia, num timing qualquer, o Mundo não se desiluda.
Mas isto sou eu a pensar, ou melhor a escrever em voz alta( é que este teclado faz muito barulho)
De Miguel F. a 9 de Outubro de 2009 às 18:33
Feez bem em colocar a mesma foto do texto "incompreensivel", porque esta atribuição do "nóbel" da paz é igualmente incompreensivel.Está tudo doido.
Nos 50 anos do asterix, fica bem dizer: "estes noruegueses são loucos".Assim vai o mundo umas vezes para trás, outras em ziguezague nunca para a frente, quando muito a fazer rotundas.
E se a atribuição fosse ume maneira "simbólica" de proteger Obama ? O prémio Nobel não é mais que símbolo.
Até agora ( há duas horas a meu conhenhecimento ) nenhum "grande " democrata felicitou Obama. Al gore e B. Clinton ( até agora há duas horas a meu conhecimento ) por exemplo. E os democratas não se exprimiram sobre o assunto.
Segundo ouvi J. Carter foi o único a felicitar Obama.
Pergunto-me se Obama não está bem só ?
E Viva o Porto !
De
violeta a 9 de Outubro de 2009 às 19:33
Eis um prémio que não esperava minimamente. Para quem tinha dúvidas... a política é tudo!
Esqueci de acrescentar : "Sim nos podemos " foi um chavão.
Chavão para quem pensa que a política só pertence aos políticos.
Raramente se viu uma frase ser mais potente que uma imagem, actualmente.
Nós podemos ! Sim somos nós que podemos !
Obama não fez mais que exprimir que a política pertence a todos e depende de todos. Nós podemos reenvia-nos para a nossa vivência diária e a nossa participação cívica no seio da sociedade.
Nem que seja pela vitória da frase sobre a imagem, a vitória da frase sobre o estado da imagem da política seductora , Obama merece.
Desde há muito não se via uma estruturação do pensamento. Obama rompe com o príncipio do prazer. Nós podemos ( força então = esforço ).
Obama não é um mágico !
Não concordo com a pol´tica estrangeira us . Mas algo mudou.
Nós podemos !
E Viva o Porto !
A atribuição do Nobel da Paz a Obama é um presente envenenado, pois depois do quase ultimato que fez ao Irão ficará de alguma forma limitado para actuar caso o Irão continue a ignorar os alertas. O mesmo aplica-se a outros palcos de conflito como o Afeganistão.
O Comité Nobel deixou meio mundo surpreendido e as reacções vão-se sucedendo a conta-gotas, e algo desconcertadas. Irão, e a amiga Venezuela de Chavez, apoiados em Portugal pelo PCP, poderiam aplaudir a atribuição e usa-la para condicionar Obama. Mas não, parece que todos estes, e outros, inimigos dos EUA vêm nesta atribuição uma ameaça em vez de uma ameaça. Palpita-me que no futuro esta nomeação poderá ser arma de arremeço contra Obama, nomeadamente em cenários em que os EUA tenham de actuar. Nesse dia os seus inimigos não exitarão em fazer desta nomeação um trunfo contra o Presidente dos EUA.
Caro Paulo Sousa ,
Pouco importa ( maneira de escrever ) . Uma coisa é certa : Obama conseguiu mostrar que o discurso político pela palavra é ainda mais que forte que o Estado Sedutor ( pela imagem ).
Reduzindo ( falta de tempo ) : Obama mostrou que ainda não retrogradamos aos tempos dos vitrais.
Quaisquer que sejam os jogos ou apostas da geopolítica futura : As palavras de Obama ficarão para sempre. Tal como as palavras de Che Guevara.
E Viva o Porto !
Comentar post