Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

A figura da semana

 

Depois do que li e ouvi sobre o contributo decisivo de José António Silva na derrota do PSD nas autárquicas de Leiria, verifico, com espanto que os militantes da concelhia de Leiria estão com José António Silva  votando inequivocamente, quer na   sua candidatura para a Comissão Política,  quer para a Comissão Política Distrital(CPD). Os números não enganam:

inscritos-528

votantes (CPD)-359

lista A-285   Lista B ( ganhadora) 61

 

Aqui ficam os números para reflectir.

 E vamos reflectir, primeiro internamente e depois para fora do partido. Porque não nos podemso dar ao luxo de perdermos militantes, votos e mandatos. Não nos podemos dar ao luxo de fechar as portas do Partido à reflexão e debate como saudosamente acontecia com outros presidentes e outro elenco .

 Eu costumo dizer que sou uma militante independente e a independente mais militante. Continuo na mesma. Até um dia!

 

 

publicado por Ana Narciso às 08:00
endereço do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Pedro Oliveira a 26 de Janeiro de 2010 às 10:24
Não quero ser mauzinho,mas temo, para mal da democracia logo do país, que o PSD já tenha fechado demasiadas portas e se tenha esquecido de colocar janelões nas paredes.
Esta "espécie" de processo eleitoral distrital, mais não é que o espelho do que se passa a nível nacional.
Já agora Ana, já foi feito o rescaldo das eleições autárquicas? Quem foram os responsaveis pela estrondosa derrota do PSD, os eleitores?....
De Anonimo socialista a 26 de Janeiro de 2010 às 11:51
Pedro, ainda não se fez o rescaldo das eleições em que o PSD perdeu ao fim de trinta anos no poder, quanto mais desta ultima eleição.

O PSD deve começar por fazer esse rescaldo primeiro.

Só fazendo esse é que pode partir para o ultimo rescaldo.



De Pedro Oliveira a 26 de Janeiro de 2010 às 14:02
Ah não!? Então mas não tinham já chegado à conclusão que a culpa era do Zé Ferreira e do Jorge Vala?....
E agora de quem será ?
Mas tem razão meu caro, pois na noite das facas longas da 1ª derrota, foi fácil atribuir culpados sem perceber as causa, logo impossivel desenvolver um plano de acções de forma a combater as causas ao longo da "legislatura".Como as causas nunca foram identificadas, pensou-se que bastaria uns fóruns e uns debates,mais ou menos bem conseguidos, que tudo voltaria a ser laranja, mas não, felizmente (no caso infelizmente pois a alternativa é o que todos podemos constactar) o povo mostra que é SEMPRE mais sábio que aqueles que apelidam os eleitores de ignorantes.
Prevejo, pode ser que me engane, que iremos ter uma versão parecida à de Lula da Silva...havemos de os cansar....
E nunca temos razão antes do tempo, dizer isso é não ter a humildade de reconhecer que há um grave problema de comunicação e uma distância enorme entre quem pensa que tem a razão e quem tem de processar a mensagem.A razão está sempre do lado de quem vota e faz-se valer dela sempre no tempo apropriado.
Errar faz parte da melhoria continua,mas para ela acontecer,melhoria, há que reconhecer o erro.É que entre teimosia e burrice, sem ofensa para o dito que tão bem foi caraterizado pelo Manuel Gomes, vai uma linha muito ténue.
abraço
De Jorge Vala a 26 de Janeiro de 2010 às 15:52
Esse é também o sinal do estado em que se encontra o Partido em Leiria e o sinal que damos para o exterior: Irremediavelmente divididos, com feridas muito profundas e em muitas circunstâncias fruto da discussão nos jornais, nos cafés e ultimamente até nos tribunais. É este o Partido que queremos? É neste Partido que pretendemos que o simpatizante, ou simples cidadão continue a acreditar?
Certamente que sim, mas ou os responsáveis mudam de vida ou certamente mudam os eleitores.
De Ana Narciso a 26 de Janeiro de 2010 às 17:54
Seguramente não é este o partido que alguns querem , mas foi o partido que construíram e que alguns nos deixaram. Prefiro um partido com casa cheia do que um partido a olhar para o seu umbigo.
De Rafael Marcelino a 26 de Janeiro de 2010 às 18:20
As escandaleiras politicas tem sido tantas e tão vergonhosas que atiginram de tal forma o PSD/PPD que tarde ou nunca se endireita, mas atenção que no PS vai seguir-se-lhe a mesma linha.É tudo uma questão de tempo.
O Povo nunca mais vai ter PAZ-politica e nunca mais acredita nesta gente.É e tem sido demais.Cada dia é mais uma escandaleira e Vergonhosa.
Justiça não existe, por isso a Democracia está orfão.
Cada um vive e só olhando para o seu umbigo e o resto é tretas.
De anonimo socialista a 26 de Janeiro de 2010 às 20:36
Pedro, nao é uma questão de culpados dentro do PSD, nem Jorge Vala, nem Ze Ferreira, os culpados são quem tomou e toma as decisões. E que eu saiba são e foram as comissões politicas de agora e da altura que as tomaram.
Acho é graça, pois os que agora se fazem de vitimas, em vez de ficarem dentro, contribuirem dentro do PSD para as melhores soluções, fazem aquilo que no PSD melhor sabe fazer. Atacar quem lá está, isso não é só problema no PSD é um problema de estrutura pessoal.
A comissão politica da altura fez o que pensou que era melhor para o PSD e para o concelho na altura e esta Comissão Politica deveria ter tentado fazer o mesmo.
Agora, Pedros Oliveiras e Ca vem continuar a semalhança de outros no passado, arranjar culpados e depois claro a culpa é sempre dos outros..desde que não sejam amigos..

Pedro tua não é , pois nunca fizeste nada de concreto nesta terra... só "basófias"...



Tens futuro no futuro PSD ou noutro partido parecido, pelos menos os parecidos contigo terão mais um culpado... só espero que não digam isso de fora....





De Pedro Oliveira a 26 de Janeiro de 2010 às 20:56
Meu caro,
Vejo que não soube ou não quis interpretar correctamente as minhas palavras, pois para mim não há culpados individuais e não fui que apontei o dedo ao Zé Ferreira e ao Jorge Vala como bem sabe, para mim e muitos eleitores que têm,ainda, alguma ligação ao PSD o que nos interessa é que sejam encontradas as causas deste percurso desde a derrota do PSD até agora e que não se CULPEM as pessoas que votaram no PS, chamando-lhes de ignorantes e que as pessoas só têm o que merecem.
Coisa diferente é eu dizer que determinadas pessoas ao assumirem determinadas funções têm a obrigação de assumir as responsabilidadse das decisões que tomaram,individualmente ou em equipa, o que não aconteceu, pelo que ambos sabemos, até hoje.
Quanto à minha participação ou não na politica activa, peço desculpa,mas não tem nada que ver com isso, sou um cidadão livre, que pago os meus impostos e que penso pela minha cabeça.Posso opinar não posso?Ou só alguns iluminados é que podem escrever e dizer o que quiserem sabendo que não têm contraditório?
Mais, em relação a este último processo eleitoral se não participei activamente não foi por culpa própria.Não acredite em tudo o que lhe contam por aí...
O que dizem sobre mim na comissão politica do PSD de Porto de Mós não me diz respeito.
abraço
De Ana Narciso a 27 de Janeiro de 2010 às 09:57
Esta é a discussão que não interessa, do meu ponto de vista, a nenhum partido e ao PSD em particular Enquanto se discutirem pessoas e não projectos, enquanto se discutir " o diz que disse" não vamos longe. Eu não tenho vergonha do passado, embora lhe reconheça percalços, mas sobretudo interessa-me discutir o futuro : o que queremos para o concelho, distrito e país ? Que soluções temos? que compromissos podemos assumir?A política levada a este plano é nobre e vale a pena o empenho . Que me desculpem todos aqueles que já escreveram aqui , que não gostam de política. Aceito que não gostem , mas desvalorizar a sua importância e consequências no nosso quotidiano é não assumir as responsabilidades individuais das nossas escolhas . A falta de reivindicação cívica é o sintoma mais grave da nossa anemia política .
De Marco a 27 de Janeiro de 2010 às 12:05
Bom dia,

Realmente o PSD já teve melhores dias, citando um dos seus fundadores ... " A continuar assim prevejo o fim do PSD que ajudei a criar ..." (foi mais ou menos isto).

Enquanto o PSD (ou outro qualquer partido) seguir o caminho da luta pessoal pelo poder, da luta pela posse do partido, da luta de galos pelo poleiro e não, como diz e bem a D.ª Ana, projectos, ideias, formas de lutar por um futuro melhor para o nosso concelho, distrito, país (enquanto não vierem os tachos das regiões) ... o PSD tende a finar ...

E quem está a ganhar com estas divisões são partidos como o BE com as suas políticas do show off têm vindo a subir nas votações, e até é de estranhar que ainda não tenha aparecido nenhum partido de extrema direita em força, muito por força das tensões sociais que têm vindo a aumentar.

Em todas as derrotas e em todas as vitórias, sabendo que é hábito nas derrotas a equipa que perde nunca tem a culpa, será sempre culpa de segundos, é mais fácil.

Agora assobiar para o lado, deixar andar, não assumir em plenitude o nosso papel numa democracia, ou seja, para muitos o voto, para uma elite a política, é sobretudo uma falta de cultura democrática e de acção cívica, obrigação de todos nós ... assim nos deixem ...

Cumprimentos,

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds