Segunda-feira, 3 de Maio de 2010

Parabéns à Banda Recreativa Portomosense (BRP) !

A BRP faz, hoje, 202 anos! Uma instituição que devia  merecer  todo o carinho da população em geral e do poder politico que "manda" no concelho em particular.

Os dirigentes apelam, na última edição do "OPortomosense", para a necessidade de a Banda ter uma sede condigna e condizente com o seu historial e potencial dinamizador cultural no concelho.

 

Já aqui falámos sobre a Banda e suas potencialidades , em 2008, Paulo Lameiro, foi o convidado da BRP, para nos falar do fenómeno das Bandas Filarmónicas e na altura descreveu o que considerou ser o mais importante fazer:


"Para falar no futuro, é fundamental conhecer o passado, e, quanto a mim, é aqui que reside o cerne e o principal daquela maravilhosa palestra. Ficámos todos a saber que a Banda não tem o seu “espólio” organizado, que não sabe o que faziam os seus fundadores, quando a Banda ainda se chamava Filarmónica e que não há um estudo sociológico através dos tempos, dos documentos da Banda que permitissem, agora, perceber qual foi a trajectória da instituição ao longo destes longos anos, de modo a entender qual foi a sua interacção com a sociedade e vice-versa, para poder projectar um rumo para o futuro. Aqui, Paulo Lameiro, foi peremptório e muito claro! Que era infinitamente mais adequado e fundamentado o gasto de alguns euros numa investigação profissional, sobre o passado da Banda, do que em qualquer novo instrumento. Deixou, ainda, como sugestão, a possibilidade de recorrer à contratação de um estudante finalista em Antropologia ou Sociologia para fazer este trabalho, pois têm as competências e saberes para realizar o trabalho. Os elementos dos corpos sociais presentes foram unânimes na necessidade da realização deste estudo" .

 

Se em 2007 foi AQUI escrito sobre uma possível Universidade Sénior, em Porto de Mós, e ela vai concretizar-se, o nosso desejo é que como também em 2007 AQUI começámos a escrever sobre o nosso carinho para com a Instituição Banda Recreativa Portomosense, que este ano de 2010 seja o ano de ver cumpridos os sonhos dos seus dirigentes.

 

Podem contar connosco! Parabéns!

 


 


publicado por Pedro Oliveira às 08:00
endereço do post | comentar | favorito
24 comentários:
De Anómico a 4 de Maio de 2010 às 17:05
Caro Joaquim Caetano
tenho a dizer-lhe que está errado. A banda tem diversos preços de acordo com o serviço que é requisitado. Sei, porque tenho lá familiares, que há preços para acompanhamento de procissões, animação da missa (sim, é verdade, se for necessário a banda também acompanha o grupo coral da igreja em termos vocais e musicais...), e com ou sem concerto no final. Há festas religiosas onde as comissões pedem apenas um concerto no final outras só querem que a banda faça a recolha de ofertas e procissão e outras que querem é um concerto ao final da tarde, por exemplo e é claro que consoante isso o preço varia.
Eu dantes também achava que era caro e que só tinham preços a rondar os mil euros mas agora sei que é a excepção. Veja quanto paga por dois ou três músicos a fazer barulho com as suas guitarras eléctricas ou quanto tem de pagar por um duo de música pimba e faça às contas quanto isso custaria repetido 25 vezes que é o número médio de elementos da banda (quase todos estudam e muitos estão na Universidade, daí que o número de executantes por serviço vá variando conforme a disponibilidade).
O almoço é mais uma tradição que uma obrigatoriedade. Se as pessoas tiverem de ir almoçar a casa é lógico que o preço terá de ser mais elevado, por isso como costumam começar de manhã com a recolha de ofertas e sair ao final da tarde depois do concerto, costumam almoçar nas festas mas não é obrigatório nem há exigência que seja um almoço muito elaborado ou que tenham pessoas a servi-los. O senhor pode não acreditar mas hoje em dia na banda de Porto de Mós a regra é descomplicar e isso começa com a actual flexibilidade para se ir de encontro ao que as comissões de festas desejam.
A grande exigência tem a ver com os percursos escolhidos para acompanhamento das procissões ou para os concertos. Dantes os musicos aceitavam tudo mas agora até em termos sociais e musicais é impensável pôr adolescentes a marchar sob um sol abrasador durante quilómetros, ou esperar que um grupo aceite tocar à “torreira” do sol, ou empoleirados numa carrinha sem o mínimo de condições de segurança e conforto. Também eles são filhos de Deus e precisam que os ajudem a dar o melhor de si em termos musicais.
Quanto aos concertos gratuitos, mais um engano seu. Durante o ano a banda faz diversas actuações gratuitas, nomeadamente no Natal, na Páscoa e em concertos a convite de outras instituições. Não lhe posso garantir mas serão bem meia dúzia por ano. Por vezes, o máximo que se pede a quem pede a colaboração da câmara é que no final ofereçam uma sandes e um sumo a cada músico.
Nas próximas semanas tem pelo menos dois concertos gratuitos. O primeiro vai ser na Casa do Povo do Alqueidão da Serra a convite desta e o outro será nas Grutas de Mira de Aire por iniciativa da Banda Recreativa Portomosense.
Em relação à procissão do Senhor dos Passos pelo que sei e tendo em conta a extensão do percurso e a responsabilidade inerente a um acto tão solene, a banda quase sempre reforça o seu grupo com músicos de outras bandas, o que é uma prática comum no meio musical, só que isso é algo que sai muito caro. É claro que não estou a dizer que o valor que a câmara paga seja para esses reforços mas não podemos esquecer que a banda faz a procissão no sábado e depois no domingo todo o dia.
Não se pode comparar a Procissão do Senhor dos Passos com qualquer outra festividade ou cerimónia.

António Santos
De Anómico a 4 de Maio de 2010 às 17:12
Ups,
a pressa faz destas coisas. Ao contrário do que escrevi é que no máximo o que se pede às entidades oficiais ou sem fins lucrativos que solicitam a colaboração da Banda para concertos gratuitos é que no final do espectáculo ofereça uma sandes e um sumo a cada músico.

Antonio
De Direcção da B.R.P. a 5 de Maio de 2010 às 20:42
Resposta ao Sr. Joaquim Caetano.
A direcção da B.R.P . tem todo o prazer de o informar, visto parecer não estar informado. Seria bom que se identificasse com o seu número de associado da colectividade, porque Joaquins Caetanos haverá mais. A direcção da Banda como já foi dito terá todo o prazer de informar as pessoas, nomeadamente os seus associados cumprindo o estabelecido nos seus estatutos. No entanto e caso o senhor não seja associado responsabilizamo-nos por abrir uma excepção que será a seguinte: Encontramo-nos à sua disposição no dia e hora a combinar para lhe mostrarmos todo o nosso historial, instalações, forma de trabalho, o nosso espólio, assim como o relatório e contas de 2009 e plano de actividades para 2010 aprovado em assembleia geral no dia 31 de Março de 2010 (e também os anteriores). Poderá ainda verificar os contratos de serviço assinados e os correspondentes recibos. Certamente que depois de verificar todos os documentos, será levado em coerência a vir a este blog fazer a sua própria correcção e dizer que afinal o que disse em nada corresponde à verdade, ou seja, nem os preços, nem o tempo de duração dos concertos. Fica ainda a saber, quantos concertos fazemos por ano de forma gratuita, os já agendados, seus locais etc.. Acreditamos que seja um bom Portomosense, por isso aceite este convite. Esta juventude, que teimosamente não quer ver a Banda morrer e por isso lhe vai dando corpo e alma, ficar-lhe-á muito grata. Assim sendo o número de contacto é 966336642 ou carlos.moleano@iol.pt . Feito o convite, esperamos vê-lo em breve.

A Direcção aproveita para agradecer a colaboração de todos e reconhecidamente aos que nos enviaram mensagens de parabéns.

OBRIGADO
A Direcção.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds