Sábado, 17 de Outubro de 2009

Parabéns, velho capitão

. Tenho que chamar para aqui o Pedro. Se há coisas que eu e o Pedro Oliveira temos em comum, e são muitas, a admiração e o respeito por este senhor, o velho capitão, é seguramente uma delas. A simpatia e a personalidade de Mário Wilson já seriam suficientes para garantir esse ponto de contacto. Mas acrescem os seus dois amores – A Briosa e o Glorioso – a fortalecer essa ponte.

A propósito dos seus 80 anos,  e renovo-lhe os parabéns, o jornal A Bola publica hoje uma entrevista com Mário Wilson que merece ser lida. Onde se fala da sua vida, da sua história e também um pouco da nossa História. E, claro, de Pedroto…

O idolatrado e também histórico José Maria Pedroto que, para além da inesquecível (e para mim inconcebível) guerra Norte/Sul, sempre com as armas apontadas ao nosso bom homem, e que ainda hoje se mantém acesa, com ele protagonizou outras estórias de descortesia e afronta.

Conheço-o pessoalmente, bem como parte da família. O seu filho Pedro, que chegou a ser meu colega em Económicas, e o seu irmão Guilherme, o Dr Gulherme Wilson, um moçambicano/conimbricense mas leiriense de gema, de quem era amigo e muitas vezes parceiro de almoço dos sábados (a partir de Junho a sardinha assada fazia do Manel da Quitéria o nosso ponto de encontro obrigatório dos sábados), recentemente desaparecido. A propósito, uma nota: na entrevista fala dos seus cinco irmãos como estando todos vivos, referindo-se especificamente a um “que é psiquiatra” – precisamente o Dr Guilherme Wilson. Pois, a última vez que estive com Mário Wilson foi precisamente no funeral daquele seu irmão e meu saudoso amigo!

Os irmãos e aqueles de quem gostamos não morrem! Não é velho capitão?

 

publicado por Eduardo Louro às 15:54
endereço do post | comentar | favorito
36 comentários:
De Pedro Oliveira a 17 de Outubro de 2009 às 18:33
Muito Obrigado Eduardo Louro por este post.
Não sei se sabia Eduardo ,mas o Dr. Guilherme Wilson foi um dos fundadores da Casa da Académica em Leiria (CALIS) da qual também sou seu fundador.Foi um previlégio conhecê-lo e estar com ele por diversas vezes.
Parabéns SENHOR Mário Wilson.
Abraço

De violeta a 17 de Outubro de 2009 às 18:50
Bonito e sentido texto.
Parabéns. bom fim de semana
De Rafael Marcelino a 17 de Outubro de 2009 às 21:56
Boa lembrança. Mário Wilson foi um Senhor que soube estar e conviver com o Futebol de uma maneira muito especial.Parabens.
Quanto ao abordado caso da guerra Futebolistica norte-sul nunca esqueço uma coisa que este Senhor-M. Wilson disse aqui há uns anos;
Todo Treinador que treine o S.L.Benfica está sujeito a ser Campeão.
Ele lá sabe ou sabia o que queria dizer....
De PortoMaravilha a 17 de Outubro de 2009 às 22:04
Não quero ofender. E ainda menos faltar de respeito aos mortos.

Mas francamente há algo que me ultrapassa. E tenho pensado nisso : A herança Salazarista levou-os a pensar que o mundo só é futebol ?

Não existe uma guerra entre o norte e o sul . Existe uma enorme disparidade entre Lisboa e o resto do país devido a uma má distribuição do ouro das Américas ( oups agora é ou foi a Europa ).

Mas porquê essa má distribuição ?

Num grupo de trabalho sobre a história dos fascismos, perguntaram-me se os fascistas Portugueses tinham sido julgados. Francamente, não soube responder.

Talvez me possam ajudar .

E Viva Oporto ! E Viva O Porto !

( Que seja claro : Não existe da minha parte qualquer vontade de provocação / Já no campo do saber isso é diferente porque permite avançar o/os pensamento/s )

De Eduardo Louro a 18 de Outubro de 2009 às 01:57
Claro que não ofende!
Confesso que me lembrei de si quando referi José Maria Pedroto. Pensei logo: O PortoMaravilha irá ter algo a dizer…mas, confesso também, não esperava uma reacção estereotipada do portista, do tipo: “pois foi o senhor Pedroto que nos empurrou para 30 anos de vitórias e sucesso que os mouros nunca irão perdoar”.
Claro que o mundo não é só futebol, o próprio SENHOR Mário Wilson é a prova disso. Tem o seu espaço, mas só isso! E nesse espaço, em Portugal felizmente apenas nesse espaço, foi desencadeada uma guerra Norte/Sul que tem tido algumas (poucas) tréguas e se reacende com muita frequência. Olhe, este está a ser um desses momentos. Bastou o Benfica começar a dar algum sinal de que poderá ganhar qualquer coisa…
Virando-nos para as coisa mais sérias, é claro que há a enorme disparidade que refere e um sério problema na distribuição dos recursos. Que nunca originou uma guerra Norte/Sul, mas que gera muito mau estar e legítima indignação nas gentes do Norte, provavelmente muitas vezes sublimada no futebol e, certamente, muitas vezes aproveitada pelas gentes do futebol, uma das poucas áreas onde o Norte, ironicamente, não tem razão de queixa.
Sem a pretensão de o ajudar, mas apenas para deixar a minha opinião: os fascistas portugueses não só nunca foram julgados como nunca se fez a catarse do fascismo. Um exorcismo que ficou por fazer e que deixou marcas profundas na nossa matriz de comportamento colectivo: provincianismo, inveja, ignorância, fanfarronice, prepotência…

De PortoMaravilha a 18 de Outubro de 2009 às 15:43
Muito Obrigado pela sua resposta. O mundo é de facto complicado. Se a frança fez a sua catarse do fascismo ( régime de Pétain ) já não o fez quanto às guerras coloniais ( Argélia ) , catarse que Portugal fez ( veja-se o Cu de Judas de L. Antunes , Capitães de Abril de Medeiros, etc. ) . Em França , foi preciso esperar o seculo XXI para ver um filme sobre a guerra da Argélia.

Acho que não é só a disparidade Norte Sul . É também a disparidade Litoral / Interior. Eu só leio a sério dois noticiários Portugueses : O Jornal do Fundão e este blog.

Lembro-me, mas já não tenho a fonte, de ter lido que as associações pt em França ( acho que foi no Libération ) se queixavam que o seu pedido nunca foi respeitado. A injecção das suas remessas na terra ( ou país ) natal. Estas vão sempre para Lisboa. Talvez aí se explique o afastamento progressivo dos e/imigrantes de Portugal.

Mudando de assunto e indo para assuntos mais trivais . Eu estou um pouco fora da problemática Porto-Benfica. Até porque este último não tem aqui qualquer visibilidade. A única equipa Portuguesa que existe é o Porto. Mas também vivo numa sociedade onde o futebol está em concurrência com outras modalidades, nomeadamente o andebol , rugbi , atletismo, vtt ...

Sabe que já houve um jogo para a taça da Liga fr com um só unico espectador ?

Mais uma vez muito obrigado pela sua resposta. Desconfio da wikipédia e assim posso melhor me orientar.

E Viva o Porto !
De Miguel F. a 18 de Outubro de 2009 às 17:20
Li a entrevista do velho capitão, a entrevista se bem enquadrada na vida politica e social do nosso país, é fácil perceber que o Sr. pinto da costa e pedroto são cara e coroa de uma moeda vergonhosa no desporto português.Os Homens de principios e valores jamais podem ser de um clubezeco de bairro que ainda hoje em dia se serve da ignorância e provincianismo de pessoas que não passam de boçais.
A prova é que Rui Rio dá 70-30 a quem apoia o FCP e alimenta esta tentativa de norte -sul, o porto clube é um antro de complexo de inferioridade em relação á cultura e valores seculares de um país, que pode bem ser representado pelo SLB,SCP, os Belenenses, ou Académica e mesmo esta já travestida.
Senhor porto maravilha, é mentira que o SLB não seja importante aí onde vive, o que diz não corresponde à verdade, provavelmente está a falar do seu bairro ou quarteirão.Pauleta ainda há pouco tempo disse que o Benfica era o clube com mais adeptos em Paris.
De Miguel F. a 18 de Outubro de 2009 às 19:21
Só para que não restem dúvidas já aqui disse que sou Sportinguista e Monárquico.É que há mentes doentes por aqui e assim é mais esclarecedor da minha independência intelectual.
De PortoMaravilha a 18 de Outubro de 2009 às 21:28
Miguel F ,

Se consultar a imprensa nacional Francesa verá que o único clube pt citado é o Porto : Le Monde, Le Parisien, etc. E estou a citar jornais não desportivos.

Porque se consultar revistas ou jornais desportivos aí não restam dúvidas.

Poderá ser que o Benfica ainda seja conhecido pelos " antigos" da e/imigração pt. Mas isso é outro debate.

Quanto a mim : Creio que a fama do Porto nasce com Madjer. Ou melhor dizendo, o não aproveitamento , a culpabilização do futebol fr em não ter sabido descobrir Madjer. O mesmo se acaba de passar com Cisso.

Lembro-lhe também qua a maior transferência do futebol fr foi feita com um jogador oriundo do Porto.

Algo que marcou a imprensa e o mundo do futebol fr.

Não sei se vou ser discriminatório ou não ao escrever o que segue . Espero que não. Não é o meu intuito. Pauleta refere-se a e/imigração Portuguesa.

Mas a e/imigração Portuguesa não reflete a França ( e felizmente ! ).

O diário "Le Monde " de 18 de Setembro fez um artigo importante sobre o Porto. Creio que o Porto é o único clube Português que foi citado neste diàrio que raramente fala de futebol. Isto a propósito das transferências feitas pelo Porto.

Sem qualquer ofensa : Gostei do seu comentário porque ilustra uma coisa : Ou se vê a França através da e/imigração pt e dos seus canais ou se vê a França através da sua imprensa e do que é realmente a França.

E Viva o Porto !





De Miguel F. a 18 de Outubro de 2009 às 21:53
Está enganado.
A primeira vez que em França se falou de futebol luso foi em 1984, no célebre euro em que um baixinho deu nas vistas de seu nome Chalana, que por acaso é do Benfica, e se for rigoroso vai ver que esse jornal de referência focou o facto do Benfica ser o nono clube do século XX.
Mas como Sportinguista isso nem me afecta.Pode dizer que França é diferente da França dos emigrantes,mas uma coisa não pode ser esquecida é que os quase 3 milhões de Portugueses e seus descendentes seguramente que não têm o FCP como referência.O FCP é um produto da corrupção pós 25 Abril que se instalou e que corroi um País de 900 anos.Um País com os ideias da fraternidade,igualdade e justiça jamais pode ter como guia uma instituição como o FCP, a não ser que se reveja por exemplo no Olimpique de Marselha....
O futebol sociologicamente falando dá pano para mangas, e um homem como o porto maravilha se se aliar dos feitos futebolisticos,conquistado sabe-se lá como, rapidamente se apercebe que o FCP nada tem que ver com a pátria Lusitana.Nós somos um povo de principios e honramos os nossos acordos.o FCP não é umma instituição que represente a a mãe pátria nos seus ideias.

De PortoMaravilha a 18 de Outubro de 2009 às 23:20
Obrigado pela resposta ,

Eu sei que a e/imigração para França começou cedo.Antes da primeira guerra mundial . Daí três milhões ... ? A menos que os casais Portugueses tivessem vinte filhos.

Os descendentes de Portugueses ainda são Portugueses ?

Os meus filhos nasceram de e em casal mixto. São Portugueses ?

Eu que nasci em Portugal sou Português ? Eu não tenho qualquer documentação Portuguesa.

Viva a Europa que é preciso construir !

Quero lá saber de Pátrias ! Quantas menos houverem menos guerras haverá !

O FC Porto é o clube Português com maior projecção internacional ( pelo menos em França ). É um facto atestado pela imprensa nacional ( desportiva ou não ) em França.

Eu não entendo : O que tem a ver o desporto ou as instituições desportivas com uma assembleia de deputados , eleitos democraticamente,onde se decidem leis , orçamentos, política de educação, política exterior, ... ? Francamente, não entendi.

E Viva o Porto !



De Anónimo a 18 de Outubro de 2009 às 23:31
Se vivesse em Portugal entenderia essa promiscuidade que não entende, pois só neste país é que um homem como PC é recebido com pompa e circunstância na assembleia da república e vai jantar com deputados portistas como se fosse o rei da nação nortenha.
Não me querendo meter na conversa,sempre lhe digo que está a falsear essa questão do clube mais importante em França, olhe que não é o Porto como quer fazer crer.Ouça a rádio Alfa.Para os franceses ser porto ou benfica é igual, pois são uns chauvinistas de primeira e estão borrifando-se para o que é português, sabe bem que para eles não passamos de uns coitados que descobrimos o Yebda e o Cissoko, porque somos de um campeonato inferior e esses jogadores tiveram de vir para Portugal para um campeonato inferior para jogar.
Mas o que é que isso interessa?
De Anómico a 19 de Outubro de 2009 às 09:21
Sr Portomaravilha mas neste momento o futebol Frances e a sua imprensa é referencia para alguem?
Estão ao nivel de Portugal não ganham nada. Futebol Europeu é Inglaterra, Itália e Espanha o resto é para fazer campeonato.
De Rafael Marcelino a 18 de Outubro de 2009 às 23:52
Afinal quem ganhou alguma coisa futebolisticamente com toda a verdade desportiva e santidade que atire a primeira pedra para o ar. Indiscutivelmete o F.C.PORTO é o Clube mais Bem visto e respeitado em Todo o MUNDO. Goste-se ou não se goste. Deve de ser respeitado como tal. O problema é que destronou o SLBENFICA nessa vertente. Tal como C. Ronaldo destronou o Eusébio e isso custa muito a muita gente. RONALDO é a léguas superior em tudo e todos. Eu que os (vi) vejo jogar.
De Marco a 19 de Outubro de 2009 às 12:25

Bom dia Sr. Rafael,

Desta vez tenho de discordar consigo quanto ao FCPorto , efectivamente o Porto é reconhecido internacionalmente é efectivamente dominador nos últimos 20 anos em Portugal, agora vai dai a ser muito mais reconhecido que o SLBenfica vai uma distância enorme ...

Aliás, que me desculpem os adeptos Portistas mas FCPorto ainda continua a ser um clube regional, Gaia, Gondomar , Vila do Conte, Matosinhos é onde têm a sua maior falange de apoio, quem é a figura do FCPorto conhecida internacionalmente? Pinto da Costa nada mais ... bem sabemos como conseguiu tamanha projecção.. no meu clube também aconteceu durante o reinado do Sr. Salazar ...

Cristiano Ronaldo é de facto um grande jogador, veremos se daqui a 30 anos ainda se lembram dele como do Eusébio , ou dos 5 violinos ... veremos ... se calhar as muitas senhoras que ganham milhões à custa dele talvez ...


Cumprimentos,
De Rafael Marcelino a 19 de Outubro de 2009 às 13:37
Bom dia e Boa Semana.
Discordar é legitimo, mas eu tenho o conhecimento da causa. Nem vale a pena aprofundar muito aos meios para o justificar. É preciso ver, ler e ouvir os meios internacionais e deixar-mos de ler apenas e só a Biblia da ``A Bola`` ou os TVs de Portugal.
Dizia Homero Serpa um dia que o Jornal da A Bola tinha sido fundado para promover e divulgar a imagem do Benfica, logo por aqui se vê a sua missão desportiva ao serviço da Nação.
Não sendo eu adepto do FCP tenho de reconhecer pelos seus méritos Internacionais indiscutiveis.
Essa a que é essa.Agora dizerem que o Benfica é o maior do Mundo é mesmo para rir e ofender o Real Madrid, Barcelona, Manscheter United, Milan,Bayern M. etc.etc,etc.
Será produto para vender em Portugal e nada mais.
Hoje o F.C.PORTO é mais do que regional, É mesmo NACIONAL e Internacional
Quanto ao C. Ronaldo, nem imagina o que ele representa para os meios Internacionais bem como sua opinião pública.
É como digo, custa muito alguns aceitar a realidade por causa da clubite.
Hoje os meios são dos mais variados para fazer chegar tudo a todos. É natural que o Eusébio teve o seu tempo e o seu valor(Vi jogar), mas outro chamado Peyroteu foi superior nos anos 50 e passou ao lado devido aos meios e forças dos médias na altura.
É certo que FIGO e C.RONALDO beneficiam dos médias agora que outros não tiveram no seu tempo, mas o Futebol de hoje tal qual como ele é jogado nada tem a ver com outros tempos. Ver um jogo dos anos 60 ou 70 dá sono.
Não tenho qualquer dúvida de que C.RONALDO como dúvidas não tinha,tendo alguns evocavdo da sua ida e êxito para o Real Madrid que é uma lenda no Mundo Futebolistico MUNDIAL para todo o sempre.
CR é o orgulho de todos os Portugueses espalhados pelo Mundo inteiro e objecto das maiores felicitações de todos.Nem imagina...
Os meus Cumpts. e continuação de uma Santa e Boa Semana
De Anómico a 19 de Outubro de 2009 às 14:30
Sr Rafael Marcelino, qual é a parte mais emocionante num jogo de futebol? O GOLO. Nos anos 60 ou 70 jogava-se num 3x5x2 e muitas vezes num 3x4x3 é um sistema que dá golos hoje joga-se num 4x4x2 quando não é num 5x4x1 ou pior. Golos nem velos. Isso sim dá sono.
De António carvalho a 19 de Outubro de 2009 às 14:58
Não sendo benfiquista, não deixo de comentar de como em Portugal, nós abordamos a clubite aguda e não temos a boa prática de saborear o que é belo no desporto, seja amador ou profissional.
Ao contrário de quase toda a nossa prática social de não comentar ou não opinar sobre cinema, cultura, politica ou lazer, sobre futebol, todos sabemos ter opinião, quer nas aptidões de cada jogador, quanto ganha, quais os clubes (agora SADs.) em que brilham, treinador incompetente, táticas, árbitros, penálties e até de cartões amarelos e vermelhos (estes menos) pois a politica de Justiça deste governo também de aplica ao futebol - (digo eu)
Como tal, assim, também vou dizer uma nova regra que devia ser implementada no futebol, para evitar os fora de jogo e regras diferenciadas entre o guarda redes e os outros jogadores. É a seguinte - Deixava de existir o guarda redes, pois ele é o grande responsável pela crise de golos que existe no futebol e todos os jogadores poderiam jogar a bola com as mãos e até marcar golos. Digam lá se não acabavam tantas discussões e lobies de influência nefasta ao desporto. Chutem pois na bola e marquem golos bonitos, sejam eles vermelhos, verdes ou azuis ou brancos.
De Rafael Marcelino a 19 de Outubro de 2009 às 17:22
Caro Antonio Carvalho
Essa regra fez-me rir..ehehehhe. Pronto. É uma ideia. Sabes que a balizas até foram aumentadas aqui há uns anos para facilitar mais a possível entrada de golos, mas começou logo a exigência aos Guarda-Redes com 1-90-metro. No meu Clube de coração o Sporting tem lá um GR (Sobrinho do GR- Stojkovic) nos iniciados B com apenas 13-anos com 1.81. Puxa...eheheh
Podes ver aqui;
http://www.academia-de-talentos.com/jovens-promessas-vladimir-stojkovic

Um abraço, desejo-te muita saúde e sorte para ti e todos os teus.
RM.
De Marco a 19 de Outubro de 2009 às 15:21

Boa tarde Sr. Rafael .. FCPorto um clube nacional, desculpe-me mas não, decididamente não, basta ver as inúmeras vezes que foram campeões e em que locais se notam festejos , avenida dos aliados e estádio antas/dragão nada mais.

O seu Sporting quando foi campeão festejou-se a uma escala mais nacional do que o FCPorto .

Eu como benfiquista, fico contente porque o meu clube foi considerado o 9.º clube mundial, nunca disse que é o melhor do mundo, agora o FCPorto em relação ao meu clube tem mais uma taça UEFA e duas taças intercontinentais e uma supertaça europeia, salvo erro!!!!!!! isto tudo... não me parece que esta projecção seja assim tão diferente.

Pelo menos mais é porque o presidente do FCPorto consegue ser dos poucos presidentes que é absolvido quer pela justiça quer pela UEFA de casos de corrupção facilmente perceptíveis, escutas ....

Cristiano Ronaldo é sem dúvida um grande jogador, é sem dúvida um orgulho para muitos portugueses , agora compará-lo a Eusébio, aos 5 violinos, a Coluna, José Aguas, Simões, Chalana , Jordão, Futre, Fernando Gomes, Manuel Fernandes, etc. etc. etc. não pode acontecer, pois são épocas muito diferentes, e os meios de comunicação são muito diferentes hoje em dia, tem dúvidas de que Eusébio com o mundo global de hoje teria uma projecção sem precedentes???
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

<BR>Boa tarde Sr. Rafael .. FCPorto um clube nacional, desculpe-me mas não, decididamente não, basta ver as inúmeras vezes que foram campeões e em que locais se notam festejos , avenida dos aliados e estádio antas/dragão nada mais. <BR><BR>O seu Sporting quando foi campeão festejou-se a uma escala mais nacional do que o FCPorto . <BR><BR>Eu como benfiquista, fico contente porque o meu clube foi considerado o 9.º clube mundial, nunca disse que é o melhor do mundo, agora o FCPorto em relação ao meu clube tem mais uma taça UEFA e duas taças intercontinentais e uma supertaça europeia, salvo erro!!!!!!! isto tudo... não me parece que esta projecção seja assim tão diferente. <BR><BR>Pelo menos mais é porque o presidente do FCPorto consegue ser dos poucos presidentes que é absolvido quer pela justiça quer pela UEFA de casos de corrupção facilmente perceptíveis, escutas .... <BR><BR>Cristiano Ronaldo é sem dúvida um grande jogador, é sem dúvida um orgulho para muitos portugueses , agora compará-lo a Eusébio, aos 5 violinos, a Coluna, José Aguas, Simões, Chalana , Jordão, Futre, Fernando Gomes, Manuel Fernandes, etc. etc. etc. não pode acontecer, pois são épocas muito diferentes, e os meios de comunicação são muito diferentes hoje em dia, tem dúvidas de que Eusébio com o mundo global de hoje teria uma projecção sem precedentes??? <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Cuimprimentos</A> , <BR><BR>P.S. - A política do FCPorto foi dividir o país criando uma guerra norte sul, parece que o seu clube, resolveu ter como grande adversário o Benfica andando de braço dado com o FCPorto mesmo sendo época atrás de época roubado em favor do mesmo. <BR><BR>Dividindo o país em 2 e estando o poder do Futebol no Norte, quer liga, quer algumas das principais Associações que compõem a Federação de Futebol, com o poder sobre conselhos decisórios tem dominado a seu belo prazer tudo e todos num gravíssimo jogo de interesses, corrupção.
De Rafael Marcelino a 19 de Outubro de 2009 às 17:10
Caro Marco
Eu não disse que você tinha dito que o (seu)SLB era o maior do Mundo. Disse sim que é que dizem e aonde até fizeram Cascóis com esse memorial. O Maior do Mundo.Certo?!
Quanto ao F.C.Porto..olhe que ele atinge já dimensão Nacional, tendo como é óbvio maior implatação no Norte, mas ele espalha-se já por todo o lado. E disso sabe-o bem o SLB mais o SCP. Dessa vertente tem eles medo também como é uma realidade cada vez com mais peso.
A juventude pega nos campeões, não em promessas e ditos.
Já não se compram adeptos com bombons como era no meu tempo.
Não sei a sua idade e até aonde vão os seus conhecimetos futebolisticos,mas eu leio pouco A Bola, porque quanto esses jogadores que inumerou eu conheci-os a jogar. Sei bem do que falo, no meu ponto de vista, claro está.
Eusébio era um jogadior fantástico, como muita velocidade (acima da média pois nesse tempo em Portugal treinava-se 2 a 3 vezes por semana e havia apenas 3-clubes profissionais) é bom ter em conta isso, depois ele era dotado de um forte remate.Quanto às virtudes de C.Ronaldo que tem uma velocidade incrível, forte remate, joga com dois pés, e cabeça.
Ele apenas precisa de convencer os Portugueses, porque ao MUNDO inteiro já convenceu, provou como ainda o prova e vai provar mais e melhor.

NB; Lembra-se aqui há 28-anos o Ginásio de Alcobaça estar na I-Divisão..?!, nessa altura ainda havia jogadores com estauto de semi-profissionais.Apenas curiosidades.28-anos.
De Marco a 19 de Outubro de 2009 às 17:26

Boa tarde,

Não me lembro do Ginásio de Alcobaça na Primeira Divisão mas sei que lá estiveram.

Quanto ao Cristiano, é sem dúvida um grande jogador, disso não há dúvida nenhuma, continuo a preferir o Eusébio, o Coluna, o Pelé, o Maradona , ou mais recentemente Paolo Maldini , ou Marco Van Basten .

Só que estes apesar de grandíssimos jogadores não tiveram a mediatização que tem Cristiano Ronaldo e todos tão completos como ele, posições diferentes mas tão completos como ele, além disso grandes profissionais de futebol.

Da mesma forma que o Pauleta chegou a melhor marcador de Portugal, a marcar golos ao Azerbeijão , koweit , Lichenstein entre outros do mesmo gabarito e alguém ousou compará-lo a Eusébio.....

Quanto ao FCPorto estamos conversados, prefiro como Benfiquista saber que não ganhei porque existe um clube que ao longo de 20 anos corrompeu tudo e todos para ganhar, o mesmo sentimento tem o Sr. de quando o Benfica ganhava campeonatos em alguns casos com ajuda de Salazar ...

Isso faz do Porto um Clube Nacional, onde os Jovens pegam em tudo o que ganha e não na história é certo, mas também porque os valores da sociedade portuguesa não são os mesmos do seu tempo ou até do meu, e só sou trintão.

Hoje em dia vale tudo para ganhar, corromper, doping, favores, etc. etc. e os Jovens gostam disso o que interessa é ganhar, não interessa como, e aí sim o FCPorto está demasiado à frente para O Benfica e para o Sporting
De Rafael Marcelino a 19 de Outubro de 2009 às 18:13
O grande mal para o SLB e SCP foi deixarem ir a sede da Liga para o Norte.Agora com o F.C.Porto organizado como está dificilmemte atingem outros patamares.
Lembro-me de o FCP pedir autorização há FPF de jogar com o Sertanense com as bolas de LChampions. A FPF disse que sim e o Sertanense igual.Aceitou, Logo o FCP enviou várias bolas para o Sertanense treinar com elas para que a disputa fosse igual com eles para a Taça e ao mesmo tempo o F.C.Porto preparava melhor os seus jogadores com estas bolas para o próximo jogo com o APOEL para a LC.
Isto é rigor organizativo. Dúvido que o SLB ou SCP fizessem igual este dado curioso.
Temos de reconhecer os méritos. Podemos discutir os meios. Isso é diferente, pelo menos ao nível Nacional.
Para concluir, tenho muito apreço pelo Grande Coluna, mas compará-lo com os demais é esticar a corda demais,Penso eu.
No entanto entendo que nunca os viu jogar., pelos menos alguns dos que inumerou.Eu também nunca vi o Peyroteo.Mas tem o record de golos Nacional. Era um pé-canhão.
Foi um grande médio no seu tempo.Tempos em que se jogava muito no 4x2x4 ou ainda em 3x2x5. Hoje a técnica associada à velocidade é muito mais exigente.Nada a comparar.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds