Sábado, 3 de Janeiro de 2009

2009 - Também Ano de Eleições na Vila forte

Durante os últimos meses não participei activamente no Vila forte.
Esta ausência, devidamente “autorizada” pelos restantes Editores prendeu-se com a actividade profissional que exerço e que não me tem permitido marcar presença com a regularidade inicialmente definida por todos nós.
Apesar disso, a falta nunca foi notada e o Vila forte tem vindo a notabilizar-se continuando a marcar a agenda Política do nosso Concelho.
E ainda bem que tem sido assim. Mas como o prometido é devido cá estou de novo, sentado à mesa no recanto deste espaço, agradável para uns e desprezível para outros.
Quero por isso começar por desejar para todos um excelente ano de 2009 e a convicção pessoal que este é o ano em que muitas coisas podem mudar, cá pelo nosso Concelho.
Aliás no ano de 2009 vamos ter pela primeira vez a presença do Vila forte nas Eleições Autárquicas. Este é sem dúvida o primeiro sinal de mudança em relação às últimas Eleições, onde prevaleceram os blogues anónimos e dominaram os ataques pessoais.
Em 2009 o Vila forte vai ter pelo menos um Editor que vai fazer oposição ao actual Executivo, sem medo, de cara destapada e com assinatura.
Acerca do actual Executivo, não tenho nada a dizer das pessoas, mas muito para dizer do que se tem feito mal ou simplesmente do que foi “esquecido” de fazer, apesar das muitas promessas.
Os Portomosenses há muito tempo que adquiriram a sua maturidade Democrática, estatuto indissociável da sã convivência entre os cidadãos de carácter. Por isso não será difícil à grande maioria perceber que é possível discordar mas não calar e dizer; criticar e apresentar ideias diferentes; perguntar e ter direito à resposta; tudo isto sem qualquer ambição ou objectivo pessoal de qualquer âmbito.
A minha participação cívica nos próximos actos eleitorais passará apenas pela disponibilidade de estar activamente ligado a este espaço.
Porto de Mós precisa que os próximos tempos sejam tempos de futuro, com pessoas que mostrem aos cidadãos deste concelho que o presente só pode projectar o futuro se a ambição for para além do que sabemos e conhecemos do passado.
Porto de Mós merece que à frente dos seus destinos estejam pessoas com futuro, com ideias novas e que projectem positivamente o Concelho.
Porto de Mós merece que á frente dos seus destinos estejam pessoas que nos dêem alegria de cá viver, de estar e conviver.
Porto de Mós merece muito mais do que tem. Apesar da maioria ter aquilo que escolheu e muitas das pessoas terem o que merecem.
Eu sou do passado, mas estou cá, disponível para projectar Mulheres e  Homens do presente e com futuro, que como eu ambicionam um Porto de Mós diferente e para todos!
publicado por Jorge Vala às 02:13
endereço do post | comentar | favorito
26 comentários:
De Ana Narciso a 3 de Janeiro de 2009 às 13:13
Jorge; que bom voltar a " ler-te" aqui nesta mesa virtual.O Jorge faz falta; aqui e na Assembleia Municipal. Vamos continuar com a nossa linha de rumo, Jorge, criticando com credibilidade e sustentação.... Sem medo e de cara destapada. Nem mais!!
De Maria Antonieta a 3 de Janeiro de 2009 às 15:32
Muito bem criticar de forma sustentada, sem medo e3 sobretudo de cara destapada.
Como sempre, desde o primeiro dia que aqui escrevi o fiz. De cara destapada.
Mete-me sempre muita confusão quem não é capáz de assumir o que diz e se refugia em pseudónimos ou em simples anónimos.
Seja muito bem vindo Jorge. Também é daqueles que mostra a cara.
De Pedro Oliveira a 3 de Janeiro de 2009 às 22:47
Boa Noite a TODOS,

Já tinha saudades vossas, foram 15 dias de férias em familia,nada de net,nada de computadores,foram 15 dias em que a familia foi o elo mais forte.Parece-me que aqui reside um dos principais problemas dos nossos dias.Se na primeira semana estive a saltitar entre a Ribeira de Baixo e Coimbra, na segunda semana estive em Roma, e fiquei mais uma vez maravilhado,vou tentar escrever o que senti nos 6 dias em que visitei aquela cidade museu numa próxima oportunidade.Como o nosso amigo Ferreira-Pinto escreveu há dias(estive um bom bocado a ler todos os vossos comentários destes dias,muito BONS), nas férias apetece sair deste país,para relativizarmos as nossas querelas e problemas do quotidiano e vermos que há mais mundo para além deste rectângulo à beira mar plantado.
A discussão das pistolas, é um episódio lamentável,mas que a bem dizer só serve para nos divertirmos pelas piores razões,falta de credibilidade dos nossos governantes.O Sr. Presidente por certo não saberia da prenda,mas deitar as culpas para as psicologas é ridiculo, porque ninguém acredita que elas tenham autonomia para assinar qualquer tipo de encomendas....Seria o mesmo que dizer que na Autarquia de Porto de Mós toda agente faz o que quer e lhe apetece....Este não é um caso virgem quem já não ouviu por exemplo o Sr. Presidente da Câmara dizer que todos os engenheiros da Câmara Juntos não fazem um de qualidade?...
Quanto ao sr. Verador da Educação, nem vale a pena perder tempo, pode ter muitas qualidaddes,mas de da "poda" percebe pouco ou nada, basta recordar os episódios das AEC's ou dos "pequenos jornalistas".
Aproveitando este comentário para comentar vários textos, agradeço os votos de bom ano a todos os Vizinhos Fortes e demais comentadores e aproveito para dizer que o Jorge Vala, pode não ter escrito nestes últimos tempos ,mas muitas das inovações e contributos ,convidados á mesa é um exemplo, tem a sua "chancela", todos nós temos as nossas profissões e ficamos todos satisfeitos por neste momento poderes escrever mais assiduamente no NOSSO blog, és uma mais valia nesta mesa.Um grande abraço para ti.
Quero aqui salientar a qualidade dos comentários do meu amigo Hugo Besteiro, por quem tenho grande estima e consideração bem como aos seus pais, visto que o pai dele foi meu presidente da Associação de estudantes em Coimbra(ISEC), e com o qual aprendi muito, apesar de sermos de quadrantes politicos diferentes, foi com ele que aprendi que o fim é muito mais importante que as diferenças que nos possam separar, fomos sem dúvida uma das melhores e estávamos na lista gente do PCP,PS,PSD e CDS, ainda hoje,e já lá vão 15 anos, nos reunimos uma vez por ano.Era bom que a nível autárquico e nacional, o interesse das pessoas fosse mesmo o centro das preocupações dos politicos e não as guerrinhas e mesquinhices que pululam nas reuniões de partidos por causa de um blog ou nas AM porque um deputado é marido de uma funcionária da Câmara.Estamos muito,mas mesmo muito atrasados em politica civica e de interesse na coisa publica.O discurso do PR, que só li no Expresso desta semana, é sintomático nesta questão, o povo merece e exige que se trabalhe em prol do bem comum.
o Jorge diz que vai fazer oposição a este executivo, se ele me permite, direi que os editores do Vila Forte, durante estes mais de 2 anos, fizeram oposição a quem não tem sido capaz de ter visão para melhorar a qualidade de vida dos Portomosenses, e como este executivo tem feito questão de piorar o que estava feito, vai merecer a nossa atenção mais um ano, mas é necessário que a oposição também saiba merecer os nossos elogios.
Não sendo apologista de competições estereis e sem fundamento, mas também não esperando nada em troca, vou continuar como até aqui, ser o Pedro Oliveira que se preocupa com o amanhã dos seus filhos e contribuindo para que se pense diferente os nossos dias.2009 não é um ano para caça a fantasmas, vai ser um ano duro e que devemos estar unidos para que juntos consigamos colocar Porto de Mós no mapa do desenvolvimento, muitas sugestões tem vindo a ser dadas, como já disse mais que uma vez, ficarei contente se alguém as colocar em prática, mentiria se não dissesse que as gostaria de as ver aplicadas por um executivo PSD.
Resumindo, um bom ano de 2009 para TODOS!
De Ana Narciso a 4 de Janeiro de 2009 às 00:17
Que bom !A mesa está quse completa outra vez!
De Anómico a 4 de Janeiro de 2009 às 10:12
Hoje a notícia das pistolas vem no Público, agora o presidente já não fala nas técnicas, mas sim na falência, diz que estava hospitalizado e que não sabia que quem sabe é o vereador rui neves!!!!!!!!!!!!! troca-tintas!
De Anómico a 4 de Janeiro de 2009 às 10:25
Não se safou, mais uma vez, de vir no último lugar do Sobe e Desce.Estes gajos dos jornais já o topam e mais às suas desculpas!
De Paulo Sousa a 4 de Janeiro de 2009 às 13:04
Bem regressados sejam.
Aguardamos textos sobre a nossa terra e os nossos dias.
De Largo do Rossio a 4 de Janeiro de 2009 às 15:18
Sou um dos que lamenta o facto dste blog não ter consequências na gestão Autárquica em 2009. Basta ver em quem temos de votar, João salgueiro, júlio Vieira, para vermos que esta terra merece muito mais e quem está há 3 anos todos os dias a escrever e a dar a cara merecia outro destaque prático. 2009 começa mal para os protagonistas das eleições autárquicas, salgueiro confirma o que é em termos politicos, cata vento sem conhecer dono e dispara para todo o lado sem ser capaz de assumir responsabilidades politicas dos actos do seu executivo e Júlio Vieira tem uma derrota monumental do seu mandato como líder das associações de futebol, o cacique dos "xulos" da bola perde para os principais intervenientes do negócio ;atletas e treinadores, a luta pela qual se envolveu nos últimos anos deu azo á sua maior derrota pessoal, é este derrotado e caciqueiro que queremos como chefe do nosso concelho?
Nesta luta de velhos do nosso concelho, realço a clareza de Jorge Vala ao assumir que faz parte da história do concelho e que quer os novos, e estes senhores?o lugar deles é no museu! que o vilaforte se traduza em alternativa, o Dr. Luís Malhó seria o protagonista que conseguiria envolver e aglotinar os interesses do Concelho, que aqui nasça um movimento de apoio ao actual Presidente da Assb.Municipal.
De Mário Cruz a 7 de Janeiro de 2009 às 22:41
Caro Jorge,
Não sinto a tua falta no blog, nem em nenhum lugar das colectividades portomosenses e/ou autarquia.
Qual foi o teu contributo para o desenvolvimento de Porto de Mós? Desconheço.
Gostaria de te dizer isto na cara em face de alguns comentários pessoais e de traições antigas por ti perpretadas (apoiando, à época o clã Salgueiro que hoje tanto abominas). Quando quiseres, marca o café, que digo-te a que me refiro.
De Pedro Oliveira a 8 de Janeiro de 2009 às 08:38
Bom Dia Mário,
Partindo do principio que és mesmo tu que assinas este comentário, porque isto de comentar em nome de outros não é virgem na Net,
Muito sinceramente estou surpreendido com o teor do teu comentário,mas a vida é mesmo assim, uma caixa de surpresas.Penso que tens o número de telefone do Jorge e se tens assim tanto para lhe dizer deves,em meu entender, ligar-lhe,ele merece esse respeito da tua parte. Não vou discutir o passado politico do Jorge,nem se o trabalho dele foi ou não eficaz,pois é para mim dado assente que todos nós devemos muito ao Jorge, principalmente os da nossa geração,mas pelo menos penso que merecia outro tipo de tratamento da tua parte.
Apesar de não me atenderes o telefone, por várias vezes, queria aqui desejar as maiores felicidades ao teu novo rebento e que tenhas um excelente 2009, bem como à restante família.
Confeso que o dia começou mal para mim.Repito, se fores mesmo tu.
De Anómico a 9 de Janeiro de 2009 às 13:35
Se não foi o Mario Cruz ( verdadeiro ) quem foi que colocou o post?

Aceitam se apostas...

Mas, o que deu, foi que o Mario e familia foram "enxovalhados" por outros aqui no Blog. E isso é facto. Não dá para dizer que não existiu.

Srs autores do blog, concordam com isto, que a porta esteja assim aberta, para ofender tudo e todos ...

Nem sempre os meios utilizados jutisficam os objectivos...

Tenho pena ... e é o que não se deveria ter ...

Rua Direita
De Ana Narciso a 8 de Janeiro de 2009 às 09:36
Também estou estupefacta!!Por mais razões que este "Mário" tenha, não é a melhor forma de esclarecer assuntos pessoais.
De Platypus a 8 de Janeiro de 2009 às 09:56
Surpreendidos? de quê? até parece que não conhecem a "peça".

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds