Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009

Juncal 450 anos - 1ª tertúlia

1560 - 2010

 

Como já é do conhecimento geral, a Freguesia do Juncal irá comemorar os seus 450 anos em 2010.

Nesse âmbito estão a ser preparadas um conjunto de iniciativas entre as quais um programa de tertúlias mensais, a realizar-se na primeira sexta-feira de cada mês.

A primeira tertúlia terá como tema As Invasões Francesas no Juncal e Região e será na próxima sexta-feira, dia 6 de Novembro pelas 21h00, na Bibioteca do Juncal.

Todos estão convidados.

Mais informações aqui.

tags:
publicado por Paulo Sousa às 22:59
endereço do post | comentar | favorito
12 comentários:
De José Ferreira a 5 de Novembro de 2009 às 12:57
Paulo
Um tema bastante interessante até porque estamos exactamente duzentos anos depois.
Espero ter o prazer de estar presente.
Cumps
José Ferreira
De Paulo Sousa a 5 de Novembro de 2009 às 14:00
Por motivos de formação não poderei estar presente, mas contamos conseguir fazer o registo audio da tertúlia e a disponibiliza-lo no blog da organização.
Já ouvi alguns dos detalhes que resultaram da investigação levada a cabo pelo Dr. Júlio Martins e posso assegurar que a tertúlia será muito interessante e merecedora de uma deslocação até à biblioteca do Juncal.
De Rodrigo a 5 de Novembro de 2009 às 16:25
Não tenho tempo não é para dizer mal, afinal é verdade a falta de tempo
De Rafael Marcelino a 5 de Novembro de 2009 às 15:13
Não tenho conhecimento em pormenor dos eventos festivos sobre este aniversário (450), no entanto penso que ao Conhecer o Júlio Martins é uma pessoa muito sensata e com muito contributo dado para e com Juncal desde a sua Juventude.Hoje por questões meramente profissionais fica-lhe mais longe mas é daqueles que nunca negou as suas origens Maternas. Fico-lhe grato pela disponibildade para com estas Tertúlias.
No entanto e pelo que li o programa continua a ser objecto de estudo e participação. Achava bem ser fomentado um grupo de teatro, mas como o Salão Paroquial está fechado aos Juncalenses que mesmo os mais disponiveis tem de ir ensaiar para o Andam (vergonha) por diferendos com o Pároco-Reis e companhia.
Era uma boa oportunidade para em conjunto com a comissão de Festas de S. Miguel se promover este EVENTO e com a colaboração da CMPM.
Podem vir a ser as Maiores Festas da VILA de sempre convidando para as mesmas os Lugares da Freguesia a participar.
E porque não promover-se as tasquinhas da Morcela de arroz?!
A fritada de porco, Chouriço. Bolos casamenteiros,Pão por Deus.
Exposição Ceramicas de Barro Vermelho e Louça artistica.
Fazer-se como nos velhos tempos a promoção da Janela Florida. Que bonito que foi...era uma alegria ver o JUNCAL todo decorado com flores nas Casas e Janelas.
Ficam umas dicas...Boa sorte. e muita Força de vontade.
Espero que a CMPM contribua para o evento ao longo do ano.
Gostaria de saber e ver a própria CMPM envolvida com o evento. A seu tempo poderá participar mais e melhor.
De Júlio Martins a 7 de Novembro de 2009 às 14:39
olá Rafael.
Agradeço as palavras amáveis que me diriges no comentário. De facto, a Comissão de que fazemos parte, eu e a Filomena, está a preparar um programa festivo alusivo aos 450 anos da criação da Freguesia do Juncal, que ocorre no próximo ano de 2010. Já está aprovado faltando apenas a divulgação,o que faremos em breve.
Não pretendemos colocar-nos em bicos de pés para parecermos maiores, mas tão só celebrar o que tem sido a Freguesia do Juncal ao longo dos tempos: a sua história, as suas gentes trabalhadoras, ordeiras, empreendedoras e acolhedoras de quantos quiseram fazer do Juncal a sua terra.
Iremos trabalhar ao longo de um ano, sem polémicas ou politiquices, com todos aqueles que quiserem trabalhar connosco e cujo objectivo seja apenas celebrar de forma condigna o prazer que temos em ter nascido e vivido no Juncal.
Iremos dar um novo impulso à nossa tradição teatral com a reposição da peça "Felizmente há Luar" no Salão Paroquial, obviamente. O Concurso da Janela Florida, pois claro. Reparo que a distância não te fez esquecer o que de bom se fez na nossa terra.
As pesas cá estão, a capacidade também, basta, por vezes, darmos um empurraozinho para as coisas irem ao lugar.
Tenho igualmente o prazer de te dizer que a tertúlia que ontem orientei e que tinha como tema as invasões francesas no Juncal e região, correu muito bem. Tivemos um número extraordinário de pessoas, cerca de 50, muito interessados e com participações igualmente interessantes. A documentação que reuni mostra-nos que foram tempos muito difíceis para os juncalenses desses tempos. Duas dezenas foram mortos directamente pelas tropas francesas e quatro centenas morreram no Juncal ou fora, por doença, fome, maus tratos, etc. Muitas casas destruídas ou abandonadas...
Outras tertúlias se seguirão nos próximos meses e que tudo faremos para merecer o interesse dos juncalenses mas também de quantos se nos quiserem associar.
Convido-te a manteres-te atento ao blog dos 450 anos onde iremos dando notícias.
Um abraço do Júlio
De Rafael Marcelino a 8 de Novembro de 2009 às 03:20
Olá Júlio
As minhas cordiais Saudações amigas e Patrióticas Obrigado pela atenção aqui dispensada sobre ao que opinei neste Blog acerca da Nossa Terra.
Vou fazer nota de vez enquanto dar uma olhadela pelo link da Efeméride dos 450-anos de Juncal como Freguesia.Fica o registo.
Mas estou-te grato pela nota que me deste da Tertúlia. O meu Obrigado.
Sabes...eu também participo em alguma tertúlias das quais eu sou um apaixonado em Tauromaquia, mas estas tem outro sentido, O Histórico.
Vou-me comunicar contigo via e-mails (Se me permites sff) e estar atento.
Sabes que eu quando toca ao JUNCAL eu fico logo com os radares no ar.
Outra coisa..Eu conheço as famílias todas do JUNCAL e seus progenitores .. loll.entendes ?! Somos da Velha Guarda e daquela geração que sabe dizer sempre como gratificação o Meu muito Obrigado.
Hoje em dia, infelizmente muito em declínio na sociedade. Os mais Novos em vez de dizerem Obrigado exigem a mesada aos PáPás.eheheheh Olha, Um Grande Abraço para Ti com votos de tudo do melhor para ti e todos os Teus.
Tenhas Um Santo Domingo e uma óptima semana
Rafael Marcelino

NB: És dos meus. Identificas-te como comentador.
nem todos tem estaleca para tal..lol
De Rafael Marcelino a 8 de Novembro de 2009 às 03:32
Se me permites. Eu deixo aqui mais esta nota e a minha opinião sobre o Teatro para que todos possam ver o nosso sentimento.
O Teatro é uma forma de Cultura enorme.
Tu sabes bem disso e todos que pisaram o Palco do Salão Paroquial do JUNCAL.Tinha-mos uma enorme responsabilidade que era honrar os nossos progenitores.
Bem sei do que falo, mas a nota do Felizmente há Luar é muito Boa e exige um roupeiro mediano, enquanto outros como o meu João Corta-Mar e Bandeira Roubada é bem mais exigente ao nível de fatiotas.
Como disse, a Peça que mais me moveu e comoveu foi a Bandeira Roubada. Conseguimos um elenco para realizar essa peça, que foram os filhos dos primeiros a levar ao palco essa peça dramática.
Foi uma alegria enorme para o meu Pai e de todos os outros.É uma efeméride digna do Guiness.
Os meus Cumpts.
RM
De Pedro Oliveira a 5 de Novembro de 2009 às 15:31
Não vou estar por estar fora,mas espero que tudo corra bem.
Não sou Juncalense,mas se me é permitido um desejo para as comemorações destes 450 anos aqui vai:
Que os recém-eleitos Presidentes de Junta e de Câmara tenham vergonha e comecem, JÁ, as obras de recuperação da casa dos calados.É uma vergonha para todos os Portomosenses e para eles os dois em particular, o estado em que aquele património está, e se tiverem ainda um pouco de bom senso e vontade que saibam levar a paróquia a resolver também a questão do salão paroquial. Para quem vai ao Juncal e visita estes dois locais, fica chocado :como é possivel este patrinónio estar como está?
Que estas comemorações sirvam também para que seja devolvida à Vila Juncal o seu património, o tempo das promessas acabou no dia 11 de Outubro...
De Rodrigo a 5 de Novembro de 2009 às 16:28
Sim agora talvez eles possam fazer algo pelo Juncal porque nós perdemos 4 anos em guerras de partido sem nos preocuparmos com povo do Juncal. Por acaso sabes onde é a casa dos Calados?
De Pedro Oliveira a 5 de Novembro de 2009 às 16:35
Não seja assim tão rancoroso com os outros quando pede para não morderem a língua..siga a sua sugestão...
Sim meu caro, já devia saber que quando falo sobre Porto de Mós e do que se vai aí passando é porque sei.Temos pena!!
Tive o (des)prazer de ver "in loco", com visita guiada pelo Sr.Presidente de Junta o estado em que está não só a casa,mas todo o espaço envolvente.
Se estivesse atento ao blog sabia disso,veja lá que até um post sobre a casa dos calados eu escrevi:

http://vilaforte.blogs.sapo.pt/169320.html

Da próxima vá com mais calma, para não se estampar de frente..
abraço
De Marco a 5 de Novembro de 2009 às 16:57

Boa tarde,

Desde já os meus parabéns a todas as pessoas que compõem a comissão de organização das comemorações dos 450 anos da Vila do Juncal, é sempre bom ver alguns Juncalenses a ter espírito de iniciativa e vontade de elevar o nome da Vila do Juncal.

Sr. Pedro, eu ao contrário de alguns leio com atenção os post que vão aqui sendo colocados, principalmente aqueles que dizem respeito à Vila e Freguesia do Juncal, a minha terra, e Sr. Pedro, a casa dos Calados, infelizmente, não é a única vergonha da Vila, a Capela de São Miguel e Grutas, a Capela que está à venda, a recente inaugurada casa velório (apenas pela sua localização), o salão paroquial, o centro de saúde, o recente inaugurado Pavilhão Municipal do Juncal, a falta de apoio às instituições da vila/freguesia, a falta de espaços verdes, as terríveis acessibilidades, a degradação do parque desportivo..................................................

É claro, Sr. Rodrigo, que criticar é fácil, mas ser eleito, e encolher os ombros, meter a cabeça na areia, nada fazer, isso é ainda mais fácil e dá lucro, pelo menos ao recente presidente eleito (os meus sinceros parabéns pela eleição).

Agora uma coisa é certa, louvo todos aqueles que têm iniciativas para colocar Juncal no mapa, além das tradicionais Festas de São Miguel (que tanto jeito€€€€ dá à Comissão da Igreja, só tenho pena é que por vezes não se possa/deixe fazer mais e sim ficaria muito bem à Câmara Municipal de Porto de Mós apoiar este tipo de iniciativas, seja no Juncal ou noutra localidade qualquer.

Cumprimentos,
De Rafael Marcelino a 5 de Novembro de 2009 às 21:33
Realmente os caso inumerados são palpáveis no Juncal, mas aquela da VENDA da Capela do (XáXá) e sua Habitação em que poderia servir de um solar. LINDA...LINDA.
Eu quero ver se alguém a comprar e transformar numa coisa qualquer o que depois vem dizer.
O pedido é de 400-mil euros. Certamente negociável.
Calculo que para calar a boca aos Juncalenses um dia metem uma placa no salão paroquial e fica tudo bem.Tipo posto-médico. Um triste remedeio calam a boca com o direito a colocarem um cartaz; FIZ OBRA
Quando afinal é preciso fazer é um Anfi-Teatro. Porto de Mós tem, Mira Aire constroi e JUNCAL exige.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds