O futebol está cheio de patrões. Não admira, também se diz que em Portugal há muitos patrões, que faltam é empresários!
Ora aí está a explicação para que o futebol seja actividade de excelência em Portugal. Afinal todos gostaríamos que o nosso país apresentasse níveis de desempenho, em todas as vertentes por que se mede o desenvolvimento das sociedades, idênticos aos que evidencia no futebol. Reparem só que, neste momento, Portugal é quinto no ranking da FIFA: integra o top 5 da nata mundial… É que o futebol português não só tem patrões como está cheio de empresários, perfeitamente internacionalizados e que, apesar da crise, cobram milhões em todos os defesos e em todas as reaberturas de mercado. Quais Belmiros e Amorins? Jorge Mendes é que é! E José Veiga é que foi!
Mas regressemos aos patrões da bola. Os clubes, e agora as SAD´s, têm cada qual o seu patrão – à excepção do Sporting, que servindo para confirmar a regra, afirma aí sua diferença: “o Sporting é um clube diferente”, como não se cansam de proclamar! Que não são empresários, apenas patrões! Está bem de ver que é por isso que, enquanto o futebol português coloca o país como quinta potência mundial, os clubes estão todos falidos… ou perto disso.
No campo de jogo também há patrões, mas não empresários. E mal da equipa que não tenha os seus patrões, não vai a sítio nenhum. “Aquela defesa é um buraco, falta-lhe um patrão”, diz-se! Como se diz que “naquele meio-campo ninguém se entende, falta-lhe o patrão”!
Por aqui se percebe que há o patrão da defesa e o do meio-campo. Guarda-redes é sozinho, percebe-se que não tenha patrão: é patrão dele próprio, assim como se trabalhasse a recibo verde. O mesmo se passa no ataque, cada vez mais nas mãos do desgraçado do ponta de lança, sozinho lá na frente, entregue a si próprio e esquecido no meio de quatro defesas adversários, com patrão e tudo. Nem é patrão dele próprio, é um autêntico pau mandado, assim … como um estafeta em regime de outsourcing.
Daí os grandes patrões da história do futebol mundial: Beckenbauer (este era mais que patrão, era keiser), Baresi, Mário Coluna, Sócrates (não, não é o que estão a pensar, esse manda cá na malta mas não é patrão!)...
No Benfica o patrão da defesa é o Luisão, como toda agente sabe. E como se viu no domingo passado: patrão fora… taça fora! Bom, mas eu diria mesmo que no Benfica não há só um patrão na defesa, aquilo é mais uma confederação patronal. Recuamos um bocadinho e lá vemos Humberto Coelho, Mozer e Ricardo Gomes. Olhamos para a frente e lá estão David Luiz, Sidnei, Miguel Vítor…
O Porto é especial: o patrão é mesmo patrão, e disso não abdica. Daí que ao patrão da defesa tenha a mania de atribuir o número 2, o que indica claramente a condição de sub-patrão, de mero capataz. É um capataz à moda antiga que apenas, e por enquanto, não usa chicote. Mas nem por isso deixa de cumprir o seu papel: resolve bem as coisas à cabeçada, à cotovelada, ao murro ou ao pontapé. Não precisa do chicote para nada!
No Sporting, pronto! Já vimos, eles são diferentes. Ainda tentaram pedir um especial favor ao Polga mas ele explicou logo que não podia ser, que não tinha jeito para aquilo: “vejam bem, então se eu fosse o patrão da defesa como é que poderíamos continuar diferentes”?
O Benfica andou muito desgovernado no meio-campo nos últimos anos. Mas agora lá voltou a encontrar o seu patrão: o Aimar, aquilo é que é saber mandar!
Já vimos que no Porto o patrão não gosta de outros patrões. Mas, no meio-campo, nem capataz, vão-se todos embora: Deco, Lucho… É por isso que as coisas se começam a complicar lá para o Dragão!
No Sporting? Bom… já chega! Só espero que, logo à noite e mesmo sem patrão, não sejam eles a rir. Vá lá, não se em(polga)uem e mantenham-se em autogestão: tipo patrão fora… dia santo na loja!
Prof. António Câmara - Palestra
Agradecemos à Zona TV
. 25 abril(10)
. 80's(8)
. académica(8)
. adopção(5)
. adportomosense(11)
. aec's(21)
. alemanha(7)
. ambiente(9)
. amigos(5)
. amizade(7)
. angola(5)
. aniversário(9)
. antónio câmara(6)
. aquecimento global(7)
. armando vara(9)
. ass municipal(12)
. autarquicas 2009(46)
. be(7)
. benfica(13)
. blogosfera(16)
. blogs(38)
. blogues(19)
. bpn(6)
. casa velório porto de mós(10)
. casamentos gay(17)
. cavaco silva(8)
. censura(7)
. ciba(6)
. cincup(6)
. convidados(11)
. corrupção(7)
. crise(35)
. crise económica(8)
. cultura(7)
. curvas do livramento(10)
. democracia(7)
. desemprego(14)
. disto já não há(23)
. economia(25)
. educação(63)
. eleições(7)
. eleições 2009(55)
. eleições autárquicas(40)
. eleições europeias(12)
. eleições legislativas(46)
. escola(8)
. eua(8)
. europa(14)
. face oculta(18)
. freeport(14)
. futebol(39)
. futebolês(30)
. governo(6)
. governo ps(39)
. gripe a(8)
. humor(6)
. internacional(18)
. joao salgueiro(38)
. joão salgueiro(15)
. josé sócrates(7)
. júlio pedrosa(10)
. júlio vieira(6)
. juncal(31)
. justiça(11)
. liberdade(11)
. magalhães(6)
. manuela ferreira leite(13)
. médio oriente(10)
. medo(12)
. natal(13)
. obama(6)
. pec(8)
. pedro passos coelho(7)
. podcast(11)
. politica(12)
. politica caseira(6)
. porto de mós(119)
. porto de mós e os outros(41)
. portugal(27)
. presidenciais 2011(6)
. ps(48)
. psd(54)
. psd porto de mós(11)
. publico(9)
. religião(6)
. rtp(12)
. s.pedro(6)
. salgueiro(16)
. sócrates(81)
. socrates(62)
. teixeira santos(6)
. tgv(6)
. turismo(8)
. tvi(6)
. twitter(17)
. ue(17)
. vila forte(24)