Sócrates não dá ponto sem nó, e ao "apadrinhar" a ideia do mundial de futebol em 2018, está a fazer com que seja inevitável a construção do TVG nos prazos que estão acordados desde 2003, entre Espanha e Portugal.Sendo assim, e se a candidatura conjunta for para a frente, esse será um dos pontos fortes do projecto, rapidez na deslocação de pessoas para as várias cidades dos dois países. Perante estes factos será que o TGV será riscado do mapa pelo PSD?
Em minha opinião só iriamos construir a linha Lisboa-Madrid, jamais a de Lisboa-Porto, são euros a mais para 10-15 minutos a menos do que temos agora .
Quem disse que bola e politica não andam de mãos dadas?
De José Ferreira a 21 de Janeiro de 2009 às 12:50
Pedro
A linha Lisboa-Madrid,justifica-se não por ir a Madid, mas ficar ligado a Paris e logo num centro europeu.
Qualquer linha interna não passa de disparate.
Concluam os trabalhos na linha do norte,e optimize-se o material circulante existente,que em matéria de velocidade está sub-aproveitado.
Ao menos que a ligação à Europa,esteja pronta em 2018.
Claro que o Mundial, como diz Teixeira dos Santos não é prioridade.
Agora Sócrates tem outra prioridade para Portugal-o casamento entre homosexuais.
De facto, esta gera emprego e contrirbui para melhorar o nosso nivel de vida.
Só um socialista,que namora o Bloco de Esquerda se lembra disto.
Cumps
José Ferreira
Sócrates está mais acossado pela esquerda que pela direita que infelizmente quase absorveu, a sequência que referi aqui http://vilaforte.blogs.sapo.pt/73116.html
mostra que o que hoje é verdade, amanhã é mentira. Pelo poder, vale tudo. Este princípio não é novo na política.
De Maria a 21 de Janeiro de 2009 às 16:28
Tenho de concordar com o que o Sr. José Ferreira escreveu ... sobre o TGV ..
Sr. José Ferreira ... o casamento entre homosexuais não dá empregos ... dá votos ... e assim se mantêm "o emprego" o do Sócrates claro ... é nisso que ele está a pensar ... pensar nos portugueses? não me parece a ver pelas políticas dos últimos 3 anos ...
cumprimentos,
De Pedro Santos a 21 de Janeiro de 2009 às 18:07
Que tem o TGV a ver com os casamentos entre homosexuais? Que sentido faz esta comparação quando o que está em jogo é, o endividamento e a despesa pública numa altura de extremas dificuldades económicas, de um lado, e a garantia das liberdades individuais de cada um, do outro?
Se a prioridade de um país não for acabar com a discriminação das minorias então não sei o que significam prioridades. Que Sócrates é um troca-tintas e que esta medida para 2009 já importa, quando há meses não era importante, sobretudo em termos eleitorais, é uma coisa.
Agora que se ponham em causa principios básicos de liberdade e democracia é outra. E não tenho a menor dúvida que certamente fará milhares de portugueses ter um melhor nível de vida - que pelo que sei não se mede só em dinheiro.
Também é por causa deste tipo de mentalidades que o país não avança, não é só porque não se definem as prioridades de investimento corrrectas.
Nunca tinha pensado nisto, mas devo concordar que faz todo o sentido.
E considerando que em 2003 as coisas foram delineadas entre Aznar e Barroso (com Ferreira Leite nas Finanças) era uma arma de arremesso que se arranjava!
De Rafael Marcelino a 21 de Janeiro de 2009 às 15:48
Segundo a RAVE, as contas são assim:
custos :
3.8 mil milhões LISBOA-- PORTO
3.0 " " " '''' MADRID
0.8 " ' '''' " BRAGA -- VALENÇA
0.6 " ' ' ' ' SINALIZAÇÃO
8.2 " " TOTAL DA OBRA
FINANCIAMENTO SERÁ ASSIM :
ESTADO ------------------- 36 %
INVESTIDORES PRIVADOS ---- 45 %
U.E. --------------------- 19 %
Depois temos os acrescidos ($$$$) que normalmente vai ao dobro quando não é mais. Mais uns novos ricos na tela. O costume...
A grande dúvida não é só o ESTADO, é nesta situação de "aperto económico" quem são os privados que querem investir ???
De Virgínia a 21 de Janeiro de 2009 às 16:21
E como sempre.... Portugal lá vai a "reboque" da Espanha!
De Rui Fonseca a 21 de Janeiro de 2009 às 20:41
É a primeira vez que vejo a ligação entre o mundial e o TGV, grande tirada esta Pedro e tem toda a lógica como diz oSr. Ferrreira-Pinto, mais uma vez a Manela vai ficar entalada e Sócrates a disfrutar da onda.Era melhor ,muito melhor, até para aumentar as expectativas que a Manela evocasse um qualquer problema familiar e o PSD entregasse o poder a Pedro Passos Coelho, ainda iam a tempo de desmascarar esta encenação construida pelo PS. Amanhã há cimeira entre Espanha e Portugal e esta questão pertinente levantada pelo Pedro vai ficar mais esclarecida.Como diz a Antonieta, este blog cada vez está melhor.
De Bluevelvet a 22 de Janeiro de 2009 às 00:46
Como disse um filósofo grego " tudo é política"
Bjs
De
AP a 22 de Janeiro de 2009 às 08:34
Caro Pedro,
Aceitei o convite e cá estou de visita à vossa casa.
Alguém acredita que o Sr. Pinto de Sousa dá ponto sem nó? Se há coisa que já sabemos é que tudo vale para que o mesmo leva a sua avante. Nem que para isso se dê o dito por não dito, como já o fez varias vezes. E mais ainda neste caso, pois nos dias de hoje futebol e política andam mesmo de mãos dadas.
Faço minhas as palavras de um comentador acima que afirma que a única ligação que possa fazer sentido é a Lisboa-Madrid, simplesmente porque tem ligação a Paris. Mas continua a dúvida: o preço dos bilhetes será atractivo? E o transporte de mercadorias conseguirá bater o preço que se paga hoje em dia por um camião de Lisboa a Madrid?
E não podemos esquecer que se a construção avance, vamos ter dois tipos de transporte ferroviário em Portugal: o TGV e a linha convencional obsoleta e inutilizável... O que é mesmo porreiro pá!
Está Decidido!
"O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações confirmou ao JN que as linhas de TGV Porto-Vigo e Lisboa-Madrid vão entrar em funcionamento em 2013. Mário Lino adiantou também que a linha Porto-Lisboa vai estar pronta em 2015. "
Ao mesmo tempo É noticia Hoje escolas fechadas por alunos que não aguentam frio nas auluas, que chove lá dentro e a comida na Cantina não chega para todos, mas têm o "Magalhães".
Ai Portugal,Portugal do que é que estás à espera?
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