Quinta-feira, 18 de Março de 2010

Crise de esperança

Muito se tem comparado o que resulta do PEC com o que era dito há apenas seis meses, na última campanha eleitoral. Nestes últimos dias muitas frases de Sócrates têm sido recordadas. Eis algumas:

 

·         "Aumentar os impostos? Era só o que faltava. Numa altura em que o país enfrenta uma crise destas, acha que proporia aumentar os impostos?”

·         “Acabar com as deduções fiscais conduziria a um aumento fiscal brutal para a classe média”.

·          “Nós temos de modernizar as nossas infra-estruturas. Nenhum país desiste disso, em particular num momento de crise.”

 

Claro que uma mudança tão radical em tão pouco tempo não abona em nada a credibilidade política dos protagonistas. Por muito que estejamos habituados à mentira eleitoral e que já a tenhamos por inevitável. Por muito que a classe política se esforce por banalizar a mentira e o incumprimento eleitoral. Por muito que ainda agora, no congresso social-democrata, tenhamos visto um congressista aqui da nossa região, desfrutando dos seus dez minutos de glória (cada um tem os que merece!), proclamar, com o crédito de quem ganha sucessivamente eleições há 24 anos, que sem mentir não as teria ganho, e que tenhamos achado esta afirmação a menos disparatada de todas as que produziu.

 

Mas, quando perante o evidente aumento da carga fiscal, o governo afirma que não há qualquer aumento de impostos, já não é de descrédito que se trata. Quando o primeiro-ministro afirma que “…podíamos ter escolhido o caminho fácil de aumentar os impostos mas escolhemos o difícil de reduzir a despesa”…” não só vemos razões para desacreditar como para deixar cair as últimas réstias de esperança.

 

À crise económica, financeira e social que nos devasta junta-se a pior de todas: a crise de esperança.

 

A esperança roubada por um governo que escondeu a realidade até mais não, mostrando-a apenas quando já não a podia esconder mais e como se nada tivesse a ver com ela, impingindo-nos a história da "crise internacional". Que nos dá como solução um PEC que não tem soluções, que não mexe no que é estrutural e se limita a reafirmar um Estado predador. E insaciável, apenas com olhos para a receita: aumentos reais de impostos e venda dos últimos anéis que ainda sobram. A privatização da REN e dos CTT assim, sem mais nem menos e apenas porque é preciso fazer dinheiro, é inaceitável. É mais do mesmo, não é privatizar, é transferir monopólios para os privados, que não é bem a mesma coisa, como estamos fartos de sentir na pele!

 

Uma esperança roubada por mais sacrifícios sem perspectivas, sem um desígnio, sem horizontes, sem sequer luz ao fundo do túnel!

 

Uma esperança roubada por uma oposição que espera pela alternância sem preocupação de se afirmar como alternativa, que se entretém em jogos florais à espera que chegue a sua vez. Que o poder lhe volte a cair no colo para o distribuir pelos seus, pelos muitos que, órfãos (de poder), famintos e desesperados, se empurram e atropelam pelo melhor lugar na lista… Numa das muitas listas que hão-de vir!

 

publicado por Eduardo Louro às 14:00
endereço do post | comentar | favorito
17 comentários:
De Pedro Oliveira a 18 de Março de 2010 às 17:21
Como dizia ontem o Prof. Carlos Fiolhais, somos tão pessimistas que em vez de ser OPT qualquer coisa é PEC que dá ideia de PEssimo.
Outras das frases fantásticas que disse sobre os portugueses, é que somos os desempregados dos descobrimentos.
De Ana Narciso a 18 de Março de 2010 às 17:52
Se os neurónios são iguais, os electrões também por que razão não somos inteligentes nas escolhas que fazemos e nas justificações que damso aos contribuintes?Alguém acredita nas justificações deste PEC?
Eu concordo com Pedro Passos Coelho: este PEC nunca deveria ser aprovado. Se este governo governa mal, tem um orçamento lesivo para a classe média, pensionistas e desemprgados, porque razão não votámos contra?
De Paulo Sousa a 18 de Março de 2010 às 20:13
Segundo alguns opinadores da área financeira a sigla TINA explica a provação do PEC, "there is no alternative".
De Ana Narciso a 18 de Março de 2010 às 20:34
"this is no alternative" também se aplica e contém a esperança de que melhor é possível!!
De Paulo Sousa a 18 de Março de 2010 às 20:42
De facto vivemos um impasse em o relógio corre contra o governo, que todos sabemos ter os dias contados, e que ao olharmos para o que a democracia nos oferece, uma alternativa na oposição, não ficamos descansados.
Talvez o PSD nos surpreenda e daqui a umas semanas o líder que sair das próximas eleições nos mostre um caminho para além da crise. Sobre isso já manifestei a minha preferência. Repetir as formulas do passado, que nos levaram a actual situação, esperando que desta vez nos tragam a prosperidade que nunca aconteceu não faz sentido. O meu preferido, Paulo Rangel, apresenta numa abordagem diferente que me parece inspiradora. Ainda assim, não sou filiado e por isso não voto.
Se retirarmos este talvez dos cenários possíveis o que sobra é de facto preocupante.
De Ana Narciso a 18 de Março de 2010 às 20:47
Para além das pessoas está a ideologia e Paulo Rangel manifesta alguma indecisão em várias matérias. Hoje, na entrevista, terei oportunidade de confirmar ou não esta indecisão. Mas sobretudo não aprecio homens com falta de memória: não assumir que foi um dia militante do CDS não augura nada de bom.
Desta vez, não estamso de acordo. C'est la vie!!
De Paulo Sousa a 18 de Março de 2010 às 21:20
Mais uma vez lembro que não voto... mas se votasse e dúvidas tivesse, depois da Grande Entrevista teria-as perdido.
De Ana Narciso a 18 de Março de 2010 às 21:49
Eu também não tenho dúvidas e não voto num candidato que não tem memória .Não se lembra do compromisso com José Aguiar Branco, não se lembra de quem o convidou,etc . etc. Não me inspira confiança! Agora só para descontrarir :não espirrou de acordo com as regras: espirrou para a mão!!
De Rui Silva a 18 de Março de 2010 às 22:41
Você, o seu irmão e o Pedro, fazem-me confusão, com tanta sapiência sobre o PSD e nunca se sentiram motivados para se filiar e dar algo, será que ainda não perceberam que estas eleições são para aqueles que dão algo aos outros, para além de mandar umas bocas em blogues?
São para aqueles que cumprem serviço civico ao irem a reuniões discutir o que pensam, sobre as diferentes visões da vida em comunidade e que sabem o que é um partido, uma organização que pode influenciar o futuro das pessoas?
Quem é você para dizer se Rangel, Passos ou Branco são ou não os melhores para liderar o partido?
O que está em causa é o Partido Social Democrata, depois logo se vê se há condições ou não para eleições antecipadas, mas primeiro há que organizar o partido devolvê-lo aos militantes.A pressa de ganhar eleições deu no que deu por isso mudar não é inventar um salvador para ganhar eleições, mudar é mudar de vida dentro do partido, não percebendo isso é continuar a acreditar em D. Sebastiões, mas claro gente como você, seu irmão e outros que nada percebem disto a não ser de tachos e panelas tipo emplastros o que dá jeito é um senhor sem escrupulos, sinceramente não percebo porque malha no João Salgueiro, quando o vejo a "apoiar" Rangel, assuma-se e filie-se ou então cale-se e fale só do Juncal.
De Paulo Sousa a 19 de Março de 2010 às 00:09
Caro Rui,

A lei da rolha é só para os filiados...

Aqui no Vila Forte não há lei da rolha nem para aqueles que têm medo de dar a cara defendendo aquilo que pensam.
De Rui Silva a 19 de Março de 2010 às 16:07
A sua resposta contém duas faces uma delas já nossa conhecida a sua hipocrisia,pois honra seja feita, todos os candidatos se demarcaram dessa lei, e vai ser revogada daqui a 3 semanas, a outra é que ao dar essa resposta assumiu a minha critica em relação a si e aos demais como válida, fica-lhe bem.Ser militante de um partido não é um hábito de esquerda,nem de modas, pode eventualmente ser um impulso,mas ficava-lhe bem filiar-se era um ato digno de quem tem tanto critica politicos de plástico, é que assim até parece um deles.
De anonimo´s a 19 de Março de 2010 às 09:56
Rui,
...não estou de acordo consigo.
...mande calar o gato.
...o psd é um potencial governante, diz respeito a nós todos, e nao a certa gente fútil do psd....
...nao quero ver um passos coelho como PM do meu Portugal.
Toca a todos, nao?
bjs carinhosos (mais uma vez falhou o alvo...querido...)
De Rui Silva a 19 de Março de 2010 às 16:08
A resposta que dei ao Sr. Paulo Sousa também pode ser para si Drª .
De Anómico a 19 de Março de 2010 às 09:52
ALGUMA INDECISÃO? Queira ser CLARA...diga qual é a indecisão!
*
Quando nao se sabe, é-se confuso! Quando se pretende esconder, tb!
*
PAULO RANGEL nao tem que dar satisfações sobre o CDS. Já se sabe. Já foi repetido. E em termos de factos. A sra. NUNCA mudou? Azar o seu, porque nota-se: o bitaite da indecisão é prova disso!
Assim, querendo transparência VENHA dizer a indecisão!
*
De irma maria a 19 de Março de 2010 às 10:06
...queira dizer qual foi a indecisão?
*
Exma Prof Ana, queira dizer o futuro da minha filha (28-5-2001, local alvados, porto de mós)...só sei que é gémeos...
De Pedro Oliveira a 19 de Março de 2010 às 10:41
Ontem troquei Paulo Rangel,entrevista na RTP1,, pelo Ministro da Economia e Dr. Nogueira Leite, mas fui aos sitios do costume, blogues, para ler sobre o que se vai passando, e no blogue que mais ocupa a atenção li este texto:
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/1582480.html#comentarios
De anonimo´s a 19 de Março de 2010 às 11:45
É o que dá ler e reler comentadores...fica-se a perceber pouco.

Com tanto comentário, perde-se o norte.

Amanhã, passe pelas caves, em GAIA.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds