Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

psd

O PSD e o PP (Partido Popular de Espanha) foram fundados em meados da década de setenta do século passado, da mesma família política, da área do poder, nasceram ambos após décadas de ditaduras de direita nos seus países vizinhos.

Algumas semelhanças, mas uma grande diferença, o PSD elegeu recentemente o seu 17º líder, sim em pouco mais de 30 anos o PSD já teve 17 líderes! Se descontarmos as lideranças longas de Francisco Sá Carneiro e Aníbal Cavaco Silva, teremos uma média de um ano de liderança para cada um dos outros 15 líderes. Ainda assim, o PSD teve 5 líderes que foram Primeiros-Ministros de Portugal. O PSD terminou hoje o seu 33º Congresso o que dará uma média de um congresso anual. Uma parte destes líderes nem sequer disputaram eleições legislativas, ou seja, foram candidatos a Primeiros-Ministros mas não se apresentaram aos portugueses, os mais recentes foram (Luís Filipe Menezes, Luís Marques Mendes e Marcelo Rebelo de Sousa).

Vejamos o que se passou com o Partido Popular de Espanha neste mesmo período. Os líderes do PPE neste período foram 7, menos 10 que o PSD. O PPE já realizou 16 congressos, menos de metade. O actual líder do PPE é Mariano Rajoy que foi eleito em 2003 e imagine-se, já foi candidato derrotado em 2 eleições legislativas (2004 e 2008), que perdeu para o actual Primeiro-Ministro de Espanha José Luis Zapatero e mantêm-se como líder do partido e candidato a Primeiro-Ministro nas próximas eleições legislativas.

David Cameron, líder do partido conservador do reino Unido, vai disputar eleições no próximo mês de Maio com o actual primeiro ministro britânico Gordon Brown. David Cameron é líder desde Dezembro de 2005.

Lula da Silva, Presidente Brasileiro foi candidato 5 vezes, tendo perdido a 3 primeiras. A primeira candidatura foi em 1989, foi eleito em 2002, 13 anos depois.

 

Quanto tempo Pedro Passos Coelho será líder do PSD? Será que o PSD vai finalmente seguir o exemplo dos outros? Ou vai continuar rumo ao abismo?!

 

Por mim, espero que Pedro Passos Coelho seja o próximo Primeiro Ministro de portugal.

publicado por Luis Malho às 14:00
endereço do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Paulo Sousa a 12 de Abril de 2010 às 14:23
Como disse não há muito tempo, espero que Passos Coelho me venha a convencer que poderá ser uma alternativa efectiva ao PS.
Até agora, em que ainda tudo está no início, tem sabido gerir exemplarmente as variáveis em que já mexeu, especialmente no sentido de pacificar internamente o partido.
Mas mais do que isso já começou a trazer política efectiva ao debate.
Gostei de ler este texto de Francisco Almeida Leite.

http://albergueespanhol.blogs.sapo.pt/207283.html
De Pedro Oliveira a 12 de Abril de 2010 às 15:01
Ouvi em directo o discurso de encerramento do congresso e gostei.Um dos grande erros, que normalmente se cai ,é dizer mal do opositor, personalizando a questão, ontem PPC para fazer um excelente discurso não precisou de falar do Eng. Sócrtaes, uma lição para o partido a nível nacional e local.
Via "cheiro a pólvora" , deixo principais frases de PPC ontem:
"Espero que este momento seja de um novo arranque"

"Temos muito trabalho para fazer daqui para a frente"

"Não precisamos de ser empurrados para as coisas, temos de as fazer"

"O PSD é um partido com grande vitalidade e que leva a política a sério"

"Hoje podemos dizer que colocamos Portugal primeiro"

"Todos sabem que a união e a coesão dão muito trabalho e todos os dias"

"Teremos neste congresso listas conjuntas para os órgãos do partido"

"O nosso partido está coeso, mostra a sua união e todos vamos remar para o mesmo lado"

"Este momento de coesão tem de ser «regado» todos os dias"

"O país está há demasiados anos numa espécie de morte lenta"

"Nós precisamos de combater este modelo de condenar o país a uma morte lenta"

"Este governo não tem capacidade de vender um sonho para o país"

"Não vamos governar o país de uma forma burocrática"

"Não temos pressa de chegar ao poder ou de criar crises artificiais"

"A vontade do PSD será a de colocar o desenvolvimento do país em 1º lugar”

"O grande desafio é explicar a Portugal que há uma alternativa que vai nascer à volta do PSD"

"Aliviar os portugueses de encargos que não são justos e diminuir o peso do Estado"

"Devemos cortar na despesa pública desnecessária"

“Não aceitaremos discriminações nem viver num clima de desconfiança face à corrupção"

"Se nós não actuarmos dificilmente será na ponta da caneta e da lei que encontraremos soluções para tudo"

"Nomeados pelo Estado para cargos de relevância possam primeiro passar por um crivo de idoneidade"

“Nós precisamos de arrumar a nossa casa e deve ser transparente aos olhos de todo o país"

"O Aguiar Branco vai presidir à revisão do programa do PSD"

"O PSD de hoje e do futuro tem de reflectir o acerto com a modernidade"

"Os nossos estatutos não espelham o partido moderno que quer governar Portugal"

"Nas eleições presidenciais teremos o primeiro teste"

"Aguardaremos a decisão que Cavaco Silva tomará"

"Gostaríamos de dizer ao cidadão Cavaco Silva que tem feito um grande mandato"

"Cavaco Silva deve recandidatar-se a Presidente da República"

Respondendo às tuas pergunta, Luís, penso que estão a ser criadas as condições para que PPC rompa... com o passado recente na vida atribulada dentro do partido.A bem da Nação.
De anonimo´s a 12 de Abril de 2010 às 16:36
Quanto tempo?

10 meses e 14 dias...
De bruxa-do-rodao a 12 de Abril de 2010 às 16:38
...é do INTERESSE do país...saber qt tempo....é ISSO que interessa...é isso.
De anonimo´s a 12 de Abril de 2010 às 16:57
Como NADA disse a nao ser uns chavões da moda pode-se prognosticar: MUITO TEMPO.
*
O problema será quando começar a falar, sem papel...sim...sem papel à frente...e aí bem aí...sai o discurso da humildade...das palavras que enchem as cabeças vazias...
*
Em concreto,
--a revisão constitucional nao é um assunto sério para o pSD, nao é porque nao disse quais sao as novas NORMAS em detrimento das antigas. Revisões, revisões há muitas...seu...(lei da rolha)!
--o Estado social, sim. E? Já é...e? Privatizar as boas/más empresas? Que empresas...empresas, empresas, há muitas...se (lei da rolha)!
--Alice no país das Maravilhas: sim...muito bom. Muito bom. A contar estórias...muito bom. Vai durar. Aconselho Os irmãos Grimm...melhor que Nozick/Hayek.
*
Os partidos ali expostos no post duram porque há UNIDADE IDEOLÓGICA.
O pSD contará com La Fontaine...Grimm...e pouco mais.
Mas deixem o rapaz...dir-me-ao...sim, por mim...sim...à espera de Godot.
De Ana Narciso a 12 de Abril de 2010 às 17:08
Eu também!
De antonio carvalho a 12 de Abril de 2010 às 18:07
Como sabem, considero-me comunista e continuo a pensar e a agir, com essa convicção de vida e de futuro para a humanidade.
Depois de ler os posts "psd" de hoje e o de 15/03/2010 e respectivos comentários a eles aliados, quase não acredito que os seus autores sejam os mesmos..
Será que o candidato PPC depois de ganhar as eleições passou a ser outra pessoa, ou alguns dos comentários agora feitos estão a preparar terreno para futuro posicionamento?!
Afinal, que discurso substantivo fez PPC neste congresso que já não tivesse dito antes?!
Que raio de medidas indicou para o País, para além da estafada e repisada "Constituição" que por acaso o Alberto João Jardim também quer rever ´há dezenas de anos!?.
Afinal se estão na Constituição também diversas normas que nunca foram cumpridas "Regionalização", Direito ao Trabalho com direitos, Escola Pública; Liberdade de critica e informação isenta". PPC nunca se preocupou muito com isso. Aliás, é curioso verificar que enquanto "JSD" esteve em desacordo com as politicas de educação, quer de governos do PS quer do PSD. Agora no presente, contra o actual "PEC". Contudo, em nome da unidade do PSD, foi buscar todos os que o criticavam. Afinal, até parece que ele nem foi vetado para o lugar de deputado por Manuela Ferreira Leite, Aguiar Branco ou P. Rangel.
O que é real para os portugueses é o desemprego e o emprego ridiculo e miserável. É a falta de vergonha de gestores como "Mexia" que recebem mais num dia do que muitos trabalhadores num ano. A cada vez mais distante saúde primária para os potugueses.
A isto PPC disse nada,,, aliás foi dizendo claramente que é preciso acabar de vez com essa coisa dos apoios ao tecido empresarial (pequeno e médio) e com o poder do Estado na economia (leia-se empresas públicas ou participadas) e entregar aos vampiros, os seus lucros e mais-valias.
PPC, vai ter grandes dificuldades em se impor, porque o PS consegue actualmente ser mais à direita que o PSD e portanto não pode estar a dizer mal da politica do governo, naquilo que é substantivo e importante para o capital.(financeiro, segurador e grande comércio de distribuição alimentar).
Iremos continuar com maior desemprego, menor crescimento e PPC, não poderá, nem quererá ser corrido de lider como foi "Marques Mendes ou LF Meneses. É a vida ...
De zlack a 13 de Abril de 2010 às 09:25
Antonio Carvalho:
acho melhor ler os livros dos seus ex-camaradas Vital Moreira e Canotilho...sobre a natureza das normas que dizem direito ao emprego ou à habitação. São normas-programas, nao conferem direitos.
*
Se acha que o Mexia merece o salário dos trabalhadores deste país , os mesmos fugiam e tínhamos o Tó das Aloqueas e gerir a GALP e o Neca Falo a EDP...ganhe tino!
*
Acorde a pensar de uma vez por todas que o capital tb pode significar ser melhor que os outros...
De antonio carvalho a 13 de Abril de 2010 às 18:39
Só para dizer que esses personagens são para mim verdadeiros imbecis fora das suas áreas de conhecimentos(Direito) e não lhes reconheço nenhuns valores morais, éticos ou de cidadania, pois infelizmente conheço-lhe os métodos.
Os oportunismos e outros epílogos como forma de vida, conheci-os dentro do PCP. Infelizmente tive o desprazer de os conhecer e outros de igual génese, tipo Zita Seabra.
Sobre si, apenas desprezo pela arrogância e anonimato.
De anonimo´s a 14 de Abril de 2010 às 15:13
Sobre o anonimato, creio estarmos conversados. Já expliquei. Ou ia ser mais simpático ou não se soubesse quem eu era?Eu quero que vc seja Vc mesmo.

Sobre a arrogância...vc está de parabens...O Prof. Doutor Gomes Canotilho e Prof. Doutor Vital Moreira são só das poucas entidades nacionais referenciadas lá fora.
Não é mau estatuto etico MUDAR...

Nao é pelo facto de vc dizer arrogancia que ela exista...
Quanto a Zita
Seabra, aconselho a ler o livro autobiográfico.

JUNTOS , tenho a certeza, Juntos concordamos em dar os parabens ao VILA FORTE. Nisso estamos de acordo. Um grande bem Haja!
De antonio carvalho a 14 de Abril de 2010 às 22:50
Adoro os enigmas e as dificuldades, razão pela qual jogo no "Euromilhões e Totoloto" e defendo e tento praticar a ideologia marxista e apoiar o P.C.P..
Interessante é o anonimo´ s recorrer ao conteúdo do mesmo comentário do "Zlack", mandando-me ler os seus compinchas "Zita Seabra, Vital, etc.
Eu já lhe disse que saber quem você é ou não é secundário, pois não me interessa nada a sua simpatia ou posição social, económica ou sexual, porque politicamente não precisa dizer mais nada, porque nem a ideologia que defende é capaz de exibir com o seu nome, quanto mais com a cara, que se calhar nem barba tem, ou então um pouco de pó de arroz (como eu estou antiquado) nos disfarces de imagem.

Não sei porquê estou com uma sensação de que esta semana me vai sair dinheiro no "Euromilhões" pois estes dois eloquentes comentadores estão a fazer-me inspirar nos números da sorte que é "dois" em um, e nesse caso arranjo já um par de números (11) que na minha terra se dizia que era o número da porta de quem tinha uma grande sorte com a namorada.
De anonimoºs a 16 de Abril de 2010 às 00:04
JOgue, acertou! Mas nao azede...
De Eduardo Louro a 12 de Abril de 2010 às 20:01
Abri o Vila Forte. Li o que o Luís escreveu que termina assim: "Por mim, espero que PPC seja o próximo primeiro-ministro de Portugal" . Logo a seguir leio: "És um totó".
Não havia necessidade!!!
De Anómico a 13 de Abril de 2010 às 14:29
Quanto a lideranças o nosso PSD local é um caso peculiar e bem diferente...Será que a maior derrota de sempre do partido não deveria ter consequências? Que responsabilidades assumiu a Dra.Olga, a Dra. Ana, o Júlio, Pires, Vala e companhia? Não estava na hora de assumirem as suas responsabilidades e darem lugar a outros ou vão continuar a assobiar para o lado?
De anónimo a 13 de Abril de 2010 às 15:38
Vai uma aposta em que o Júlio Vieira vai ser o "Lula da Silva" de Porto de Mós?
O não rescaldo das autárquicas e as suas crónicas no Portomosense assim o indicam. A pergunta é : ainda é possivel o PSD ter pior resultado....?
De Anómico a 13 de Abril de 2010 às 21:39
Pior vai ser muito difícil mas nunca se sabe o povo é soberano...

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds