A Fundação da Batalha de Aljubarrota é responsável pelo maior investimento cultural efectuado no nosso Concelho, infelizmente não há nenhuma sinergia entre a Fundação e o Município de Porto de Mós.
A história é antiga e apesar de muitos episódios e de algumas tentativas de conciliação, de ambas as partes, tal não foi possível.
Depois da inauguração do CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota), é garantido que o número de visitantes vai aumentar exponencialmente, ou seja, o nosso Concelho vai ter mais visitantes, mais turismo. Mas é um turismo de passagem, que irá exclusivamente ao CIBA, de onde segue para a Batalha, ou de onde veio.
Já existe um Comboio turístico de ida e volta, entre a Batalha e São Jorge, que leva os visitantes, entre estes dois locais. A Ponte da Boutaca está a ser recuperada, com o envolvimento da Fundação, um dos objectivos será para dar a conhecer, aos visitantes, o concelho da Batalha. Tudo isto é possível, pela cooperação existente, entre o Município da Batalha e a Fundação.
Porto de Mós, ou altera rapidamente a sua relação com a Fundação, e tenta propor algumas actividades turísticas, que liguem a Vila de Porto de Mós a São Jorge, ou então beneficiará muito pouco de todo o investimento feito que foi realizado no nosso concelho.
Gosto destes teus sonhos,tens mais?
Agora imagina esse comboio a passar na antiga linha de caminho de ferro, que também estaria preparada para ciclovia, em que os moinhos eram preparados para dormir e petiscar, pelo meio uns locais para praticar os mais diversos desportos radicais, passear em familia,...
De Rui Fonseca a 20 de Janeiro de 2009 às 10:37
Dr. É verdade que o Júlio Vieira foi vetado pela Distrital do PSD por não cumprir com alguns requisitos que a comissão politica exige e que o seu nome foi equacionado?
Se o Júlio Vieira foi vetado e o Dr.Malhó não aceitar, acho que ser colocada a hipótese,sériamente, de recandidatura do Professor José Ferreira, é que de certeza que aprendeu o erro de levar gente não qualificada para a sua lista e agora iria com uma lista de competentes, coisa que nesta comissão politica não há. Ainda há algum tempo,mas é preciso saber fazer as coisas,como deve ser.
Quem perde eleições, não tem um atestado de inibição de candidatura por parte de ninguém, olhem para o caso de Santana Lopes.Não deixem o Salgueiro à solta.
De anonimo a 20 de Janeiro de 2009 às 13:13
O Candidato do PSD já está aprovado. E em breve começa a campanha.
É a Dra Olga Silvestre!
Se se confirmar,muito sinceramente, desejo que a Drª Olga consiga levar de vencida esta eleição e que dê esperança aos Portomosenses num projecto diferenciador e inovador para o Nosso Concelho. Porto de Mós MERECE.
Pelo que sei o caminho está ser bem percorrido.
De Anómico a 20 de Janeiro de 2009 às 13:39
Pelos teor dos comentários verifico que este blog é muito construtivo!!
Já parece .. quando o Paulo Portas no Independente no tempo do Cavaco, carregava ao colo o Manuel Monteiro... só que aqui o jornal é outro, diga se oficina
Ajudou o, pelo menos a cair e ficou lá ele ...
Como vai ser aqui ...
De LR a 20 de Janeiro de 2009 às 15:02
Eu não acredito que seja a Olga, não tem perfil para liderar uma Câmra ou a oposição, o mais provável.
Gostei da ideia do Sr. Rui Fonseca, penso que seria bem vista a candidatura do Zé Ferreira por uma boa fatia de gente ligada ao PSD.
Por que não assinam e dão rosto ao " barro que atiram à parede"? De facto há muita gente que quer e deseja uma alternativa a este executivo. Essa é a única conclusão a tirar. Creio que não será difícil se o PSd continuar o trabalho e auscultação que está a fazer.
De Rui Fonseca a 21 de Janeiro de 2009 às 10:42
Se for a Olga, que ao menos saiba colocar em ordem algumas pessoas do seu partido e que não apareça muitas vezes com essas pessoas, pois só lhe tira votos.Era bom que fossemos lendo por aí, algumas coisas escritas pelo PSD de Porto de Mós, é que começa a ser confrangedor o vosso silêncio.
Que aproveitem ao menos as ideias que aqui vão aparecendo.
De Salvador Lacerda a 21 de Janeiro de 2009 às 14:21
É realmente inacreditável que a Câmara Municipal de Porto de Mós, nomeadamente o seu presidente João Salgueiro, esteja á quatro anos de costas voltadas para o projecto de valorização do Campo de São Jorge, que tanto pode beneficiar o nosso Concelho. As poucas afirmações que esta Câmara Municipal faz a este projecto, são invariavelmente críticas de vária ordem, e salientando aspectos negativos. Sobre o projecto do Campo de São Jorge, o importante para a Câmara Municipal, e para o seu presidente, continua a ser a área classificada, não tendo ainda percebido que o investimento efectuado no Centro de Interpretação, tem que estar necessáriamente associado á protecção do Campo de Batalha de Aljubarrota. Devido a esta visão restritiva, o Concelho de Porto de Mós ainda pouco beneficiou com este investimento, quando o aumento de turistas que estão a ocorrer ao Centro de Interpretação, podia também permitir a visita a outros locais de interesse neste Concelho.
É uma pena que a Câmara Municipal só saiba criticar, relativamente a um projecto tão útil e prestigiante para o nosso Concelho. Até quando é que o Sr. Presidente João Salgueiro continuará refém do Presidente da Junta de Calvaria de Cima, Sr. Helder Paulino, que também só sabe dizer mal e criticar este projecto ? Temo que apenas com as novas eleições autarquicas será possível escolher outras pessoas, que saibam reconhecer o valor deste projecto, e obter para o Concelho de Porto de Mós as vantagens que ele oferece !
Cumprimentos
Salvador Lacerda
Comentar post