Sexta-feira, 8 de Janeiro de 2010

Ainda sobre os casamentos gay

Após a já esperada aprovação da proposta do Governo sobre os casamentos gay, algumas considerações devem ser feitas.

1 - Todas as bancadas avisam da inconstitucionalidade da lei. O PS é o único que ateima no contrário, o que veremos que não é inocente.

2 - Cavaco Silva antes de promulgar a lei, lavará as suas mãos conservadoras enviando-a para o Tribunal Constitucional.

3 - Diversos juristas concordam que se uma pessoa solteira pode adoptar não faz sentido não o poder fazer por ser casado com uma pessoa do mesmo sexo. Assim é previsível que o TC exija ao governo o alargamento do direito à adopção.

4 - Sócrates não se incomoda porque até esse ponto tudo estava previsto no xadrez político, acabando por agradar aos sectores mais progressista sem poder ser acusado violar o compromisso do seu mandato legislativo.

5 - Os movimentos como a Plataforma Cidadania e Casamento reforçam a legitimidade do pedido de referendo, pois não estando a adopção prevista no programa do governo, justifica-se que se ausculte a opinião da sociedade.

6 - Todos os analistas concordam que o casamento gay não passará em referendo.

 

Claro que existem sempre factores imprevistos e esta sequência pode ser interrompida.

 

Registo o teatro vergonhoso que o PS faz em fazer aprovar uma lei que sabe à partida ser inconstitucional, mostrando dessa forma o respeito (ou a falta dele) que tem do Parlamento enquanto órgão legislador.

 

Aos que rejubilam com a aprovação do casamento gay, festejem enquanto é tempo, porque não me parece que sejam 'favas contadas'.

publicado por Paulo Sousa às 20:08
endereço do post | comentar | favorito
7 comentários:
De Rafael Marcelino a 8 de Janeiro de 2010 às 20:28
Estão de parabens os defensores dos casamentos gays.
O PS ganhou mais uns votos, mas perdeu alguns mais. Certamente.
PSD nem jogou nem deu cartas.Tristeza.
CDS esteve sempre do mesmo lado, não.
Os Pcs e BEs estão radiantes. Será que nos Países de leste tem casam?!
Depois venham pregar moralidade e podreza na sociedade civil bem como os valores e principios da familia etc..etc..etc.
Aonde isto chegou...e aonde vai chegar?!
De Paulo Jerónimo a 8 de Janeiro de 2010 às 22:11
O Casamento homo está aí, e já não haverá volta a dar-lhe, mais veto, menos gaveta, mais tribunal, menos decisão, restam-me poucas duvidas que está para ficar.

E é para o lado que durmo melhor... comecei por ser bastante céptico ao impacto do anuncio quando veio para a ordem do dia e da discussão, há mais de um ano. E perante algum debate que tem sido feito na sociedade, se bem que não tão abertamente quanto isso, chego a conclusão que pode até vir a ser uma boa lei.

Porque em suma, (e veja-se a do tabaco desde Janeiro 2008 sobre quem deve ser "o libertado vs o castrado) o que esta lei de hoje nos diz é que na segunda década do sec XXI, a homofobia não tem lugar de ser. E que os/as "homos" são cidadãos de em igual circunstancias de direitos civis. Foi feita em cima do joelho, à boa maneira das engenharias de Socratés e com uma tecnicidade tal como a de alguns cursos de inglês, mas...

O resto, caro amigo Paulo Sousa, como os pontos que salientas e muito bem, a ter em atenção, mas, não passam de maquilhagem e cosméticas sobre o verdadeiro assunto. Portanto, desmaquilha companheiro, desmaquilha!
(para mais: http://cosmeticas.org/46474.html )
De Pedro Oliveira a 9 de Janeiro de 2010 às 08:39
Ontem no contraditório e após várias rotundas de Carlos Magno em relação ao simbólico e à linguagem lá admitiu, após lhe dizerem que a sua posição era claramente homofóbica, que era contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e assumia o que a colega de programa lhe estava a "chamar" sem problema.
Podia não o fazer e continuar nas rotundas, mas assim fica assumida a sua posição de forma a todos perceberem. Fez bem. Porque todos sabemos que quem se refugia na questão da linguagem, está a esconder a sua homofobia primária. Um direito.
Fiquei surpreendido com o Luís Delgado, católico praticante conservador, ele próprio faz questão de o afirmar, que ontem disse que TODOS os católicos moderados têm de perceber que estamos no séc XXI e não no séc XV e que apesar desta questão da constitucionalidade da lei não há volta a dar na justiça da igualdade de direitos.Um bom exemplo na minha opinião.
Bom fds
De Rafael Marcelino a 9 de Janeiro de 2010 às 15:54
Do Luis Delgado até tenho vergonha de ele pertencer à minha religião Católica.
Deve de andar sempre às cabeçadas contra as paredes pelos pecados de mal-Feitor como apoiante-mor dos Criminosos de Guerras; casos de BUSH, Barroso,Azanar e Blair ente outros.
Tem certamente a cabeça bem pesada. Mas deve ser bonito ver ele na Igreja a bater com a mão no peito...
Mas que grande Vergonha.
Bom..se calhar tem alguém na familia e a gente nem sabe...depois a que mudam de opiniões
De Marco a 9 de Janeiro de 2010 às 15:32

Boa tarde,

Sim é verdade, já está ... ou estará mais cedo ou mais tarde aprovada a lei que coloca Portugal na vanguarda da igualdade de direitos, que coloca Portugal entre os 8 países que aprovam o casamento entre pessoas do mesmo sexo ... estão de parabéns todos aqueles que lutaram arduamente por este final.

E nestes festejos destaca-se o quê:

O BE que com as suas políticas radicais que tentam vender como direitos, como igualdades, como políticas fundamentais para o desenvolvimento do país, continuamos, por exemplo, com 2 milhões de pobres, mas isso não importa, pois o radicalismo dá votos e o BE continua a reforçar a sua influência na AR... e no país ...
Destaca-se o Sr. deputado do P.S. que já foi BE , que muito possivelmente já foi outro qualquer, mas que como o P.S. lhe dava mais visibilidade à sua causa, à que mudar de camisola ...
E claro, aprovada a lei, lás estavam meia dúzia de casais, prontos para os flashes , prontos para a fotografia, entrevistas, ou seja, o tal show off que eu não percebo .... querem direitos iguais, querem leis iguais, querem ser tratados de forma igual, mas depois a sua postura é totalmente diferente ... enfim ...

A seguir claro, virá a adopção , se um solteiro pode, um casal claro que poderá, é lógico e normal, julgo até que seria ridículo não acontecer, tão ridículo como a forma como o Governo não assume a sua vontade, não assume as suas orientações políticas e em lugar de empatar tempo legislava logo em condições ... e depois se viria os resultados, mas assim é menos escandaloso .... Mais uma manobra do Sr. Engenheiro ...

Por fim, a votação à Lei decorreu na AR, e como a matéria, na minha opinião era matéria para decisão de consciência , ou seja, deviam de ter liberdade de voto todos os deputados da AR, mas não ... e não porquê? porque poderiam ter uma surpresa, pois o Sr. Sócrates pensou, deixa-me lá por mão nisto não vá eu ter algum dissabor e a lei chumbar ...

Para quem ao longo da sua existência foi educado ou se foi educando com valores católicos, onde casamento, família , sociedade tinha significados muito diferentes do actuais atuais ) será certamente um momento triste de grande desilusão, pois vão por água abaixo muitos dos seus valores.

É óbvio que estando integrados num país democrático, livre, só resta a todos respeitar o que a AR decidiu e que o futuro mostre uma tolerância, uma responsabilidade, um respeito que são cada vez menos vistos nesta nossa sociedade.

Com os meus cumprimentos e pedidos de desculpa pela extensão do texto ...

P.S. - tão homofóbico é aquele que não aceita as minorias como iguais como as minorias que tentam impor-se aos que teoricamente são contra os seus ideias ...
De Rafael Marcelino a 9 de Janeiro de 2010 às 16:04
Caro (a) Marco.Concordo com o que escreveu, mas adianto uns dados interessantes;

Portugal tornou-se o oitavo país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta do Governo foi aprovada esta manhã, no Parlamento, com os votos de a favor de toda a esquerda parlamentar e contra de toda direita.
Agora vejamos;

União sim, casar não
Casamento gay é vetado em Nova Jersey
8/01/2010

EUA: Nova Jersey derruba projeto de casamento
Sex, 08 Jan, 01h48

Quarta-feira, 5 de novembro de 2008, 17:03 Eleitores da Califórnia aprovam « proibição do casamento gay»
Validade dos casamentos realizados enquanto a união era legal terá de ser decidida nos tribunais

Os cinco Estados Americanos que autorizam o casamento entre pessoas do mesmo sexo são Iowa, Connecticut, Massachusetts, Vermont e New Hampshire
Sendo Portugal considerado o 8° Pais num total Quantos Países Tem o Mundo?
A Organização das Nações Unidas (ONU), é constituída por 192 países, e é muitas das vezes confundido com o número de países do Mundo, o que não é verdade porque o Kosovo e o Vaticano que são dois países independentes não fazem parte da ONU.

O departamento de estado dos EUA reconhece 194 países em todo o Mundo.

Sugere-se que apartir de agora e num futuro próximo seja vetada na AR como dia GAY... 8-de Janeiro tal como é o 6-Dia de Reis .

Cumpts. e um Santo Fim de Semana
De Marco a 9 de Janeiro de 2010 às 22:31

Boa noite Sr. Rafael,

É mesmo caro Marco só ... :):):) masculino ...

Quanto à referida lei, aprovada ... que fique bem claro: SOU CONTRA ... MAS NÃO SOU HOMOFÓBICO .... pois parece que todos aqueles que são contra esta lei são homofóbicos ... que fique bem claro ...

Quanto ao facto de Portugal ser um dos oito países ... lá está somos os maiores diz o Sr. Engenheiro, ele é casamento gay, ele é magalhães , ele é tudo e mais uma coisa ... mas depois:

Gente a passar fome, empresas a fechar, educação uma fachada, investigação nula, desemprego cada vez maior, subsídio-dependentes cada vez mais, criminalidade a disparar, idosos na miséria e sozinhos, corrupção nas nuvens, pedofilia tranquila .... siga e siga e siga ...

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds