Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009

Ou votam todos em mim ou não vou lá

imagem da net

Numa altura em que o PSD teve mais uma derrota estrondosa, sim porque depois de 4,5 anos de Sócrates ter mais ou menos os mesmos votos de Santana Lopes..., e quando o partido devia discutir internamente o que quer ser na sociedade Portuguesa, o que assistimos?

Assitimos, a mais uma vez aos barões, baronetes e baronesas a querer condicionar o partido por uma solução tipo PCP, ou seja, uma vaga de fundo para um líder sem contestação e que só lá vai com 99,99% de votos.Desculpem, mas isso não é o PSD!

Se o Sr. Marcelo Rebelo de Sousa quer ir a jogo que vá, mas sem condições, que acredite que é capaz de mobilizar as bases e o partido em geral num projecto, condicionar a sua candidatura a um seguidismo cego, não obrigado!

Temo bem que o PSD numas próximas eleições, esteja ao nível do CDS-PP de 2009. O partido não pode ser uma coutada de meia dúzia de pessoas que ousem pensar  que podem ,querem e mandam sem oposição.O partido é dos militantes e das pessoas que se revêem na forma de fazer politica de um partido com história e responsabilidade na vida dos Portugueses. Tornar o partido numa loja de espelhos para avaliar quem é "mais bonito que eu", vai levar o PSD, no limite, à sua insignificância no panorama partidário nacional.

Tal como há freguesias tipo para a noite eleitoral, que não se siga o exemplo de Porto de Mós, pois o resultado pode ser desastroso, a cima de tudo para o país.

publicado por Pedro Oliveira às 12:41
endereço do post | comentar | favorito
14 comentários:
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 13:15
O problema do PSD nao é de pessoas.
È de ideias.
As pessoas sao azuis, vermelhas, rosa, sao.
As ideias nao.
Sao explicitadas e formadas perante escolhas de valores operadas por critérios erigidos por grandes pensadores.
Vou-lhe ilustrar:
no plano dos princípios profundos, a Direita cultiva a diferença dos seres humanos, pessimismo escatológico (ie, o homem erra, é imperfeito,), e toma como critério de conhecimento a tradição, o empírico, a realidade como ela foi e será.
A Esquerda cultiva: a igualdade, a transformação à margem do tempo (daí revolução), o optimismo escatológico (i.e. tem de haver um paraíso) e é idealista, tomando como critério os dados da razão iluminada pela mesma.
Assim, defrontam-se três grandes ideologias: o liberalismo, o socialismo e o conservadorismo (embora eu opine em auditórios que sumamente só há conservadorismo e socialismo, mas opinião minha agora não a dou).
O conservadorismo é a Direita no seu rigor, o liberalismo, perante o novo Estado após 2ª guerra ora é de direita ou de esquerda, e o socialismo é de esquerda.
Nos discursos da intelectualidade das últimas décadas (Althusser, Baudiou, Bobbio) foi imposto que outras ideologias fossem de direita, p. ex. o fascismo (se olhar para os critérios acima expostos, vê--se que nao é assim, aliás a história mostra que os partidos fascistas vieram de cisões dos partidos socialistas, cfr. Alemanha e Itália).
Ora, no pacto MFA-Partidos, os partidos de Direita nao puderam concorrer às eleições de 75, veja-se com a proibição do PDC e do PCSD, bem como alguns de esquerda , cfr. PCTP/MRPP.
O CDS começava o seu programa ideológico por abertura aos homens de centro-esquerda e centro-direita.
O PPD tinha Marx.
Os capitães, gente sábia da fenominologia politica impuseram.
E daí que o agora PSD se defronte com o facto de ser um conjunto de ideias liberais e socialistas.
Numa crise como a da agora, é preciso ideias, ideologias! E daí a confrontação desde 1994...
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 13:23
E dirão, e?
E por exemplo, baixa de impostos.
Um liberal entende que o Estado deve ser usado qd o particular nao possa intervir mesmo com os outros.
Um socialista entende que o Estado deve agir em todos os campos, pois só assim voluntaristicamente toma conta de todos por igual (reforço da igualdade, ida às ideias profundas).
Um liberal quer baixa de impostos porque o Estado rouba a capacidade de o particular ou um conjunto dos mesmos fazerem face à Natureza e o que importa no liberal é a sociedade civil.
Ora, como se vê é a busca aos grandes princípios que faz com que se deduza argumentativamente soluções concretas.
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 13:29
Ora, o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa (os meios de comunicação social devem respeitar os títulos...que existem neste país) é um homem pragmático: quer unir o partido. Sabedor da Ciência Politica (é o seu ramo na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa, onde tb é de Direito Constitucional e Administrativo) profunda sabe que há uma grande crise, e como pessoa inteligente que o é vai ser mais séria em 2011 e or diante.
Daí a união. E nao tempo para fazer politiquice.
Não havendo, é opinião minha (!) que o partido deve extinguir-se uma vez que nem todos respeitam a sua declaração de princípios ideológicos.
De Marco a 11 de Novembro de 2009 às 13:42

Bom dia,

Na minha opinião, o PSD devia seguir um de dois caminhos:

Ou optava por uma renovação do partido, com caras novas, de vários quadrantes profissionais, independentes ou não, liderados por uma figura consensual dentro do partido, figura que tem de ser, aos olhos dos eleitores, uma pessoa exemplar, sem margem para qualquer tipo de dúvida, para qualquer tipo de desconfiança e ao mesmo tempo procurar de norte a sul do país quadros competentes, capazes, credíveis , rejuvenescedores , capazes de fazer com que o eleitorado pense... "sim senhor, aqui está a nova vaga de políticos, estes não têm vícios , estes não têm podres, estes podem levar isto para a frente..."

Ou então seguir o ruma do maior partido da oposição, mover interesses, mover influências, dar prendas, tachos ou serviços completos de cozinha, jogar sujo, enfim, manter-se num jogo de poder, onde quem é amigo de alguém é que se safa, jogo este que só serve para dividir, a não ser que todos consigam ir "lucrar" com isso, onde a podridão, a corrupção, a falcatrua, a mentira são reis.

É só escolherem, na minha opinião estava na altura de alguém dar um "pontapé" em grande parte desta classe política que se mantém agarrada ao poder que nem lapas, que vive à custa do orçamento de estado desde o 25 de Abril, e que decididamente NADA têm feito para o bem deste país, além de engordarem as suas contas bancárias e de mais alguns amigos.

Com os meus cumprimentos
De anónimo quase 69 a 11 de Novembro de 2009 às 14:00
A questão é que o PSD está a ser infiltrado na suas base por gente que não sabe o que é a social democracia e que tem nas suas hostes, ultra -conservadores. Se virmos bem, o PSD deixou-se "comer" por uma lado, pelos socialistas da 3ª via(??) e pelos conservadores que deixaram de ser euro-cépticos e que até lutam pelos mesmos ideias de Olof Palme:Conciliar uma economia de mercado com um estado social.
Leiam o que dizem Paulo Portas e Nuno Melo e há 25 anos seriam, de caras, figuras de destaque no PSD.
Hoje no PSD só há duas pessoas que pensam assim , Rui Rio e Aguiar Branco.
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 14:18
...quase69: eu nao sei o que sao ultra-conservadores, é um chavão que por aí anda e que eu nunca percebi (qual a diferença entre os ultra-c e os conservadores?). Mas adiante. O Dr. Paulo Portas está próximo do conservadorismo e Nuno Melo é conservador.
Mas o espaço ideológico do PSD não foi de facto ocupado, se vir a génese do partido veja as diferenças entre Sá Carneiro e Magalhães Mota/Jorge Miranda (que mais tarde fundaram a ASDI). O PPD foi um partido verdadeiramente português, sem ajudas internacionais seja da CIA ou da Fundação Adenauer ou da Internacional Socialista, ou URSS. Mas é pouco mais do que isso.
Daí a confusao permanente.
O Dr. Rio é um liberal. Deduzo que apoia a ala liberal e não a social-democrata.

De quase 69 a 11 de Novembro de 2009 às 14:36
...anónimo, Para mim Magalhães Mota/Jorge Miranda ou o falecido Sousa Franco nunca foram os representantes da Social Democracia mais liberal em que me revejo, mas sim Sá Carneiro, é que muitos enchem a boca a falar do PPD/PSD mas esquecem as suas lutas internas e dissidências, o que o meu amigo fala é dos dissidentes. Sim Rui RIo e Aguiar Branco são sem dúvida quem preenche a génese do partido Português que refere, e se assim o for vai continuar a ser o azimute da sociedade portuguesa mais progressista.
Olhe que NMelo e PPortas, para não falar de Pires de Lima (filho), estão dispostos a disputar este capital(votos) ao PSD.
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 15:30
Correcto na minha perspectiva, e concordo. Mas já agora algo :
--o PP foi fundado com essa intenção:
----estabelecer uma Direita, e não uma coisa imposta pelo pacto MFA - Partidos.
:
--só o psd e o analfabetismo que grassa este país (concordará q não há país ocidental com 20% de comunistas) ainda nao perceberam
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 14:34
Marco: pedindo-lhe de empréstimo as suas palavras, direi que posso usá-las em qualquer partido e até no SL Benfica.
*
Eu nao quero pessoas...cada vez que vejo pessoas, vejo interesses, eu quero ver ideias claras por detrás das pessoas. E nao vejo. Ninguém, diz claramente o que quer. Sintoma de ocultação e medo.
Pede-se ao Governo, seja ele qual for, acções concretas em quatro áreas que no imediato vão ser cruciais:
--finanças;
--segurança social;
--justiça;
--educação;
:
Finanças: a Comissão Europeia já o disse até 2014, déficit em 2,8%, se estamos a 8%...é saber fazer cortes; onde?
Segurança Social: com o aumento de desemprego e prazo de concessao do benefício, que previsao para as reformas...? E que peso têm no endividamento nacxional?
Justiça: nenhum investidor profissional se mete nesta choldra em que o ressarcimento das dívidas demora 26 meses em média. A economia anda à frente do direito. Logo, simplificação dos códigos processuais; simplificação das sentenças; acabar com as alegações orais que ninguém liga;
Educação: retirar a carga procedimental do professor; investir no aluno/trabalho comunitário (pintar pequenos imóveis, móveis, arrumar jardins, ler com os idosos, etc.);maior exigência no Português e Matemática.,
De quase 69 a 11 de Novembro de 2009 às 14:44
...anónimo assim não vale, estamos de acordo!
Disse tudo e agora?
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 15:47
A bem da escrita:
Cada um escreve como pode e como sabe. Sujeita-se a algo simples. A regra do melhor argumento. E o que é o melhor argumento? É aquele que impõe uma maior compreensao a todos, e assim discordância ou concordância.
Não é o desviar assuntos ou mandar bitaite. É simplesmente escrever no contexto e em texto.
O resto cada um é como é , sendo útil para todos
De Marco a 12 de Novembro de 2009 às 11:56

Caro ANÓNIMO,

pode utilizar as minhas palavras sempre que a sua finalidade seja construtiva ...

Agoar não sei o que as minhas palavras têm a ver com partidos, os partidos com as minhas palavras, estas com o SLBenfica, o SLBenfica comigo e com os partidos etc. etc.????
De anónimo a 11 de Novembro de 2009 às 14:54
nao lhe pedi para estar de acordo.
"E agora?" Você é que sabe...
Caríssimo, dedique-se.
De Ferreira-Pinto a 11 de Novembro de 2009 às 15:48
Amigo Pedro, mas está a querer que o Professor Marcelo vá assim àquela coisa que se chama eleições sem ter a certeza que ganha?
O homem, meu caro, não só gostava de ser outra vez líder do PSD, como adorava ir a Primeiro-Ministro mas evitando essa maçada de eleições que são uma coisa de resultado nem sempre certo.
Colo, o que ele quer é colo!

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds