Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010

Impressão Digital

 

Sou nova editora do Vila Forte!
 
Sou apaixonada pela vida, pelo lado Humano da mesma, pela sua complexidade, multicausalidade, pelas emoções que nos tornam tão vivos e verdadeiramente nos imprimem o prazer de viver, de nos relacionarmos, partilharmos, rirmos e chorarmos como humanos que somos. Inexplicavelmente, a maioria das pessoas foge das emoções, ou melhor, da expressão das mesmas (positivas ou negativas), como se perdessem identidade, ou se tornassem frágeis. Esquecemo-nos que são os acontecimentos de vida e consequentemente as emoções que advêm dos mesmos que nos imprimem a nossa “verdadeira impressão digital”.
 
Aceitei este desafio de ser editora do Vila Forte, que muito me honrou e que agradeço, porque me apetece partilhar, com quem me quiser ler, a minha visão da vida, das relações, da educação, das emoções e da maternidade. A propósito da educação e da maternidade aproveito para deixar um aviso à navegação… não tenciono ser politicamente correcta, confirmar aquilo que socialmente se espera, mas sim falar do que sinto com a experiência (que desde sempre soube que faria parte do meu projecto de vida) de Ser Mãe. Não me importava se viria a ser mãe biológica ou afectiva, mas acima de tudo Ser Mãe. Estou absolutamente feliz por ser Mãe biológica, tranquilamente à espera de um lindo menino. Partilharei o (meu) lado poético e real da maternidade e da educação.
 
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca.”
Carlos Drummond de Andrade
 
As linhas anteriores são um bocadinho da minha impressão digital. Espero estar à altura do desafio e trazer valor-acrescentado ao Vila Forte, com novos temas de debate, onde o contraditório é sempre bem-vindo.  
 
Até ao próximo post!
estou:
publicado por Telma Sousa às 15:00
endereço do post | comentar | favorito
20 comentários:
De Pedro Oliveira a 25 de Janeiro de 2010 às 15:12
Há pessoas que vamos conhecendo ao longo da vida,mas que vamos pedendo o rasto até que um dia nos cruzamos novamente e vemos que já não têm que ver com a pessoa que tinhamos conhecido nesses tempos já longínquos,umas vezes para melhor outras para pior.É da vida!
Conheci a Telma na escola secundária de Porto de Mós ,como tantos outros, entre eles o Paulo Sousa, quis o destino da vida que esta coisa da blogosfera nos fizesse ficar mais próximos por muitos temas que ambos gostamos e nos dizem muito, das conversas ao convite para escrever no Vila Forte, foi um passo natural e fiquei muito contente por ela ter aceite este desafio.Hoje conheço-a melhor que nos tempos de escola e sei que vai ser uma grande mais valia para o Vila Forte.
Que sejas uma Mãe feliz e que por aqui nos escrevas com a mesma emoção com que conversas com os teus amigos.
Bem-Vinda
Beijinho
De Telma Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 22:50
É verdade Pedro, a vida dá muitas voltas! Foi um prazer voltar a encontrar-te.
De Eduardo Louro a 25 de Janeiro de 2010 às 15:24
E pronto! Já cá estão os dois "caloiros" que trazem novas vistas sobre o Lena. O Vila Forte está mais forte mas também com mais sentimentos. Bem vinda Telma!
De Telma Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 22:57
Muito obrigada, Eduardo! Eu ficarei a ganhar muito com as nossas conversas à beira do Lena (para além do peso, claro eheheh). Este desafio é muito aliciante, pelas pessoas, pelo projecto e pelos petiscos... ai os petiscos!
De Ana Narciso a 25 de Janeiro de 2010 às 16:05
Um bom começo, Telma. Vamos a...... elas . Teclas claro!
De Si a 25 de Janeiro de 2010 às 16:09
Sou uma vizinha cá do bairro, que, de vez em quando, vem cá deixar meia dúzia de linhas sobre as linhas que se escreveram acima. De vez em quando, nem sempre, embora leia este blog todos os dias.
O Pedro Oliveira já me conhece as fraquezas.
Detesto política e politiquices, mas gosto de uma boa discussão, franca, aberta e cordial, mesmo que inconclusiva, já que ninguém é obrigado a concordar com as opiniões dos outros.
E se o tema for a educação dos nossos filhos, então, não resisto. Acho que há muitos a fazê-lo, mas poucos o deverão fazer com seriedade, pelo menos a seriedade que é necessária quando o futuro deles e deste país está completamente em causa e se tenta dourar a pílula com aquilo que é socialmente 'moderno'.
Dou-lhe as boas vindas e, já agora, os parabéns pelo seu 'estado de graça'. Aproveite cada minuto. Passam a voar!!
De antonio carvalho a 25 de Janeiro de 2010 às 17:37
Gostei da impressão digital e da forma muito objectiva que nos mostra da sua postura em relação à vida.
Em face da informação do Pedro Oliveira, creio ser ainda uma jovem mulher e técnica de saúde, o que me dá a ideia de que as questões da saúde psiquica e social, vão ser tema a que não deixará de dar contributos e opiniões concretas sobre a sua vivência social, humana e cientifica.
Gostei ainda da expressão "não tenciono ser politicamente correcta" na questão da educação e da maternidade. Ainda bem, pois que tanta gente a dizer sempre a mesma coisa ( tanto plágio) sobre estas matérias e nada de novo acontece nem se modifica, é razão para estar optimista sobre o futuro deste blog, na discussão de problemas sociais e educacionais no nosso concelho.
Terei todo o prazer em ler os seus posts.
De Telma Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 23:04
Caro António Carvalho,
Muito obrigada pelas suas palavras. Espero não defraudar as suas expectativas!
De Paulo Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 19:55
Costuma dizer-se que não escolhemos os nossos familiares nem os nossos vizinhos, mas podemos escolher os nossos amigos.
Por sermos primos em segundo grau e por termos crescido juntos, porta com porta, coisas que não dependeram da nossa escolha, fez que com que nos pudéssemos enquadrar na primeira parte da frase anterior. Mas ao estares aqui connosco (não só por isso mas também) faz com que nos possamos enquadrar na segunda parte da mesma frase.
Estou certo que nos iremos divertir aqui no Vila Forte, tanto ou mais (mais não… fica o 'tanto' que já não é pouco) como nos divertimos nos idos anos 70, 80 e 90 pelos quintais atrás nas nossas casas, na Escola Secundária de Porto de Mós, nos passeios na DT50, nas festas da nossa adolescência com máquinas de cortar as unhas e mais tarde por Lisboa onde estudamos.
É um prazer ter-te aqui connosco, e estou certo que, pelo menos entre nós, o debate é garantido.

PS1: Tás a ver que também sei fazer textos com emoção… vai buscar.

PS2: Sabes aquela de um senhor que tinha três filhos e um foi um excelente psicólogo?
De Paulo Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 22:22
Indesculpável!!
Não referi as nossas gloriosas lides autárquicas...
Vou penitenciar-me...
De Telma Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 23:27
Ena Paulo, recordo tantas e tantas vezes esses anos fantásticos! A criatividade das nossas brincadeiras... como eu gostaria que os meus filhos pudessem ter experiências dessas e pudessem brincar livremente pelos campos, com pratas de Nestum a servirem de matéria-prima para armaduras, entre tantas outras coisas. Sem dúvida, todas essas experiências contribuiram para aquilo que sou hoje!
Ri a bom rir com a "máquina de cortar as unhas"... tão reias os nossos "filmes" ahahahah

Ah e quanto à "boca" da emoção, nunca tive dúvidas de que emoções fortes é contigo (partilhei várias), sobretudo aquelas que implicam MUITA adrenalina ;).
De Luis Malho a 25 de Janeiro de 2010 às 21:26
Telma,
Também tu para além de amiga, vizinha, prima, Psi, Juncalense, Mulher, Emotiva, Ex-Autarca, futura mãe, esposa, etc.... serás uma grande mais-valia para o blog e para quem te ler. Toca a teclar.
De Telma Sousa a 25 de Janeiro de 2010 às 23:29
Oh que Querido. Muito obrigada! Tenho de fazer jus ao lado emotivo ;).
De CLAUDINA BISPO a 26 de Janeiro de 2010 às 09:20
Bom dia AMIGA!
Não costumo comentar, mas sou uma leitora assídua deste blog.
Detesto politica em geral (desculpem a franqueza) , deixei de acreditar há algum tempo, mas todos os outros temas me interessam.
Se bem te conheço, vamos ter no futuro discussões e lutas interessantes.

Bem-Vinda!
De Paulo Sousa a 26 de Janeiro de 2010 às 20:24
És leitora assidua do blog e nunca me desafiaste em debate ... ainda escapa, agora não pegares na piada da máquina de cortar unhas... é indesculpável!!
De CLAUDINA a 27 de Janeiro de 2010 às 10:40
Já que falas nisso... surgiu-me a ideia de recriar uma daquelas festas... mas como podes calcular há situações que já não podem ser revividas...daí termos escolhido uma das últimas... o mais dificil é ter de te perguntar se nos dispensas "outra unha""
De Jorge Vala a 26 de Janeiro de 2010 às 13:49
Olá Telma
Bem vinda a este espaço comum. Além de desejar que te sintas bem por aqui, estou certo que o Vilaforte já está muito mais rico. Como sabes no mundo Empresarial preocupamo-nos muito com o problema da continuidade, da sucessão. No Vilaforte estão garantidas porque a vossa vontade (tua e do Manuel Gomes) venceu!
De Rafael Marcelino a 26 de Janeiro de 2010 às 18:35
Olá Telma
Pelo que acabo de ler já estou a ver as tuas descendências, Maternais e Paternais. Estou a ver.Dizes que vais ter um Menino..olha dá-lhe o nome do teu Avó paterno em sua memória.Teve uma morte trágica e desumana.Desculpa-me se estou a ser incorrecto nesta abordagem. Conheci e convivi muito com ele.Que sejas muito feliz.
Quanto à tua vinda até aqui desejo-te tudo de bom.
Cumpts.
De Telma Sousa a 27 de Janeiro de 2010 às 20:04
Caríssimo Rafael,

Agradeço-lhe os votos de felicidades. Quanto à sugestão do nome (que considero muito bonito) certamente que o meu avô mereceria essa homenagem, pelo homem lutador e integro que sempre foi mas, não será essa a opção...

Cumprimentos.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds