Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009

A VERGONHA III

Esta Noticia publicada em 9 de Março de 2007 pelo Jornal Região de Leiria, surge no seguimento duma interpelação que fiz ao ao Presidente da Câmara, há dois anos atrás durante uma Assembleia Municipal.

O facto é que nessa altura a promessa feita aos deficientes estava na gaveta à 4 anos. Já passaram mais dois anos e nada mais foi feito.

Seis anos depois do Municipio de Porto de Mós ter assinado uma "carta de compromisso" para eliminar barreiras arquitectónicas e possibilitar aos cidadãos com deficiência o acesso aos Edificios sob responsabilidade da Autarquia, está tudo na mesma; exemplo disso são os acessos à Biblioteca, Museu, Piscinas, Cine-Teatro, etc.

A realidade em Porto de Mós contrasta com a de vários Municipios do País e do Distrito de Leiria que ao longo dos ultimos anos têm aderido à Rede Nacional das Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos.

Fizeram-no porque eliminaram barreiras, passando o seu Municipio a tornar mais fácil a vida dos Cidadãos com Mobilidade reduzida e consequentemente hastearam com orgulho a Bandeira da Mobilidade para todos.

Para além do compromisso assumido em 2003, esta é mais uma responsabilidade social do Municipio que foi ignorada desde o primeiro momento e que certamente irá continuar fora da agenda dos nossos Autarcas.

Em Porto de Mós, infelizmente a Mobilidade continua a não ser para todos!

Uma Vergonha!!

estou:
publicado por Jorge Vala às 00:25
endereço do post | comentar | favorito
19 comentários:
De Pedro Oliveira a 2 de Fevereiro de 2009 às 10:26
Só título diz tudo em relação ao tema do teu post, caro Jorge.
De Guarda Rios a 2 de Fevereiro de 2009 às 11:25
Caro Jorge, na politica nem tudo vale e temos de ser justos. Provavelmente não conhece bem nem as piscinas nem o cine-teatro , visto que ambas têm acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
E mesmo que não tivessem esses acessos, a culpa primeira seria de quem mandou executar tais obras, sendo certo que noutros casos tais acesso não existem, será do executivo em funções que cabe reparar e pôr em conformidade o que foi mal feito, ou por omissão ou porque na altura quer a lei quer a sociedade a tal não exigia.
De Jorge Vala a 2 de Fevereiro de 2009 às 21:03
No texto acima basta clicar no Jornal região de Leiria e ler a noticia para perceber que este tema é anterior ao actual executivo (tem 6 anos) e nessa noticia afirmo que:

“...Sou mais crítico em relação ao anterior executivo, pois foi quem assinou a carta de compromisso”, refere Jorge Vala..."

Aliás este assunto foi abordado em assembleia Municipal por diversas vezes e por Deputados Municipais de TODOS os Partidos Politicos. Nem assim este ou o anterior Executivo ficaram sensibilizados...

Devo referir ainda que para o Edificio dos Paços do Concelho nunca teve prevista qualquer intervenção, uma vez que em 2003 já existia rampa, embora nas traseiras.
Nos restantes Edificios sim e desde essa altura nada foi feito.

De Pedro Santos a 2 de Fevereiro de 2009 às 12:44
Ainda me lembro de uma mítica capa d 'O Portomosense em que Silva Neto, quando era vereador, tentava entrar na Biblioteca Municipal numa cadeira de rodas... Ficou provado que era impossível e nem era preciso tanto show off, bastava olhar. Parece é que os nossos autarcas, de José Ferreira a Salgueiro, sempre olharam para tudo menos para quem mais precisava.
Terão por acaso algúem na familia numa cadeira de rodas? Não sei e espero que não, porque desconfio que se tivessem o problema já estaria resolvido...
De Ricardo a 2 de Fevereiro de 2009 às 13:41
Tantos anos, tantas pessoas, alguns euros, muita calçada, alguma obra, muito Show off....

E voce lembra-se disso exactamente na altura em que sai do poder decisório...... Estranho

Há 2 meses atrás o problema não se punha....

De LR a 2 de Fevereiro de 2009 às 13:57
Epá,vocês nem ao fim de semana abrandam, assim é dificil estar sempre actualizado.Estou a brincar como é óbvio, achei a ideia dos jornais muitissimo interessante e se me permitem, dava uma sugestão para dar mais criatividade ao vosso blog, em vez de só utilizarem a coluna da direita, utilizarem a coluna da esquerda para multimédia, ligação à SIC notícias, à RTPN e à CNN por exemplo.Nos Jornais sugiro a inclusão do Região de Leiria,jornal de Leiria, Portomosense , e uma falha grave, a Bola e o Record.
Quanto ao tema , só Gostaria de saber se depois de tanto dinheiro gasto na Praça da República, porque é que os que se movimentam em cadeira de Rodas ainda têm que bater á porta das traseiras da Câmara?
De Paulo Sousa a 2 de Fevereiro de 2009 às 14:05
Agradeço a sugestão. A coluna da esquerda não é viável pois a plataforma só permite uma.
Sobre os jornais locais é uma boa ideia e até uma falha da minha parte, falha essa que lamento e que será corrigida.
Sobre os jornais desportivos, ou melhor de futebol, acho que já têm promoção suficiente no universo mediático.
Mais uma vez agradeço a sugestão.
De Paulo Sousa a 2 de Fevereiro de 2009 às 14:29
Julgo que os jornais que acrescentei obriguem a actualização semanal do link, o que poderá ser um problema. Aguardemos para confirmar.
Xii, lembrei-me que o Portomosense não é semanário...
À noite corrijo isso.
De Paulo Sousa a 2 de Fevereiro de 2009 às 14:30
Ver também este video.

http://videos.sapo.pt/ZjwP8dW8qTl4nHLljuET

Comento à noite.

Até logo
De LR a 2 de Fevereiro de 2009 às 14:52
Caro Paulo,
Isso é que satisfazer os clientes.Nem agora com o Mantorras...
Quanto ao vídeo, só duas conclusões: passou mais um ano e hà pessoas que deviam estar caladas em determinadas ocasiões, assim evitam-se determinadas situações, como pensar em chamar-lhes determinados nomes pouco simpáticos.
De Paulo Sousa a 2 de Fevereiro de 2009 às 23:14
Estamos aqui para os servir... é um prazer.
De aurora a 2 de Fevereiro de 2009 às 16:16
Já não é preciso bater a porta para entrar no edificio dos Paços do Concelho, a porta principal ja pssui rampa! ha quanto tempo nao visia a Câmar??????
Aurora
De LR a 2 de Fevereiro de 2009 às 17:28

Há coincidências levadas da breca,hoje tive de ir ao tribunal, passei pelo edificio da Câmara e vi que já lá está uma rampa e ia aqui dizer quando vejo este comentário.
Aurora,como diz o Guarda Rios, temos de ser justos e efectivamente já tem rampa.Mas não visito a Câmara há algum tempo, pois tenho medo de lá ficar fechado sózinho,rs...rs...rs..rs.
De 7 Setes a 2 de Fevereiro de 2009 às 18:11
Por falar em mobilidade, tentem passar na estrada do Bom Sucesso, estrada fundamental para quem trabalha nas várias empresas das freguesias de Calvaria de Cima e Pedreiras e vive na Fonte do Oleiro, e arredores, Tojal e Arredores, e tem de fazer voltas de vários km's porque a estrada está INTRANSITÁVEL.


Faço daqui um repto em jeito de ameaça, se a estrada não for arranjada, não é remendada como vem sido hábito, dentro de 1 semana, o programa "Nós Por cá" da SIC, vai ter umas imagens bonitas da nossa terra para o país ver.
De Maria Antonieta a 2 de Fevereiro de 2009 às 18:16
LI os comentários que foram deixados muitos em tom de brincadeira mas isto é sério. Tenho-me pautado na Assembleia <municipal por levar este tema do mobilidade muitas vezes. Não interessa aqui quem são os responsáveis, se os de agora, se os que estavam antes, o que é certo é que tarefas que para nós são muito simples de executar, para as pessoas portadoras de deficiência, torna-se quase um pesadelo fazê-las. E nem sequer falo só de edifícios públicos. Pergunto: Eos multibancos?Quantos estão preparados para a sua utilização em cadeiras de rodas? Alguns deles até possuem escadas.. Não seria tarefa do Município sensibilizar essas entidades á semelhança do que acontece na nossa vizinha Espanha para essa situação? Hà coisas que para se lhe dar execução, nem é necessário muito dinheiro. Apenas desenvolver uma dinamica e ter vontade de fazer. Passadeiras rebaixadas, bebedouros de água, por exemplo o do jardim próximo da esplanada, enfim tantos locais. È só andar por aí e ver. Daqui saúdo a iniciativa de as grandes superfícies porem á disposição um funcionário para orientar e esclarecer quanto a preços e marcas, os clientes invisuais. Chamo ainda a atenção para a forma de colocar contentores de lixo e outros obstáculos nos passeios ,pois como se sabe dificulta a passagem aos invisuais. Governantes e cidadãos em geral ,devemos estar sensibilizados para esta temática da mobilidade. Pessoas portadoras de deficiência, somos todos nós em potencial. Basta apenas partirmos uma perna. Tornarmo-nos numa Vila com Mobilidade para Todos, é urgente
De Paulo Sousa a 2 de Fevereiro de 2009 às 19:56
Sobre o vídeo
http://videos.sapo.pt/ZjwP8dW8qTl4nHLljuET
Quem esteve presente lembrar-se-á que durante o debate o Presidente Salgueiro, que se recusou a sentar na mesa do palco junto ao Presidente da Assembleia, além de ter assumido a construção dos WC para as senhora no posto da GNR, promessa que já cumpriu, afirmou também na próxima semana iria juntamente com o pessoal da Câmara começar por corrigir os obstáculos viários à circulação de pessoas com mobilidade limitada. A próxima semana é já na próxima. É só esperar mais uma semana, mas como o tempo tem estado de chuva, será na próxima. No Verão há incêndios e o São Pedro e assim passa para a próxima. No Outono tem de se desmontar o São Pedro, e assim é na próxima.
Estou certo que na próxima semana será finalmente um bom Presidente de Câmara, mas é mesmo na próxima, na próxima, estão a ver.
Dª Antonieta, concordo consigo que "não interessa aqui quem são os responsáveis", pois na próxima semana isso será resolvido.
Fora isso, tudo bem.

Comentar post

.vasculhar neste blog

 

.quem esteve à mesa

Ana Narciso

Eduardo Louro

Jorge Vala

Luis Malhó

Paulo Sousa

Pedro Oliveira

Telma Sousa

.Palestras Vila Forte

Prof. Júlio Pedrosa - Audio 

 

Prof. Júlio Pedrosa - Video 

 

Prof. António Câmara - Palestra

Prof. António Câmara - Debate

Prof. António Câmara - Video

 

Agradecemos à Zona TV

 

.Vila Forte na Imprensa

Região de Leiria 20100604

Público 20090721

O Portomosense20081030

O Portomosense20081016

Região de Leiria20081017

Região de Leiria20081017

Região de Leiria2008052

Jornal de Leiria 20080529

O Portomosense 20071018

Região de Leiria 20071019 II

Região de Leiria 20071019 I

Expresso 20071027

O Portomosense 20071101

Jornal de Leiria 20071101

Região de Leiria 20071102

.arquivos

.arquivos blog.com

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

.Vizinhos Fortes

.tags

. 25 abril(10)

. 80's(8)

. académica(8)

. adopção(5)

. adportomosense(11)

. aec's(21)

. alemanha(7)

. ambiente(9)

. amigos(5)

. amizade(7)

. angola(5)

. aniversário(9)

. antónio câmara(6)

. aquecimento global(7)

. armando vara(9)

. ass municipal(12)

. autarquicas 2009(46)

. avaliação de professores(9)

. be(7)

. benfica(13)

. blogosfera(16)

. blogs(38)

. blogues(19)

. bpn(6)

. casa velório porto de mós(10)

. casamentos gay(17)

. cavaco silva(8)

. censura(7)

. ciba(6)

. cincup(6)

. convidados(11)

. corrupção(7)

. crise(35)

. crise económica(8)

. cultura(7)

. curvas do livramento(10)

. democracia(7)

. desemprego(14)

. disto já não há(23)

. economia(25)

. educação(63)

. eleições(7)

. eleições 2009(55)

. eleições autárquicas(40)

. eleições europeias(12)

. eleições legislativas(46)

. escola(8)

. escola primária juncal(9)

. eua(8)

. europa(14)

. face oculta(18)

. freeport(14)

. futebol(39)

. futebolês(30)

. governo(6)

. governo ps(39)

. gripe a(8)

. humor(6)

. internacional(18)

. joao salgueiro(38)

. joão salgueiro(15)

. josé sócrates(7)

. júlio pedrosa(10)

. júlio vieira(6)

. juncal(31)

. justiça(11)

. liberdade(11)

. magalhães(6)

. manuela ferreira leite(13)

. médio oriente(10)

. medo(12)

. natal(13)

. obama(6)

. orçamento estado 2010(7)

. pec(8)

. pedro passos coelho(7)

. podcast(11)

. politica(12)

. politica caseira(6)

. porto de mós(119)

. porto de mós e os outros(41)

. portugal(27)

. presidenciais 2011(6)

. ps(48)

. psd(54)

. psd porto de mós(11)

. publico(9)

. religião(6)

. rtp(12)

. s.pedro(6)

. salgueiro(16)

. sócrates(81)

. socrates(62)

. teixeira santos(6)

. tgv(6)

. turismo(8)

. tvi(6)

. twitter(17)

. ue(17)

. vila forte(24)

. todas as tags

.subscrever feeds