Segunda-feira, 15 de Março de 2010

psd

Sábado depois de ter dedicado pouca atenção ao congresso do psd, num último zapping, antes de desligar a televisão, tropecei no Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Líder recentemente eleito da distrital de Leiria, pelos vistos fundador do partido, que pelo seu discurso me “obrigou” a ouvi-lo.

 
Este senhor foi muito claro, apelou ao consenso, falou da importância que todos os candidatos têm, não quer salvadores da pátria (leia-se Marcelo), destratou diversos dirigentes e ex-presidentes (Santana, Marques Mendes, Rui Manchete, Morais Sarmento, Ferreira Leite, etc..), recordou os 10 anos que esteve na Assembleia da República, malhou em Aguiar Branco e menorizou a vitória nas europeias para criticar Rangel.
 
Dirigiu-se à Comissão Política e frontalmente disse-lhes, Foram vocês que perderam as eleições legislativas! Quando deixaram de fora das listas o jovem Passos Coelho. Claro que o fundador e militante 55, do psd, apoia Passos Coelho, mas logo o avisou, não sou um seguidor.
 
No psd, parece que tudo se resume a listas, nomes, lugares e ele sabe do que fala, não fosse líder de uma das distritais mais suicidárias do psd, basta recordar o que aconteceu em Leiria nas últimas eleições autárquicas.
 
De Portugal o que disse? Deixem-me aumentar os funcionários do Município das Caldas da Rainha.
 
O Congresso do psd envergonha qualquer RGA (Reunião Geral de Alunos) dos idos de oitenta quando se discutiam propinas, politécnico ou licenciaturas, contra os Ministros da Educação de Cavaco Silva.
 

É triste, mas tudo se prepara para Passos Coelho ganhar as eleições no partido, provocar eleições legislativas antecipadas ainda este ano, se conseguir (Cavaco não quer, mas Sócrates pode querer), voltar à guerra das listas, “varrer” os actuais dirigentes e colocar os seus apoiantes (vamos a ver se vai voltar ao parlamento um ex-deputado das Caldas da Rainha), oferecer mais uma provável vitória a Sócrates, dificultar muito a reeleição de Cavaco, demitir-se ou ser demitido e ….. dar mais uma estocada no partido que poderá não aguentar, ter que recomeçar tudo de novo.

estou: desiludido
tags:
publicado por Luis Malho às 14:00
endereço do post | comentar | favorito
23 comentários:
De anonimo´s a 15 de Março de 2010 às 14:07
Luis: tira-me as palavras da boca.
*
É isso mesmo.
Boçalidade, Mesquinhez, Coretismo, Paroleira.
O País mais negativo reve-se naquelas palavras que nada têm de politica séria, clara e digna!
De anonimo´s a 15 de Março de 2010 às 14:29
....e caríssimo, a vitória de Rangel é clara!
*
Aposto em 42%-46%.
Porquê?
--porque nao foi passerelle para pedro passos coelho;
--ganhou a madeira.
--ensombrou aguar branco, e fê-lo desaparecer.
--Rangel não tem politicos carroceiros, cantores, autarcas despesistas e paroleiros.
--de acordo com a lei da atracção: a competência puxa pelos competentes. Os sérios puxam seriedade.
--clareza discursiva.
--ideias próprias e coerentes do sector ideológico em que está inserido.
--e acreditem, nao vai em tachos, panelas e gamelas!
--há tempo para convencer o militante anónimo que a politica só fica enobrecida com este candidato que está na vida politica porque quer e não porque precisa!
De o Caldas a 18 de Março de 2010 às 16:24
Só agora tive conhecimento do vosso blog, perdem tempo a falar do Presidente Costa, nas Caldas toda a gente sabe que o HOMEM ESTAVA BEBADO.
De Eduardo Louro a 15 de Março de 2010 às 14:43
Concordo em absoluto, Luís. Triste país em que a alternativa é isto... Triste país em que o maior partido da oposição, no actual estado das coisas, reune em congresso sem lhe dedicar um mínimo de atenção.
Triste partido que chega a este ponto depois da líder cessante ter "atingido todos os objectivos". Valha-lhes um Fernando Costa que acerta em tudo, que tudo prevê e tudo previu. Que tanto deve tudo ao partido como não lhe deve nada....
E valha-lhes a lei da rolha que o Santana Lopes "pariu" e que aquelas sumidades aprovaram!Triste partido que aplaude coisas destas...
De Ana Narciso a 18 de Março de 2010 às 18:24
Diga- me por onde anda um partido alegre , sem reparos , sem excessos e sem erros .. e que ganhe eleições . O país precisa disso . Porque para mandar e governar é preciso ganhar eleições; qual a chave para esse sucesso nas urnas? Quem domina esse mistério? Eu acredito que é possível mudar ... e vamos mudar no próximo com o próximo Congresso e com o próximo Líder. Deixem-me acreditar.
De Irene Pereira a 15 de Março de 2010 às 14:53
Gosto deste texto! Uma boa análise... Para ser completa, só te faltou teres visto o quarto candidato, poliglota, a dizer I have a project, yo tengo un projecto... e por aí fora!
De anónimo´s a 15 de Março de 2010 às 15:00
não conta.
...é alguém que vê a realidade tal como pretende que ela seja, e está convicto dessa realidade que só ele a vê.
Repare sabe que nao ganha, nem terá votação expressiva (acima de 3% nao terá...)...estraga o tempo dos outros...não percebe o gozo com que diz as coisas...desrespeita aqueles que vêem a crise à sua frente, nos seus filhos, na esposa, nos ammigos...
não conta.
De Marco a 15 de Março de 2010 às 15:38

Boa tarde,

Este congresso provou que o que está em causa não é um projecto para o partido, não é um projecto para o país, é sim uma luta de galos pelo poder, nada mais ...

Pura e simples luta de poder.

Se calhar para os que gostam de sondagens, interessa saber porque é que cada vez mais o CDS se está a aproximar do PSD e este a afastar-se do PS.

Se calhar porque as pessoas, infelizmente, se começam a aperceber que o PSD é um partido de barões, em que só o estatuto do próprio umbigo interessa, e políticas ? ...

Cumprimentos,
De a 15 de Março de 2010 às 15:50
Há anos atrás um famoso cientista politico americano dizia que quando há dois blocos ideológicos e três partidos "como é o caso de Portugal", um definhará, e " seguramente com o amadurecimento da democracia será assim. Ideologicamente , Espanha, França Alemanha é assim!" Por um lado a direita conservadora por outro o socialismo democrático. Social democracia? Só na Suécia , Noruega, Dinamarca, Alemanha, e Portugal não é Suécia , Noruega, Dinamarca, Alemanha. Nem nestes países há partido socialista, o PSD, ou SPD é que é. Afinal, quem tem razão?Ou será melhor PPD? Mas já há PP...
Os nomes ainda interessam: mostram!
Como se vê há um regresso à ideologia...sao tempos de receios, tempos necessários de profundidade.
Bem hajam a todos!
De Pedro Oliveira a 15 de Março de 2010 às 15:57
Este congresso para mim foi uma tremenda desilusão, pela menos positiva prestação de Aguiar Branco, pelo perdoa-me de Passos Coelho, pela anormalidade que foi a cena de Fernando Costa, pelo facto de Rangel nada ter que fazer para ganhar, basta os outros falarem e espalharem-se ao comprido, fez bem mudar de assessores de imagem, e principalmente porque fiquei com a decisiva e definitiva razão para não me refiliar, assim não serei expulso!
O pior disto tudo é que foram os próprios delegados ao congresso que votaram esta coisa, que não tem qualificação, assim fica demonstrado o que pensam quem tem o poder dentro do PSD nas várias secções(congressistas).Nem o PCP.
Ao que chegou o PSD, lamento imenso mas como diria um amigo meu, temos pena!
Este não é ,definitivamente, o PSD em que acredito, avizinham-se mais actos eleitorais em branco, é da vida!
De Pedro Oliveira a 15 de Março de 2010 às 16:18
De Rui Silva a 15 de Março de 2010 às 21:08
Acho piada a que sejam não militantes a dizerem aqui del rei que o PSD está moribundo.Vamos lá ver se nos entendemos, aquilo é uma Assembleia Geral de um partido que tem de ter regras e quem lá está foi eleito para o efeito, o que lá é discutido diz respeito ao Partido e mais nada.
O resto são comentadores de vão de escada que gostam é de conversa.Sim um congresso serve para aprovar ou não estatutos, sim um congresso é para os congressistas dizerem o que pensam. Mais, se os congressistas acham que 2 meses antes dos actos eleitorais os militantes devem estar preocupados com os seus adversários e devem ser solidários com o lider, quem são os outros a dizer que isso é mau ou bom?
Quem não concorda não se filia.
Um congresso normal em que o messias não desceu a Mafra e que deixa tudo na mesma Passos Coelho vencedor, Aguiar a roubar votos a Rangel e este a não saber se ficou a ganhar ou a perder com a colagem a AJJ.Aparentemente sim, mas há,muitos, quem já estam fartos de AJJ e do seu espalhafato politico ou circense.
De Luis Malho a 15 de Março de 2010 às 22:25
E eu a pensar que o Partido estava a falar para o Pais, para a Sociedade Civil a tentar apresentar soluções para os graves problemas sociais, económicos e financeiros.
Relamente, peço imensa desculpa ao partido por ter pensado.
Claro, que não temos nada a ver com os problemas do partido e todos os que tiverem opinião e comenterem a imprudência de ser militantes serão excluídos.
O Lema será poucos mas ... sem opinião.
Caro Rui Silva, peço desculpa por ter cometido a ousadia de comentar, no vão de escada aqui do meu quintal.
Desculpe sim.
De Rui Silva a 16 de Março de 2010 às 20:43
A mim não tem que me pedir deculpa, terá que pedir ao PSD.
Eu explico, o PSD entrou na moda dos "independentes" como forma de cativar votos e em Porto de Mós não fugiu à regra por força do Jorge Vala e porque era bonito , ou era necessário pagar favores...ter alguém fora do partido e na maior freguesia do concelho, defina-se maior e/ou importante ........................
Isso são "contas de outro rosário" mas que inquinam a missão do que é um partido.
Lá que o Jorge Vala ou Ana Narciso tenham opinião sobre a vida interna do PSD ainda compreendo, agora o Luís que em nada contribuiu para o partido, ou o seu irmão, ou mesmo o Pedro que eu me lembro desde que foi Presidente da Mesa Assembleia da JSD, já lá vão 25 anos ?, com o seu querido primo como Presidente da Concelhia JSD, nada mais fez vir para aqui "cagar postas de pescada" na vida interna do PSD é dar ao direito de o PSD dizer que ou querem entrar na luta então venham e não se rufigiem no estatudo de independentes e de suprasumos da opinião.
Este congresso era para votar estatutos e tentar posicionar os candidatos na corrida á liderança, só interessa a quem tem voto na matéria, militantes, hoje, com quotas em dia, aos outros só serve para a intriga e coscuvilhice politica, depois de eleito o lider então interessa quem é o melhor candidato, dentro do especto politico, para liderar o país, confundir a primavera da vera da prima é dar importância a textos como este de quem mamou mais á conta do PSD do que o PSD á conta dele.Sim porque a sua visibilidade politica não advém de ser editor deste pasquim virtual, nem da sua actviddae profissional, perecebe agora ou é preciso um desenho?
De Luis Malho a 16 de Março de 2010 às 20:51
Mais uma vez.
Desculpe.
De Pedro Oliveira a 17 de Março de 2010 às 08:24
Há quem tenha memória de elefante! Estou que nem o Luís, desculpem qualquer coisinha.
De Jorge Soares a 16 de Março de 2010 às 09:11
Rui, se é assim, então para que fazem um congresso com a comunicação social lá dentro e com os discursos a passarem em directo na televisão? Se é algo que só interessa a quem lá está, porque montam uma feira à volta?

Um partido não é uma colecção de notáveis, nem é para consumo interno, nem sequer é só para os seus filiados, o objectivo principal do PSD é ganhar eleições e governar e isso não se consegue só com os votos dos congressistas e notáveis.

No fim, daqui a dois ou três meses, o que o país recordará deste congresso, é o discurso do senhor das Caldas e a aprovação de uma nova lei da rolha.. é essa a imagem que o PSD passou ao país neste fim de semana. Se calhar era mesmo melhor terem feito a coisa à porta fechada.

Jorge Soares

De cbo a 15 de Março de 2010 às 22:09
Parabéns pela excelente análise. Lúcida e coerente. Quando o país precisava de um PSD forte, que fizesse frente ao socratismo, o maior partido da oposição reuniu-se em Congresso para mostrar aos portugueses que não vale a pena contarm com ele.
Creio que Rangel vai ganhar mas, como muito bem diz, se Passsos Coelho vencer não resistirá a tentar eleições antecipadas.
Se isso acontecer, até admito que ganhe. Como diz Marcelo, é uma versão de Sócrates piorada. E já se nota as influências que tem numa certa comunicação social e na blogosfera, que está a fazr um trabalho de sapa e a posicionar-se para os tachos. Uma tristeza!
De Luis Malho a 15 de Março de 2010 às 22:30
Hoje, uma feliz coincidência permitiu-me estar numa reunião com Pedro Passos Coelho, o Presidente da Câmara das Caldas e outros seus apoiantes.
Tive oportunidade de lhe colocar duas questões, muito concretas:
- Se fosse Primeiro Ministro permitia que o Senhor Presidente da Câmara das Caldas (estava à minha frente) aumentasse os salários dos seus funcionários?
Resposta: Não permitia
- Se for eleito Presidente do PSD e porventura o Governo, não apresentar o PEC até lá, qual a sua posição?
Resposta: Não apoio este PEC, pois é insuficiente.
De Ana Narciso a 16 de Março de 2010 às 00:18
Assim não vale, Luís só meia conversa , não dá.
De anónimo a 16 de Março de 2010 às 01:09
Ora aí está uma pergunta muito pouco feliz! As Autarquias são pessoas colectivas com património e finanças próprias... direito consagrado na Constitiução da República Portuguesa. O Primeiro Ministro (graças a Deus...) não pode determinar o que um presidente de uma Câmara decide em matéria de salários, apenas atribui o indice. Sendo que a nova lei permite aos sr. Autarcas decidirem e negociarem o salário dos seus trabalhadores! O ex-presidente de uma Assembleia Municipal e o futuro candidato a Primeiro Ministro deveriam conhecer bem as competências dos diversos poderes.
De Jorge Soares a 16 de Março de 2010 às 09:13
Luís, e a seguir não perguntou ao senhor das Caldas se depois dessas respostas ele e a distrital de Leiria iriam continuar a apoiar o Passos Coelho?... era no mínimo o que se impunha, não?

Jorge Soares
De Marco a 17 de Março de 2010 às 12:29

Bom dia,

Já aqui escrevi que a situação actual do PSD não é fácil, e pelos vistos o futuro não se prevê melhor.

Do referido congresso, duas marcas ficam de certeza na memória das pessoas, o discurso fraquinho do Sr. Presidente da Câmara e a Lei da Rolha, disso todos se vão lembrar.

E de políticas? de Projectos? de ideias? de planos para o partido e para o país? disso ninguém se vai lembrar e porquê? Porque infelizmente não houve ...

SE PPC ou Rangel são os melhores para o partido? São os que há ... mais ninguém se perfilou ...

Tenho também de concordar que se o congresso era apenas para discutir estatutos, futuros candidatos à liderança do partido, fazia-se á porta fechada, sem rádio e TV ... ou melhor a direcção do partido reunia, reunia com os notáveis que dominam o partido, reunia com os notáveis que querem dominar o partido, elaboravam os novos estatutos de acordo com todos e colocavam à consideração do congresso ... bastava ...

Cumprimentos,

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds