Domingo, 18 de Outubro de 2009

Bíblia um Manual de maus costumes, segundo um tal de Saramago.

Este senhor vai editar um novo livro e como tal precisa de o promover.

 
Para isso, o mais fácil é mandar umas bocas a provocar alguém, quase sempre a igreja.
 
Não me refiro ao livro nem à obra, mas será que precisava disto para promover mais um livro, quando foi Nobel da Literatura e terá certamente os seus fregueses garantidos, para vender mais uns milhares de livros? 
 
 
Como disse um dia Lobo Antunes, a propósito de um comentário deste senhor:

 - Ele disse isso? Coitado!

tags:
publicado por Luis Malho às 19:38
endereço do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Pedro Oliveira a 18 de Outubro de 2009 às 21:04
@povilaforte ás 19:02
Ninguém o cala!? tanto escritor c/ mérito RT @Publico: José Saramago: "A Bíblia é um manual de maus costumes" http://tinyurl.com/ylx53us

Faço questão de não ler qualquer que seja o livro deste senhor.Uma questão de principio.
De António carvalho a 18 de Outubro de 2009 às 21:41
Não é por ser Nobel que leio Saramago, pois acho que alguns dos seus livros, são pouco interessantes.
Como todos os grandes (diferentes), José Saramago depois do prémio, tornou-se muitas vezes cata vento, em função de interesses que não tinham a ver com a literatura, mas mais com interesses económicos e posições oportunistas de ordem pessoal e politica.
Contudo, ter essa afirmação de que não lê Saramago por principio, permite que a gente lhe atire uma pedrada das grandes! Não se está a tornar no espelho daqueles que não lêem blogues pelo mesmo motivo ?
De Pedro Oliveira a 18 de Outubro de 2009 às 22:04
Se não me desvio levava com o paralelo daí do Alqueidão....
Já aqui disse por várias vezes, há dois escritores Portugueses muito famosos que se fartam de escrever,quer em jornais,revistas, que aparecem nas Tv´s e rádios, que ganham prémios internacionais e tudo que não leio:José Saramago e Miguel Sousa Tavares. Faço mal? Provavelmente sim, mas é da vida.
Eu não digo que não leio livros,antes pelo contrário,adoro ler.
Acho um abuso da sua parte comparar-me a Saramago.Um abraço
De António carvalho a 18 de Outubro de 2009 às 22:17
Eu não o quero comparar com Saramago, cruzes canhoto, pois só pensar que o Pedro nas próximas eleições ainda poderá dizer que vai votar CDU, me dá um estremecimento medonho. Evidentemente que não é de insatisfação com tal ideia, mas só da evolução que os homens conseguem fazer. Saramago para a direita e Pedro Oliveira para a esquerda . Boa noite, pois o paralelo é de borracha macia.
De Pedro Oliveira a 18 de Outubro de 2009 às 22:24
Meu caro,
Como já deve saber, porque aqui já o escrevi, um dos meus melhores amigos é comunista, é um Homem fiel à sua "catequese",mas também é um Homem capaz de reconhecer as fragilidades da vossa doutrina.Seria,ele,incapaz, de dizer da igreja católica aquilo que esse senhor diz.Eu pela parte que me toca,desejo que Saramago tenha uma velhice digna e que viva a sonhar com a Ibéria e seus moinhos de vento.Ás vezes penso que Sousa Lara tinha razão...
Da sua parte sei sempre que os paralelos têm a força das palavras e nunca a densidade da pedra rude e torpe.abraço
De Luis Malho a 18 de Outubro de 2009 às 22:50
Pedro,

Hesitei em referir o Sub-Secretário de Estado da Cultura de então (Sousa Lara), está feita e bem a referência...
De António carvalho a 18 de Outubro de 2009 às 23:42
A minha posição quanto às religiões está clarificada há muito tempo. Ateu, graças a Deus.
Não me esqueço da minha infância e juventude de menino católico e praticante, passando até pela comunhão diária e permanente ao longo de muito tempo. Aos 18 anos, na presença da guerra colonial, chegou a minha vez de abrir os olhos e a decisão comunicada ao padre da minha freguesia, que não poderia mais contar comigo nas actividades litúrgicas na sua igreja, ou em qualquer outra. Foi o meu 1º. grande combate pela emancipação de ser e estar comigo em plenitude. Tinha conseguido libertar-me das amarras da mentira em que a Igreja católica me colocava e a outros jovens puros, sérios e corajosos.
Deixei então a ideia do ensino superior e comecei a trabalhar nas Finanças de Porto de Mós(1970) com a evidente cunha e o celebre juramento de posse. "Repudio das ideias subsersivas, nomeadamente do comunismo, ....etc.. etc."
Durante o serviço militar, tive oportunidade de conviver com 2 capelães militares, cuja permanência nas forças Armadas era distinta . Um, por interesse da Igrela Católica em o retirar da vida paroquial por razões intimas, (dizia-se ) para evitar fugas ao rebanho (mas um grande padre e homem de grande cultura). O Outro, um padre muito novo a paroquiar como Cristo ensinou, mas que incomodava os ricos e então qual melhor castigo. Capelão militar obrigatório para Angola.
O homem não precisa de igrejas, nem padres nem pastores, nem falsos profetas. O homem apenas precisa de ser ensinado a respeitar a vida(todas) e a pôr as suas melhores aptidões ao serviço do seu semelhante. Posto isto, estamos a ser os maiores crentes, os mais justos juízes, os mais nobres de valores e os mais evoluídos de pensamento.
Não sei as frases que eventualmente Saramago utilizou agora para denegrir a Igreja Católica, mas por exemplo, no livro o Evangelho segundo Jesus Cristo, penso que não ofendeu em nada os católicos- só a hierarquia fossilizada desta Igreja, se poderá sentir ofendida com o que ele escreveu. Não comungo porém, de ataques aos católicos ou a pessoas de outras religiões, pelo fato de não concordar com elas
Desde cedo o meu pai "não praticante" me ensinou uma máxima que tento cumprir "Opinião e água benta cada um use a que quer".
De hb a 19 de Outubro de 2009 às 16:00
Parece-me pretensioso achares que esse Homem que referes seria incapaz de dizer da ICAR o que disse o Saramago.

Eu subscrevo as palavras do Saramago.
De Platypus a 19 de Outubro de 2009 às 17:46
Gostava de ouvir esse demente e os seus subscritores, arautos da (sua) verdade custe o que custar dizer o mesmo do Corão .
Sou ateu e por isso tenho a toda a propriedade de dizer que esse senhor e os seus subscritores são uma cambada de ressabiados cobardes.
De hb a 19 de Outubro de 2009 às 17:59
Se calhar antes de falar convém ler mais que as parangonas dos jornais. Ele disse exactamente o mesmo do Corão. A diferença de um e outro é que o Corão demorou 30 anos a ser escrito...
De Platypus a 19 de Outubro de 2009 às 18:25
o Sr. ouviu exactamente a mesma entrevista que eu e sabe que ele não disse exactamente o mesmo do Corão , falou dos 30 anos (pode ser a maior mentira do mundo mas quem vai confirmar?), do Maomé sem nunca ter feito uma critica explicita ou implícita ao que lá está escrito como o fez antes e depois com a Bíblia por isso digo e repito que é COBARDE.
De hb a 19 de Outubro de 2009 às 21:16
Eu não ouvi entrevista nenhuma. Li no Público, que cita uma entrevista da Lusa:
“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!”

Com isto dou por terminada a minha participação no blog deixando-o com outras duas citações, também de Saramago,

«Entre o homem, com a sua razão, e os animais, com o seu instinto, quem, afinal, estará mais bem dotado para o governo da vida?" Não faz sentido? "Se os cães tivessem inventado um Deus, brigariam por diferenças de opinião quanto ao nome a dar-lhe, Perdigueiro fosse, ou Lobo-d'Alsácia? E no caso de estarem de acordo quanto ao apelativo, andariam, gerações após gerações, a morder-se mutuamente por causa da forma das orelhas ou do tufado do seu canino Deus?»

«Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.»
De Anómico a 18 de Outubro de 2009 às 22:18
Oh Carvalho, isso é uma boca engraçada para mandar ao Pedro mas o que a gente gostava mesmo de o ouvir era sobre a dita frase. VOcê que é um comunista daqueles genuinos, diga lá se este ou qualquer outro escritor ou jornalita (como a namorada do nosso primeiro) tem alguma necessidade de fazer ataques gratuitos à Igreja Católica ou a qualquer outra igreja reconhecida como tal (e não a seitas, que é outra coisa bem diferente).
Sendo crente ou não, o indíviduo sabe bem que a Biblia é um livro sagrado para muita,muita gente, tanto lá na Espanha dele como em Portugal. Havia necessidade?...
De bicho do mato a 18 de Outubro de 2009 às 22:44
Esse sr disse em tempos que se Durão Barroso ganhasse a eleição para 1º ministro que nunca mais vinha a Portugal e depois passados 6meses veio receber uma condecoração dada pelo mesmo que tanto falou mal.
como é que uma pessoa que trata tão mal a nossa lingua e escrita se estuda nas nossas escolas?
De Rafael Marcelino a 18 de Outubro de 2009 às 23:25
O Homem sendo uma figura de referência Nacional e Mundial na Literatura premiado com um NOBEL deveria ser o orgulho de Portrugal. Mas como em Portugal tudo se vive da cor-politica e cor-Clubista em nada favorece.
Mas uma coisa é certa, não leio obras deste Senhor, mas como Português respeito-o. Agora para ser justo. ele deveria meter a vila no saco e dedicar-se ao descanso. Já fez a sua obra e estou a ver que com a idade está a ficar XONÉ.
A Espanhola deveria ajudar o Ribatejano
De bicho do mato a 19 de Outubro de 2009 às 20:49
este saramago( e escrevi de prepósito com letra minúscula) é uma aberração uma vergonha para Portugal e seus escritores e poétas. A comunicação social é que é a culpada de dar vós a uma pessao que acaba de ofender cerca de 90% da população nacional e tal vez 60% da população mundial. Posso não acreditar e até ser contra algumas politicas da igreja mas criticar algo sagrado para muitos nunca. Ele que faça o mesmo ao Al Corão!
Mas culpa não é dele mas sim a avó que nunca deveria ter nascido
(Ai a Justiça Portomosense!!!)

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds