Mais uma das travessuras do futebolês. Há maldade em todo o lado e o futebol não é excepção. No futebol há muita maldade: entre dirigentes, entre adeptos e até entre jogadores, dentro e fora do campo. Também nos árbitros há muita maldade…
Mas essa é a maldade comum, praticada pelos maus. Maus a tempo inteiro ou apenas maus às vezes. Mas maus, por vocação ou por circunstância. Que, também tendo vida própria no futebol, se estende a tudo o que é actividade humana. É o preço que temos de pagar pelo pecado original…
A maldade no futebolês é outra coisa. Se é necessária uma prova de que o futebolês não é coisa má, ela aí está: fazer da maldade uma coisa que não é má. Que é mesmo uma coisa boa! Começa logo por não ser praticada pelos maus e estar apenas ao alcance dos bons. Dos muito bons! Maldade, no futebolês, não é mais do que aquele gesto técnico, só ao alcance dos mais dotados, que resulta como que numa humilhação (não, não são os “olés”, porque esses não vêm dos jogadores, mas de uns tipos que não percebem a diferença entre um campo de futebol e uma praça de touros) para o adversário. Mas numa humilhação que não é por maldade, pela maldade comum.
A maldade mais frequente, e talvez a menos exigente de recursos técnicos, é aquela de fazer passar a bola por entre as pernas do adversário. Há quem lhes chame túnel (vejam bem, túnel!) rabeta ou mesmo cuequinha! Todas as outras maldades são bem mais exigentes. Quer de executar quer de descrever.
Todos nos lembramos de inúmeras maldades praticadas por alguns meninos traquinas que espalham travessuras pelos campos de futebol. O Messi é talvez o mais travesso do mundo e delicia-se a fazer maldades, umas atrás das outras. Quem não acha muita graça às traquinices dessa Pulga irrequieta é o Mourinho, ao ponto de lhe montar uma guarda bem apertada para que nem um ar da sua graça pudesse sequer dar.
Por cá, é Di Maria o maior malfeitor. Muita maldade tem esse rapaz espalhado por esses campos fora. Já para não falar dos seus dotes de caligrafia: são letras de todo o feitio e para todos os gostos – passes, assistências e golos! O Saviola também é rapaz dado à traquinice, não dispensa as suas maldades.
Não se pense que só há maldosos no Benfica. No Sporting também há: o Liedson de vez em quando também faz a sua maldade. Tal como no FC Porto: o Bruno Alves, o Raul Meireles… Esses não, desculpem. No FC Porto claro que é o Hulk! Não podemos contar apenas com as maldades no campo, no túnel também contam!
Quem continua a fazer maldades é o Braga. Não, não é maldade querer fazer-se de grande. Não é maldade quase conseguir imitar o Benfica e quase encher os campos dos adversários: quase encheu o de Leiria, há três semanas, e quase que encheu, na semana passada, o da Figueira, dando uma boa ajuda aos cofres do União e da Naval. Nem é maldade que isso seja feito à custa de uma certa batota: compra os bilhetes, freta os autocarros, recruta os adeptos… E não foi evidentemente maldade ter impedido que o Benfica festejasse o título a 25 de Abril!
Como não será maldade que o FC Porto volte a impedir a festa encarnada no próximo domingo. Mas será uma grande maldade, esta na verdadeira acepção do futebolês, o Benfica fazer a festa no Dragão. Gostaria que os portistas não levassem a mal, mas temo que assim não seja! Temo que no domingo no Dragão as maldades não se resumam às traquinices do Di Maria, do Saviola, do David Luiz, ou de um ou outro jogador do FC Porto que, perdoem-me os adeptos portistas, não consigo antecipar. E não é por maldade, é porque, tendo jogadores com capacidade de desequilibrar, o Porto não tem propriamente grandes fantasistas…
Prof. António Câmara - Palestra
Agradecemos à Zona TV
. 25 abril(10)
. 80's(8)
. académica(8)
. adopção(5)
. adportomosense(11)
. aec's(21)
. alemanha(7)
. ambiente(9)
. amigos(5)
. amizade(7)
. angola(5)
. aniversário(9)
. antónio câmara(6)
. aquecimento global(7)
. armando vara(9)
. ass municipal(12)
. autarquicas 2009(46)
. be(7)
. benfica(13)
. blogosfera(16)
. blogs(38)
. blogues(19)
. bpn(6)
. casa velório porto de mós(10)
. casamentos gay(17)
. cavaco silva(8)
. censura(7)
. ciba(6)
. cincup(6)
. convidados(11)
. corrupção(7)
. crise(35)
. crise económica(8)
. cultura(7)
. curvas do livramento(10)
. democracia(7)
. desemprego(14)
. disto já não há(23)
. economia(25)
. educação(63)
. eleições(7)
. eleições 2009(55)
. eleições autárquicas(40)
. eleições europeias(12)
. eleições legislativas(46)
. escola(8)
. eua(8)
. europa(14)
. face oculta(18)
. freeport(14)
. futebol(39)
. futebolês(30)
. governo(6)
. governo ps(39)
. gripe a(8)
. humor(6)
. internacional(18)
. joao salgueiro(38)
. joão salgueiro(15)
. josé sócrates(7)
. júlio pedrosa(10)
. júlio vieira(6)
. juncal(31)
. justiça(11)
. liberdade(11)
. magalhães(6)
. manuela ferreira leite(13)
. médio oriente(10)
. medo(12)
. natal(13)
. obama(6)
. pec(8)
. pedro passos coelho(7)
. podcast(11)
. politica(12)
. politica caseira(6)
. porto de mós(119)
. porto de mós e os outros(41)
. portugal(27)
. presidenciais 2011(6)
. ps(48)
. psd(54)
. psd porto de mós(11)
. publico(9)
. religião(6)
. rtp(12)
. s.pedro(6)
. salgueiro(16)
. sócrates(81)
. socrates(62)
. teixeira santos(6)
. tgv(6)
. turismo(8)
. tvi(6)
. twitter(17)
. ue(17)
. vila forte(24)