Segunda-feira, 1 de Março de 2010
O Teatro voltou ao Juncal com a reedição da peça de Luis de Stau Monteiro, Felizmente Há Luar.
O Juncal faz este ano 450 anos em que foi elevada a freguesia, ou melhor a paróquia, que as freguesias são mais recentes. O grupo que se juntou para dinamizar as comemorações desta importante data, teve a sorte de integrar algumas pessoas que tinham representado esta peça há mais de 30 anos, com enorme sucesso na altura.
Lembro-me perfeitamente, do Paulo, em minha casa, logo numa das primeiras reuniões ter incentivado o Júlio, a Filomena e a Angélica, a reporem “Felizmente Há Luar”.
Sábado após muitos meses, primeiro a convencer os actores de então a voltarem ao palco e depois nos ensaios, o Teatro voltou ao Juncal, com uma grande actuação de todos. A sala encheu e no próximo sábado há uma segunda sessão. Ontem como hoje a digressão vai sair do Juncal e percorrer várias terras.
É muito agradável ver a adesão das pessoas quando há oferta cultural no Juncal. Tem acontecido também com as tertúlias e esperamos que com todos os eventos das comemorações dos 450 anos do Juncal.
O Salão Paroquial faz 75 anos de idade e voltou Sábado à sua principal função, a de oferecer espectáculos culturais ao Juncal.
No Sábado, senti-me orgulhoso de ser Juncalense e certamente que não estive sozinho.
Veja aqui uma megaprodução do Paulo com 7 minutos de imagens do Teatro de Sábado.
estou:
Os actores estão de parabéns pelo empenho que dedicaram a esta iniciativa, assim como pela qualidade da sua representação. Quem não viu deve ver. É incrível a perfomance destes actores, que só são amadores na remuneração.
Quem sabe não esquece.
Sem dúvida alguma uma noite de verdadeiro espectáculo! Todos os actores e pessoas envolvidas estão de parabéns pelo profissionalismo, dedicação e entusiamo que dedicaram a este projecto.
Senti que estava numa qualquer sala de teatro em Lisboa, tal era a qualidade da representação. de parabéns Tão bom que é o Juncal ter oferta cultural que faça as pessoas sairem de sua casa, e voltarem a casa de "peito cheio" e, como diz o Luís, com orgulho de ser juncalense!
Estou certa de que muito mais se seguirá!
De Rafael Marcelino a 2 de Março de 2010 às 00:32
O JUNCAL merece e deveria ter uma Sala-NOVA e polivalente para efeitos culturais e dar forma e vida ao Teatro.
O nosso potencial é enorme. Os actores que vi nas fotos, muitos deles são experientes do passado. Pena é e deveria ser aqui alertado em devido tempo a guerra montada pelos (Fabrica da Igreja e Pároco) para com os que querem fazer teatro e terem de ir ensaiarem no Andam.
Uma Vergonha.Ainda bem que eu nem estava envolvido nesse problema..se não havia guerra e da grossa.O Teatro do Juncal sempre serviu ($$$$) a Igreja.
De Ana Rita Sousa a 2 de Março de 2010 às 10:43
Tenho imensa pena de ter perdido o espectáculo ! E tenho a certeza que o que falta são mais iniciativas que promovam cultura, e promovam esta terra e o povo! O Juncal está de parabéns e espero que estes festejos dos 450 anos habituem a população a participar mais activamente em actividades grupais/culturais etc. ! Que seja o arranque para um Juncal mais activo!
O Salão, espero que num futuro haja possibilidade de o reconstruir, é bonita sala, cheia de histórias para contar!
De anonimo socialista a 2 de Março de 2010 às 16:45
Outras freguesias tem por si tratado de espaços para
fazer determinadas actividades ludicas, os mais chamados salões paroquiais.
Porque é que a população do Juncal não se une e faz alguma coisa em prol da recuperação do seu salão paroquial e não está sempre à espera que a Junta ou a camara façam todo o trabalho por si.
Outras com muito menos população já o fizeram.
Temos que seguir o exemplo de outros nossos conterraneos que em tempos o fizeram e outras freguesias que se uniram em volta de um projecto.
O Salgueiro não pode fazer tudo e menos o Vereador Rui Neves, que anda com muito trabalho. Então o Vice até sua...
De Rafael Marcelino a 2 de Março de 2010 às 22:00
Meu caro.Não sei se o que acaba de escrever é com alguma ironia ou é desconhecimento de causa. Eu explico melhor. O JUNCAL ao nível de participação popular tem lições a dar a TODOS os Munícipes Salão Paroquial do Juncal foi feito há 75-anos e olhe que foi com tudo do Povo do Juncal, inclusive o meu Falecido Avó (Materno) fez todo o trabalho de carpintaria gratuitamente. Nestes últimos anos já,o povo deu e ajudou para o seu estado de conservação nomeadamente o telhado.
E fico-me por aqui, porque como disse acima, Lições temos para dar a TODOS aos montes de como, participar,ajudar e sempre para tudo o que temos na nossa terra.
Devemos muito poucos favores (em relação a outros) a Porto de Mós (CMPM)e outros mais...
De
Marco a 3 de Março de 2010 às 14:57
Pois é Sr. Rafael ...
Como diz e bem deve ser puro desconhecimento do sr . ANÓNIMO ... pois Juncal freguesia, Juncal povo tem muitas lições a dar sobre como fazer e trabalhar em prol de uma terra ... o caso do salão é um de muitos como disse ...
Fico satisfeito por esta iniciativa, comemoração dos 450 anos, posso estar enganado mas se calhar a ajuda de fora será pouca ou não?, o teatro tem vindo a fazer aparições cada vez mais regulares e em condições que todos sabemos, talvez com a casa da cultura da Mira D'Aire estivéssemos melhor!!!!!!!!!.
Como escreve Ana Rita Sousa, deseja-se que este seja o pontapé de saída para um Juncal cada vez mais presente, cada vez mais atractivo , cada vez mais apelativo como vila e como sede de freguesia.
Se formos ajudados e se os eleitos quiserem trabalhar será ainda mais fácil, senão até lá temos de contar apenas com os carolas, com os voluntários, para levar longe o bom nome da terra.
Cumprimentos,
Claro que se tudo isto resultasse em lucro ... nem a igreja ... nem a fábrica da igreja ... nem os demais "voluntários" se importariam de "colaborar"
Comentar post