Terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

Coisas minhas

Sábado,10 da manhã, sol fantástico, subo em direcção ás Eiras da Lagoa, local das minhas raízes maternas, vou recordando aos meus filhos onde moravam os bisavós, hoje em dia os tio avós e segundos e terceiros primos. Estacionando o carro explico com emoção e contentamento aos outros pais que esta é a minha terra e que a ADP é uma instituição que vai muito para além da bola, perguntam-me porque não se joga no sintético que está à entrada da vila, e sem muitas explicações, vou dizendo que estamos em Portugal e como tal o que interessa é GASTAR dinheiro, os proveitos desse "investimento" são pouco relevantes numa terra com imensas potencialidades.Como tive o privilégio de há pouco tempo visitar o "universo" ADP, com orgulho vou fazendo uma visita guiada aos restantes pais e mostrando as potencialidades da instituição: com tanto espaço para o sintético, balneários, pista de atletismo e um pavilhão para o inverno, qual a razão deste pelado?(pergunta de quem não percebe nada disto...). Resposta minha: sabem isto da politica não é para gente de bom senso...
A hora do jogo dos nossos filhos aproxima-se, a emoção de cumprimentar amigos de longa data fazem com que os "nós" na garganta se tornem aflitivos e fora de controlo, a solução é ir para trás da baliza com a familia, reconheço que nestas situações sou um "maricas".
No intervalo cumpro a minha promessa e "invisto" alguns euros nas bifanas, a Carla não me reconhece ,mas ela foi importante na minha vida de casado, desenhou e concebeu o vestido de noiva mais espectacular da sua carreira, o vestido da minha mulher.Não te disse nada ,mas aqui fica o reconhecimento já lá vão 12 anos.Estar com o Zé Lourenço,  Quim Quim,  Jaime,  Zé Carlos,  Luís "Granicentro",  Gil Garcia,  Alentejano(árbitro) e mais umas quantas pessoas, fizeram deste sábado um sábado diferente.
Fiz questão de telefonar ao Luís Costa, não para lhe dar os parabéns pelos 5-1 com o qual nos "brindaram",mas pela demonstração,que eu conhecia de uma visia á realidade ADP, que a ADP mais do que formar futebolistas está a formar Homens.Bem sei que muitos dos colaboradores têm formação UEFA,mas também sei que nestes escalões mais que a formação futebolistica é importante a formação pedagógica,do bom senso e do carinho por estes jovens que de casa trazem poucas ferramentas para o seu dia a dia. Como tal gostaria de dar os meus parabéns á equipa liderada pelo Quim Quim, pois mostrou durante uma hora que liderar garotos não é para todos.Saí feliz das Eiras da Lagoa por ver que os pais daqueles miúdos têm muita sorte em ter Portomosenses com tamanho saber em lidar com crianças em idade de formação da sua personalidade. Apesar de saber que nada contribuo para o desenvolvimento da nossa terra, gostaria de ver a sociedade Portomosense mais envolvida no dia a dia desta importante instituição.Um grande bem haja para todos vós e, estes 5-1 são a prova provada que o trabalho compensa.
Como te disse ao telefone, só podes estar orgulhoso por liderares este projecto, a única coisa que te peço é que não os deixes. Porto de Mós Precisa de uma ADP forte e com valores.
Obrigado pela demonstração de amizade e carinho que tiveram comigo e com a minha familia, jamais esquecerei este sábado. Foi uma manhã que me encheu a alma.OBRIGADO a todos por me fazerem sentir que estava em minha casa, e a casa do Matias, puxa a calça,meu avô, era ali tão perto.Foi uma emoção muito forte.Video "roubado" DAQUI, bem como o meu comentário transformado em post.
 

publicado por Pedro Oliveira às 12:39
endereço do post | comentar | favorito
14 comentários:
De O Atento a 20 de Janeiro de 2009 às 12:51
Ora ai está um belo retrato de como se fazem coisas boas na Vila Forte, e a ADP é um grande exmeplo disso, mas ficou aqui algo no ar que não percebi. Porque é que estás a pedir ao Luis Costa para não os deixar? Será que ele vai abandonar?
De Pedro Oliveira a 20 de Janeiro de 2009 às 14:03
Tenho falado muito com o Luís e sei o que ele sente,mais do que o cansaço, pois tudo isto é em regime de voluntariado, o Luís está desgostoso por ver que poucos se interessam com a instituição e ele também tem familia e a sua vida profissional.Conheço o Luís há muitos anos,conheço a sua capacidade de trabalho e também sei que a politica não lhe passa ao lado, mas não tenho dúvida que a ADP estará sempre à frente dessas questões mais ou menos partidárias.
A ADP bem como outras instituições e colectividades do nosso Concelho precisam de ser acarinhadas e os seus responsaveis verem o reconhecido o seu esforço em prol dos outros por parte de quem "manda", mas também da população em geral.
Para além disso,, tenho uma enorme satisfação por várias pessoas me terem dito que o blog da ADP é um dos melhores blogues desportivos, pela qualidade dos textos e informação que contém. Normalmente quem está no poder , tem relutância em aceitar opiniões vindas de fora, não foi o caso.Toda a direcção e secções da ADP, pegaram na minha ideia e do Paulo César e fizeram do blog, uma ferramenta de União e divulgação da ADP como um todo.
A minha promessa /desafio está lançado quer ao Luís
,quer ao Paulo César, quero ser o primeiro sócio da ADP a increver-se on-line .
abraço a todos,bem hajam
De MrCosmos a 20 de Janeiro de 2009 às 17:37
Pedro,
O teu texto, e agora o comentário acabam por me fazer retroceder uns breves meses na memória para o que tinha por convicção e o que eram as motivações expressas pela altura do arranque do blogue, e que continuam a ser as mesmas, "há alturas em que falar e opinar não bastam". Com um pouco de cada um consegue-se alguma coisa. O blogue é um singelo exemplo dentro do universo ADP, que tem muitos e melhores exemplos, tu próprio citas p. ex. a vertente da formação.

Mais do que palavras são preciso acções. É isso que cada vez mais escasseia, acção!

Ab,
Paulo César.
De LP a 20 de Janeiro de 2009 às 12:54
O Luis vai sair?

É mau se isso acontecer............

Será a politica já a mexer?
De patti a 20 de Janeiro de 2009 às 12:59
E dias assim tornam-se inesquecíveis para o resto dos nossos dias.
De Rua Direita a 20 de Janeiro de 2009 às 14:00
Não acredito que o Luis Costa deixe o projecto de recuperação da ADP para entrar em qualquer projecto politico
De LR a 20 de Janeiro de 2009 às 14:59
O que realmente custa é ver gente que ajudou a afundar a ADP, estar agora na ribalta politica no PS e PSD, nada fazem pelo clube e ainda se tentam aproveitar do trabalho do Costa.Um dia o Costa ainda devia explicar o que se passou para que alguém que se diz amigo intimo de Jorge Vala e ter estado no PSD, se ter mudado para o PS. Foi jogada de mestre de Rui Neves ou inoperância do PSD, como sempre?
É inegável o trabalho feito por esta direcção. Para quando uma medalha para a ADP, pelo trabalho exemplar na sociedade Portomosense?
De Luis Costa a 20 de Janeiro de 2009 às 16:03
Boa tarde

Tenho verificado ao longo do tempo, que existem pessoas que em determinados momentos se tentam aproveitar do trabalho efectuado por este ou por aquele, para que possam tirar proveito próprio, no entanto tenho a dizer que jamais alguem irá tirar partido da minha pessoa, pois aquilo que faço ou deixo de fazer, faço-o por vontade própria, e nunca atrás disto ou daquilo.
O Luis Costa à 20 anos atrás pertenceu com muito gosto à JSD, na altura liderada por Jorge Vala, e acreditou no PSD, identificando-se com as suas gentes e seus principios. Passados todos estes anos e acreditando no apoio social e como é lógico, no apoio aos mais necessitados, ao desenvolvimento da comunidade Portomosense e Nacional, entre outras vertentes, decidiu juntar-se a este projecto politico do PS, pela mão de alguns militantes, que neste momento já não fazem parte dos quadros do partido, por este ou aquele motivo, com os quais nem sempre concordei.
Entendi que para contribuir no desenvolvimento da nossa terra, teria que me envolver duma forma mais directa nos seus problemas em, termos politicos, tendo dito desde a primeira hora, que a ADP estaria sempre em primeiro lugar, pois não iria abandonar esse projecto, que eu entendo ser tão ou mais importante do que qualquer cargo politico na nossa terra.
A ADP. é uma Instituição que neste momento, é de extrema importância no nosso Concelho, como tal, serei candidato a mais um mandato no próximo mês de Março, pondo automaticamente de parte qualquer ligação possivel a qualquer cargo politico.
O Luis Costa, nunca irá dizer desta água não beberei, mas entendo que há valores e projectos mais importantes a desempenhar por mim na ADP neste momento do que outro qualquer em termos politicos.
Para terminar, gostava de dizer que felizmente não preciso de "tachos", pois acima de tudo está a minha humildade e honestidade, e não posso abandonar neste momento dificil todos quantos dependem da ADP para viver.
De Pedro Oliveira a 20 de Janeiro de 2009 às 16:26
Agradeço ao Luís Costa esta noticia em primeira mão no Vila Forte.Desejo-te as maiores felicidades e que continues o teu excelente trabalho.
Espero que os Portomosenses se unam à volta da ADP e que a tornem ainda mais importante no contexto social do nosso Concelho. Que os poderes do nosso Concelho tenham o bom senso em relação a todas as instituições do Concelho, principalmente neste ano de 2009 que se avizinha muito dificil para Todos.
De MrCosmos a 20 de Janeiro de 2009 às 17:40
Folgo em saber da boa nova!

Um abraço, Sr. Presidente. :-)
De Luis Costa a 20 de Janeiro de 2009 às 17:45
Permite que te corrija Paulo

Só sou Presidente no papel, pois na prática sou mais um a querer ajudar esta grande Instituição que se chama ADP

Um abraço
De Sónia Pessoa a 20 de Janeiro de 2009 às 18:10
João Carlos, este comentário é para ti... eu de futebol não percebo nada, sobre tácticas e regras futebolísticas poucas observações posso tecer, mas não queria deixar de vir aqui dar-te os parabéns e dizer-te que o melhor disto tudo (para além dos golos, que fazem sempre jeito e fazem bem ao nosso ego!) é mesmo seres feliz naquilo que fazes, são as amizades que daqui levas para a vida, os momentos de alegria que vives. Isso é mesmo o mais importante, e enquanto te divertires vale a pena continuar. Quando nos divertimos a fazer seja o que fôr, o resultado só pode ser glorioso. Desejo que te divirtas imenso e que conquistes muitas taças... não só troféus, como também lições de vida que vale a pena aprender! Beijinho grande para ti. Um beijinho também para o pai babado. Sónia Pessoa
De Rui Fonseca a 21 de Janeiro de 2009 às 10:58
É sem dúvida uma boa notícia que um socialista dá num blog de sociais democratas, isto para dizer que nunca vi o Luís Costa como grande carola, mas tem-me surpreendido desde que está à frente da ADP,escrevi no ADPportomosense blog quando foi a inauguração de mais um autocarro que me causava impressão tanta gente junta que apareceu, que ia colocando a ADP na falência e que naquela altura estavam nitidamente a tentar apanhar as canas dos foguetes.Essa gente sem vergonha nunca poderia ter cargos de relevância no nosso concelho, infelizmente as pessoas têm memória curta, gostam de ser masoquistas e serem enganadas.
Gostei muito do texto Pedro e gostei ainda mais de ver que a amizade nada tem que ver com politiquices, por essas e por outras que a vossa geração tem que lá chegar, o Pedro, O Luís ,O Paulo e o Dr. Malhó, têm que marcar presença nos destinos da nossa terra, e não concordo nada consigo quando diz que não faz nada pela terra, basta só seguir o Vila Forte e todos os incómodos que já causou, isso é muito mais do que pode imaginar.
De Fatima a 23 de Janeiro de 2009 às 08:01
Pedro são estes pequenos grandes nadas, que continuam a ser importantíssimos na formação dos nossos jovens, e um encher a alma dos mais velhos!

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds