Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010

Orlando Zapata Tamayo, um operário desprezado pelo comunismo

"Nas suas habituais romagens a Cuba os membros da Intersindical além de aplaudirem o regime cubano e as suas “amplas liberdades” podem fazer o favor de se informar sobre como pode uma pessoa ser condenada a três anos de prisão por ter participado num jejum? Orlando Zapata Tamayo que morreu hoje em Cuba após uma greve de fome era operário mas nem uma palavra de solidariedade levou das organizações que deste lado do Atlântico tanto dizem defender os trabalhadores e um mundo alternativo."

 

Copiado do Blasfémias

publicado por Paulo Sousa às 14:00
endereço do post | comentar | favorito
17 comentários:
De gomez ariarte a 26 de Fevereiro de 2010 às 15:59
Lo camarada hai murido, morió, pero hai muchos que aman a Fidel.
Ud los democratas saben qué es la mayoria?
De Paulo Sousa a 27 de Fevereiro de 2010 às 00:08
Ud saben qué es elecciones? Si non, non saben lo que es la mayoria.
De Eduardo Louro a 26 de Fevereiro de 2010 às 18:37
É verdadeiramente chocante o "esquecimento" a que esquerda portuguesa vota este acontecimento. É chocante que um regime prenda por delito de opinião, mas nem sei o que mais revolta: se matar se deixar morrer...
E por cá... "no pasa nada"! Tão àgeis que são a defender os direitos dos trabalhadores e a denunciar tanta coisa e, quando morrem desta maneira em Cuba, nem uma palavra... Tenho pena!
De Toffes a 26 de Fevereiro de 2010 às 19:38
A morte seja de quem for é sempre de lamentar.

Fazer campanha suja contra um país é outra coisa.

Vamos aos factos:
1 - Orlando Zapata não era um preso político mas sim um delinquente comum, preso em virtude de vários desacatos( o que acontece em todo o mundo quando alguém vai contra a lei).
2 -Zapata esteve 85 dias em greve da fome por reivindicações absurdas ( 1 cozinha privada na prisão assim como um telefone privado) em que país do mundo existe tal coisa nas prisões?.
3 - Zapata foi submetido a um intervenção cirúrgica em Maço de 2009, para lhe salvarem a vida, extraindo-lhe um tumor.
4 -Pode um ser humano, debilitado por doenças anteriores, sobreviver 85 dias sem comer se não tiver todo o apoio médico?
5 - Anteriormente um outro mercenário, de nome Guilhermo Farinas, a soldo dos Estados Unidos, ( os quais injectam por ano na oposição cubana mais de 40 milhões de solares) esteve em greve de fome e foi aconselhado pelos seus "amigos" a parar porque precisavam dele vivo e não morto. Porque não fizeram o mesmo com Zapata?
6- Não há torturas, nem execuções extra judiciais em Cuba desde há mais de 50 anos( os mesmos anos da Revolução Cubana). As únicas que acontecem em território cubano são em Guantanamo ocupada pelos Estados Unidos.

7- Porque não são tão céleres, estes senhores, a denunciar a fome e a miséria do mundo, fruto das políticas dos seus mandantes? -no mundo morrem por ano 5.834.000 crianças com fome. Morrem 12 crianças por minuto com fome.

Tenham alguma seriedade naquilo que escrevem ou transcrevem. Não transformem em campanhas políticas o que nada tem a ver com política.

De Toffes a 26 de Fevereiro de 2010 às 19:41
Já agora acrescento que ONU considerou Cuba como um exemplo no que toca a `desnutrição infantil.

Não existe em Cuba!

Ao contrário do que se passa nesta "democracia" portuguesa.
De Paulo Sousa a 26 de Fevereiro de 2010 às 22:25
A minha idade não me permite duas coisas:
1º - acreditar nas informações do Ministério da Justiça Cubano, em especial as informações oficiais
2º - acreditar no Pai Natal

Está em condições de nos garantir que não existem presos políticos em Cuba?
De Toffes a 26 de Fevereiro de 2010 às 22:43
Sei lá se há ou não há. Nem foi esse o tema do meu comentário.

O que comentei foi uma campanha politica contra o um país a pretexto da morte de um prisioneiro de delito comum.

E não haver qualquer tomada de posição sobre os milhões de mortes, de crianças, por esse mundo fora.

E já agora acrescento os milhões de mortes civis no Iraque, no Afeganistão para sustentar uma guerra de interesses obscuros.Uma guerra desencadeada com base na mentira e manipulação da opinião pública.
Uma guerra que teve o aval do Durão Barroso e outros.
Não há nada a dizer sobre isto?
Não lamentais os milhares de inocentes, velhos, mulheres e crianças mortas todos os dias pelos países ditos democráticos?
De João Romeu a 27 de Fevereiro de 2010 às 12:55
O CAMARADA conhece Cuba? Se não conhece vá la e fique. E depois diga que é o país das maravilhas ,eu tive o prazer de ir conhecer Cuba ,não VARADERO essa Cuba é artificial, faça como eu vá entranhe-se por vilas e aldeias, fale com as pessoas ( sem o conselheiro politico ao pé) e depois diga alguma coisa.Conheçe a história do Chico da CUF ? que foi para Moscovo a quando do Álvaro Cunhal se não leu o livro deveria faze-lo. O povo Cubano não merece tal sofrimento.
De Toffes a 27 de Fevereiro de 2010 às 18:42
Até conheço e não apenas Varadero.
Também andei por aldeias e vilas e falei com muita gente.
E digo-lhe mais, não me importava de lá viver.
E também não fui com nenhum com nenhum conselheiro político. Andei por onde me apeteceu sem ninguém me incomodar.

Já agora também conheço a U. Soviética, onde estudei durante algum tempo.
Quer debater o assunto?
Acho que não vale a pena quando as pessoas só vêm numa direcção.

Também conheço a Inglaterra e a França, quer comentar?.

O que o leva a escrever camarada com letra grande, por ter manifestado a opinião discordante deduziu logo que sou camarada, por isso vê-se logo a sua maneira de ver as coisas.
Em Portugal não há ditadura?
Claro que há, uma ditadura de minorias contra a maioria do povo.(dos Belmiros, dos Jeronimos Martins, dos Amorins, etc.etc.)
EM Cuba há ditadura?(da maioria contra as minorias a soldo dos E.A.)
Mal deles se não houvesse, já tinham sido engolidos pela ditadura americana.
De João Romeu a 28 de Fevereiro de 2010 às 10:25
Que diabo tem a ver a França e a Inglaterra com Cuba? Se estudou na Rússia só fez uma coisa errada foi não ter lá ficado, e não quero debater algo que todo o Mundo e a própria Russa reconheceram que estavam errados, e deixe-me dizer-lhe vejo em muitas direções,respeito quem discorda de mim mas fanático politico não sou. E se andou por vilas e aldeias não diga a ninguém que queria viver como a maioria dos Cubanos vivem, talvez gostasse de viver na 5ª ou 3ª avenida em Havana, (cidade linda). Numa coisa tem razão vivemos numa ditadura mas não a que menciona, mas sim uma ditadura fiscal, uma ditadura de corrupção de compadrios ,se não fores da minha cor nada feito ,(por enquanto) mas podemos falar, em Cuba diga que o Fidel é um sacana e depois diga-me se quer lá ficar. E para o Sr. ficar a saber tive o prazer de viver num pais onde a palavra DEMOCRACIA não é invocada em vão como na Rússia e Cuba, Foi no Canada conhece essa forma de democracia? compare e depois diga se que viver em Cuba.
De Toffes a 28 de Fevereiro de 2010 às 11:03
Eu estudei na União Soviética, não fui emigrante. Voltei porque acabei os estudos.

Há uma grande diferença entre União Soviética e Rússia.
A Rússia dos Gorbatchoves e dos Ieltsines está na miséria, fome, desemprego, pobreza. Esses senhores e seus comparsas apoderam-se do poder para satisfazer as suas clientelas pessoais.
DEMOCRACIA é o poder do Povo, no Canadá é o Povo que exerce o poder?
Em Portugal é o Povo que tem o poder? e nos outros países que citei?
Democracia não é apenas votar é muito mais que isso.
Democracia económica, cultural, social, política.
Porque raio havia eu de dizer mal do Fidel?
É corrupto? é assassino?
Já vi que conhece muito pouco de Cuba, possivelmente só Havana e pouco mais.
Estive lá por 2 vezes e não vi essa miséria que diz ter visto.
Não há fome, não há desemprego, não há pessoas a viver na rua. É um país que continua a crescer economicamente, apesar de todos os boicotes internacionais, não tem divida externa.
Não há casas luxuosas, claro que não, mas têm habitação para toda a gente.
Por acaso sabe que devido ao boicote dos E. Unidos há gente a morrer em Cuba por falta de um medicamento que é feito em laboratórios ligados aos Americanos?.
Sabe o que isto é? - terrorismo de estado!
Sabe que um navio que descarregue em Cuba durante 6 meses não pode fazer cargas dos E. Unidos e dos seus lacaios?Sabe quanto custa isso a mais a Cuba?
E muito mais havia para dizer.
Afinal aquilo é tão mau e Portugal foi lá buscar médicos para trabalharem cá. E as pessoas que lá têm ido tratar-se porque cá ninguém lhes liga. Só o fizeram depois de muito alarido em torno das idas a Cuba.
Está satisfeito com a política no nosso país?
Miséria , fome, desemprego, empresas a fechar todos os dias, bancos a ganharem fortunas, apesar da crise.Corrupção,compadrio, distribuição de tachos pelos amigos, etc., etc.

De João Romeu a 1 de Março de 2010 às 02:33
Srº Toffes não sei se é o seu verdadeiro nome mas também pouco importa. Conheço Cuba vi miséria, vi pessoas a pedir, mulheres a trocar um beijo por um dólar, numa cidade chamada Colon que o seu símbolo é um galo que está numa espécie de rotunda, cidade que fica a cerca de 300 km de Havana, tem cerca de 40 mil habitantes sabe quantas ambulâncias tem para a cidade? 3 por acaso todas de marca Americana, o Sr. diz que não há fome e que toda a gente tem casa, ou eu errei a Cuba que o Sr. conhece ou o seu fanatismo por esse tipo de regime não o deixou ver muito mais. O Sr. ainda acredita que em Cuba são todos iguais, pois caro amigo está enganado, a quem ande de BMW x5 , Mercedes da ultima geração, lá como em todo o Mundo a politica só serve para servir alguns, mas temos que ser realistas e ver o que se passa realmente com o cidadão anónimo em que em Cuba não pode entrar em todos os estabelecimentos comercias para comprar bens de 1ª necessidade, tenho esse exemplo com as pessoas que me acompanhavam em que formos comprar leite para uma senhora que já tinha esgotado as senhas do leite para os filhos .se gosta desta democracia caro Sr. não perca tempo e mude-se para lá boa estadia. Até sempre.
De Toffes a 1 de Março de 2010 às 22:46
O meu nome é mesmo Toffes, não costumo comentar nada como anónimo, assumo o que digo.
Parece que o Sr. me quer ver pelas costas. Já me mandou para a Rússia e agora para Cuba.A escolher seria Cuba, a Rússia como está neste momento está fora de hipóteses.
Mas como quero ficar cá em Portugal e ajudar no que poder para acabar com a miséria e lutar por uma política diferente, não vou seguir os seus conselhos.
Cada um vê as coisas como quer ou como lhas pintam.Estive há 2 anos em Cuba, voltei lá o ano passado e vou voltar este ano. Não vi nada do que o Sr. conta, bem pelo contrário encontrei grandes diferenças , para melhor, de um ano para o outro.
De Anómico a 27 de Fevereiro de 2010 às 16:14
Sim Cuba é uma ditadura, tem carências , mas o que dizer dos outros países da América Latina, ditos democratas, amigos dos mais democratas ainda, EUA, que passam fome, não têm instrução, e se reclamarem de uma forma muito democrática , são executados. Se calhar a ditadura Cubana é melhor que muitas democracias Sul Americanas.
De PortoMaravilha a 27 de Fevereiro de 2010 às 17:36
O silêncio dos dirigentes latinos americanos é uma complicidade assumida. Viu-se aquando da cimeira de Cancun ( Mexico) nestes últimos dias.... Lula teve uma atitude identica ontem na Havana , recusando mesmo de encontrar as famílias dos presos politicos. Fidel Castro é para eles o símbolo da luta contra o imperialismo americano " Palavras de Jacobo Machover, exilado chileno e universitário em Avignon ao diário libération de quinta passada, dia 25 . E acrescenta "Não creio que Fidel e Raul estejam realmente encantados com este fim trágico ...não existe uma oposição organizada, mas acções individuais ". O autor referido é também o autor do livro " Cuba mémoire d'un naufrage" .

O que eu penso : É interessante verificar dum ponto de vista geo politico que a administração us , indo para oriente, desleixou o que considera como o seu o jardim zoologico privativo , não podendo estar em várias frentes. Dai a aparição dum mapa cor de rosa e vermelho na america do sul. Algo inaceitavel para a administração us. Assim , a vontade da administração Obama em acabar o mais rapidamente com o oriente, para se dedicar ao que se passa na américa do sul. É algo inédito e há que lembrar que os estados do sul dos us também já são latinos.

Não sou castrista nem pertenço a nenhum partido político, mas se há que condenar o se passa em Cuba, há também que condenar o comportamento dos fazendeiros texanos que todas as manhãs levantam voo nos seus helicopteros para caçarem e matarem os clandestinos latinos que tentam passar a fronteira como se estes fossem coelhos, as multinacionais us que tentaram ( e tentarão) fazer pagar a água da chuva aos camponeses ( Bolívia ), a tentativa de golpe de estado contra Chavez pela administração Bush, tendo este sido eleito, etc.

Talvez assim se entenda melhor porque Castro "é o símbolo de luta contra o imperialismo americano" como escreve o autor em cima referido.

Nuno







De Gomes a 4 de Março de 2010 às 12:32
É difícil desenganar quem quer ser enganado, e mais uma vez se prova que a manipulação é a arma dos ignorantes - ignorante não é o que não sabe, é o que não quer saber -.
Longe de mim considerar o regime cubano como perfeito, mas qualquer discussão minimamente séria não pode passar à margem dos quase 50 anos de bloqueio económico e das permanentes provocações de que o povo cubano tem sido vítima por parte dos EUA. Só um povo com uma grande serenidade consegue resistir como tem resistido, e só essa serenidade explica que os seus erros não tenham uma dimensão mais dramática.
Basta olhar para o vizinho Haiti, remetido à mais extrema miséria, em permanente e involuntária "greve de fome", e todavia à decadas submetido à "protecção" do exército amenricano. É este o destino que lhes está reservado, se lhes faltar a solidariedade internacional.
A propósito: porque é que alguém que é preso por contestar a autoridade nos EUA é considerado preso por "delito comum", e se fôr em La Paz, Caracas ou Havana é considerado "preso político"? Qual a diferença? - Talvez seja por isso que as prisões americanas tenham o maior rácio mundial de presos por "delito comum"...
De antonio carvalho a 4 de Março de 2010 às 13:31
Acho o seu comentário notável, pelo que encerra de formação e informação. Na realidade, quem não quer admitir a inversão do caminho da mentira é e será sempre o maior cego do mundo.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds