Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

Os Portomosenses Merecem (o) Melhor

O blog, Vila Forte, nasceu da vontade de 5 Portomosenses que gostam da sua terra, de uma boa discussão, de estar juntos, de pensar no amanhã e principalmente gostam de colocar as nossas/vossas cabeças a pensar em prol de um desenvolvimento que achamos,os 5, que Porto de Mós MERECE.Como tal, apostamos na realização de palestras viradas para a Educação, para a inovação e para uma visão diferente do que tem sido o Concelho nos últimos anos.Não queremos desvalorizar o trabalho de quem esteve no poder nos últimos 30 anos,mas pensamos que há mais gente em Porto de Mós com capacidade para gerir os destinos da terra, que uma simples dança de cadeiras ou um voltar ao passado.

Porto de Mós, deve apostar nas suas crianças,nos seu jovens, ou seja, na sua formação.Já sabíamos,mas as palestras com os Professores António Câmara e Júlio Pedrosa, vieram reforçar essa necessidade imperiosa de dotarmos os Homens de amanhã, com ferramentas e condições para que eles possam ser, também, os gestores do nosso Concelho em termos politicos.

 

Os Temas:  educação,  vilas criativas, parques tecnológicos,escola profissional, marca Porto de Mós, parques para as famílias,Universidade Sénior,sistemas de qualidade certificados, orçamento participativo, reestruturação administrativa do Concelho, Associação de Freguesias, localização Casa mortuária Porto de Mós, AEC's,..mais e muito mais assuntos que foram aqui lançados nos últimos 2 anos,ver histórico do blog,têm como finalidade o olharmos de forma diferente o hoje para melhorarmos o amanhã.As várias ideias que quisemos colocar  em cima da "mesa", ao fazê-lo, deixaram de ser "nossas" e passaram a ser de todos nós que queremos um Porto de Mós  MELHOR.Este fim de semana, alguém muito próximo de mim, me disse que o Vila Forte andava a dar ideias aos outros e que ainda por cima eramos mal tratados pelo executivo e pela oposição, que eramos o bode expiatório para muita coisa que se passa em Porto de Mós e partidos politicos.Por mim, se nos programas eleitorais, de que partido for, encontrar ideias aqui lançadas no Vila Forte fico satisfeito, cumpri a minha obrigação como cidadão,sem ressentimentos, rancores ou cobrança do quer que seja.Nestes dois anos escrevi no Vila Forte a minha opinião sobre vários assuntos, dei ideias e denunciei algumas coisas que sabia estarem mal,assim continuarei,não preciso,felizmente, de ser seguidista, nem de palmadinhas nas costas, nunca fui queixinhas, nem precisei de enviar recados a ninguém, digo o que penso e sinto.Sendo o Vila Forte um espaço onde escrevo o que me vai na alma e, porque me revejo  nas opiniões das outras 4 pessoas que constituem a equipa do Blogue, não precisamos de andar a mostrar solidariedade ou o quer que seja uns aos outros, somos AMIGOS e ponto final.

 

Por isto tudo e, porque as nossas crianças merecem tudo de bom,porque participamos,Porto de Mós,  no "Leiria Região Digital",porque o Governo quer Banda Larga em todas as escolas e principalmente porque não admito que coloquem em causa  os principios pelo qual o Vila Forte se rege ao realizar determinadas acções, Fiquei chocado ao saber/confirmar, que uma das razões pelo qual um dos infantários do nosso Concelho não tem banda larga, foi pelo facto de em conjunto com um blog de Leiria termos ido visitar esse infantário,no Natal de 2007, e termos estado a passar um tarde feliz com eles.

É uma atitude que não dignifica o cargo de responsabilidade politica de quem toma decisões na área da educação e, lamentavelmente, prejudica quem não tem culpa que os Adultos ás vezes se comportem como crianças,com BIRRAS!

 

Deste modo, peço humildemente, a quem de direito, que reconsidere a decisão tomada e que proporcione as condições  de acesso à net a todos os meninos do Concelho por forma a estarem em igualdade em relação aos outros meninos dos outros concelhos.Os nossos Filhos merecem TUDO de BOM, incluindo a igualdade de oportunidades para APRENDER!

publicado por Pedro Oliveira às 07:25
endereço do post | comentar | favorito
18 comentários:
De patti a 4 de Novembro de 2008 às 10:49
O que fala aqui é uma vergonha! Castrasse o acesso à cultura das crianças por razões políticas.
Chega a ser nojento. Espero sinceramente, que consigam resolver esse imbróglio.
De anonimo a 4 de Novembro de 2008 às 11:05
Ainda bem que confirmou a informação, pois um dia destes todos lhe iremos agradecer a coragem.
Felizmente que os que vivem fora do Concelho se preocupam connosco e que não precisam desta gente para viver.Os recados repartidos e direccionados aos dois maiores partidos em Porto de Mós são legitimos,verdadeiros e envergonham quem tem de viver nesta terra.
Obrigado!
De Ferreira-Pinto a 4 de Novembro de 2008 às 12:07
Lendo nem acredito!
Mas, reflectindo bem sobre o que diz, tenho de admitir que ainda há no Poder Local caciques e tiranetes, assim como em muitos patamares da Administração.
De Ana Narciso a 4 de Novembro de 2008 às 12:08
Eu também peço, humildemente, que reconsidrem a posição. Ralhem connosco, argumentem e mandem murros na mesa( desde que não seja na minha mesa !!) mas não privem as escolas e em particular este Jardim de Infância por ter ousado abrir-nos as portas da sala para entregarmos uma prenda aos nossos mais jovens companheiros da blogoesfera! É inadmissível!! É intolerável . Por isso já há quem ande a dizer ,( e não sou eu , atenção !!) " não nos provoquem!!!.
Os homens do 25 de Abril , de facto estão a ficar inquietos. Ainda bem.
De Paulo Jerónimo a 4 de Novembro de 2008 às 12:12
Pedro,
Isto a confirmar-se, é grave.
Será necessário um movimento cívico Portomosense "Vamos Dar Banda Larga aos miúdos", petições online?
Nunca alinhei em certos modos de fazer "opisição virtual" por estes modernos meios, mas esta foi em dois anos, a mais triste noticia que recebi no Vila Forte. Este não é um texto politico, conheço-te já o suficiente para descirnir quando "politizas" ou simplesmente expressas forte descontentamento.
Há quem saiba o que é lutar para conquistar alguns sorrisos na cara de miúdos, nomeadamente do concelho, por vários meios, seja em clubes, asociações desportivas ou escolares, como a de pais, e bem mais outras agremiações, e custa ver certos retrocessos em coisas básicas.

Os pequenos jornalistas tinham um projecto inovador. Foram distinguidos com um destaque (isto não é para todos) de blogs do sapo, é um projecto super cuidado, inclusive com a privacide das crianças. Um blogue que eu acompanhava e espero poder voltar a acompanhar

Hoje saio daqui, verdadeiramente triste...

Paulo César.
De Pedrosa a 4 de Novembro de 2008 às 12:14
Hoje sinto vergonha de dizer que sou de Porto de Mós.
Ao que chegámos.O que tem o PSD a dizer sobre isto?
Ou não têm opinião só porque foi o Pedo Oliveira que escreveu?
Também peço, de joelhos se for preciso,acho que gostam mais assim...,para que honrem o mandato para o qual foram democraticamente eleitos.

De carlosbarbosaoli a 4 de Novembro de 2008 às 12:34
Só não me espanto, porque sei de há muito que a politiquice rasteira que medra em Portugal, como erva daninha,é capaz das acções mais vis e cobardes.
O que aqui relata, Pedro, é infelizmente comum, nomedamente no seio da Administração Pública. Gente sem escrúpulos, cobarde e disposta a tudo para fazer valer a sua força, ascende a lugares de topo com o único propósito de exercer vinganças. Ainda está lembrado, certamente, do caso da DREN, não está?
Vingar-se em crianças é, porém, do mais cobarde e mafioso que se pode imaginar. Não sei a que partido pertence a pessoa de que fala. Seja do Ps ou do PSD ( creio que não pode ser outro) exigia-se que as estruturas locais agissem para chamar a atenção de quem utiliza tais métodos. Exigia-se... se não se pautassem pela mesma bitola de comportamentos.
A política deixou de ser, há muito, um espaço de democracia e debate, para se transformar num somatório de coutadas intransponíveis e impenetráveis por gente de bem.
A única coisa que vos posso desejar é que este post sirva para alertar consciências de pessoas que ainda estão dispostas a dar a cara para combater injustiças.
Abraço
De rui fonseca a 4 de Novembro de 2008 às 14:01
Era bom que os partidos se perguntassem,porque é que alguém que não tem que ver com Porto de Mós, ao ler o texto do Pedro chega à conclusão que só gente do PS ou PSD podem fazer o que foi feito à aquelas crianças.A resposta é simples,são feitos da mesma massa,que continuam a aproveitar o que vem de fora e a desprezar quem é da casa.
Esta situação por ser verdadeira, não é a única na forma de gerir o Concelho.Por medo, pais,escola e demais cidadãos não metem a boca no trobone, sim senhor Carlos Barbosa Oliveira e demais comentadores de outros blogues e de outras localidades, em Porto de Mós anda-se à caça às bruxas nos dois partidos,as pessoas são as mesmas com os mesmos hábitos. Sim Drª Ana Narciso é preciso um 25 de Abril em Porto de Mós,mas com quem?
Vocês podiam ser os catalizadores de um movimento para oxigenar os Portomosenses,já que são o "hamburger" da nossa politica, pois estão entalados pelo PS que vos odeia e só não vos vai prejudicar na vossa vida privada só se não puder e pelo PSD que tem inveja e vai fazert udo para denegrir a vossa imagem pública.

Não peço nada a essa gente,porque é obrigação deles não prejudicarem a população.Eu assino a sua petição Senhor Paulo César.
Gostaria muito de ler a opinião sobre este assunto da Professora Irene,D.Antonieta,Luís Costa e Sr. Carvalho, ou seja, pessoas ligadas aos vários partidos em Porto de Mós.Em relação aos outros protagonistas, nem vale a pena saber a opinião, são iguais a quem lá está, refiro-me em concreto à comissão politica do PSD e PS.
Senhor Vereador se estivesssemos num país democrático pedia a DEMISSÃOjá! Não é senhhor recém eleito presidente da distrital do PS? Que tal levar este tema sábado à vossa reunião aqui em Porto de Mós?

Pedro e restantes editores,temo pelo vosso futuro, acreditem, eles, todos, são muito mas muito vingativos.
Pais, para protegerem as vossas crianças têm de denunciar esta situação à DREC e ao ministério da educação,porque senão coitados dos meninos.
Por isso é que não sei se o Pedro deveria ter escrito este post, pode ter efeito contrário, conheço tão bem esta gente...
De Paulo Sousa a 4 de Novembro de 2008 às 14:34
Não estava para ser aqui referido, mas aqui vai para anotarem mais uma pérola do Sr. Rui Neves.
No passado domingo, na inauguração da Casa Velório do Juncal, tentei cumprimentar os diversos vereadores presentes e apenas o Arq. Jorge Cardoso teve a educação de aceitar o meu cumprimento.
Quando estendi a mão ao Sr. Rui Neves para o cumprimentar, deu um passo a trás e começou a insinuar (com o seu ar naturalmente simpático) que eu seria autor de um determinado comentário anónimo feito aqui no Vila Forte sobre uma viagem que alegadamente terá feito. E perguntou-me: "Pensas que podes dizer o que queres?"
Vou repetir:
"Pensas que podes dizer o que queres?"
Estavam mais pessoas presentes que o podem testemunhar. Não respondi mas respondo agora: Sim, posso dizer o que quero e me apetece e assumo o que escrevo. Caso se sinta melindrado com alguma afirmação que eu aqui, ou noutro lugar, faça é favor ser consequente.
Também o Sr. Albino Januário por, segundo se justificou, ter as mãos frias, recusou pela primeira vez cumprimentar-me.
Sobre o discurso do Presidente, julgo que o tenha conseguido gravar, aqui estará dispnível logo que possível.
De Corvo da torre do castelo a 4 de Novembro de 2008 às 14:58
Já fiz um voo de reconhecimento e pousei no cimo de um plátano,ainda de pé, para ouvir as conversas de hoje,sim porque o blogue é tema recorrente aqui na baixa da vila, e não é que muita gente já sabia da história do Senhor Vereador!!??
Aquele malandro que vem não sei de onde, que gostava tanto dos mini-concursos,de livrar a filha de trabalhos pesados e que na campanha gostou tanto de inaugurar aquele espaço na tremoceira, agora não dá net aos putos, está com medo que o Presidente lá vá ler os blogues é?
Isso não se faz senhor vereador!Já vi gajos aqui do alto da torre do castelo perder eleições por muito menos....
Se eu soubesse assinar também assinava a petição do Mr.Cosmos.Não tem micro-câmaras para assistirmos online o que se está a passar hoje na Câmara, lá dentro, eu ofereço-me para a transportar até lá.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds